ordem dos livros de percy jackson

Percy Jackson e os Olimpianos: Ordem dos Livros e outras curiosidades

Esse é um grande sucesso adolescente e um dos melhores livros infantis. Sendo muito aprovado pela crítica no mundo todo, a ordem dos livros de Percy Jackson e os Olimpianos é composta por 5 livros escrito pelo autor Rick Riordan, que traz referencias da mitologia grega nos dias atuais. E dois filmes, que foram enormes sucesso de bilheteria.

A história dos livros é uma complementar a outra, prendendo o leitor de uma maneira com que tenha vontade de ler toda a saga. É de leitura fácil, porém com artifícios que cativam os mais jovens leitores, até os mais experientes.

Ao todo, foram cerca de 50 milhões de cópias vendidas de toda a série em 35 países. Nos EUA, pelo menos algum livro da série esteve listado entre os mais vendidos do jornal The New York Times em 310 semanas desde seu lançamento.

Os filmes lançados até agora foram baseados nos dois primeiros livros: O Ladrão de Raios e o Mar de Monstros, lançados entre 2010 e 2013, com o ator Logan Lerman representando Percy Jackson, Alexandra Daddario como Annabeth, Jake Abel como Luke, e grandes atores como Pierce Bosnan no papel de Quíron, Sean Bean como Zeus.

Como é de se esperar em sagas tão famosas, a adaptação para os filmes dividiu opiniões, já que não foi possível abordar todos os personagens, nem todas as histórias importantes em um filme.

Algumas diferenças entre os filmes o os livros:

A idade dos personagens – Nos livros, Percy e seus amigos tem entre 12/13 anos, no filme eles têm 16/17 anos.

A aparência e personalidade dos personagens: Annabeth nos livros é loira dos olhos acinzentados, no filme ela é representada como morena dos olhos azuis; outra grande mudança foi em relação ao Groove, que nos livros é tímido, tem vergonha de sua aparência, ao contrário do mostrado no filme, que é extrovertido e autoconfiante.

A pouca importância dos deuses e troca de vilão – Nos livros, são descritos vários deuses e eles fazem parte importante da trama, já nos filmes o destaque vai para Poseidon e Zeus. Kronos é o grande vilão dos livros, e não Hades como mostrou no filme.

Nova adaptação para o Disney+:

Para a alegria dos fãs, o autor Rick Riordan anunciou que a Disney+ fará uma série baseada em Percy Jackson, ainda sem data de estreia devido ao coronavírus.

O Ladrão de Raios

ordem dos livros de percy jackson 1

Primeiro da ordem dos livros de Percy Jackson e os Olimpianos, O ladrão de raios foi lançado em 2005, conta a história de Percy Jackson, que um dia, após ser atacado por sua professora, que se transformara em monstro. Percy consegue ser salvo graças ao seu professor de história, que lança uma caneta que se transforma em uma espada.

Percy e a mãe resolvem passar uns dias em uma cabana, a mãe resolve contar a verdade sobre seu verdadeiro pai, Poseidon, o deus grego do mar.

A mãe de Percy morre em um ataque de minotauro. Percy se vê órfão e sozinho no mundo. Com a ajuda de seu professor, vai para o acampamento de meio-sangue, um campo de treinamento para semideuses como ele.

Ao chegar lá, Percy descobri que assim com a maioria dos campistas, seu pai não o reconhece.

Além do já conhecido Groover, Percy ganha uma nova companheira Annabeth Chase, filha de Atena.

Enquanto isso no Olimpo, Zeus acusa Poseidon de ter roubado seu raio mestre. Poseidon se ofende e pede que Zeus se retrate da acusação infundada, dividindo a opinião dos olimpianos entre os dois grandes deuses.

Poseidon incube a Percy a missão de achar o ladrão do raio, dando início a uma grande aventura.

O Mar de Monstros

percy jackso e os olimpianos livro 2

Esse é o segundo volume da ordem de livros de Percy Jackson e os Olimpiano. Nele, Percy começa ter pesadelos com o acampamento de meio-sangue e recebe uma mensagem desesperada de seu amigo Grover.

Na escola, Percy é perseguido por uma grande de monstros e é salvo por Annabeth, que o leva para o acampamento junto com Tyson, o ciclope.

Percy, Tyson e Annabeth encontram o acampamento no caos. Os monstros estão atacando, e os campistas tentam desesperadamente se defender.

A filha de Zeus, Thalia se transformou em uma árvore e seu espírito protegeu o acampamento dos monstros. Agora, alguém envenenou a árvore de Thalia. O mentor de Percy, o centauro. Chiron, foi culpado e demitido.

Poseidon revela que Tyson é seu filho (meio irmão de Percy).

Percy e Annabeth pedem permissão aos líderes do acampamento para procurar o Velo de Ouro, que eles acreditam que irá curar a árvore de Thalia. Os líderes dão a busca a outro campista, a filha guerreira de Ares chamada Clarisse, induzido por Hermes, o deus mensageiro. Percy não satisfeito, vai, juntamente com Annabeth e Tyson, em busca do Velo por conta própria.

O trio desembarca em um cruzeiro marítimo, apenas para encontrar Luke, um antigo campista e inimigo de Percy.

Luke está recrutando semi-deuses para iniciar uma nova civilização juntamente com Kronos, rei Titã e inimigo dos Deuses.

O grupo tem que enfrentar alguns monstros e são salvos por Clarisse, e vão em busca do Grover e do Velo de Ouro.

O navio no qual eles estavam é atacado, Percy e Annabeth por várias aventuras.

Percy é transformado em rato, Annabeth é enfeitiçada pelo canto das sereias, mas ambos conseguem escapar.

Chegando à ilha do Ciclope, eles encontram Clarisse e Tyson, e também o Grover e o Velo. Para conseguir fugir da ilha, os amigos lutam e enganam os ciclopes e conseguem fugir com o Velo de Ouro.

No caminho de volta, o grupo é raptado por Luke, mas Percy consegue enviar uma mensagem avisando aos campintas que foi Luke o responsável por envenenar Thalia. Chiron consegue salvar os amigos e limpar seu nome.

O Velo cura a árvore de Thalia e o acampamento volta ao normal.

A Maldição do Titã

percy jackson livro 3

A Maldição do Titã é o terceiro volume da ordem dos livros de Percy Jackson e os Olimpianos. Nele, Percy, Thalia e Annabeth, respondem a um pedido de socorro de seu amigo Grover.

Grover descobriu um par de irmãos semideuses Nico e Bianca, em sua escola comum e teme que um monstro que se passa de professor também tenha descoberto.

Enquanto os amigos tentam resgatar as crianças, o monstro revela uma profecia a Percy de que um grande mal está por vir e destruirá o Olimpo.

A deusa Artemis chega para ajudar os heróis e descobre a profecia. O monstro captura Annabeth e desaparece. Artemis vai em busca de matar o monstro e recuperar Annabeth.

Ao retornar para o acampamento, eles descobrem que quem está instalando o caos é um antigo inimigo, o Titã Kronos, que está recuperando suas forças com ajuda de Luke.

Percy tem revelações de que Annabeth está viva e Artemis foi sequestrada.

Os líderes mandam alguns campistas em busca de Artemis. Percy os persegue e consegue salvá-los.

Seguindo para outro país, o grupo enfrenta vários desafios e acaba chegando numa espécie de depósito dos deuses, que ao tocar em um objeto, Bianca, uma a irmã salva por Grover, é raptada por um monstro.

Para salva-la, o grupo vai até um local onde o destino de Thalia pode ser selado.

Existe uma lenda de que quem sacrificar um peixe-boi chamado Ophiotaurus, tem grande poder. Thalia por ser filha de Zeus, ele pode sacrificar Ophiotaurus e destruir o Olimpo. Percy consegue convencer ela a não matar o peixe-boi.

Percy, Zoe e Thalia encontram Artemis e Annabeth sendo mantidas em cativeiro pelas forças do Titan.

Atlas está forçando Artemis a aguentar o peso do mundo, que é a Maldição do Titã.

Percy tira o peso de Artemis para que ela possa combater Atlas, Luke aparece e tenta convencer Thalia a se juntar a ele no golpe contra o Olimpo.

O peso do mundo volta para os ombros de Atlas, Percy consegue resgatar Artemis, Annabeth, com a ajuda de Thalia e vão para uma festa, onde se encontram com Grover.

A Batalha do Labirinto

percy jackson livro 4

A Batalha do Labirinto é o quarto volume da ordem dos livros de Percy Jackson e os Olimpianos. O livro começa mal para Percy, que descobre que as líderes de torcida em sua nova escola são demônios chamados empousai. A aparição de demônios significa que Kronos está cada vez mais forte.

Percy e Annabeth voltam ao acampamento para avisar os outros.

Percy conhece o novo misterioso instrutor de espadas, Quintus. Descobre que Grover está à procura do Deus Pan, capaz de ajudar salvar o mundo e está desaparecido.

Annabeth descobre que o jeito de achar Pan talvez seja por antigos labirintos, que contém perigosas ilusões e armadilhas e que pode ser um caminho usado por Luke para ajudar Kronos com a invasão ao acampamento.

Percy durante seus sonhos visualiza Nico, tramando vingança contra ele. Nico acredita que Percy é responsável pela morte de sua irmã Bianca.

O grupo de heróis conseguem entrar no labirinto, onde acontecem muitas batalhas contra os monstros que lá habitam. Com ajuda de Rachel (personagem que teve algumas aparições nos outros livros).

Atenção: caso você goste de histórias que se passam em labirintos, não deixe de conferir também os livros de Maze Runner.

Eles encontram Nico e o ajudam a invocar o espírito de Bianca. Bianca faz com que Nico perdoe Percy.

Grover e Tyson procuram o Pan enquanto, Percy e Annabeth entram em um vulcão e encontram criaturas mágicas. Percy é dado como morto após explodir o vulcão, e com ajuda de Hefesto, volta para o acampamento bem no dia do seu funeral.

Annabeth relata que o professor Quintus desapareceu.

Percy conta com a ajuda de Rachel. Ela os guia até Daedalus (que na verdade é Quintus). Eles imploram a Daedalus dar a eles a corda que protege durante o labirinto, mas ele já havia dado para Luke.

Uma vez reunido novamente com Grover e Tyson, o grupo encontra o deus Pan que está morrendo porque os humanos acreditam mais nele e não respeitam a natureza. Pan pede a Grover e aos outros para levar adiante sua mensagem quando ele morrer.

As crianças retornam ao acampamento e se juntam aos outros meios-sangues para lutar contra as forças do Titan. Daedalus e outros personagens aparecem para ajudar a garantir a vitória.

De volta à casa de Percy, Poseidon aparece na comemoração do aniversário de Percy. Ele diz a Percy: “Você é meu filho favorito”. Nico chega mais tarde e diz a Percy que sabe como eles podem vencer definitivamente o exército de Titã.

O Último Olimpiano

percy jackson livro 5

O último Olimpiano é o quinto volume da ordem dos livros de Percy Jackson e os Olimpianos. A guerra tão esperada entre os Titãs e os deuses do Olimpo começa.

Percy, com quase 16 anos, e um companheiro de acampamento chamado Beckendorf interceptam um navio carregando um pouco do exército Titã e seu líder, Kronos.

Kronos, pai biológico e maior inimigo dos deuses, possuiu o corpo do semi-deus Luke.

Beckendorf morre quando ele e Percy explodem o navio, mas Kronos sobrevive.

Percy escapa debaixo d’água para ver seu pai, Poseidon, e seu irmão Tyson.

Ele considera juntar-se à batalha que eles estão travando para preservar os mares, mas Poseidon o obriga a voltar ao Acampamento e ajudar a combater Kronos.

No acampamento, Nico diz a Percy que eles precisam entender seu inimigo antes de poderem combatê-lo.

Nico leva Percy à casa da infância de Luke, onde eles encontram a mãe de Luke. Ela já teve uma habilidade raramente encontrada nos mortais, de “ver através da névoa” e ver os deuses e os monstros como eles realmente são.

A mãe de Luke havia enlouquecido ao tentar ser uma anfitriã física do Oráculo de Delfos, mas não sabia que Hades havia amaldiçoado o oráculo, fazendo com que a mãe enlouqueça.

Luke amargurou-se ao ver a mãe naquela situação e ninguém indo ajuda-la. Luke se revoltou contra os deuses e por isso se uniu ao Kronos.

Nico e Percy também encontraram Héstia, deusa do coração e “a última olímpica” que renunciou a sua posição de poder para manter a paz entre seus irmãos.

Suas visões os ajudam a descobrir que Percy deve receber a bênção de sua mãe e depois banhar-se no rio Styx para que possa se tornar invencível.

Depois de fazer isso, Percy volta para Nova York. Através de um elevador no Empire State Building, ele e seu exército de campistas chegam ao Olimpo dos dias modernos, a cidade que devem defender.

Embora os deuses não estejam dispostos a ajudar na batalha, eles oferecem visões e avisos. De volta a Manhattan, Percy e os outros (incluindo seus amigos Grover e Annabeth) lutam muitas batalhas contra os monstros de Kronos enquanto os mortais da cidade dormem sob o feitiço de Morfeu.

Percy recebe visões sobre o passado de Nico e mensagens de Rachel. Em cada ponto, quando a batalha parece mais sombria, outro deus ou herói inesperado se junta à guerra para defender o Olimpo.

Kronos é finalmente derrotada quando Annabeth lembra o Luke, que ainda preso no fundo de seu próprio corpo, que ele prometeu que eles seriam sempre família.

Luke convoca a força para derrubar Kronos, embora ele tenha que se matar para fazê-lo.

Após a batalha, os deuses olímpicos oferecem a Percy a honra de se tornar imortal.

Ele recusa o dom, mas pede a promessa dos deuses de reclamar e interagir com seus filhos mortais a partir deste ponto em diante. A maldição sobre o Oráculo é revertida e Rachel se torna o novo Oráculo de Delfos.

Percy e Annabeth estabelecem sua relação com um beijo enquanto se preparam para remodelar a cidade do Olimpo e interpretar uma nova profecia.

Gostou de conhecer a ordem dos livros de Percy Jackson e os Olimpianos? Veja também outros posts recentes do blog!

Crédito de foto: Caio Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.