Fronteiras do Universo: Ordem dos Livros que inspiraram a série da HBO

Uma das séries da HBO que mais tem causado furor no público é His Dark Materials, baseada na saga de livros de fantasia e ficção científica Fronteiras do Universo e é composta pelos livros A Bússola de Ouro, A Faca Sutil e A Luneta Âmbar, escritos por Philip Pullman. Lançada em 2019, a série está com sua terceira (e última) temporada confirmada para 2021, sendo que cada. 

Na ordem dos livros de Fronteiras do Universo você irá seguir a personagem Lyra Belacqua e seu amigo Will Parry que adentram a um mundo mágico após o desaparecimento do seu amigo Roger. Um dos seres místicos mais importante dos livros são os deamons: representações animalescas de um ser racional, eles compartilham sentimentos, pensamentos e personalidades com o ser que representam, e possuem uma ligação forte com seu “dono”. O deamon de Lyra assume várias formas durante o livro (ele só se obtém sua forma final após a adolescencia), entre elas um camundongo, um gato, uma mariposa e um morcego. 

Algo que também chama muito a atenção nos livros de Fronteiras do Universo é o Aletiometro, um instrumento oracular capaz de “medir a verdade”. 

Outro elemento importante da saga é o pó, ou matéria escura, e é responsável por estabelecer de alguns seres como os humanos, os mulefas e os galivespianos (outros seres inteligentes presentes na saga). 

Por fim, algo característico dos livros de Fronteiras do Universo é a transição dos personagens entre diversos universos paralelos (todos eles fantásticos). 

A ordem dos livros de Fronteiras do Universo inicial compreendia 3 livros, porém posteriormente mais 3 livros foram lançados em português (e um quinto cheio de mistério está por vir). Veja nosso guia de leitura!

A bússola de ouro (Fronteiras do Universo v.1)

a bussola de ouro livro 1 ordem de livros de fronteiras do universo

O primeiro livro da ordem dos livros de Fronteiras do Universo é A bússola de ouro, no qual Lyra Belacqua e seu daemon, Pantalaimon, vivem felizes e soltos entre os catedráticos da Faculdade Jordan, em Oxford. Até que rumores invadem a cidade – são boatos sobre os Papões, sequestradores de crianças que estão espalhando o medo pelo país. Quando seu melhor amigo, Roger, desaparece, Lyra entra em uma perigosa jornada para reencontrá-lo.

O que ela não desconfia é que muitas outras forças influenciam seu destino e que sua aventura a levará às terras congeladas do Norte, onde feiticeiras e ursos de armadura se preparam para uma guerra. Embora tenha a ajuda do aletiômetro – um poderoso instrumento que responde a qualquer pergunta –, nada a prepara para os mistérios e a crueldade que encontra durante a viagem. E, mesmo que ainda não saiba, Lyra tem uma profecia a cumprir, e as consequências afetarão muitos mundos além do dela.

A faca sutil (Fronteiras do Universo v.2)

a faca sutil fronteiras do universo sequencia 2

O segundo livro da ordem dos livros de Fronteiras do Universo é A faca sutil, no qual Lyra Belacqua encontra Will Parry ― um fugitivo que logo se torna um aliado mais que necessário. Pois este novo mundo é povoado por Espectros sugadores de alma, e no céu as feiticeiras disputam espaço com anjos. Will procura pelo pai, um explorador desaparecido há anos, e Lyra busca a origem do Pó. No entanto, o que os dois encontram é um segredo mortal e uma arma de poder absoluto, capaz de decidir o resultado na guerra que se forma ao redor deles.

O que nenhum dos dois suspeita é do quanto suas vidas, seus objetivos e seus destinos estão conectados… até que precisam se separar. A faca sutil é a viciante sequência de A bússola de ouro, um clássico da fantasia considerado pela Entertainment Weekly “o melhor livro de todos os tempos”. A fantástica aventura de Lyra continua, levando o leitor a novos mundos, rumo a uma descoberta devastadora.

A luneta âmbar (Fronteiras do Universo v.3)

a luneta âmbar

O terceiro livro da ordem dos livros de Fronteiras do Universo é A luneta âmbar.

Em todos os universos, forças se reúnem para tomar um lado na audaciosa rebelião de lorde Asriel contra a Autoridade. Cada soldado tem um papel a desempenhar – e um sacrifício a fazer. Feiticeiras, anjos, espiões, assassinos e mentirosos: ninguém sairá ileso. Lyra e Will têm a tarefa mais perigosa de todas. Com a ajuda de Iorek Byrnison, o urso de armadura, e de dois minúsculos espiões galivespianos, eles devem alcançar um mundo de sombras, onde nenhuma alma viva jamais pisou e de onde não há saída.

Enquanto a guerra é travada e o Pó desaparece nos céus, o destino dos vivos – e dos mortos – recai sobre os ombros dos dois. Will e Lyra precisam fazer uma escolha simples, e a mais difícil de todas, com consequências brutais. A luneta âmbar é o último livro da trilogia Fronteiras do Universo, que teve início com A bússola de ouro e A faca sutil. Uma conclusão emocionante, que leva o leitor a novos e fantásticos universos.

Oxford de Lyra

oxford de lyra

A Oxford de Lyra traz de volta a pequena Lyra, que dois anos depois do fim da aventura que viveu em A Luneta Âmbar, o terceiro volume da trilogia Fronteiras do Universo, vive na faculdade Jordan, cercada de amigos. Dessa vez, Lyra se depara com uma ameaça que pode abalar sua paz e a de toda universidade.

La Belle Sauvage (O Livro das Sombras v.1)

o livro das sombras la belle sauvage

La Belle Sauvage é o primeiro volume de uma nova trilogia chamada O Livro da Sombras, e se passa dez anos antes dos acontecimentos de A Bússola de Ouro, se centrando em Lyra e Pantalaimon, ainda bebês. Apesar de ser uma história diferente, os fãs de Fronteiras do Universo vão reconhecer muito do mundo e dos personagens que povoam La Belle Sauvage.

Enquanto o protagonista, Malcolm, se envolve em uma assustadora aventura para tentar salvar a pequena Lyra das garras do Magisterium, outros mistérios e vilões surgem para complementar a trama que já conhecemos tão bem. “Sempre quis contar a história de como Lyra acabou morando na Faculdade Jordan. Este livro e o próximo cobrem dois momentos da vida dela: partindo bem do início e retornando vinte anos depois. Quanto ao terceiro livro, ainda é segredo.

A comunidade secreta (O Livro das Sombras v.2)

a comunidade secreta

Vinte anos se passaram desde os eventos de La Belle Sauvage, a primeira parte da trilogia O Livro das Sombras, quando Lyra Belacqua era apenas um bebê em grave perigo. E faz sete anos desde que os leitores deixaram Lyra e o amor de sua vida, Will Parry, sentados em um banco nos jardins de Oxford, ao fim do extraordinário último volume da trilogia Fronteiras do Universo.

Agora, em A comunidade secreta, conhecemos Lyra da Língua Mágica, e ela não é mais uma criança… Nesse segundo volume, Lyra tem vinte anos, lembranças dolorosas, nenhuma certeza e uma relação cada vez mais difícil com seu daemon, Pantalaimon.

Mais uma vez, os dois são obrigados a deixar o santuário de Oxford e se aventurar em um mundo cheio de perigos e criaturas estranhas. Acompanhando-os nessa jornada está Malcolm, agora um homem com um forte senso de dever e justiça.

A comunidade secreta não poderia ser um livro mais atual; uma aventura incrível com visões críticas sobre o que é compreender a si mesmo, crescer e enxergar o mundo ao redor. Uma história emocionante de um dos maiores escritores dos nossos tempos.

Gostou de conhecer a ordem dos livros de Fronteiras do Universo? Veja outros posts recentes do blog!

Crédito de foto: Sunday afternoon: Philip Pullman’s His Dark Materials & vanilla So Delicious ice cream.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.