as provações de apolo ordem

As Provações de Apolo: Ordem e Muita Mitologia

Neste artigo, vamos falar da ordem dos livros de As Provações de Apolo, de Rick Riordan. Uma fantasia excepcional baseada na mitologia greco-romana, uma especialidade do autor, que desenvolveu um vasto universo fictício que vai além da série de que falaremos aqui hoje.

As Provações de Apolo faz parte do universo de Percy Jackson, assim como Os Heróis do Olimpo. A série, lançada no Brasil em 2016 pela Editora Intrínseca, é uma continuação desses dois sucessos que acabei de citar.

Rick Riordan… Este nome é realmente muito respeitado no meio editorial. Muitas pessoas o consideram como um dos melhores escritores de obras infanto-juvenis, se não o melhor. Já falamos sobre obras deste mesmo autor algumas vezes aqui no blog, pois ele já desenvolveu muitos outros universos fantásticos que tomaram enormes proporções, a exemplo de Magnus Chase — baseado em Mitologia Nórdica —, As Crônicas dos Kane — baseado em Mitologia Egípcia — e muitas outras.

*Alerta des spoilers no conteúdo

>>> Inscreva-se em nosso canal no Telegram e no nosso canal do Instagram para receber informações novas sempre em primeira mão.

1 – O Oráculo Oculto

O Oráculo Oculto

O Oráculo Oculto é o primeiro volume na ordem dos livros de As Provações de Apolo, que segue na sequência do universo mitológico de Riordan iniciado com Percy Jackson.

Despertar a fúria de Zeus pode trazer consequências terríveis até mesmo para um deus. No entanto, que tipo de punição poderia atemorizar um deus? Ser designado a viver uma vida mortal! Isso é o que acontece com Apolo, que, após a guerra com Gaia, é expulso do Olimpo e mandado para a Terra.

Isso sim é algo inusitado: um deus acordando no lixo em um beco sujo em Nova York. Apolo está prestes a viver os momentos mais perturbadores de sua existência, experimentando a mortalidade no corpo de um adolescente espinhento, de porte físico nada atlético e que se chama Lester Papadopoulos.

Agora, como um ser limitadíssimo, ele terá de aprender a sobreviver no confuso e hostil mundo dos humanos e descobrir o que fazer para conquistar novamente a graça de Zeus, o deus dos deuses.

Ser um ser tão divino em um corpo tão frágil será das tarefas mais difíceis, principalmente quando se tem inimigos altamente assustadores — deuses, criaturas mitológicas horripilantes e ex-imperadores com planos sanguinários em mente.

Após ter chegado ao acampamento Meio-Sangue com a ajuda de Percy Jackson e Meg McCaffrey — uma semideusa esquecida pelas ruas de Nova York —, Lester descobre que alguma coisa está muito errada: muitos semideuses desapareceram e o Oráculo de Delfos, aparentemente, perdeu os poderes. Ninguém sabe o que realmente está acontecendo e, então, o temor vem se espalhando entre aqueles que ainda não sumiram.

Assim, Apolo e sua estranha amiga, Meg, se envolvem numa investigação sobrenatural, onde o protagonista passará por grandes provações até descobrir o que aconteceu com o Oráculo e os semideuses.

2 – A Profecia das Sombras

A Profecia das Sombras

Este é o segundo volume da ordem dos livros de As Provações de Apolo. Em A Profecia das Sombras, a vida mortal de Apolo no corpo de Lester continua nada fácil. Após ter aceitado ser o servo de uma semideusa na missão de salvar o Oráculo do Bosque das mãos de Nero, o protagonista se vê diante de mais uma jornada cheia de conflitos. Assim, ele tem certeza de que o caminho de volta para o Olimpo é uma estrada abarrotada de obstáculos e sofrimento.

Em sua nova missão, Papadopoulos vai precisar encontrar o próximo oráculo da lista — uma caverna atemorizante que, entretanto, pode ser muito importante na busca de Apolo pela sua divindade. Esse oráculo tem muito mais a ver com ele, pois envolve um passado obscuro do ex-deus do Sol e essa busca pode ser fatal.

E, compondo o cenário apavorante, um antigo imperador romano sanguinolento está causando muitos problemas. Um vilão por quem até Nero tem temor e que Apolo conhece muito bem.

Em A Profecia das Sombras, acompanhamos mais uma aventura extremamente cativante, numa narrativa onde a escrita de Rick Riordan, como de costume, torna a leitura única, prazerosa e cômica.

Lester contará com a ajuda de muitos companheiros já conhecidos e, também, muitos aliados improváveis, que compõem um grande elenco de personagens em um universo amplo e profundo.

3 – O Labirinto de Fogo

O Labirinto de Fogo

Este é o segundo livro da série As Provações de Apolo. Após ter salvo mais um oráculo na última trama, Lester Papadopoulos terá de ir em busca do terceiro entre os 5 oráculos desaparecidos e que estão nas mãos de cruéis ex-imperadores conhecidos da história.

Apolo está diante de mais uma aventura cheia de perigos! Agora, temos a Califórnia como cenário, onde o protagonista irá descer até o Labirinto de Dédalo para impedir que o vilão, um ex-imperador, chegue ao poder. Prefiro não dizer qual é o imperador, pois tenho certeza que será uma excelente surpresa quando você descobrir por si mesmo.

As Provações de Apolo são um grande afago para o coração dos fãs desse universo criado por Riordan, pois além dos muitos novos personagens, nos reencontramos com figuras já conhecidas das séries Percy Jackson e Os Heróis do Olimpo.

Em O Labirinto de Fogo, nos despedimos temporariamente de alguns personagens que estavam nos volumes anteriores, que dão lugar a novos coadjuvantes, mantendo uma narrativa muito rica e diversificada, mas não tão cheia a ponto do autor não conseguir dar a profundidade necessária para cada um.

Quanto ao personagem principal, é muito interessante observar seu desenvolvimento. Apolo ainda continua com seu ego inflado, mas, após esse tempo vivendo como mortal, o deus começa a abrir os olhos para aspectos da vida que nunca tinha dado importância, como a amizade.

4 – A Tumba do Tirano

A Tumba do Tirano

Chegamos ao quarto volume na ordem de As Provações de Apolo e a situação do protagonista continua crítica, pois ainda há ex-imperadores bem hostis em seu caminho para recuperar os 5 oráculos perdidos e voltar para casa. Ele não vê a hora de voltar a ser o magnífico deus do Sol e da paquera, com toda sua beleza divina.

Mas ainda sem seus poderes, o protagonista precisa se contentar com o corpo de Lester Papadopoulos e continuar em sua missão. Assim, em A Tumba do Tirano, Lester tem de correr até o Acampamento Júpiter, onde se encontram os semideuses romanos, que precisam de ajuda para se defender dos temidos imperadores e seus planos malignos de destruição e morte.

Ao decorrer da narrativa, vem se desenhando um conflito que culminará em uma grande batalha, que pode ser a mais perigosa até agora. Dessa forma, será necessária a ajuda de aliados importantes para evitar o desastre definitivo, então, poderemos acompanhar personagens como Hazel, Frank, Tyson, Reyna e Ella na luta pelo bem.

Ironicamente, a única chance dos mocinhos está adormecida na tumba de um tirano romano muito conhecido pela sua crueldade; um dos piores de toda a história! Assim, acompanhamos Apolo e Meg tentando descobrir onde fica esta tumba, que faz parte da grande profecia que permeia toda a narrativa. A cada trama que passa, a desejada volta ao Olimpo se mostra uma jornada que chega ao nível de quase impossível.

5 – A Torre de Nero

A Torre de Nero

Este é o quinto volume na ordem dos livros de As Provações de Apolo. Em A Torre de Nero, Rick Riordan dá um desfecho saciante aos leitores da saga. Apesar disso, a sensação de despedida é sempre triste, principalmente quando há tantos personagens tão carismáticos.

Depois de todas as batalhas que Apolo e seus amigos travaram até aqui: depois de enfrentar criaturas terríveis; depois de derrotar vários ex-imperadores sanguinários; depois de salvar os oráculos que estavam na total escuridão, o protagonista ainda tem um grande desafio pela frente, que o separa da volta ao Olimpo.

Apolo e Meg terão de retornar ao lugar onde tudo começou: Manhattan, em Nova York, onde eles precisam derrotar Nero, que está prestes a colocar seus planos horríveis em prática. Apolo também terá de lidar com uma vilã nada fácil: sua arqui-inimiga Píton, que deseja dominar o Oráculo de Delfos.

Nessa narrativa cheia de seres bem excêntricos e até engraçados, o personagem principal contará com a ajuda de seus amigos semideuses para enfrentar um grande mal que está por vir — uma profecia sombria indica que teremos um final eletrizante e assustador.

Conclusão

Rick Riordan, mais uma vez, demonstra porque angariou tanta popularidade entre os jovens leitores. Em As provações de Apolo, ele traz todas as características de suas obras, que se espalharam pelas livrarias do mundo. Um humor aguçado, uma escrita inconfundível e um enredo excepcional dentre outras inúmeras qualidades.

Bom, espero que tenha gostado deste artigo e que tenha conseguido as respostas que procurava. Se isso aconteceu, compartilhe este texto com seus amigos leitores para ajudar no crescimento do nosso blog.

Gostou de conhecer a ordem dos livros de As Provações de Apolo? Veja outros posts recentes do blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.