ordem livros crônicas lunares

Ordem dos Livros de Crônicas Lunares e outras curiosidades

Os livros que compõem as Crônicas Lunares são inspirados em personagens muito conhecidos como Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel e Branca de Neve, mas em uma versão futurística, com ciborgues e habitantes da Lua. Cada livro é uma história individual que conta a trajetória de cada “princesa” (ao contrário da série de livros Vilões da Disney que conta a história dos seus antagonistas), mas eles são complementares uns aos outros. Conheça nesse texto a ordem dos livros de Crônicas Lunares e outras curiosidades.

De uma maneira cativante e rica em detalhes, a autora Marissa Meyer conseguiu pegar histórias tão repetidas e transformar em algo único, transmitindo ao leitor sentimentos de paixão, fúria, traição, motivação e superação, como todo bom conto de fadas deve ter.

Em 2021, foi lançado em português o sexto livro da saga chamado Stars Above, há muito esperado pelos fãs da saga. O livro reúne contos inéditos sobre o passado de vários dos personagens que conhecemos durante a saga. Acompanhe nesse texto a ordem dos livros de Crônicas Lunares e outras curiosidades sobre a série.

Sobre a autora

Marissa Meyer é uma autora de ficção norte-americana que sempre soube que queria ser escritora. Formada em Escrita Criativa, Marissa é dona de alguns dos maiores best-sellers do New York Times, mas seu maior sucesso veio através das Crônicas Lunares.

Mãe adotiva de filhas gêmeas, Marissa ensina desde pequena sua paixão por ficção, que vem desde sua juventude na qual ela criava fanfics para seus personagens favoritos e fazia cosplays em eventos, o que explica a sua veia ficcional nos livros. 

Ordem dos Livros de Crônicas Lunares

Cinder 

cinder cronicas lunares

Esse é a primeira história da ordem de livros de Crônicas Lunares e traz a história inspirada na Cinderela.

A história de Cinder se passa em Nova Pequim, em uma civilização oriental que está há muitos anos à frente dos dias atuais. A personagem inspirada em Cinderela nessa versão é um ciborgue, um ser humano que possui peças robóticas em seu corpo. A história de como Cinder teve peças implantadas é um pouco misteriosa, mas pode ter acontecido um acidente que a deixou órfã e para mantê-la viva, foram substituídas partes de seu corpo, como mãos, pés e até algumas partes do cérebro.

Cinder foi adotada por um bom homem chamado Lihn Garan, que era casado com uma mulher perversa (Adri). Assim como na história original, o pai de Cinder morre e a madrasta a obriga a trabalhar para sustentar ela e as irmãs.

Cinder se torna mecânica e logo começa a fazer muito sucesso, e foi através desse sucesso que ela conhece Kai, o príncipe herdeiro e começa o flerte entre os dois. Atrapalhando o clima de romance, uma doença chamada Letumose se espalha e começa a matar muitas pessoas na região. Uma das meia-irmãs de Cinder, a Peony foi contaminada e levada para uma quarentena. 

Adri culpou Cinder pela doença, o que aumentou seu ódio pela enteada que a envia para um programa de teste com ciborgues. No programa, Cinder descobre que além de imune a doença, ela tem descendência da espécie habitante da Lua, governada por Levana, que está desesperada tentando unir o povo da Terra com o Lunar.

Ao enviar Cinder para o programa, Adri ganhou muito dinheiro e, juntamente com sua outra filha, Pearl, se prepara para o grande baile que acontecerá após a morte do rei por Letumose. O flerte de Cinder com Kai foi atrapalhado pelo medo que Cinder descobrisse sua origem Lunar e sua parte ciborgue.  

A rainha da Lua, Levana tem planos maléficos de tentar casar com Kai e depois matá-lo para roubar o trono. Ela vem a Terra e consegue um convite para o baile de Kai e traz consigo um remédio capaz de curar a Letumose, mas foi tarde demais para Peony.

Cinder descobre o plano e vai para o baile para salvá-lo e, mesmo maltrapilha, consegue uma dança com o príncipe. Levana humilha Cinder e tenta controlar os pensamentos dela, Cinder consegue resistir e fugir do castelo, onde perde um de seus pés ciborgues no caminho e é presa. Na prisão, Cinder descobre que não só é Lunar, quanto é sobrinha da rainha Levana, a princesa Selene. Levana inicia a caçada para matar Cinder e manter esse segredo.

Scarlet

scarlet ordem de crônicas lunares

Esse é a segunda história da ordem de livros de Crônicas Lunares e traz a história inspirada na Chapeuzinho Vermelho.

A história desse livro conta a vida de Scarlet, uma jovem de dezoito anos que mora com a avó em uma fazenda na França, em uma linha temporal futurística. A avó de Scarlet, Michelle Boinot, desapareceu sem deixar rastros. Scarlet, então, começa a busca pela avó por conta própria, já que a polícia acredita que Michelle tenha apenas fugido.

Um dia, durante o trabalho de entregadora, Scarlet vê uma reportagem sobre Cinder na TV de uma taberna, mostrando o dia que ela perdeu o seu pé e foi presa, Scarlet expressa a sua opinião favorável a Cinder, o que gera uma confusão no local e Scarlet é salva por um charmoso e misterioso homem, apelidado de Lobo, que possuía uma tatuagem muito diferente.

Após não sentir muita confiança no Lobo, Scarlet volta para a sua fazenda, onde encontra tudo revirado e saqueado por seu pai, que a abandonara aos 7 anos. O pai de Scarlet estava aflito em busca de um objeto escondido na casa, e revela que conseguiu fugir de seus sequestradores e que foram os mesmos que raptaram Michelle. A única informação que ele tem sobre os criminosos é: que todos possuem a mesma tatuagem, igual a do Lobo.

Scarlet vai em busca do Lobo para descobrir informações e descobre que ele é um lutador sanguinário. Após ficar com medo do que vê sobre o Lobo, Scarlet volta para sua casa. Ele a segue e revela que fazia parte da gangue que sequestrou sua avó, mas conseguiu desertar. Conta ainda que os sequestradores podem estar em Paris e  se oferece para ajudar a salvar Michelle junto com a Scarlet.  Eles partem rumo à Paris.

Enquanto isso, Cinder, a protagonista do livro anterior, tem sua história continuada e consegue fugir da prisão com a ajuda de um novo amigo, o Thorne, e embarcam em uma nave na tentativa de sair da atmosfera terrestre usando tecnologia para se manterem invisíveis aos radares da rainha. Uma das melhores programadoras da rainha, A Cress consegue rastrear a nave.

Cinder muda sua rota para a França após descobrir uma pista sobre seu passado, uma mulher chamada Michelle Benoit pode ter as respostas que Cinder tanto busca sobre seu passado e vai à procura de Michelle na fazenda.

De volta para Scarlet e o Lobo, eles estão no trem a caminho de Paris, Scarlet conhece um homem misterioso chamado Ran. Um surto de Letumose, a praga que assola todo o mundo, fez com que a viagem fosse cancelada e que todos entrassem em quarentena (isso me faz lembrar o período em que vivemos). Não podendo perder tempo, Scarlet e o Lobo fogem do trem e são seguidos por Ran, que na verdade é um irmão do Lobo que ainda faz parte da gangue.

Ran diz que sua missão é levar Lobo de volta para a gangue e começa então uma briga entre os dois. Lobo quase mata o irmão, abandonando-o inconsciente e fugindo com Scarlet clandestinamente em um trem.

Na viagem, Lobo conta para Scarlet que o motivo pelo qual a gangue sequestrou a Michelle é porque ela poderia ter informações sobre a princesa Selene (Cinder), e que eles estavam a procura dela. Scarlet revela que lembra de sua avó se encontrar com o pai de Cinder há muitos anos.

Ao chegarem em Paris, em uma emboscada para Scarlet, o Lobo a entrega para o líder da gangue e revela ser um Lunar.

A gangue joga Scarlet em uma cela com a sua avó, mas Scarlet logo percebe que aquela não é Michelle, e sim Ran usando habilidade de se disfarçar para tentar informações dela, depois de não ter obtido sucesso com Ran, Lobo tenta convencer Scarlet a se juntar a eles e a beija forçadamente, implantando um chip nela para ajudá-la a escapar.

Cinder e Thorne chegam a fazenda de Michelle e descobrem um laboratório secreto, onde foram realizadas as modificações de Cinder e onde a mantiveram inconsciente por alguns anos. A dupla encontra uma fotografia de Cinder quando era criança, na foto ela está toda queimada e desfigurada, eles ficaram horrorizados com a imagem e sabiam que aquilo havia sido obra de Levana.

Conseguindo usar seus poderes lunares de controle da mente, Cinder descobre o paradeiro de Michelle e sua neta, e vão para o centro da cidade comprar peças para a nave chegando lá, eles são perseguidos e se escondem em uma taberna, Cinder tenta usar seus poderes para as pessoas não reconhecerem eles, porém não deu muito certo e um policial a reconhece e tenta prendê-la, sendo morto por uma criatura monstruosa que se assemelha a um lobo, a qual tenta raptar Cinder, leá-la para Levana, que consegue deter o lobo e fogir junto com Thorne para a nave.

Enquanto isso, Scarlet usa o chip que ganhara do Lobo para escapar. Próximo à sua cela ela encontra a avó que está muito machucada devido à tortura. Scarlet tenta convencer a avó a fugir quando Ran chega e mata cruelmente Michelle. Scarlet consegue sobreviver e fugir, mas o Lobo a encontra e tenta matá-la. Então, Cinder aparece e consegue atirar no Lobo, e revela a Scarlet que está à procura de sua avó.

Scarlet conta que Michelle morreu e que na verdade o Lobo não é mau, apenas está com a mente controlada. Cinder e Thorne resolvem levar ele para a nave para tentar salvá-lo. O líder da gangue, Jael, aparece e usa seu poder para controlar Thorne e fazer com que ele atire em Cinder. Jael revela que alguns soldados lunares foram geneticamente modificados para serem lobos cruéis. Antes mesmo dele terminar de contar, Scarlet dá partida na nave e consegue salvar Cinder, Thorne e o Lobo.

O príncipe Kai foi contaminado com Letumose e descobre que os lobos têm atacado todo o planeta e na tentativa de salvar a Terra, resolve se casar com Levana.

A bordo da nave, o Lobo desperta, e, sem o controle de Jael, se mostra um homem bom,  diz a Cinder que ela é mais forte e poderosa que Levana, que para se redimir ajudará a princesa Selene a conquistar seu trono de direito.

Cinder começa a treinar com Lobo. Ela está determinada a não deixar Kai se casar com Levana e pretende derrotar a rainha.

Cress

cress ordem cronicas lunares

Esse é a terceira história da ordem de livros de Crônicas Lunares e traz a história adaptada da Rapunzel.

Cress é como todos conhecem Crescet Moon, uma jovem lunar de 16 anos, que foi aprisionada durante toda a sua vida por ter nascido sem poderes. Os lunares sem poderes são chamados de Concha e são uma vergonha para a rainha Levana, por isso os bebês são retirados de suas famílias e usados para experimentos científicos ilegais da rainha.

Levana manteve Cress aprisionada em um satélite, obrigando ela a trabalhar como hacker e espionando a Terra. A responsável por cuidar de Cress era uma impiedosa e cruel discípula de Levana e mesmo tendo sido criada sozinha e sem amor, Cress era uma menina doce e gentil.

A jovem nunca esteve de acordo com as ações e planos da rainha, por isso tentou avisar o príncipe Kai das más intenções de Levana, mas quem recebeu o recado foi Cinder, dando todo o enredo do primeiro livro.

Cinder está na nave junto com Thorne, Scarlet e Lobo, ela descobre que existe uma prisioneira em um satélite que vem ajudando ela secretamente por um tempo e resolve ir até ela para tirá-la de sua prisão e ainda descobrir informações sobre a Levana.

Cress se anima com a ideia de conseguir escapar, confessa ser stalker de Thorne e começa a arrumar suas coisas para partir com o grupo, quando é visitada por sua mentora que desconfia dos planos de Cress.

Ao chegar no satélite, Cinder, Thorne, Lobo e Scarlet são surpreendidos por uma armadilha feita por uma pupila de Levana, chamada Mira. Scarlet é capturada pelo exército de Levana e o Lobo é gravemente ferido. Cinder consegue usar seu poder e entrar na mente de um dos soldados, o Clay, que afirma que ajudará Cinder a conquistar o trono da Lua.

Thorne e Cress ficam presos no satélite que está em queda em direção à Terra. Cinder ao ver o estado de saúde do Lobo recorre ao doutor que fez experimentos nela há algum tempo. Dr Erland está na África estudando sobre Letumose. Cinder pede ajuda para ele, que conta a ela que descobriu uma versão da Letumose que atinge também os Lunares, enquanto salva a vida do Lobo.

Cress e Thorne sofrem uma terrível aterrissagem no deserto do Saara, Thorne está com a cabeça machucada e cego, Cress se vê desesperada com tão poucos recursos e resolve cortar uma parte de seus gigantes cabelos loiros para fazer calçados para ela e Thorne poderem andar no deserto. Ambos estão sofrendo demais com o calor, fome e desidratação e quando achavam que tudo estava perdido, foram encontrados por um grupo de comerciantes, eles mentem que são recém-casados e que foram roubados, pois Thorne é um foragido da justiça por ter ajudado Cinder.

Os comerciantes não acreditam na história e, por conta do satélite, deduzem que Cress é lunar e a vendem para o Dr. Erland, que compra lunares para seus experimentos. O Dr. Erland ao encontrar Cress tem um grande surpresa com a semelhança dela com sua falecida esposa e faz um exame de DNA para confirmar se Cress era sua filha que havia sido morta por Levana – e era mesmo.

O grupo de Cress, Thorne, Cinder e Lobo estão novamente reunidos e caçados pelas autoridades, mas graças ao poder de Cinder, eles escapam da prisão. Eles criam um plano de entrar no casamento de Kai e Levana como penetras, Cress e Lobo se infiltram como convidados falsos, Cress desativa os sistemas de segurança do palácio e Lobo ataca os guardas. O restante entra pela ala médica do palácio e Dr. Erland tenta curar a cegueira de Thorne e descobre que foi infectado por Letumose.

Cinder vai até ao quarto de Kai e tenta convencê-lo a fugir com ela. Ele se recusa e ela atira um tranquilizante nele e o sequestra.

Todos se reúnem na enfermaria, onde Dr. Erland por de trás de um vidro revela a Cress que é seu pai e que não sabia que ela estava viva, a doença de Erland é uma mutação lunar mais letal da Letumose que o mata logo em seguida.

Eles voltam para a nave e Thorne confessa seus crimes a Cress, que está tão apaixonada e sabe tanto da vida de Thorne por ser sua stalker que não liga para o que ele diz. 

Cinder explica para Kai que a guerra entre Terra e Lua é inevitável e que se casar com Levana só teria piorado. Cinder revela que a princesa Selene é a herdeira verdadeira do trono da Lua. 

Depois de muito tempo de flerte, finalmente Kai e Cinder se beijam, mas o clima dura pouco pois eles logo descobrem que Levana está descontrolada e massacrando todos pelo caminho, povos da Terra e Lunares também.

Cinder se sente muito culpada e tem medo de se tornar cruel igual a tia Levana, Kai a conforta e diz que ela é diferente e saberá governar com bondade. Kai e Cinder estão a caminho da lua para começarem a revolução.

Winter

winter ordem dos livros de cronicas lunares

Esse é a quarta história da ordem de livros de Crônicas Lunares e traz a história inspirada na Branca de Neve.

A rainha Levana quase morreu em um incêndio causado por sua própria irmã quando criança. Teve seu rosto e corpo desfigurados e desde então usa seus poderes lunares para projetar uma imagem de si para os outros.

Este livro traz a história de Winter, que assim como na história original é enteada de uma megera, nesse caso sendo a Levana.

Winter é belíssima, o que faz com que Levana tenha ciúmes e inveja de sua enteada. A princesa decidiu parar de usar sua capacidade de controle mental, uma decisão que a levou à instabilidade mental, fazendo que ela sofra com alucinações frequentes e vívidas, mas consegue permanecer gentil e atenciosa com o povo Lunar, o que enfurece Levana.

Mesmo sendo linda, Winter não liga para a sua beleza, e é apaixonada por Clay, soldado de Levana que se virou contra a rainha para ajudar Cinder, missão que deu errado e Clay foi preso juntamente com Scarlet.

Levana descobre o amor de Clay e Winter, e dá a ele a missão de matar a princesa para torturá-lo, em troca de sua liberdade. 

Clay liberta Scarlet e pede para ela esconder Winter em um local seguro, ambas fogem para a terra natal do Lobo e Clay finge que matou Winter, deixando a rainha satisfeita.

Quando a nave de Kai desembarca na Lua, Levana suspeita que Cinder está a bordo. Os guardas revistam o navio e dá início a  uma briga, mas Cinder e seus amigos conseguem fugir, se vão à casa de infância do Lobo e tentam conseguir ajuda contra Levana. Maha, a mãe de Wolf, dá-lhes as boas-vindas e eles começam a elaborar estratégias para sua revolução. O grupo se reúne com Winter e Scarlet.

Cress invade o sistema de transmissão da Lua e põe uma mensagem gravada em vídeo de Cinder, anunciando-a como a verdadeira rainha da Lua, incentivando a população a se virar contra Levana.

Levana envia soldados para prender Cinder. Soldados chegam, matam a mãe do Lobo, capturam ele a e Cinder. Os outros escapam. Depois, Thorne viaja ao palácio para tentar libertar Cinder e o Lobo, enquanto Scarlet e Winter vão em busca do exército de lobos híbridos de Levana para convencê-los a lutar contra a rainha do mal.

Os soldados, a princípio, não se dispõem a ajudar as duas, mas Winter convence a todos que Cinder é a verdadeira herdeira. Levana descobre que Winter ainda está viva.

Winter, Scarlet e os soldados viajam para recrutar pessoas para sua causa. Enquanto os soldados treinam o povo, Winter luta contra as alucinações. Determinada a matar a princesa, Levana transforma sua aparência para ficar  como Clay. Ela atrai Winter para a floresta, e depois muda sua aparência para a de uma mulher velha que oferece à princesa doces de maçã. Winter come o doce, que contém uma forma agressiva e mutante da peste, adoece e quase morre.

A Scarlet a encontra no bosque e reconhece as marcas da peste. Ela leva Winter para a clínica, onde o médico local a coloca em um tanque de suspensão numa tentativa de retardar o progresso da doença. Soldados levam o tanque para fora da clínica para que as pessoas possam ver sua amada princesa e colocar flores ao redor dela.

De volta ao palácio, Levana está zangada com Kai por ter trazido Cinder para Lua, mas ela vai em frente com o casamento. Kai teme o casamento, e embora não saiba se Cinder ainda está viva, ele tem fé nela e no plano dela, então ele vai em frente com o casamento. Durante a recepção, Levana traz Cinder de seu calabouço para entretenimento e para execução. Kai fica horrorizada ao ver que Cinder será executada.

Levana não está usando seu véu. Como Cinder é imune ao poder de mudar a aparência de Levana, ela expõe o rosto da rainha durante o confronto. Cinder se declara a verdadeira rainha de Lua e começa uma luta. Ela escapa saltando da varanda para o lago abaixo do palácio, onde quase se afoga, mas é resgatada por Thorne, Cress e Clay, que agora está em fuga, já que a rainha sabe que ele fingiu o assassinato da Winter.

Eles levam Cinder para uma casa segura, onde tentam reparar sua parte mecânica que foi gravemente danificada e apresentam um novo plano para derrotar a Levana durante a coroação. O grupo vê alertas de que um dos setores externos foi colocado em quarentena. 

Eles encontram filmagens em vídeo da Winter no tanque, Cress e Thorne entram no palácio como participantes lunares para assistir a coroação, enquanto Cinder e Clay invadem os laboratórios médicos e roubam a cura para a peste. Depois de roubar os frascos, eles viajam para os setores externos e administram a cura a Winter, Scarlet e a todos que estão infectados. Depois disso, Cinder leva os rebeldes ao palácio enquanto Winter e Clay viajam a outros setores para reunir apoio e combatentes para a revolução de Cinder.

Como Levana é coroada imperatriz da Terra, Cinder e seus combatentes rebeldes chegam ao palácio e exigem a rendição da rainha. Levana e seus aliados enfrentam os rebeldes em uma luta sangrenta, usando o controle da mente para forçar muitos a se matarem. Cress infiltra-se no sistema de comunicação do palácio, passando o vídeo de Cinder, que mostra a verdadeira face de Levana e suas horríveis cicatrizes. O vídeo desestabiliza Levana, fazendo com que ela perca o controle da luta. Levana se retira para dentro do palácio, e é perseguida por Cinder.

Winter e Clay chegam com reforços rebeldes, mas Clay impede que Winter se una à luta, temendo seu frágil estado mental. Enquanto ele tenta levá-la embora, uma combatente de Levana aparece e usa seu controle mental para tentar forçar Winter a matar Clay. Em desespero, Winter usa seu controle da mente para forçar Scarlet a esfaquear a soldada até a morte. O ato faz com que Winter tenha um surto psicótico.

Cinder encontra Levana na sala do trono, fazendo Thorne refém. Cinder e Levana lutam usando o controle da mente, até que Levana se rende. Quando Cinder vai tirar uma arma dela, Levana apunhala Cinder no coração, mas a nossa heroína revida e consegue atirar na vilã.

Cinder sobrevive ao esfaqueamento e, em seu primeiro ato como rainha, dá à Terra a cura para a peste. Ela pede aos líderes mundiais da Terra que desconsiderem as leis que tratam os ciborgues como propriedade e que permitam aos Lunares viajar livremente à Terra. Eles concordam. Thorne e Cress concordam em ajudar o governo a levar a cura para diferentes cidades ao redor do mundo.

Winter permanece no hospital por semanas após seu colapso. Nem mesmo um beijo de Clay pode despertá-la. Finalmente, após uma estadia prolongada no hospital, Winter se torna lúcida novamente. Ela se voluntaria para experimentar um dispositivo que suprimisse suas habilidades, o que poderia ajudar sua doença mental. Ela também concorda em tornar-se uma embaixadora lunar na Terra. Clay se compromete a ficar ao seu lado. Scarlet pede ao Lobo para voltar para a sua fazenda na França.

Cinder é coroada rainha da Lua. Depois, ela diz a Kai que eventualmente gostaria de ajudar a Lua na transição para uma democracia com um governo eleito. Naquele momento, ela renuncia ao cargo de rainha. Ele lhe pergunta se ela alguma vez consideraria tornar-se sua imperatriz. Ela responde, então, que um dia ela consideraria a possibilidade.

Levana

levana ordem de livros de crônicas lunares

Esse é a quinta história da ordem de livros de Crônicas Lunares e trata da história da vilã da saga. É uma leitura essencial dos fãs essa série.

Apesar dos sentimentos de raiva que é possível ter ao acompanhar a história de Levana, conseguimos entender as suas motivaçõs e o que a levou a tomar as atitudes más durante os outros livros. É possível até ter um pouco de pena da personagem em determinados momentos.

Levana era a filha mais nova, desfigurada por queimaduras e sem o charme da sua irmã Channary. Com o passar do tempo, ela vai ficando mais amargurada e fria. Rígida.

Quando a esposa do guarda real Evret Hayle, por quem ela sempre foi apaixonada, morre durante o parto de Winter, Levana manipula os desejos e a percepção do viúvo. Após conquistar o amor à força, seu próximo passo é tomar o trono.

Stars above

stars above

Esse é o sexto volume da ordem de livros de Crônicas Lunares e traz contos inéditos dos personagens, além de uma história que acontece após o ocorrido nos livros anteriores.

São nove histórias que irão descrever: Como a princesa Selene foi parar na Terra e aos cuidados de Michelle Benoit, a formação do exército de Levana, Cress, de apenas oito anos, sendo jogada em um satélite, um conto inspirado em “A pequena sereia” que se passa no universo de Crônicas Lunares, o primeiro encontro de Kai e Cinder, pelo ponto de vista do futuro imperador entre outras histórias.

Gostou de conhecer a ordem de livros de Crônicas Lunares? Veja outros posts recentes.

Crédito de foto: School Library

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.