com amor simon ordem

Com Amor, Simon – Livros do Simonverso em Ordem

O nome de Becky Albertalli vem ganhando muita força no mercado editorial. Em território nacional, a Editora Intrínseca é incumbida de trazer as obras da autora adaptadas para nosso idioma. Neste artigo, apresentaremos a ordem dos livros de Com Amor, Simon. Até o momento, este é o maior sucesso da escritora americana.

O nome Becky Albertalli virou sensação nas livrarias pelo mundo após a publicação do primeiro volume do Simonveso em 2015. Inicialmente, o livro foi publicado no Brasil com o nome Simon vs, A Agenda Homo Sapiens. Porém, o livro ganhou uma adaptação de muito sucesso para o cinema — arrecadou 66,32 milhões de dólares — estrelada por Nick Robinson e Katherine Langford. Essa adaptação teve o título de Com Amor, Simon, então a Intrínseca resolveu publicar o livro novamente com outra capa e com o título do filme.

Becky é formada em psicologia, além de ser uma romancista contemporânea. A escritora se diferencia bastante por sua proposta de produzir romances para uma demanda ainda com pouca atenção, como no caso da comunidade LGBT, o que é uma grande força na luta contra a homofobia e na construção de uma sociedade moderna mais tolerante. Inclusive, por esses dias, publicamos um outro texto aqui no blog sobre uma outra obra de Becky chamada E Se Fosse A Gente?, que é um outro romance com uma proposta parecida, porém, é uma obra ainda mais recente.

Antes de prosseguir com a ordem dos livros de Com Amor, Simon, eu tenho uma sugestão para você: não perca mais nenhuma publicação do nosso blog, se inscrevendo nos nossos outros canais de comunicação. Você será avisado sempre que sair um novo post → Canal no Youtube, Canal do Telegram e Instagram.

1 – Com Amor, Simon

Com Amor, Simon ordem

Com Amor, Simon, obviamente, é o primeiro na ordem dos livros do Simonverso. A trama de chantagem e a tensão social, num primeiro momento, podem dar a entender que o livro tem um clima pesado, mas, na verdade, a escrita tão simples e descontraída mantém a leveza da narrativa.

Simon é um garoto de 16 anos do ensino médio; e o detalhe mais importante: ele é gay. Ele ainda não assumiu, mesmo que sua família e amigos sempre o apoiem. Ele não entende por que é necessário essa coisa de assumir… Ninguém assume que é hétero.

Certo dia, um misterioso garoto que se intitula Blue fez uma postagem anônima e Simon, sentindo identificação, entrou em contato. Logo, as trocas de e-mails eletrônicos se tornaram recorrentes e o relacionamento virtual começa a subir degraus para além da amizade. No entanto, nenhum sabe a identidade do outro.

A trama começa quando um garoto do colégio chamado Martin descobre sobre a sexualidade dele e que troca mensagens com outro homossexual. O garoto pretende chantageá-lo para que Simon faça o que ele quer. 

O protagonista lida bem com a situação, pois não acha que seja motivo de vergonha suas questões pessoais, todavia, há motivos para que, tanto Simon quanto Blue, queriam manter a discrição. Isso faz com que o personagem principal tenha que enfrentar seus medos e o coloca em um processo de amadurecimento. Assim, o livro apresenta, além de um romance, uma jornada de autodescobrimento e formação da personalidade do protagonista.

2 – Os 27 Crushes de Molly

Os 27 Crushes de Molly

Os 27 Crushes de Molly é o segundo volume da ordem dos livros de Com Amor, Simon. Apesar de ser uma história totalmente independente da primeira narrativa, se passa dentro do Simonverso. Inclusive, Molly, a protagonista, é prima da melhor amiga de Simon.

Molly é uma judia de 17 anos que enfrenta uma série de dramas pessoais por não estar dentro dos padrões impostos pela sociedade. Na verdade, ela lida bem com sua aparência física, o problema são as pessoas ao redor. O bullying e os comentários preconceituosos a consomem. Aliás, em sua própria casa isso é um incômodo, pois tem de lidar com as comparações que fazem entre ela e sua irmã, Cassie, que é magra. Por conta dessas coisas, Molly desenvolveu ataques de pânico e agora toma remédios para controlar a ansiedade.

A protagonista já reuniu 26 crushes, mas até agora nenhum beijo. Ela não costuma despertar a atenção dos caras e por sua timidez e insegurança nunca foi capaz de tomar a iniciativa. Contudo, Molly está determinada a virar esse jogo de uma vez. Agora, dois garotos estão na sua mira. Qual deles levará o título de crush 27?

Um deles se chama Will, o irmão de Mina, nova namorada da sua irmã. Este parece ser a melhor opção, pois é ruivo, charmoso, bonito e, além disso, vai te aproximar mais de sua irmã novamente.

Sua decisão poderia ser muito fácil se não fosse um problema chamado Reid. Ele não é um grande sedutor quanto o outro. Ele é esquisito, gosta de fantasias e usa tênis brancos um tanto excêntricos. Mas… Vai mexer com a cabeça dela! Ou melhor… Com o coração!

Becky Albertalli, mais uma vez, apresenta sua escrita descontraída e cômica e buscando sempre a representatividade das minorias em seus romances.

3 – Leah Fora de Sintonia

leah Fora de Sintonia

Este é o terceiro livro na ordem dos livros de Com Amor, Simon. Neste volume vamos mergulhar nos complexos dramas de Leah, a melhor amiga de Simon. Este livro é protagonizado por ela, mas os leitores podem matar a saudade dos personagens tão apaixonantes já conhecidos do primeiro livro.

Leah Fora de Sintonia começa faltando poucos meses para o fim do ensino médio e, então, o grupo de amigos que conhecemos no primeiro volume terá de lidar com a separação. 

Leah é completamente avessa a demonstrações públicas de afeto, detesta clichês adolescentes, odeia o novo namorado de sua mãe e as pessoas fofas e felizes te dão náuseas. Ela sempre foi emocionalmente muito complicada e nunca foi de expor tanto suas tramas pessoais, como no caso da sua sexualidade: seus amigos não sabem que ela é bissexual.

Agora, Leah vai ter de se despedir de seus amigos, de sua família, de sua banda e de tudo que conhece, mas o pior de tudo é que ninguém faz ideia de que ela está apaixonada por uma pessoa improvável: a namorada hétero do seu melhor amigo!

Há pouco tempo ela parecia odiar essa garota, mas agora ela não sai mais da sua cabeça e o sentimento fica mais forte à medida que as duas se aproximam.

Mais uma vez, o enredo pode dar a entender que se trata de uma narrativa muito densa, porém, a fluidez e leveza da escrita de Becky tratam de tornar o livro gostoso de ser consumido. Não é como se a narrativa apresentasse cenas trágicas e dramáticas o tempo todo.

4 – Com Amor, Creekwood

Com Amor, Creekwood

A galerinha de Creekwood foi como uma flecha nos corações dos leitores mais apaixonados. Durante os livros anteriores, os personagens tão carismáticos que acompanhamos no ensino médio conquistaram o público, o que pode ser comprovado com o grande sucesso em vendas que todos os livros do Simonverso fizeram.

No terceiro entre os livros de Com Amor, Simon, observamos o grupinho se despedindo do ensino médio. Despedidas sempre são tristes e deixam saudades, por isso, Becky Albertalli nos dá a oportunidade de encontrar os queridos personagens novamente em Com Amor, Creekwood.

Esta narrativa se passa depois de Leah Fora de Sintonia, onde podemos descobrir o que aconteceu após a formatura e saber como eles estão lidando com o primeiro ano na universidade. O ensino médio terminou, mas a ligação que eles construíram em Creekwood vai muito além de uma amizade de colégio, de forma que nem muitos quilômetros de distância podem desfazer os elos. Simon e Blue continuam apaixonados e a saudade entre os dois é intensa. Sortudas são Leah e Abby, que dividem o quarto e não se desgrudam por nada.

Os eternos amigos se comunicam através de e-mails divertidos, como no primeiro livro, mas também sensíveis e profundos, demonstrando a intimidade que ainda é a mesma entre eles. É nessas condições que podemos acompanhá-los durante esse grande processo de crescimento em direção a vida adulta; uma fase que pode ser complicada, mas é também uma fase de momentos marcantes e emocionantes.

Conclusão

Viva Albertalli por essa grande obra! Por atender um grande público que ainda não tem tanta representatividade na literatura, nos cinemas e nas diversas mídias.

Enfim… Se você gostou dos enredos dos livros de Com Amor, Simon, compartilhe com seus amigos e ajude a construir uma sociedade mais receptiva à pluralidades.

E se você acha que faltou alguma informação relevante no texto, deixe seu comentário abaixo para que possamos ajudá-lo.

Gostou de conhecer a ordem dos livros do Simonverso? Veja outros posts recentes do blog!

Crédito de foto: Intrínseca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.