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O Labirinto do Fauno – O Era Uma Vez da Realidade [Resenha]

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Hoje, vamos fazer uma resenha de O Labirinto do Fauno. O livro é uma transformação do aclamado filme de Guillermo Del Toro em romance pela escritora Cornelia Funke, que também trouxe para obra contos que expandem esse universo mágico. 

Em suma, a história vai retratar a ida de uma menina, Ofélia, e sua mãe grávida para uma floresta distante no norte da Espanha durante o governo franquista (1939-1975), na qual o seu novo padrasto – um capitão da ditadura – está caçando os rebeldes infiltrados dentro dessa floresta. Esse período histórico representa um governo fascista no país, misturando sonho e realidade, e trazendo para o universo da fantasia o cruel cotidiano da Espanha fascista de Franco.

Ainda sem aceitar a morte de seu pai e o casamento de sua mãe, Ofélia irá descobrir a existência de um mundo subterrâneo mágico no qual um fauno procura uma princesa há muito perdida. Para quem não conhece, o fauno é uma criatura mitológica que é formada sendo da cintura para cima um homem, da cintura para baixo um bode. 

A magia desse mundo é anestésica e envolvente, fazendo com que a realidade seja ainda mais cruel e sem esperança. Portanto, a melancolia não é um sentimento estranho durante a leitura. 

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Quem Criou o Labirinto do Fauno?

Guillermo Del Toro é escritor e diretor de cinema mexicano que conquistou Hollywood com O Labirinto do Fauno de 2006, indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2006. Como escritor, o autor também assina a Trilogia da Escuridão (co-autor), além de publicar A Forma da Água (o romance derivado do oscarizado filme homônimo) e Caçadores de Monstros, que já possui uma adaptação para as telas. 

Cornelia Funke é escritora e ilustradora alemã de livros infanto-juvenis com mais de 40 livros publicados. Entre seus publicados, vale destacar O Senhor dos Ladrões e a Trilogia Mundo de Tinta, que teve seu primeiro volume – Coração de Tinta – adaptado para os cinemas estrelado por Brendan Fraser. 

Resumo de Labirinto do Fauno

Vamos começar nossa resenha de O Labirinto do Fauno com a conexão de duas histórias. 

Estamos no ano de 1944, quando Ofélia e a mãe cruzam uma estrada de terra que corta uma floresta longínqua ao norte da Espanha. Esse lugar guarda histórias já esquecidas pela humanidade. O novo lar é um moinho de vento tomado pela escuridão e crueldade do novo padrasto, o capitão Vidal, e seus soldados – todos a serviço do regime de Franco. 

Mas a história de Ofélia começa bem antes da viagem de carro à floresta que abre a narrativa. Ela perpassa pela morte de seu pai, pela procura de sua mãe por um protetor e pelo iminente nascimento da irmã que as conduz à viagem. A história de Moanna, por sua vez, ainda é mais antiga; princesa do reino subterrâneo, ela sonhava em ver o mundo dos homens, até o dia que subiu e se esqueceu de quem era, tendo que viver entre os humanos e suas desventuras. 

Ambas histórias se ligam na viagem de carro, quando Ofélia, sem saber de seu destino, aciona um mecanismo antigo que libera toda a magia daquela floresta, trazendo para sua vida.

Essa é uma história onde o fantástico acompanha a realidade em seus laços sombrios ao mesmo tempo que oferece uma fuga do real como uma esperança em tempos tão sombrios, uma vez que a realidade vivida é um cenário de guerra atroz.

Novelização

As imagens podem até valer por mil palavras, mas todas as palavras que compõem essa narrativa conseguem aprofundar o que nos foi apresentado em tela. Além do poder da escrita, a edição física ajuda na criação da atmosfera fantasiosa com sua capa dura e suas ilustrações fabulistas. 

Embora Del Toro tenha criado a narrativa originária com seu filme, a escrita de Funke é tão elaborada e poética quanto as criaturas criadas em 3 dimensões de Del Toro. O fato de Funke não ter acessado o roteiro do filme, escrevendo o livro apenas pela obra apresentada em tela, mostra o quão o trabalho de Del Toro tem impacto e consegue transmitir cada nuance daquela história; e quanto Funke é sensível e uma ótima escritora. 

Sem favoritismo pelo diretor, é importante ressaltar que quando se trata de uma obra literária derivada de uma peça cinematográfica não se pode esquecer que as imagens deixam menos espaço para imaginação, logo as palavras podem acabar sendo menos atrativas ao colocá-la para trabalhar mais. 

resenha de o labirinto do fauno

A Fuga da Realidade

Ofélia tem como seus melhores amigos seus livros com suas reconfortantes palavras, que ficavam mudas ao serem recriminadas por sua mãe ao considerar a menina velha demais para contos de fadas. Na floresta, a magia dos livros ganhou vida com as fadas e o fauno. A realidade tornou-se pesada demais com todo sofrimento de sua mãe e aqueles lobos predando os homens que se escondiam na floresta. 

A existência daqueles seres mágicos não pode ser completamente negada, uma vez que, em diversas partes, como a porta de giz aberta, a magia interfere na realidade. Contudo, há um questionamento que não pode deixar de ser feito: aquela realidade encantada foi criada por Ofélia ou o destino, querendo Moanna de volta a sua casa, a impeliu até aquele local inerentemente mágico? 

De uma forma ou de outra, as criaturas ali possuem atitudes muito similares em crueldade ou em bondade com os personagens da vida real. O sapo envenena a árvore, o bebê testa os limites do corpo de sua mãe; o fauno parece querer o seu bem mesmo com atitudes que levam a sua desconfiança, o amor pela sua mãe é incondicional mesmo que ela seja dura às vezes; o homem pálido devora as crianças usando um farto banquete para atrai-las, enquanto as políticas ditatoriais usam a comida para poder subjugar o povo e devorar seus filhos na guerra. 

Por Que Ofélia Tem Que Passar Por as Três Provas de Que Fala o Fauno?

Ofélia terá que passar pelas provas para provar que ela ainda é Moanna, a princesa perdida – visto que ela estava há tempo demais no mundo dos homens.  Ela irá passar por diversas provações mágicas, além de enfrentar a cruel realidade mantida pelo capitão Vidal, que caça aqueles que vão contra o regime franquista na região, que por sua vez são auxiliados por Mercedes, uma empregada que atua como agente dupla. 

Entre esses dois mundos, Ofélia tem que se provar forte o suficiente tanto para assumir seu lugar no mundo inferior, quanto para sobreviver e proteger, mesmo que minimamente, a sua mãe, e depois seu irmão. Embora cometa erros em algumas partes do caminho, a menina mostra seu espírito forte e destemido, se provando digna de sua coroação no reino subterrâneo e de reencontrar sua família. 

Mercedes

Enquanto Ofélia conduz por esse mundo mágico, Mercedes tem a realidade para enfrentar. Se apresentando como uma segunda protagonista, ela é quem vive a realidade daqueles tempos sem a mágica em sua vida para aliviar. Atuando como uma agente dupla para seu irmão que está lutando pela resistência do país, ela usa o preconceito de gênero para se tornar invisível mesmo que isso a coloque frente a frente com o capitão. 

Mercedes representa como Ofélia queria que sua mãe enfrentasse o mundo ao mesmo tempo que mostrava como seria a menina ao chegar na fase adulta sem sua inocência para lhe proteger. É uma personagem que mostra a força em ter humanidade, sem precisar impor seus comandos ou destruir nada, se mostrando o oposto do personagem do capitão. 

Os Ciclos do Labirinto

Há mais um fato importante para citar em nossa resenha de O Labirinto do Fauno que faz o livro complementar o filme. Além de romantizar a obra original de Del Toro, Funke criou mais 10 contos que funcionam como interlúdios na história. Esses contos explicam a origem de alguns elementos mais marcantes da narrativa como também mostram mais do mundo subterrâneo – que aparece brevemente ao final da narrativa. 

Espalhados pelo tempo e pelos mundos, essas fábulas atribuem uma característica cíclica para a história. É como se todos os elementos estivessem destinados a voltar ao seu lugar de origem formando os círculos dentro daquele labirinto, onde o ciclo maior se fecha em si ao final da história encaixando todas as peças daquele relógio que corria para chegar ao fim. 

Podemos finalizar nossa resenha de O Labirinto do Fauno dizendo que o romance de “O Labirinto do Fauno” não perde em nada para a obra originária, seja pela sua linguagem, seja pela sua sensibilidade. Del Toro e Funke criaram aqui um clássico conto de fadas sombrio que se mistura com a realidade em uma história que conquista desde as primeiras cenas.

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4 comentários em “O Labirinto do Fauno – O Era Uma Vez da Realidade [Resenha]”

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