melhores livros sobre mitologia grega

Os Melhores Livros Sobre Mitologia Grega

Os mitos gregos estão imortalizados na cultura pop. A prova disso é a quantidade de filmes, séries de TV, músicas e histórias em quadrinhos que, de alguma forma ou de outra, resgatam esses mitos, seja na forma como foram criados ou com um verniz mais moderno.

Os melhores livros sobre a mitologia grega contam com monstros, deuses, semideuses, reis, rainhas e heróis, ou seja, vários personagens que vivem várias aventuras, traições, guerras e até mesmo grandes histórias de amor.

Os mitos da Grécia antiga consistem em lendas que visam explicar determinados conceitos da vida cotidiana, como, por exemplo, o surgimento do universo, os fenômenos naturais, a vida após a morte e muitos outros assuntos.

Como os gregos da antiguidade adotavam crenças politeístas, não é por acaso que várias lendas da mitologia apresentam um panteão variado de deuses, muitos deles até hoje imortalizados no imaginário popular, tais como Atena, Zeus, Apolo e Ares.

Além dos deuses, a Grécia também eternizou criaturas que até hoje aparecem em filmes, livros, games e seriados televisivos. A horrenda Medusa, as misteriosas sereias e os poderosos centauros são apenas alguns deles.

Para quem quer se aventurar a conhecer o fascinante universo da mitologia grega, trazemos nessa postagem os melhores livros sobre o tema. Confira mais nos próximos tópicos. 

1 – Ilíada (Homero)

Ilíada

Um grande clássico da literatura ocidental, a Ilíada é um enorme poema atribuído ao poeta Homero. Acreditamos que por toda a repercussão da obra na história, ela é presença essencial em nossa lista de melhores livros sobre a Mitologia Grega.

A Ilíada narra alguns dos principais eventos que ocorreram durante os últimos anos da Guerra de Troia, envolvendo alguns personagens bem conhecidos do imaginário popular, como: 

  • Aquiles;
  • Pátroclo;
  • Nestor;
  • Páris;
  • e Helena.

É aqui que vemos o famoso “Cavalo de Troia”, que foi uma estratégia fundamental para colocar um ponto final no conflito.

O poema destaca ainda a ira do grande guerreiro Aquiles, culminando na morte do herói troiano Heitor.

No poema os deuses também não ficam de fora do conflito e vemos o autor mencionar:

  • Hera;
  • Atena;
  • Ares (o deus da guerra);
  • e Éris (a deusa da discórdia).

A Ilíada, composta por mais de quinze mil versos, se tornou uma das narrativas essenciais da cultura ocidental e uma das mais importantes da literatura mundial, inspirando outros modelos de poesia épica, como a Eneida, criada pelo poeta Virgílio.

2 – Odisseia (Homero)

Odisseia melhores livros sobre mitologia grega

Também atribuída a Homero, a Odisseia narra o retorno de Ulisses para a casa. Não é um exagero afirmar que a Odisseia é um “spin-off” da Ilíada, pois a narrativa é centrada em Ulisses, herói que lutou na Guerra de Troia.

A Odisseia se tornou um modelo de jornada épica e que até hoje inspira a estrutura de muitas histórias modernas, colocando o protagonista em sucessivas aventuras no decorrer do caminho.

Na história, Ulisses e os seus comandados levam dez anos para chegar à Ítaca, ilha onde ele nasceu e reside a esposa Penélope e o filho Telémaco.

No decorrer da viagem, o herói supera vários desafios, entre eles estão o ciclope Polifemo, as hárpias e Cila, uma enorme criatura que morava no interior de uma caverna.

Alguns deuses também aparecem em cena na Odisseia, entre eles estão Circe, Zeus, Atena e Poseidon.

3 – A Cama de Procusto (Nassim Nicholas Taleb)

a cama de procusto mitologia grega

O Leito de Procusto leva o título da mitologia grega: a história de um homem que fazia seus visitantes caberem perfeitamente em sua cama, esticando-os ou cortando seus membros. Esse é o terceiro dos livros de Nassim Taleb da série Incerto, e será responsável por, digamos, uma releitura moderna dessa história mitológica.

Essa referência mitológica representa a visão de Taleb dos efeitos colaterais da civilização moderna – modificar humanos para satisfazer a tecnologia, culpar a realidade por não se adequar a modelos econômicos, inventar doenças para vender drogas, definir inteligência como o que pode ser testado em sala de aula e convencer as pessoas de que o emprego não é escravidão.

Brincalhão e irreverente, esses aforismos irão surpreendê-lo ao expor a autoilusão com a qual você tem convivido, mas nunca reconheceu.

Com uma rara combinação de sagacidade aguda e sabedoria potente, Taleb demonstra as ilusões humanas contrastando os valores clássicos de coragem, elegância e erudição com as doenças modernas de nerdice, filistinismo e falsidade.

4 – Mitologia Dos Gregos – As Histórias Dos Deuses e Dos Homens (Karl Kerényi)

Mitologia Dos Gregos

Nesses dois volumes, o professor Karl Kerényi traz de forma simples e instigante as origens dos principais deuses da antiga Grécia, bem como narrativas sobre os Titãs, Pã, Apolo e outros detalhes essenciais sobre os mitos.

5 – Mitologia Grega (Pierre Grimal)

Mitologia Grega

Escrito pelo historiador francês Pierre Grimal, a obra aborda temas que inspiraram não apenas escritores e músicos do nosso tempo, mas também filósofos e psicanalistas. 

O livro aborda histórias como a do Minotauro e outros personagens, inclusive passagens que envolvem batalhas e outros pontos que imortalizaram os mitos no cotidiano moderno.

6 – As 100 Melhores Histórias Da Mitologia Grega (A. S. Franchini & Carmen Seganfredo)

As 100 Melhores Histórias Da Mitologia Grega

Nessa obra, escrita por A.S. Franchini e Carmen Seganfredo, encontramos histórias marcantes protagonizadas pelos mitos gregos.

Os textos são simples e trazem narrativas como a romântica história da Psique e Cupido, a Guerra de Troia, os famosos 12 trabalhos de Hércules, a desgraça de Édipo e o retorno de Ulisses a Ítaca. 

7 – Édipo Rei (Sófocles)

Édipo Rei

Escrita por Sófocles, a trágica história do Édipo atravessou eras, inspirou novelas, canções e serviu até mesmo para um dos conceitos mais populares estabelecidos por Sigmund Freud.

Maldições, profecias e conflitos familiares, esses são os ingredientes dessa que é uma das histórias mais famosas do ocidente. Além disso, Édipo Rei faz parte da trilogia tebana, que contém mais duas histórias escritas por Sófocles. São elas Antígona e Édipo em Colono.

8 – A História da Mitologia Para Quem Tem Pressa (Mark Daniels)

A História da Mitologia Para Quem Tem Pressa

É verdade que aqui o autor Mark Daniels não mantém os holofotes direcionados apenas para os mitos da Grécia antiga, mas ainda assim é possível encontrar, de forma resumida e instigante, alguns dos principais eventos e personagens da mitologia grega, entre eles estão o Minotauro e outros nomes. 

9 – A Saga Percy Jackson (Rick Riordan)

Percy Jackson

Esses livros infanto-juvenis, escritos pelo norte-americano Rick Riordan, são como se fossem o “Harry Potter da mitologia grega”. 

Aqui temos a história do adolescente Percy Jackson. O garoto descobriu ser filho de um poderoso deus grego e, a partir daí, rumou para uma escola especial onde encontrou também outras crianças como ele.

A saga já conta com vários livros e consolidou um universo literário interessantíssimo, que moderniza os mitos da Grécia Antiga, os mostrando para uma nova geração de leitores.

10 – Os Mitos Gregos (Robert Graves)

Os Mitos Gregos

Publicado em 1955 pelo escritor britânico Robert Graves, o livro consiste em um compêndio de vários contos e narrativas da mitologia grega (e que nesta edição possui a introdução escrita por Rick Riordan).

Na publicação temos as histórias de Hércules, Perseu, Zeus, Afrodite e muitos outros personagens fascinantes. Esse é um livro que vai agradar tanto curiosos sobre o assunto, como os estudiosos das lendas e das metáforas que os mitos gregos trazem.

Conclusão

A antiga civilização grega contribuiu de várias maneiras para a sociedade, trazendo conceitos como democracia, bem como deixou como legado uma vasta mitologia, composta por heróis, deuses e monstros repletos de significados para o nosso dia a dia.

Tais lendas inspiram até hoje artistas das mais variadas áreas, seja da música, dos games, do cinema e da literatura. Elas também influenciam áreas da ciência, como a astronomia, a filosofia e a psicanálise.

Portanto, para você se aprofundar mais sobre esse fascinante mundo que ajudou a moldar vários conceitos da nossa cultura, vale dar uma olhada em alguns desses livros. 

Gostou de conhecer os melhores livros sobre a mitologia grega? Veja outros posts recentes do blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.