trilogia dos espinhos ordem

Trilogia Dos Espinhos: Conheça a Obra Campeã de Mark Lawrence

Hoje vamos falar sobre uma fantasia — mais voltada para um público adulto — que vem fazendo muito sucesso. Uma obra contemporânea que acumulou prêmios importantes e vem cativando muitos e muitos leitores ao redor do mundo. Trilogia dos Espinhos, de Mark Lawrence, merece toda nossa atenção e, por isso, vamos falar sobre seus volumes em ordem.

O primeiro volume da ordem dos livros da Trilogia Dos Espinhos, Prince of Thorns, foi publicado em agosto de 2011, em inglês, pelas editoras Ace e Voyager. Esse primeiro livro foi finalista do Prêmio Goodreads de “Melhor fantasia de 2011”. Também foi finalista dos prêmios David Gemmell Morningstar e Prix Imaginales em 2013.

No ano seguinte, o segundo volume, King of Thorns, também foi finalista do Goodreads de “Melhor fantasia de 2012” e ganhou parte dos mesmos prêmios do primeiro.

Em 2013, não foi diferente, quando Emperor of Thorns, terceiro volume da Trilogia dos Espinhos, fez notável sucesso em vendas e, nas primeiras semanas, alcançou a lista de best-sellers do Sunday Times.

A obra já foi traduzida para mais de 20 idiomas e, no Brasil, foi lançada pela editora Darkside Books. A editora adaptou o nome da trilogia de The Broken Empire para Trilogia dos Espinhos. No entanto, o nome individual de cada volume permaneceu em inglês.

Quanto a Mark Lawrence: se trata de um escritor que vem se tornando cada vez mais importante no meio literário, tendo publicado, mais recentemente (2014), uma outra fantasia brutal que também atingiu marcas relevantes.

Na literatura contemporânea, Mark Lawrence é um importante representante do gênero fantasia adulta.

O autor tem dupla nacionalidade, tendo nascido nos EUA, mas se mudando bem novo para a Inglaterra. Hoje, Mark é casado e tem 4 filhos. Um fato curioso sobre o escritor é que ele trabalhava como cientista fazendo pesquisas no ramo da Inteligência Artificial. Ele trabalhou para os governos dos EUA e do Reino Unido.

>>> Recado importante: se você está gostando dos conteúdos do nosso blog, se inscreva no nosso canal do Telegram ou Instagram para não perder nenhum novo conteúdo.

Conheça agora a ordem dos livros da Trilogia Dos Espinhos. (há spoilers a seguir).

1 – Prince of Thorns

Prince of Thorns

Prince of Thorns é o primeiro volume da ordem dos livros da Trilogia dos Espinhos. Aqui se inicia uma história brutal, que percorre os caminhos da injustiça e da crueldade. Um caminho traçado pelo sentimento de vingança!

O pequeno príncipe Honório Jorg Ancrath, aos 9 anos, passou pelas piores atrocidades que um ser humano poderia passar e conheceu a maldade muito cedo. Após testemunhar o assassinato de sua mãe e do seu irmão, foi largado à beira da morte, num arbusto de roseira brava, onde ficou imobilizado por conta dos espinhos, que o feriam profundamente.

Tempo depois, o jovem se recupera fisicamente, porém, sua alma nunca mais será como antes. Jorg é um perfeito exemplo de como as circunstâncias podem criar verdadeiros monstros.

Tomado por uma insaciável sede de vingança, o menino se revolta por ver o seu pai não tomar nenhuma atitude quanto ao que aconteceu. Assim, aos 10 anos, ele foge do castelo e acaba se aliando a uma irmandade de assassinos brutais. Então, ele caminha com eles, derramando litros de sangue por onde passa.

4 anos depois, o protagonista ainda é bem novo, mas com uma bagagem que poucos adultos têm. Ele é líder do grupo ao qual pertence e está retornando para reencontrar seu pai e reivindicar o trono.

Jorg, o garoto sanguinário e psicologicamente afetado, é extremamente bom no que faz e tem um potencial destrutivo avassalador. Ele tem planos malígnos e qualquer um que esteja no caminho para os seus objetivos terá um fim lastimável.

2 – King of Thorns

King of Thorns

King of Thorns é o segundo volume na ordem dos livros da Trilogia dos Espinhos. Bom, Jorg tomou o trono e agora governa o reino que considerava seu por direito. No entanto, as ambições do lunático rei não tem limites. 

A segunda narrativa começa em um casamento. Jorg, agora com 18 anos, vai se casar. Isso é uma grande surpresa para quem acompanhou toda jornada do protagonista, que se tornou um homem frio e sem amor.

Contudo, mais à frente, entendemos que foi um casamento arranjado baseado em interesses. Sua noiva, belíssima, não é apenas um rostinho bonito, mas sim uma mulher que irá surpreender a todos —  aos leitores e ao próprio Jorg.

No caminho de Jorg está o príncipe Arrow. Um exército imenso, impossível de ser vencido, está à sua porta, no dia do seu casamento.

No início da trama, as coisas estão meio confusas para o leitor. Um salto de 4 anos no tempo esconde respostas importantes para que possamos entender o porquê das coisas estarem como estão. Assim, o autor nos leva ao passado, nos ajudando, aos poucos, a descobrirmos como as coisas chegaram a esse ponto.

Mesmo na situação que se encontra, Jorg se mantém firme em seus propósitos maquiavélicos. Autoritário como sempre e tratando as pessoas, até mesmo as mais próximas, como meros instrumentos para utilizar em prol dos seus objetivos. 

Será que ele tem cartas na manga para se manter tão confiante diante de um desafio tão grande?

É importante destacar a fantasia presente neste universo. Há uma magia, que parece atrelada à ciência, que torna a obra bem original.

3 – Emperor of Thorns

Emperor of Thorns

Emperor of Thorns é o terceiro e último volume da ordem dos livros da Trilogia dos Espinhos. No último volume, King of Thorns, nosso “querido” protagonista tinha derrotado o príncipe Orrin e se tornado rei de 7 nações que antes estavam sob o poder do mesmo.

Mas, suas ambições não param por aqui. Na verdade, ele não vai parar enquanto não dominar todo o Império Destruído e se tornar imperador de todos aqueles reinos.

Ao iniciarmos essa nova trama, mais uma vez, percebemos um salto no tempo. Agora, Jorg tem 20 anos e aguarda um filho de sua esposa Miana. O autor segue o formato empregado no segundo livro, alternando entre pontos no tempo e entregando o sentido da história aos poucos para o leitor.

Miana está prestes a dar à luz, à porta do congresso, que reúne as pessoas mais importantes dos reinos para tomar decisões igualmente importantes.

Desta vez, a votação é para decidir se haverá um novo imperador. Entretanto, a ameaça mais aterrorizante de todos os volumes está prestes a se tornar um desafio real. Essa problemática já dava seus indícios desde os livros anteriores e agora vai eclodir neste desfecho sensacional.

O Rei Morto, a figura mais temível dos quatro cantos, tem um plano de dominação geral. Ele quer, não apenas o Império Destruído, mas o mundo todo.

Conclusão

Enfim… Jorg foge completamente dos padrões de protagonistas que poderíamos esperar de uma fantasia. definitivamente não podemos chamá-lo de herói. Tá mais para um lunático muito poderoso. Claro, acompanhando o jovem desde o começo entendemos seus motivos, mas isso não muda o fato de que ele ficou muito ruim. Este personagem tem seu lugar reservado naquela lista de crápulas que amamos incondicionalmente.

Bom… Se você gostou do enredo dessa trilogia fora da curva, compartilhe com seus amigos que também gostam de uma boa fantasia.

E se acha que faltou alguma informação relevante, deixe nos comentários abaixo para nos ajudar a aprimorar nosso conteúdo! Forte abraço!

Gostou de conhecer a ordem dos livros da Trilogia Dos Espinhos? Veja outros posts recentes do blog!

2 comentários em “Trilogia Dos Espinhos: Conheça a Obra Campeã de Mark Lawrence”

  1. É muito bom, sério! Por mais que certas vezes fiquei chocada com detalhes das atrocidades de Jorg, não consegui parar. A jornada do príncipe por si só é bem interessante, fora isso o autor ainda traz um mistério que ronda os 3 livros, um mistério que aos poucos o leitor vai juntando as peças e tudo começa a fazer sentido! A intercalação entre o presente e o futuro faz com que seja mais fácil que compreender o que está se passando e porquê está acontecendo. AMO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.