o gambito da rainha

Livro O Gambito da Rainha é uma história real?

A história de O Gambito da Dama (ou O Gambito da Rainha) se passa por volta da década de 1950.

Uma órfã chamada Beth Harmon é a protagonista. Beth, então, aos 9 anos de idade vai morar num orfanato, onde há valores religiosos rigorosos. Porém, algo “não muito” moral é observado entre os costumes do orfanato: as crianças são medicadas com tranquilizantes para conter os ânimos, o que acaba por causar dependência química.

A jovem Beth é apresentada ao jogo Xadrez pelo zelador do Instituto. Ele foi resistente quanto a ensinar a menina, mas a insistência e o talento de Beth o venceram.

Era de se esperar que Elizabeth desenvolvesse problemas psicológicos autodestrutivos num lugar como esse; a protagonista passa por momentos de confusão quanto a sua identidade, no entanto, seu amor pelo Xadrez serve de consolo, e uma grande estrela prodígio entra em ascensão…

Quem é Elizabeth Harmon?

Elizabeth Harmon é uma personagem fictícia criada por Walter Tevis em seu livro O Gambito da Dama, posteriormente adaptado para a série de sucesso da Netflix O Gambito da Rainha.

A história de O Gambito da Rainha é real?

Não. O Gambito da Rainha não é uma história real e, portanto, Beth Harmon é uma personagem fictícia criada pelo autor Walter Tevis.

Entretanto, podemos dizer que a personagem principal foi inspirada por pessoas reais do convívio de Tevis.

Tevis tinha uma grande paixão pelo Xadrez, que se desenvolveu enquanto era criança ao jogar com sua irmã e outras crianças da vizinhança.

Ele disse que esteve cercado de mulheres fortes e brilhantes por toda sua vida (Sua irmã, tia, filha, esposa…), inclusive, foi sua tia que lhe deu seu primeiro tabuleiro de Xadrez. Em determinado momento, ele chega a afirmar que seu livro era uma “homenagem às mulheres inteligentes”.

O que é um Gambito?

Esses são termos utilizados entre os grandes jogadores de Xadrez. Um Gambito é o nome dado a uma jogada em que um jogador sacrifica uma peça com o objetivo de conseguir alguma vantagem no jogo.

O que é um Gambito da Rainha no xadrez?

o Gambito da Rainha (ou o Gambito da Dama) é um tipo de abertura de jogo, ou seja, uma das formas de um jogador iniciar a partida, que consiste em avançar o peão da rainha a fim de liberar espaço para movimentar outras peças do tabuleiro.

Impactos da série lançada pela Netflix

o gambito da rainha

O livro existe há 37 anos, mas virou best-seller após a série da Netflix. Mais de 60 milhões de pessoas assistiram à série. O número de jogadores no site chess.com aumentou cerca de 500%. A procura por tabuleiros de xadrez aumentou significativamente.

Segundo o portal Terra, Além do interesse nos tabuleiros e peças, vários livros sobre como jogar xadrez se tornaram campeões de venda de uma hora para outra, entre eles “Bobby Fischer Ensina Xadrez”, do campeão mundial Bobby Fischer, “Chess Fundamentals” (Xadrez básico, em tradução livre), de José Capablanca e até “Chess for Kids” (xadrez para crianças), de Michael Basman.

4 livros sobre Xadrez para você virar um Grande Mestre

A série O Gambito da Rainha explodiu e mais de 60 milhões de pessoas assistiram pela Netflix. Então, um evento natural nesse contexto é que muitas pessoas passaram a buscar mais sobre o xadrez; as vendas de tabuleiros aumentaram, pesquisas na internet tiveram um grande pico e, também, aumentaram as vendas de livros que falam sobre Xadrez.

Portanto, presumindo que você esteja surfando nessa onda, acredito que algumas recomendações de livros sobre Xadrez te cairão bem:

Bobby Fischer Ensina Xadrez (Bobby Fischer)

bobby fischer ensina xadrez

Esse livro possui uma maneira de ensinar bem diferenciada e dinâmica. No livro, foi aplicado um método muito eficiente de ensino chamado “aprendizagem programada”. Através da prática de problemas e exercícios, você aprenderá táticas e estratégias para dominar a arte do xeque-mate. Perfeito para todos os jogadores de xadrez, do iniciante ao avançado; desde aqueles que estão apenas aprendendo o jogo até jogadores experientes tentando melhorar, todo estudante de xadrez aprenderá mais sobre o jogo. Este livro é a maneira definitiva de aprender a jogar xadrez ou de dominar estratégias de xadrez mais complexas. É um must-have para qualquer biblioteca de xadrez.



Lições Elementares de Xadrez (José Capablanca)

liçoes de xadrez capablanca

Estas lições de xadrez oferecem aos enxadristas do mundo todo a oportunidade de gozar da difícil simplicidade com que o genial Capablanca descobria os segredos do xadrez e assinalaria a todos, iniciados e mestres, o verdadeiro meio de alcançar o progresso prático em tão difícil atividade humana. Assim, as últimas lições de Capablanca se constituem, a par de um verdadeiro documento histórico de apreciável valor, como o melhor elemento de juízo para apreciar quanto significa para o xadrez esse homem incomparável e quão merecidamente ocupou o lugar máximo no xadrez mundial.


O Teste do Tempo: Partidas Selecionadas (Garry Kasparov)

o teste do tempo

‘O teste do tempo’ é uma coletânea das melhores partidas da fase inicial da carreira de Garry Kasparov, de 1978 a 1984, quando como um bólido assombrou com a qualidade do seu jogo o mundo do xadrez, até chegar a ser o desafiante do Campeão Mundial Anatoly Karpov e, ao vencê-lo, se transformar no astro maior da constelação enxadrística internacional, permanecendo como Campeão Mundial por 15 anos.

As partidas de ‘O teste do tempo’ são fartamente analisadas por Garry Kasparov, o mais jovem Campeão Mundial de xadrez da História. Essas análises revelam a abrangência e a originalidade da sua visão do tabuleiro e principalmente a sua forma de abordar as posições na luta frente a jogadores excepcionais como Beliavsky, Gligoric, Karpov, Kortchnoi, Larsen, Najdorf, Petrosian, Portisch, Smyslov, Spassky, Sunye e Tal, dentre tantos outros.

Dominando Aberturas No Xadrez (E. G. N. Kalinichenko)

dominando aberturas no xadrez

Dominando Aberturas no Xadrez oferece um sumário conciso e competente dos melhores movimentos de abertura. Nenhuma tentativa é feita para explicar as razões que estão por trás dos movimentos, embora todas as variantes sejam avaliadas mediante o uso de símbolos internacionalmente aceitos que dispensam a linguagem, inteiramente explicados no prefácio.

O participante de um torneio que deseja recapitular sua abertura favorita não tem melhor opção do que dar uma olhada em Dominando Aberturas no Xadrez antes de iniciar o jogo.

Conclusões

Enfim, O Gambito da Rainha é uma das obras literárias relacionadas a Xadrez mais reconhecidas que existem. Gostou da nossa lista? Então curta também nossa lista de livros para aprender a jogar poker.

Para um bom amante do Xadrez, é muito legal ter outras coisas para se apegar além de apenas o jogo. Além do mais, a história de Beth Harmon pode servir como fonte de inspiração para jogadores que sonham estar em competições profissionais.

O livro já havia sido lançado há muito tempo, mas a série, sem dúvida, trouxe um reconhecimento muito bacana para o mundo do xadrez, além, claro, de movimentar muito esse mercado.

Confira outros posts recentes do blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.