livros de carnaval

Livros de Carnaval: Tag Literária Para Foliões

Hoje eu quero falar com você que é um folião de carteirinha. Neste post estamos prestes a transformar o mundo da literatura em um verdadeiro desfile de carnaval literário. Sim, você ouviu direito! Preparem-se para a diversão, porque hoje estamos lançando a tag literária de carnaval aqui no canal.

Sabe aqueles quesitos de avaliação que fazem um desfile de carnaval ser inesquecível? Hoje, cada pergunta que vou fazer está diretamente relacionada a um desses quesitos. Então, agarre seus livros favoritos, vista sua melhor fantasia literária, e vamos começar essa jornada literária rumo à avenida da leitura.

➜ Caso esteja gostando da nossa Tag com livros de carnaval, também convido para se inscrever nas nossas redes sociais, Canal do Youtube, Instagram e Canal do Telegram, para acompanhar textos como esse em primeira mão. Além disso, saiba que, ao adquirir algum livro pelos links e botões dentro do texto, você ajuda o nosso blog.

1. Bateria – Um Livro com Ritmo Empolgante!

tudo e rio

E a primeira pergunta dessa tag de livros de carnaval é: Bateria – um livro com um ritmo empolgante, que você não conseguiu parar de ler. Bom, para essa pergunta a minha resposta vai ser Tudo é Rio, da Carla Madeira. Tudo é Rio é uma envolvente obra que evolui em um ritmo contagiante que acelera o nosso coração em diversos momentos. Com sua narrativa densa, a obra apresenta personagens com histórias que fluem sem interrupção, como um rio cheio de reviravoltas.

Um pouco sobre o livro para quem ainda não conhece: a trama segue a história de Lucy, uma sedutora dama da noite, e o casal Dalva e Venâncio. À medida que a história avança, somos confrontados com uma tragédia que marca a vida do casal, catapultada pelos comportamentos abusivos do marido. 

Eu escolhi esse livro para o quesito bateria por causa dessa narrativa pulsante e cheia de energia. Assim como um rio constante e uma bateria de escola de samba, a história dos personagens se desenrola num ritmo envolvente.

2. Harmonia – Um Livro que Encantou pela Escrita!

flores para algernon

Vamos agora à pergunta Harmonia, um livro que te encantou pela forma de escrita. Bom, aqui eu tenho que citar Flores para Algernon, de Daniel Keyes. Aqui vemos a história de Charlie Gordon, um homem de 32 anos que possui baixa capacidade intelectual. Ele passa por uma cirurgia para aumentar a sua inteligência, e a obra narra todo esse processo, além das complexidades emocionais que o acompanham nesse processo.

Eu cito essa obra neste quesito porque a escrita acompanha todas essas mudanças. O livro é escrito em primeira pessoa, sendo que nos primeiros capítulos são cometidos diversos erros banais e é apresentada uma linguagem até mesmo ingênua. Aos poucos, vai ocorrendo uma mudança enorme no estilo de escrita conforme o personagem vai experimentando um aumento da sua capacidade cognitiva. Essa capacidade de transitar por diversas formas de escrita e por conseguir transmitir o momento do personagem através das páginas do livro me fizeram ter certeza para citar essa obra nesta categoria.

3. Evolução – Um Livro com Ritmo de Leitura Alucinante!

narnia

Agora vamos ao terceiro quesito que é: Evolução – um livro com um ritmo de leitura alucinante. Bom, aqui eu vou citar Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa. Eu já citei aqui no canal que Nárnia me pegou de um jeito bem legal e acabei lendo essa história em menos de dois dias. Achei bem rápido mesmo, apesar de que é um livro curto de 191 páginas, mas mesmo assim achei uma velocidade boa.

Para quem ainda não conhece, aqui vai um pequeno resumo da história. Esse livro começa quando quatro irmãos acabam sem querer entrando no mundo de Nárnia através de um guarda-roupa mágico. Esse é um mundo fantástico, então ali os animais falam, tem faunos que são uma espécie de meio humano, meio cabra, e os próprios humanos interagem com animais. E há também uma feiticeira má que assombra esse mundo. Bom, essa história vai crescendo e evoluindo em seu ritmo, até chegar ao seu clímax com a introdução do leão Aslan, o salvador deste mundo. Ou seja, é o livro perfeito para a categoria Evolução.

4. Enredo – Um Livro com Enredo Fascinante e Bem Construído!

pachinko

Agora vamos para o quarto quesito da nossa tag de livros de carnaval, que é Enredo: um livro que tenha um enredo fascinante e bem construído, capaz de cativar os leitores da primeira à última página. Aqui eu quero citar o livro Pachinko, uma das grandes surpresas que eu tive nas minhas leituras no último ano. Pachinko, de Min Jin Lee, tem uma história incrível em que vamos acompanhando a vida familiar ao redor da personagem Sunja, que emigra da Coreia para o Japão no início do século 20, quando o Império do Japão assolava os países vizinhos.

Ou seja, aqui vamos observar uma história de marginalização de uma personagem imigrante, que vai de uma colônia até a metrópole. Esse livro é tão bem construído que você fica com vontade de conhecer mais a fundo todas as histórias dos personagens da vida de Sunja. Esse é um enredo sublime, trágico e muito real, com essa parte baseada na história que me tocou bastante.

5. Alegorias e Adereços – Uma Edição de Luxo que Impressiona!

star wars

Vamos então agora ao nosso quinto quesito da tag de livros de carnaval que é – Alegorias e Adereços – uma edição de luxo que você ficou realmente impressionado e aqui vou citar – Star Wars, a Trilogia Original, da editora Darkside. Sim, aqui temos toda a história que vimos nos filmes da trilogia original, correspondente aos filmes: Uma Nova Esperança, O Império Contra-Ataca e O Retorno do Jedi.

Essa edição se destaca pela capa detalhada em dourado, com couro, dando um toque de sofisticação digno do universo de Star Wars. As páginas de guarda não são apenas páginas, mas sim um espetáculo à parte, brilhando no escuro como sabres de luz. Ou seja, cada detalhe é cuidadosamente elaborado para criar uma experiência única. Então sim, essa edição merece ser mencionada na categoria Alegorias e Adereços.

6. Fantasia – Um Livro de Fantasia que Encantou!

a roda do tempo

E o sexto quesito dessa tag literária é: Fantasia – um livro de fantasia que te encantou. Bom, quem acompanha bastante o canal já sabe qual livro eu vou mencionar porque eu sempre falo dessa saga como a minha favorita entre as obras de fantasia

Bom, a resposta da minha tag de fantasia é, claro, A Roda do Tempo. Eu adoro como Robert Jordan criou esse universo. O sistema de magia na Roda do Tempo é original e bem elaborado. A diversidade de habilidades mágicas, aliada às suas limitações e consequências, adiciona um elemento fascinante à história dos livros. Além disso, preciso dizer que a saga aborda temas universais, como o equilíbrio entre o bem e o mal, o livre-arbítrio, a lealdade e a natureza cíclica do tempo.

E, claro, os personagens são cativantes e passam por evoluções desafiadoras ao longo dessa saga. Um breve resumo para quem não conhece, essa saga tem início na vila de Dois Rios, na região de Campo de Emond. Neste local tranquilo, a vida dos jovens Rand al’Thor, Mat Cauthon, Perrin Aybara, Egwene Al’vere e Nynaeve al’Meara toma um rumo inesperado quando descobrem serem os únicos destinados a enfrentar uma profecia sombria. Essa profecia antevê a chegada do Tenebroso, a personificação máxima do mal.

Ao longo da saga, esses jovens heróis, cada um dotado de habilidades únicas, unem forças com outros personagens marcantes, incluindo as Aes Sedai, uma ordem de mulheres detentoras do poder mágico. Juntos, eles enfrentam uma série de desafios monumentais, tudo com o propósito de impedir a iminente chegada do Tenebroso e salvar o mundo da aniquilação. Se você gosta de histórias de fantasia, essa é uma saga imperdível.

7. Comissão de Frente – Um Livro com uma Abertura Inesquecível!

guerra do velho

O sétimo quesito é Comissão de Frente: um livro com uma abertura inesquecível. Aqui eu vou só analisar a abertura de Guerra do Velho, essa obra excelente de John Scalzi, e acredito que vai ser autoexplicativo o motivo de ter escolhido esse livro. 

“No meu aniversário de 75 anos eu fiz duas coisas: visitei o túmulo da minha esposa e me alistei no exército.” 

Bom, realmente não precisa nem explicar o motivo pelo qual eu escolhi esse livro, né? Essa abertura eu não vou esquecer jamais – e digo mais, eu adoro livros que tenham esse impacto inicial assim. 75 anos, pessoal. Como e por que alguém com 75 anos se alista no exército? Vocês também não ficaram curiosos?

Bom, quem quiser saber mais sobre essa obra, aqui em cima eu deixei um card falando sobre os motivos que me levaram a dar nota 5 para ela.

8. Mestre-Sala e Porta Bandeira – Um Casal Literário!

the witcher

O oitavo quesito é Mestre-Sala e Porta-Bandeira: um casal literário. Então, aqui eu vou citar Geralt de Rivia e Yennefer de Vengerberg, que contracenam em diversos contos e nos romances de The Witcher

Assim como um casal de mestre sala e porta-bandeira deslumbra nas festividades, Geralt e Yennefer deslumbram nas páginas de The Witcher. Seus diálogos afiados, momentos de paixão ardente e a constante busca por aceitação em um mundo que muitas vezes não os compreende, tornam essa dupla uma presença magnética em cada capítulo de sua história.

9. Samba-Enredo – Seu Livro-Favorito!

duna

Agora chegamos à última pergunta que é: Samba-enredo, seu livro-favorito, aquele que você recomendaria para todos, assim como uma escola de samba apresenta seu tema principal. Aqui eu vou citar Duna, de Frank Herbert. Já comentei aqui que ele foi meu livro favorito do ano que passou. Eu, particularmente, gosto do tema de ficção científica e o universo de Duna é tão bem construído que dá gosto de ler e acompanhar a evolução dos personagens. Além disso, ele tem vários aspectos mitológicos e de fantasia, que acrescentam um molho a mais na trama.

Assim como uma escola de samba expressa sua paixão através do samba-enredo, Duna ultrapassa as páginas com sua narrativa envolvente, personagens complexos e temas atemporais. A dança das palavras aqui conduz os leitores por um desfile de emoções, revelando camadas profundas de significado e reflexão. E quem quer saber mais sobre a obra, vou deixar um card aqui em cima explicando tudo.

Conclusão (Melhores Livros de Carnaval)

Bom, melhores leitores, assim eu finalizo a minha tag de livros de carnaval. E eu também quero ver nos comentários as suas respostas para essas perguntas. 

E também quero convidar você que é criador de conteúdo a também responder essa tag no seu blog, Instagram literário ou em outra rede que você utilize. Ela é original aqui do blog (e também você pode encontrar lá no canal do YouTube), então você ajudaria se der os créditos ou utilizar o link para referência.

Com isso, finalizo o post e espero que vocês tenham gostado e nos vemos na folia. Até a próxima!

Gostou da nossa tag de livros de carnaval? Veja também outros artigos recentes do blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *