Jake Brigance – Ordem do Primeiro Sucesso de John  Grisham

[cn-social-icon]

Neste artigo, iremos conhecer a ordem dos livros de Jake Brigance. Apesar de ser mais popular no Brasil pelo filme Tempo de Matar, é uma das séries de livros mais clássicas entre os thrillers jurídicos e já vendeu milhões de exemplares ao redor do mundo. É uma das maiores criações de John Grisham, um dos maiores escritores do gênero. O primeiro volume da série foi o primeiro livro publicado pelo autor, em 1989, que logo conquistou o público, atingindo o topo das listas de best-sellers.

Jake Brigance é um advogado. Um herói do júri, que se coloca em tramas investigativas muito perigosas para defender o lado que lhe parece autêntico, procurando combater injustiças cometidas no sistema judiciário. As narrativas, com a escrita tão envolvente do autor, trazem muito suspense, pois o protagonista acaba por incomodar pessoas poderosas que vão fazer de tudo para tirá-lo de jogo.

Tempo de Matar, primeiro livro da série, fez muito sucesso e, por isso, na década seguinte, ganhou uma adaptação para as telonas. O filme de 1996 teve uma arrecadação em bilheteria de 152 milhões de dólares.

Segundo a Publishers Weekly, o autor em questão é simplesmente o sexto mais lido dos Estados Unidos. Então, tenha certeza de que se trata do mais alto nível literário e vale a pena conferir um artigo sobre os 12 melhores livros de John Grisham.

>>> Antes de prosseguir com a ordem dos livros de Jake Brigance, eu tenho uma sugestão para você: não perca mais nenhuma publicação do nosso blog, se inscrevendo nos nossos outros canais de comunicação. Você será avisado sempre que sair um novo post → Canal no Youtube, Canal do Telegram e Instagram.

1 – Tempo de Matar

Tempo de Matar jake brigance

Em Tempo de Matar, publicado em 1989, John Grisham mostra seu talento ao mundo. Aqui, conhecemos Jake Brigance, diante de uma trama um tanto quanto perturbadora, que trata de assuntos importantes da sociedade, como o racismo, além de questões do sistema judiciário. Este é o primeiro volume da ordem dos livros de Jake Brigance.

Em Clanton, uma cidadezinha rural do Mississippi, a pequena Tonya Hailey sofre uma das maiores crueldades que uma criança poderia sofrer. A menina negra é estuprada por 2 homens brancos e abandonada para morrer. Os seres repudiáveis são encontrados num bar conversando como se tivessem orgulho do que acabaram de fazer.

Os indivíduos vão a julgamento. No entanto, o pai da vítima não quer deixar a justiça para o júri e resolve entrar no subsolo do fórum e matar os 2 com tiro de fuzil. E agora? Será que ele deve ser punido? Ou será que deve ser absolvido?

As opiniões se dividem, o caso atrai a atenção de todo o país, que assiste fascinado ao julgamento. Cabe a Jake Brigance, o jovem advogado, assumir o caso e defender Carl Lee, o pai de Tonya. Mas, nesta situação, ele também terá de defender sua própria vida.

Além da narrativa tão bem desenvolvida e cativante, um outro grande mérito do autor é trazer a reflexão sobre aspectos questionáveis da justiça e, em uma época ainda de integração racial nos EUA, destacar a realidade da violência racial no país.

2 –  Sycamore Row

Sycamore Row

Este é o segundo volume da ordem dos livros de Jake Brigance. Neste novo suspense, o autor leva os leitores de volta ao cenário da cidade fictícia Clanton, no Mississippi, e voltamos a acompanhar o personagem mais popular criado por John Grisham.

Infelizmente, não temos a tradução deste romance para Português, por isso, mantivemos o título original. Porém, é uma boa opção de leitura para aqueles que entendem o Inglês.

Sicômoro é a tradução de Sycamore, que é uma espécie de figueira. O título do livro se dá porque as árvores têm uma grande importância para o enredo, embora o significado fique realmente claro somente no final.

Seth Hubbard é um homem branco de alta classe que sofre de um grave câncer de pulmão. Sem confiar em ninguém, antes de se suicidar enforcando-se em um Sicômoro, deixa um testamento. Então, ele descansa, mas sua atitude deixa para aqueles que ficam uma grande confusão e um clima de tensão enorme. Seus filhos, sua empregada (negra) e Jake Brigance envolvem-se em um conflito que é tão cativante quanto ao que, 3 anos atrás, tornou o advogado um nome tão notável no Mississippi.

O testamento de Hubbard levanta uma série de dúvidas e inconformidades. Por que ele deixaria quase toda sua fortuna para a empregada? Será que o moribundo tinha condições psíquicas para formular um testamento quando o fez? E qual a ligação que tudo isso tem com o pedaço de terra Sycamore Row.

3 – Tempo de Perdoar

tempo de perdoar jake brigance

Tempo de Perdoar é o terceiro volume da ordem de livros de Jake Brigance. No entanto, você pode encontrar na Amazon como se fosse o segundo volume. Isso acontece porque no Brasil só temos dois volumes traduzidos, e este é o segundo.

Clanton já se tornou um cenário marcado na mente dos fãs de Jake e agora estamos de volta na cidadezinha do condado fictício de Ford.

Stuart Kofer é um policial muito conceituado na região. O que as pessoas não sabem é que enquanto ele se afunda na bebedeira, sua namorada e os filhos dela são os que sofrem com os seus ataques.

Dessa forma, certa noite, o policial agressivo perde a linha e espanca a mulher mais uma vez, deixando-a desacordada. Drew, o jovem de 16 anos, já não aguenta mais a situação e não vê outra saída senão fazer justiça com as próprias mãos.

Assim, o garoto angaria o ódio da população, por ser considerado um assassino de policiais. Um caso que nem mesmo Jake faria questão de assumir… Até saber o que de fato aconteceu naquela noite.

O Advogado não vai descansar até conseguir salvar o garoto da câmara de gás, apesar de correr sérios riscos por isso.

Mais um drama emocionante que podemos viver através da pele de Jake Brigance, o herói popular que nos faz refletir sobre a justiça e seus diversos deslizes e contrapontos.

4 – Sparring Partners

Sparring Partners

Este é o quarto volume de uma das séries de thrillers jurídicos mais badaladas da história da literatura. Ford County é palco de muitas das narrativas de John Grisham e em Sparring Partners Jake Brigance está de volta àquela nostálgica terra.

Este, na verdade, é um volume com 3 pequenas histórias. Veja quais são:

Em Homecoming, Jake é chamado para ajudar um velho amigo que se chama Mack Stafford, um ex-advogado. Mack, tempos atrás, se tornou muito conhecido em Clanton, quando roubou dinheiro de clientes, pediu falência, deixou sua família e foi embora. Agora, ele está de volta e precisa do apoio de seus amigos Jake e Harry.

Outra história apresentada é Strawberry Moon, que conta o drama de Cody Wallace, um jovem condenado à morte há apenas 3 horas da execução. Seus advogados não têm recursos para contornar a situação e, à medida que o tempo passa, a trama fica mais tensa. Mas, Cody tem um pedido final…

A terceira trama é aquela que intitula o livro: Sparring Partners. Eles são os irmãos Malloy, Kirk e Rusty, que são dois advogados herdeiros de uma firma deixada pelo seu pai quando foi preso. Os dois se odeiam e se evitam a todo tempo. Assim, agora a firma vai de mal a pior e essa situação explode no colo de Diantha Bradshaw, a pessoa de confiança dos Malloy. Ela pode salvá-los ou pode tomar uma atitude para salvar a si mesma…

Gostou de conhecer a ordem dos livros de Jake Brigance? Veja também outros posts recentes do blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *