a escola do bem e do mal ordem

A Escola do Bem e do Mal – Ordem dos livros de Soman Chainani

Neste artigo, você vai conhecer a ordem dos livros de A Escola do Bem e do Mal, uma fantasia que vem fazendo muito sucesso nos últimos anos. Trata-se de uma série de livros young-adult escrita por Soman Chainani.

A saga foi publicada originalmente em 2013 pela editora HarperCollins e, no ano seguinte, chegou ao Brasil pela editora Gutenberg. A série conta com 6 livros além de um volume complementar. No entanto, este volume complementar ainda não foi traduzido para o Português.

Com esta obra contemporânea, Soman traz a sua perspectiva sobre os contos de fada. Um enredo cativante que refletiu num grande sucesso literário — embora tenha sido muitas vezes criticado pela falta de originalidade e clara influência dos conceitos de Harry Potter — e agora chega às nossas telinhas através do streaming da Netflix, em 19 de outubro de 2022.

Entre elogios e críticas, A Escola do Bem e do Mal vai alcançando altos patamares na indústria literária e cinematográfica. O filme, produzido por Paul Feig, é uma aposta alta que só pode ser compensada por grandes valores obtidos, que no cinema seriam esperados grandes números de bilheteria.

Em duas horas e meia de muito, muito CGI e atores famosos como Charlize Theron e Laurence Fishburne — que certamente foram gastos significativos no orçamento —, o longa traz a história das duas improváveis amigas: Sophie, uma jovem com ares de uma princesa e Agatha, uma garota rebelde e com uma vibe sombria.

Antes de conhecer a ordem dos livros de A Escola do Bem e do Mal, gostaria de fazer uma recomendação: se você gosta dos conteúdos do nosso blog, se inscreva nas nossas outras redes de comunicação para receber cada novo post em primeira mão → Canal do Telegram, Canal do Youtube e Instagram.

1 – A Escola do Bem e do Mal

A Escola do Bem e do Mal

A Escola do Bem e do Mal é o primeiro livro na ordem da série de Soman Chainani. O autor nos leva, primeiramente, ao povoado de Gavaldon. Misteriosamente, há cada 4 anos nessa pequena região, dois adolescentes costumam sumir; e isso já acontece há mais de 2 séculos.

Quando o momento indesejadamente esperado se aproxima, os moradores que são pais logo se enchem de temor e se ocupam de tentativas vãs e desesperadas de evitar o possível sequestro.

Uma antiga lenda diz que os jovens desaparecidos são levados para a Escola do Bem e do Mal, onde eles estudam para se tornar heróis ou vilões e, então, retornam nos livros de contos-de-fada.

É neste contexto que conhecemos as duas protagonistas. Apesar de todos estarem tomados pela preocupação, a jovem Sophie está eufórica pela chegada do grande momento, pois acredita que nasceu para ser uma princesa de contos-de-fada. Por isso, sempre se comporta como uma boa garota, tentando provar sua qualidade para tal.

Enquanto isso, Agatha, sua amiga um tanto gótica, que grande parte do tempo pode ser encontrada no cemitério, trata a situação com desdém. No entanto, ao tentar impedir que Sophie seja raptada, Agatha é levada junto à sua amiga para a Escola do Bem e do Mal.

Porém, a maior surpresa é que, ao contrário de todas as expectativas, Sophie é colocada na escola do mal, enquanto Agatha, na do bem!

2 – Um Mundo Sem Príncipes

Um Mundo Sem Príncipes

Um Mundo Sem Príncipes é o segundo na ordem dos livros de A Escola do Bem e do Mal. Após todos os conflitos ocorridos no primeiro volume, Agatha e Sophie estão de volta ao vilarejo de Gavaldon.

Após as vitórias e por serem as únicas a voltarem daquela escola, agora são vistas como verdadeiras heroínas pelo povo do vilarejo. O início da narrativa mostra as protagonistas envoltas em um clima hospitaleiro e harmônico, mas é claro que a calmaria não dura muito tempo. As duas ainda anseiam por algo que estão procurando desde o início: o “final feliz”.

Já faz alguns meses desde a volta das garotas e Sophie se enche de desprazer ao observar seu pai planejar o casamento com a mulher que havia sido a melhor amiga da sua mãe. Enquanto isso, Agatha lida com um sentimento sufocante, pois a paixão que ela encontrou quando ainda estava na escola foi interrompida quando teve de voltar para casa.

Assim, mesmo que as duas tenham alcançado o status de heroínas e estarem em casa, assuntos mal resolvidos as levam de volta à Escola do Bem e do Mal, que agora, sob uma nova direção, está totalmente diferente. Antes, a escola era dividida entre as vertentes do bem e do mal, mas agora é dividida entre meninos e meninas. E a rivalidade se intensifica ainda mais!

Desta forma, a narrativa vai tomando um rumo inesperado e o elemento que mais sofre provações é a amizade de Agatha e Sophie.

3 – Infelizes Para Sempre

Infelizes Para Sempre

Infelizes Para Sempre é o terceiro volume da ordem dos livros de A Escola do Bem e do Mal. Após muitas reviravoltas, idas e vindas, a narrativa nos mostra um cenário onde Sophie e Agatha estão realmente separadas.

Após a grande confusão causada entre os meninos e meninas no segundo volume, as duas estavam de volta à escola, onde Agatha teve certeza de que seu final feliz era com o príncipe Tedros e onde agora Sophie, com a força de um beijo, ressuscita o diretor.

Ele retornou no corpo de um belo rapaz, porém suas linhas de pensamento parecem intactas e, em seu primeiro ato, mandou Agatha de volta à Gavaldon. Um ato que surpreendentemente teve o consentimento de Sophie, que logo se arrepende.

Ao chegarem ao vilarejo, Tedros estava gravemente ferido e, além disso, tiveram uma surpresa ao descobrirem que Agatha está sendo perseguida pelos anciãos como uma bruxa. Por isso, nestes dias em que ficam por lá, precisam ficar entocados e o clima denso acaba provocando desentendimento entre eles.

Até que Tedros decide que eles precisam dar um jeito de voltar para a Escola do Bem e do Mal, pois enquanto o vilão estiver vivo eles não conseguirão alcançar seu final feliz. E eles chegam à essa conclusão a tempo de conseguirem escapar da fogueira que os queimaria!

4 – Em Busca da Glória

Em Busca da Glória

Em Busca da Glória é o quarto livro na ordem dos livros de A Escola do Bem e do Mal. O título é numerado como quarto, todavia, segundo o próprio autor, aqui se inicia uma nova trilogia.

Quando as duas protagonistas se separaram no volume anterior, chegaram a pensar que tinham chegado aos seus finais felizes. No entanto, nada é tão simples nos contos-de-fada.

Agora, como aparentes antagonistas, cada uma segue lutando pelas suas próprias realizações, tentando se acostumar com a nova vida. Sophie agora está à frente da escola do mal, e querendo moldá-la à sua imagem, tenta fazer com que tudo seja do seu jeito. Seus colegas, que agora são seus súditos, estão espalhados na floresta sob suas ordens. A consequência é de que todos ficam cada dia mais infelizes e solitários.

Agatha e Tedros, que tinham partido para o reino de Camelot, lidam com os momentos difíceis no reino, que sofre desde a morte do Rei Arthur. Além disso, não estão em seus melhores momentos como casal. Todavia, apelam para a força da amizade e do amor para evitar que o mal vença e que todos sejam infelizes para sempre.

Diante do rompimento entre as protagonistas, o mal assume o poder e grandes vilões do passado ressurgem em busca de vingança e de uma segunda chance para implantar o seu reino sombrio. Fica cada vez mais claro que existe uma terceira força se alimentando em meio ao caos e tentando derrubar tanto o Bem quanto o Mal para, então, governar sozinha.

5 – O Cristal do Tempo

O Cristal do Tempo

O Cristal do Tempo é o quinto livro do grande sucesso de Soman Chainani. Tedros, Agatha e Sophie vivem momentos complicados.

Um falso rei tomou o trono de Camelot, sentenciando Tedros, o verdadeiro regente do reino à morte. Enquanto Agatha tenta se salvar do mesmo destino, Sophie cai na armadilha do Rei Rhian. Para preservar a vida de seus amigos, ela se sujeita ao plano asqueroso e o casamento com o falso líder se aproxima.

Além disso, as intenções do Rei Rhian para Camelot estão se desenrolando em seu plano malígno e os alunos da Escola do Bem e do Mal terão de encontrar um jeito de ajudar Tedros a retomar o trono antes que as coisas tomem um rumo lastimável e irreversível.

6 – O Único e Verdadeiro Rei

O Único e Verdadeiro Rei

Neste sexto volume na ordem da saga best-seller do The New York Times, o autor narra os últimos momentos; o Fim dos Fins!

Viajando por Borna Coric, Hester, Dot e Anadil estão à procura de Merlin. O coven precisa resgatá-lo, pois o feiticeiro é o único que pode evitar que uma tragédia recaia sobre o reino. Enquanto isso, incomodados, acompanhamos o dilema de Sophie, que está prestes a se casar com Rhian.

Por outro lado, escondidos em Avalon, Agatha e Tedros encontram um lendário artefato que pode finalmente virar o jogo para o lado dos mocinhos. Com o anel do Rei Arthur em mãos, eles podem retornar à Camelot e reacender os poderes do Storian. Então, a Excalibur cravará novamente na pedra e 3 coisas precisarão ocorrer para que se determine quem é O Único e Verdadeiro Rei. Um desfecho emocionante!

Gostou de conhecer a ordem dos livros de A Escola do Bem e do Mal? Veja também outros artigos recentes do blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *