neve e cinzas

Neve e Cinzas – ordem dos livros de Sara Raasch

[cn-social-icon]

Neste artigo você conhecerá a ordem dos livros de Neve e Cinzas, de Sara Raasch, e poderá ler nossas pequenas resenhas sobre cada um dos volumes.

Lançada no Brasil em 2016 pela editora HarperCollins, a saga já conquistou uma grande quantidade de adeptos no país, pois trata-se de uma fantasia muito chamativa e cativante. A construção deste universo fictício como um todo é bem interessante e diferente! 

Primoria é um continente dividido em 8 reinos: 4 chamados Ritmos e 4 Estações (Primavera, Verão, Outono e Inverno). Cada um dos governantes destes reinos detém um amuleto mágico, chamado de Condutor, ligado a sua linhagem e gênero. Cada governante usa este recurso da forma que lhe convém com o objetivo de beneficiar seu povo ou seu próprio reinado.

No entanto, os 4 reinos de Estações vivem uma era complicada. Após uma grande guerra que foi travada entre o Primavera e o Inverno, há 16 anos atrás, as coisas nunca mais foram como antes. O povo de Inverno foi destinado à morte e à escravidão.

Na época, apenas 25 invernianos escaparam e agora ainda são menos do que isso. Porém, esse grupo de guerreiros corajosos é o que mantém a centelha da esperança do povo de Inverno acesa.

Bom… este enredo tão magnético vem acompanhado de uma narrativa fluida e envolvente, apesar de bem detalhada. São livros grandes o suficiente para fornecer o desenho de um cenário maravilhoso e único — literariamente pintado pelas mãos de Sara Raasch.

>>> Está gostando de conhecer a ordem dos livros de Neve e Cinzas? Siga-nos também nas nossas outras redes de comunicação para receber cada novo post em primeira mão → Canal do Telegram, Canal do Youtube e Instagram.

1 – Neve e Cinzas

Neve e Cinzas

Neve e Cinzas é o primeiro na ordem da trilogia. Com este volume, a autora introduz os leitores a uma fantasia excepcional, num contexto tenso, onde vemos o povo de Inverno em seus piores momentos e sonhando com a quase impossível retomada do reino.

Somos apresentados à Meira, uma jovem guerreira de Inverno que vive em meio às cinzas do que sobrou do seu povo. Uma garota determinada e com uma vontade inquietante de se envolver nas batalhas e em tudo que possa ser de interesse da sua gente.

Ela, junto aos outros poucos guerreiros que sobraram das guerras que devastaram o Inverno, seguem firmes na luta para reerguer o reino, apesar das possibilidades tão remotas e das circunstâncias desvantajosas. 

Sir William é o rosto à frente do grupo e a figura representante onde os demais se orientam. Um homem forte, experiente e de postura firme. Mather é o futuro rei, por quem Meira tem um afeto que conduz a parte romântica da narrativa. Porém, essa é uma união que, a princípio, não poderá acontecer, já que o casamento do rei precisará ser usado como artifício político para beneficiar o reino de Inverno. (um clichê de cortar o coração)

O romance traz um pouco de leveza para se equilibrar junto ao enredo denso. Neve e Cinzas é um livro eletrizante, com personagens corajosos, muita aventura e emoção. Com certa agitação, a narrativa flui em um cenário muito bonito, com uma fantasia bem peculiar e uma magia empolgante, que atrai fácil os leitores que são adeptos do gênero.

2 – Gelo e Fogo

Gelo e Fogo

Gelo e Fogo é o segundo volume na ordem dos livros de Neve e Cinzas. Ao início da narrativa, que começa cerca de 3 meses depois dos últimos acontecimentos do primeiro livro — quando o povo de Inverno foi libertado e o rei Angra desapareceu —, nos deparamos com uma situação bem diferente.

Agora que os invernianos estão livres da escravidão do reino de Primavera, têm que trabalhar duro para pagar uma dívida tremenda que adquiriram com Cordell. Meira só quer que o seu povo esteja a salvo, mas a liberdade deles teve um preço. E foi caro!

No entanto, uma grande reviravolta acontece quando os invernianos estão trabalhando nas minas em busca de pagamento, pois acabam encontrando algo que não procuravam. Algo extremamente poderoso, mas que pode ser muito perigoso: o abismo de magia perdido de Primoria.

Para alguns, essa é a maior esperança do povo de Inverno, pois com essa magia poderiam finalmente estar preparados para qualquer ameaça que viesse. Todavia, Meira sabe o quanto isso pode ser desastroso se for usado de forma errada — da última vez que o mundo teve acesso a tanto poder, as consequências foram extremas.

Então, Cordell manda Theron e Meira na missão de descobrir os mistérios desta grande fonte de magia. O objetivo da protagonista é simplesmente destruí-la, enquanto Theron quer o oposto disso: se beneficiar dela.

Dessa forma, o cerco vai se fechando diante de Inverno, que sofre pressões cada vez mais intensas de Cordell, enquanto Meira deixa o reino em busca de aliados, as opiniões se dividem e Sara Raasch nos carrega em uma trama hipnotizante, da qual não conseguimos desgrudar até descobrirmos qual será o desfecho.

3 – Geada e Noite

Geada e Noite

Geada e Noite é o último livro na ordem dos livros de Neve e Cinzas. Durante os dois volumes anteriores, a narrativa foi evoluindo e a história ganhando proporções cada vez maiores. Agora Meira é a rainha oficial de Inverno, mesmo que antes isso já fosse o que ela parecia ser.

Agora a rainha tem uma trama gigantesca pela frente — Angra está vivo e a destruição que ele traz está se espalhando por todos os lados — e fará de tudo para salvar seu mundo. Pois é… o que antes era um problema do reino de Inverno agora envolve a segurança de todos os outros.

O inimigo está tentando derrubar suas defesas e, ao que tudo indica, ele tem poder suficiente para isso. Então, neste contexto, Meira se vê em uma necessidade urgente de mais recursos a seu favor. 

Aprender a controlar sua poderosa magia parece ser justamente o que ela precisa e, por isso, quando o líder de uma misteriosa ordem se oferece para ajudá-la, ela aceita a proposta.

No entanto, a chave para o sucesso nesta aterrorizante batalha está em um grande labirinto subterrâneo. Para derrotar Angra, Meira terá de se submeter aos perigos do labirinto e destruir a própria magia que está aprendendo a controlar. E ela terá de fazer um tremendo sacrifício.

Acompanhamos também a narrativa a partir do ponto de vista de Mather, que tem difícil missão de salvar sua rainha. Então, com os “Filhos do Degelo” — um grupo que ele mesmo criou e treinou — ele irá em busca de salvar Meira e, finalmente, confessar os seus sentimentos.

Ainda acompanhamos a trama de Ceridwen, que teve a vida arruinada por Angra. Após ser solta do seu cárcere e receber uma revelação chocante, ela vai em busca de salvar seu amor e seu reino, não importa o quanto isso irá custar.

Gostou de conhecer a ordem dos livros de Neve e Cinzas? Veja também outros artigos recentes do blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *