melhores livros de john green

8 Melhores Livros de John Green – Romances Sublimes e Inesquecíveis

Hoje você vai conhecer um representante da literatura contemporânea que vem desenvolvendo obras de grande sucesso nos últimos tempos. Ele é autor de várias obras que receberam prêmios importantes. Entre os 8 melhores livros de John Green que serão abordados aqui, 5 deles receberam adaptações para filmes ou séries que se tornaram muito conhecidas mundialmente. Um exemplo é o filme A Culpa É das Estrelas, que teve um grande resultado nas bilheterias.

Green, em 2014, foi listado na revista Time como uma das “100 Pessoas mais Influentes do Mundo”. Ele não apenas é um escritor de sucesso, mas também um grande vlogger, produtor e empresário norte-americano.

Juntamente com seu irmão, Hank Green, foi fundador de grandes projetos como o VlogBrothers (canal no Youtube), o Project for Awesome, a VidCon e o Crash Course — um projeto educacional.

O autor é criador de grandes obras voltadas para o público jovem. John alcançou a lista de best-sellers do The New York Times algumas vezes, e seus livros já venderam mais de 50 milhões de exemplares por todo o mundo. Aliás, apenas no Brasil foram vendidas cerca de 4,5 milhões de cópias.

>>> Inscreva-se no canal do Telegram e no Instagram do projeto Os Melhores Livros para receber, em primeira mão, cada novo conteúdo. 

1 – A Culpa É das Estrelas

A Culpa É das Estrelas melhores livros de john green

Este livro de romance, de 2012, traz uma das histórias de amor mais bonitas da literatura. E mais tristes também. A Culpa É das Estrelas é um dos mais conhecidos e melhores livros de John Green, também tendo ganhado uma adaptação em filme que fez muito sucesso.

Nesta obra, conhecemos a história de Hazel Grace, que, quando ainda era apenas uma criança, descobriu que tinha um certo tipo de câncer com chances mínimas de recuperação.

Então, sua vida ficou reduzida a uma série de tratamentos na tentativa de prolongar a vida da jovem.

Aos 17 anos, obrigada pelos pais, ela passa a frequentar um grupo de apoio para pessoas com câncer. E é então que ela conhece o jovem de 18 anos, Augustus Waters. Assim, surge uma linda paixão que faz os poucos anos de vida da menina terem valido à pena.

Ao descobrir que Hazel era fascinada pelo livro Uma Aflição Imperial, de Peter van Houten, Augustus ajuda a menina a viajar para Amsterdam para que ela pudesse conversar com o autor sobre o desfecho não trabalhado na narrativa.

Lá, ela descobre que o câncer de Gus voltou com tudo e está tomando todo o corpo do rapaz. Uma linda e trágica história de amor!

2 – Quem É Você, Alasca?

Quem É Você, Alasca? melhores livros de john green

Quem é Você, Alasca? é uma das obras mais reconhecidas de John Green, tendo recebido uma adaptação para uma minissérie que entrou no catálogo da HBO Max.

Miles Halter leva uma vida pacata e sem graça. Não tem amigos, não tem uma namorada e nem sequer memórias de um momento de diversão que os jovens costumam ter: bebedeiras, farras e travessuras de adolescentes.

O jovem já não quer mais a mesmice de sua vida e está disposto a mudar completamente o rumo das coisas. Assim, prestes a entrar no último ano do ensino médio, Miles decide ir estudar num colégio interno, procurando encontrar tudo que até hoje não conseguiu ter: garotas, amigos e euforia.

Culver Creek o aguarda com um caminhão de surpresas e, entre elas, está a Alasca Young, sensual, inteligente e problemática, que será o maior impulso do protagonista em direção ao “Grande Talvez”.

3 – Tartarugas Até Lá Embaixo

Tartarugas Até Lá Embaixo melhores livros de john green

Tartarugas Até Lá Embaixo é outro entre os melhores livros de John Green. Sendo uma das obras mais recentes do autor (2017), logo teve seus direitos adquiridos e ganhou uma adaptação para o cinema.

Aqui, o autor conta a trama de Aza Holmes, uma garota de 16 anos que, apesar de ser uma boa amiga e filha, sofre de transtornos psicológicos. Ela tem TOC e seus pensamentos constantemente saem do controle, o que acaba fazendo mal a menina.

Como se Aza já não tivesse problemas o suficiente, Daisy, sua melhor amiga, quer sua ajuda para um desafio perigoso. Elas vão atrás de investigar o misterioso desaparecimento de um bilionário foragido da polícia. Uma grande recompensa em dinheiro foi oferecida a quem fornecesse informações sobre o paradeiro dele.

A protagonista foi amiga de infância do filho do bilionário. Então, elas vão até a mansão de Davis Pickett, que aparentemente não está tão interessado em encontrar seu pai, mas sim se aproximar das meninas, principalmente, de Aza.

4 – O Teorema Katherine

O Teorema Katherine

Em O Teorema Katherine, John Green traz um enredo bem original e bem cômico.

Colin Singleton tem um histórico amoroso inusitado. Mesmo sendo muito jovem, ele já levou 19 “pés na bunda”. O mais icônico é que todos foram realizados por namoradas com o nome Katherine, pois ele, por uma estranha opção, só namorava meninas com esse nome.

Contudo, o último fora foi o mais traumático de todos, e agora ele decide cair na estrada, com seu caderninho de anotações no bolso e com seu melhor amigo ao seu lado. Colin é um garoto prodígio, com QI acima da média. Mas, ele busca deixar de ser apenas mais uma mera promessa e fazer algo importante para ser reconhecido como um gênio.

Então, durante sua viagem, ele inicia o trabalho da sua vida, que consiste em desenvolver o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines. Uma fórmula matemática capaz de prever detalhes sobre o futuro de um relacionamento com uma Katherine antes mesmo dele começar.

Uma narrativa que se desenrola de uma maneira muito engraçada e interessante!

5 – Cidades de Papel

Cidades de Papel

Cidades de Papel é outro que entra na lista dos melhores livros de John Green. Aliás, este também recebeu uma adaptação em filme.

Nesta obra conhecemos a trama de Quentin — muito conhecido como Q. É um garoto comum, que está estudando para conseguir ingressar em uma boa universidade, gosta de fazer coisas de adolescentes com seus amigos e tem uma rotina normal.

Ele é apaixonado pela sua vizinha, Margo. Quando pequenos, eram grandes amigos, mas, após um acontecimento estranho, os dois começaram a se afastar e a amizade foi esfriando.

Hoje, a garota é uma verdadeira gata, muito popular e com um namorado babaca. Entretanto, Margo, certa noite, toda vestida de preto e com o rosto pintado, invade o quarto de Q e pede a ajuda dele para executar um plano de vingança. 

Ele topou a aventura e achou que algumas coisas iriam mudar depois disso. Porém, Margo, depois daquele dia, não apareceu mais na escola. Ela fugiu de casa, mas Q descobriu que ela deixou pistas de como encontrá-la e, assim, com a ajuda de seus amigos, ele vai em busca dela. Uma jornada que promete revelar muitas coisas e trazer muitas surpresas.

6 – Deixe A Neve Cair

Deixe A Neve Cair

Este, na verdade, é uma obra de grande sucesso, mas tem autoria compartilhada entre os escritores John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle.

Deixe A Neve Cair é um livro com um clima natalino composto por 3 incríveis contos. Cada um escrito por um autor. Os contos são:

  • O Expresso Jubileu (de Maureen Johnson);
  • O Milagre da Torcida de Natal (de John Green);
  • O Santo Padroeiro dos Porcos (de Lauren Myracle).

Apesar de serem contos separados, as tramas vão se interligando. Assim, vemos personagens repetidos e referências através das diferenças nas escrita de cada autor. Um projeto sensacional que vale a pena conferir.

7 – Will & Will – Um Nome, Um Destino

Will & Will – Um Nome, Um Destino

Will & Will é uma obra conjunta, entre John Green, muito famoso no Brasil, e David Levithan, não tão famoso no país quanto Jhon, mas que também é um best-seller de relevância internacional.

Para quem conhece os trabalhos dos dois autores, é fácil esperar um romance jovem, envolvente, leve e cômico. Mesmo assim, a trama é capaz de surpreender!

Este livro conta a história de dois garotos com o mesmo nome: Will Grayson. Um deles é introvertido, e administra seu tempo entre poucas coisas, como os estudos e seu melhor amigo. Este primeiro é hétero, mas o segundo é gay. O outro Will é um garoto depressivo, que só se sente bem quando conversa com seu namorado virtual.

Os destinos dos dois estão prestes a se chocar, e tudo vai mudar para sempre. Uma obra cheia de reviravoltas e que aborda questões relevantes da contemporaneidade, retratando uma geração de mente mais aberta e com mais tolerância às diferenças.

8 – Antropoceno: Notas Sobre A Vida Na Terra

Antropoceno: Notas Sobre A Vida Na Terra

Antropoceno: Notas Sobre A Vida Na Terra é um dos melhores e mais importantes livros de John Green. Aqui, ele foge um pouco ao seu foco de desenvolver romances adolescentes para se dedicar a uma obra de cunho mais filosófico. Quer dizer… Não é que as outras obras não trazem ensinamentos, mas essa, em especial, tem o objetivo genuíno de levantar reflexões a respeito da nossa era, sobre o rumo do nosso planeta e sobre a humanidade.

A palavra Antropoceno é referente ao período geológico atual, onde a ação dos seres humanos tem profundo poder de alteração a nível global. Ao longo da obra, John mergulha em análises bem interessantes sobre certos aspectos da humanidade que são muito importantes e devem ser debatidos.

Conclusão

Enfim… Normalmente, para um leitor brasileiro que é bem engajado no meio literário, o nome John Green deve, pelo menos, soar familiar. Algumas de suas obras alcançaram proporções estrondosas no país. 

De fato, é um autor que merece toda nossa admiração pela sua criatividade para criar romances adolescentes tão emocionantes, com sua escrita inconfundível, fluida e agradável.

Esses foram os melhores livros de John Green. Espero que tenha gostado!

Compartilhe este artigo com seus amigos! E deixe nos comentários se tiver alguma dúvida. Abraço!

Gostou de conhecer os Melhores Livros de John Green? Veja também outros posts recentes do blog!

Crédito de foto: Editora Intrínseca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.