evidencias de uma traição resenha

Evidências de Uma Traição – Resenha do Livro

Evidências de Uma Traição é um novo romance de Taylor Jenkins Reid, uma autora conhecida por ser mestre em desenvolver personagens que se confundem com pessoas reais. Com suas histórias sobre amor, esperança e família, Reid transporta o leitor para um universo cheio de lições incríveis, e demonstraremos em nossa resenha de Evidências de Uma Traição que esta obra não seria diferente. 

Nessa nova trama, a autora irá trazer quatro personagens que terão suas vidas marcadas por uma situação em comum. 

Quando Carrie Allsop descobre que o seu esposo, Ken Allsop, está tendo um caso com outra mulher, seu mundo começa a ruir. E para piorar, ela encontra diversas cartas que seu marido escreveu e recebeu de uma mulher chamada Janet. 

“É engraçado o que a cabeça inventa para tentar nos poupar da verdade." Pág. 20.

Irresignada, Carrie resolve escrever uma carta para o esposo de Janet, David Mayer, para contar essa triste situação. Contudo, a história se passa em 1976, ou seja, as cartas demoravam cerca de um mês para chegar nas residências. 

Sem saber se David havia recebido sua carta, Carrie começa a se questionar o que poderia levar o seu marido a traí-la, uma vez que ela havia largado os estudos, para se tornar professora, para seguir David e o seu sonho de ser médico. 

➜ Está gostando da nossa resenha de Evidências de Uma Traição? Esse texto foi escrito após um convite ao IG literário @blogleituranna, criado pela autora Anna Luíza Tenório. O blog Os Melhores Livros também está presente no YoutubeTelegram e Instagram, nos quais você terá acesso a textos como esses e também diversos outros guias de leitura postados diariamente aqui no blog!

Incrédulo

Enquanto isso, David recebe a carta de Carrie e não consegue acreditar nas palavras escritas por uma completa desconhecida. Aprincípio, ele não acredita. Afinal de contas, poderia ser uma mulher querendo destruir a sua família, mas com o passar dos dias, ele começa a observar sua esposa, e percebe que ela poderia estar sim mantendo uma relação extraconjugal. 

“Obrigada por me ajudar a levantar um pouco a cabeça em uma época em que tenho todos os motivos para desmoronar." Pág. 87.

Sem escolhas, David responde a carta Carrie. Assim, começa a narrar as suas suspeitas e, claro, se lamenta por achar que a traição de Janet poderia ser sua culpa. 

David Mayer é professor em diversas escolas. Pai de quatro filhos, ele se orgulha da família que tem, mas se preocupa com a sua difícil situação financeira. Diferente de Carrie, por exemplo, que luta a dez anos para ter um filho e não consegue. 

"As pessoas erram, são injustiçadas, triunfam, são felizes, tristes e orgulhosas. Podem se arrepender ou não. São humanas. É isso que deixa tudo tão verdadeiro." Pág. 11.

Mesmo tendo procurado diversos profissionais, e ambos não encontrarem nada de errado com ela, os médicos são unânimes em alegar que a “culpa” é de Carrie, e não do seu marido Ken. Já Janet, esposa de David, mesmo possuindo condições para trabalhar, optou por ficar em casa e cuidar dos filhos e de todo o resto. 

Sem acreditar, Carrie recebe a carta de David e fica contente em saber que poderá ter alguém para conversar. É nessa troca de cartas que Carrie e David desabafam sobre suas vidas, e tentam entender o que levou seus parceiros a cometerem essa traição. 

Romance Epistolar e Papel Social

evidencias de uma traição

O romance epistolar é caracterizado como uma história narrada através de cartas, onde todas as emoções e sentimentos dos personagens só poderão ser descritos através dos textos que eles próprios desenvolvem dentro da narrativa. Em Evidência de uma Traição, a escritora Taylor Jenkins Reid estrutura todo o livro em cartas trocadas entre Carrie e David e Janet e Ken.

Nas primeiras cartas trocadas entre David e Carrie, o leitor consegue enxergar toda a dor e frustração que os personagens estão passando. Contudo, o ponto alto da história, sem dúvidas, é a troca de cartas entre Janet e Ken. Os dois se conheceram em uma conferência em uma cidade na Califórnia e se interessaram um pelo outro. E, mesmo sendo comprometidos, sentiam uma atração inigualável. Em algumas cartas, Janet se queixa o quanto a sua vida é limitada e vazia.

Essa é uma outra característica do livro pois, por ser ambientada na década de setenta. Portanto, uma as mulheres desempenhavam papéis sociais muito diferentes da realidade de hoje, e isso faz com que a autora tente mostrar o outro lado da traição. 

“Mentir ficou muito mais fácil do que falar a verdade. Não lembro quando foi que as coisas se complicaram tanto. Mas já faz anos que a vida virou uma simples questão de sobrevivência". Pág. 48”

Quanto ao Ken, ele exerce o papel de provedor da casa, ou seja, que sustenta financeiramente a família, não deixando que Carrie trabalhe ou volte a estudar. Diferente de David, Ken é um esposo ríspido e sem afeto por sua esposa, mas sempre esperando que Carrie exerça sua posição de esposa. 

A Troca de Confidências

Por outro lado, a troca de confidências entre Carrie e David vai ficando mais forte, ao ponto deles se encontrarem em diversos momentos e despertarem sentimentos muito genuínos. Mesmo em meio às tentativas de tentar entender o que pode ter levado a traição dos seus cônjuges, os dois começam a perceber que possuem muito em comum.

“Estou tentando ser mais como você, da melhor maneira que posso. Você é incrível, Carrie Ann." Pág. 81.

 Mas, mesmo com esse envolvimento, os dois estão convictos com seus sentimentos e não querem se arriscar a abandonar suas vidas e parceiros. Não somente essa, mas muitas lições são estampadas para o leitor, mostrando o quanto a autora consegue mexer com todos os sentimentos racionais dos seus fãs. 

Conclusão da Resenha de Evidências de Uma Traição

Concluímos nossa resenha de Evidências de Uma Traição ressaltando que, assim como em todos os seus livros, Taylor Jenkins Reid deixa o seu leitor animado e apaixonado por suas histórias. Em Evidências de uma Traição acompanhamos os dois lados de uma traição: os que estão traindo e aqueles que estão sendo traídos. 

E, mesmo com uma história curta, todas as cartas e páginas dos casais carregam a mais pura emoção e remorso por situações do cotidiano e do passado. 

Com personagens sensíveis, relatos pessoais e amores verdadeiros, o leitor curte uma história linda, arrasadora, mas sincera. Sem dúvidas, essa será a sua próxima leitura!

Gostou de conhecer essa resenha de Evidências de Uma Traição? Veja também outros artigos recentes do blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *