a pequena livraria dos sonhos ordem

A Pequena Livraria Dos Sonhos: Ordem da Série Livraria Escocesa

A Pequena Livraria dos Sonhos é o primeiro volume da ordem dos livros da Livraria Escocesa, de uma adorável série de romances escrita por Jenny Colgan, e você conhecerá cada uma dessas histórias neste artigo.

Jenny Colgan é uma romancista escocesa, nascida em 1972, internacionalmente renomada por suas grandes contribuições para a literatura, tendo já publicado mais de 40 livros, que se espalharam por dezenas de países em vários idiomas. Com milhões de exemplares vendidos, a autora best-seller que se aventura pela comédia romântica, ficção científica e literatura infantil.

A Livraria Escocesa é uma série de livros, onde cada volume apresenta sua própria trama e protagonistas, porém são histórias que fazem parte do mesmo universo e estão interligadas entre personagens, lugares e épocas. Assim, a leitura de cada livro pode ser feita de forma independente, todavia, seguir a ordem deve oferecer uma experiência mais completa. 

Quanto aos livros que compõem a série, temos uma questão a considerar, pois, no Brasil (no momento em que estou escrevendo este artigo), ainda parece ser uma duologia, no entanto, na verdade, há um outro volume que faz parte da obra; e podemos perceber isso em sites estrangeiros, pois este terceiro volume ainda não foi publicado em território nacional. Podemos observar o site Goodreads, que organiza a Scottish Bookshop Series da seguinte forma:

  1. The Bookshop on the Corner (A Pequena Livraria dos Sonhos)
  2. The Bookshop on the Shore (Um Novo Capítulo Para O Amor)
  3. 500 Miles From You (ainda sem título publicado no Brasil)

A Pequena Livraria dos Sonhos — primeiro livro da série — chegou ao Brasil em 2019 pela conceituada Editora Arqueiro, fazendo um grande sucesso em vendas e aquecendo o coração do público verde amarelo, que adora uma história de amor. A editora lançou como parte de sua coleção Romances de Hoje. De certo, os que se tornaram fãs esperam ansiosos para que a Arqueiro traga logo o terceiro volume.

>>> Está gostando de acompanhar a ordem dos livros da série Livraria Escocesa? Eu tenho uma sugestão para você: não perca mais nenhuma publicação do nosso blog, se inscrevendo nos nossos outros canais de comunicação. Você será avisado sempre que sair um novo post → Canal do Telegram, Instagram e Canal no Youtube.

1 – A Pequena Livraria dos Sonhos

ordem dos livros da série livraria escocesa

Pequena Livraria dos Sonhos é o primeiro volume da ordem dos livros da série Livraria Escocesa de Jenny Colgan. Aqui, a autora nos introduz a sua criação: os ambientes, a época e, principalmente, a protagonista.

Nina Redmond é uma bibliotecária; sua vida é basicamente em prol dos livros, pois, mesmo quando não está trabalhando, está perdida entre páginas e mais páginas dos livros que estão por todo canto de sua casa.

Bom, já que Nina é apaixonada por livros e tem o privilégio de trabalhar justamente com o que gosta, podemos presumir que ela é uma mulher realizada. No entanto, a narrativa nos mostra que a protagonista ainda não encontrou seu final feliz. E só quando sua vida sofre um choque brusco, ela se move para mudar seu destino.

A biblioteca pública onde ela trabalhava fechou as portas e, consequentemente, perdeu o emprego. Mas, cada fim é uma oportunidade para um novo começo, e, por isso, Nina considera colocar uma ideia antiga em prática: abrir sua própria livraria.

Todavia, sua ousadia não para por aí, porque a livraria que ela pretende abrir não é uma como qualquer outra; a livraria dos seus sonhos não estará presa ao solo com ligas de concreto, mas sim sobre rodas que poderão ir para qualquer lugar.

Um automóvel bem grande e vistoso é perfeito para ser chamado de Pequena Livraria dos Sonhos. Mas nem tudo são flores. A vã do anúncio, que fez os olhos de Nina brilharem, está na Escócia e o dono do automóvel não parece ter vontade de vender para ela.

Porém, a bibliotecária está apaixonada demais pela vã e também pela cidade escocesa para deixar essa oportunidade passar. Dessa forma, ela faz um rombo nas suas economias para adquirir o automóvel e montar sua livraria.

Nina, a cada momento que passa na cidadezinha, fica mais contente, encantada com as paisagens e as pessoas tão gentis. Quer dizer… Tirando aquele fazendeiro tão bonito quanto grosseiro chamado Lennox.

Além disso, sua realidade fica ainda mais próxima do que sempre leu nos seus livros preferidos, quando se vê em um romance proibido com o charmoso Marek. O caminho que Nina escolheu seguir a presenteará com muitas surpresas.

2 – Um Novo Capítulo Para O Amor

Um Novo Capítulo Para O Amor

Este é o segundo volume na ordem dos livros da série Livraria Escocesa. Em Um Novo Capítulo Para O Amor, Jenny Colgan nos apresenta Zoe, a mãe solteira do garoto Hari, de 4 anos de idade. Ela não recebe muito auxílio do pai da criança e, por isso, sua vida de mãe não é nem um pouco fácil.

Zoe mora em Londres, mas sua situação financeira não é boa e, quando o dono do apartamento onde ela mora decide aumentar o aluguel, a protagonista fica encurralada, sem saber o que fazer.

Sua única saída foi a tia paterna do seu filho, que ofereceu a oportunidade de Zoe reconstruir sua vida em um lugar muito distante. Com um emprego em uma livraria móvel em vista, ela parte para a Escócia, onde não vai precisar se preocupar com moradia. Essa, aparentemente, é a chance que Zoe precisava; sair da sua vida solitária na capital da Inglaterra rumo a um vilarejo acolhedor nas Terras Altas!

Mas, como já esperávamos, nem tudo são flores. Ao chegar em sua nova casa, a protagonista se depara com personagens nada receptivos, como no caso do seu chefe tão hostil, Ramsay Urquart, e seus 3 filhos super malcriados, que a fazem se questionar se tomou realmente a decisão certa.

Todavia, algumas coisas ainda foram determinantes para que ela continuasse a tentar construir sua vida na Escócia: Hari fez seu primeiro amigo e, apesar de alguns pontos negativos, a cidadezinha é muito aconchegante e os lugares paradisíacos, junto à beleza do Lago Ness, vão convencê-la de que deve lutar mais um pouco.

Assim, a decisão de Zoe, de ficar, renderá muitos momentos mágicos ao decorrer da narrativa, tanto para os personagens quanto para os leitores. E poder reencontrar personagens já conhecidos, como a Nina, traz uma sensação muito boa.

Este livro, apesar de ainda apresentar a escrita fluida de Jenny, é um material um pouco mais denso.

3 – 500 Miles From You

500 Miles From You

Este é o terceiro volume na ordem da série Livraria Escocesa. Mantive o título em inglês — 500 Miles From You — porque, como já disse, ainda não temos uma adaptação para o Português.

Este livro conta a história de Lissa, uma enfermeira terrivelmente competente, que vive em um local bem agitado em Londres. A protagonista vive um drama pessoal e sofre silenciosamente de TEPT, que é uma sigla para Transtorno de Estresse Pós-Traumático. Ela tem esse problema desde que ajudou a salvar uma vítima de um crime chocante.

Por isso, com o intuito de dar um tempo para o psicológico de Lissa se recuperar, seu supervisor providencia a transferência dela para uma cidadezinha na Escócia, para que ela passe alguns meses por lá. Ela vai trocar de lugar com Cormac, um veterano do exército que é o médico da cidade.

Enquanto Lissa nunca havia tido a experiência de viver em um lugar tão tranquilo como aquele, Cormac, nunca havia passado mais de 2 dias na cidade grande.

É interessante ver a estranheza dos dois personagens ao lidarem com sua nova rotina. Em Londres, Cormac é um peixe fora d’água e em Kirrinfief a dinâmica protagonista acha difícil se acostumar com o silêncio.

Os dois, mesmo tão distantes um do outro, estão sempre em contato, compartilhando e-mails por todo e qualquer motivo. Nessa etapa de suas vidas, eles descobrem novas paixões, enquanto um sentimento se acende entre eles. O que será que vai acontecer quando eles finalmente se encontrarem?

Conclusão

Enfim… Fica nossa recomendação para você. Os livros de Jenny Colgan tem uma ótima aceitação por parte do público.

Se você gostou dos enredos dos romances da Livraria Escocesa, compartilhe este artigo com seus amigos que também adoram uma história de amor. E se você acha que faltou alguma informação relevante neste texto, deixe-nos seu feedback nos comentários abaixo.

Gostou de conhecer a ordem dos livros da Livraria Escocesa? Veja outros posts recentes do blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.