o ciclo da heranca ordem

O Ciclo da Herança: Ordem dos Livros da incrível saga de fantasia

Vamos conhecer neste texto a ordem dos livros de O Ciclo da Herança, uma saga de ficção fantástica do escritor norte-americano Christopher Paolini. 

A história se passa no continente de Alagaësia, onde nosso protagonista Eragon (que dá nome ao primeiro livro da saga) está lutando contra o Império do Mal junto com seu dragão, Saphira.

O Imperador Galbatorix foi o líder dessa revolução malígna que tomou a coroa para si e está decidido a sufocar as resistências. Por isso, ele envia assassinos para capturar o rapaz e seu dragão. 

A saga foi um sucesso instantâneo e somente com os dois primeiros livros, Paolini vendeu cerca de 20 milhões de cópias. Inicialmente pensada para ser uma trilogia, quando escrevia o terceiro volume da ordem de livros de O Ciclo da Herança o autor percebeu que o livro já tinha mais de 2 mil páginas, sendo necessário dividi-lo em dois volumes. 

Os livros de Senhor dos Anéis e Duna, de Frank Herbert, fazem parte das inspirações de Christopher, autor que está no Guinnes Book como o escritor de best-seller mais jovem do mundo (ele tinha apenas 15 anos quando começou a escrever Eragon). 

Além disso, apesar de a série ter sido escrita em 2002 e ter sido seu capítulo final publicado em 2011, a intensa comunidade que se formou ao redor dos livros sempre pediu por continuações do universo. 

É nesse contexto que em 2019 é publicado o mais novo volume da saga, O garfo, a bruxa e o dragão, que se passa 1 ano após os acontecimentos do último livro. 

Na continuação deste texto vamos apresentar um pouco de cada obra para que você entenda a ordem dos livros de O Ciclo da Herança e compreenda bem os acontecimentos do universo de Alagaësia. Caso deseje adquirir os livros, você também pode optar por comprar o box com os 4 primeiros volumes.  

Eragon

Eragon

Eragon é o primeiro volume da saga O Ciclo da Herança e foi lançado em 2002. 

Nessa obra vamos acompanhar a saga do menino que dá nome ao livro. Eragon é um menino pobre que em uma de suas andanças pela floresta encontra uma pedra azul polida e imediatamente acha que ela possui muito valor. Toma a decisão de que irá vendê-la para auxiliar a sua família. 

Antes de conseguir vender a pedra, pois lhe disseram que ela não teria valor, a pedra começa a se mexer e dela sai um dragão azul que é batizado de Saphira. 

A partir desse momento, os dois passam a compartilhar a consciência e cada um passa a ser metade do outro. Da noite para o dia, de uma vida pacata, ele é lançado para um arriscado novo mundo movido pelas tramas do destino, da magia e do poder. 

Isso acontece porque há uma espécie de guilda que procura esses dragões baseada em lendas do passado, portanto Eragon começa a ser perseguido. 

Segundo essas lendas, há muitos anos existia uma ordem de cavaleiros muito poderosa que eram treinados, recebiam uma espada e treinavam dragões. Um desses guerreiros acaba por descumprir as regras da guilda e tem seu dragão morto. Após requerer um novo dragão, ele tem seu pedido negado e inicia um levante contra essa ordem e isso acaba mudando toda a sorte do continente (vira rei e impõe um império de terror no continente). 

Empunhando uma espada lendária e seguindo as sábias palavras de um velho contador de histórias, Eragon e o leal dragão terão de se aventurar por terras perigosas e enfrentar inimigos sombrios em um Império governado por um rei cuja maldade não conhece fronteiras. 

Nas suas aventuras iremos conhecer diversos seres que habitam o continente, entre eles os elfos, os anões e os urgals. 

Perseguidos, nossos heróis só estarão em segurança quando encontrarem o grupo rebelde denominado Varden, que têm um esconderijo nas Montanhas Beor, a morada dos anões, em Farten Dûr. Lá, travam uma batalha ao lado dos Varden contra um exército de Urgals (monstros parecidos com humanos, mas com chifres de bode que são liderados pelo Rei). 

Eldest 

Eldest 

O segundo volume da ordem dos livros de O Ciclo da Herança traz o amadurecimento do jovem guerreiro protagonista da história e mostra também o crescimento de Christopher Paolini, então com 20 anos. 

A história inicia-se no terceiro dia após a grande batalha contra as forças do mal. Entre os resultados da batalha está uma cicatriz que inflige uma dor terrível sobre o protagonista. 

Nosso Cavaleiro de Dragões parte em busca de um sábio conhecido como Togira Ikonoka – “O Imperfeito que é Perfeito”. Ele vive em Du Weldenvarden.

Eles partem então para Ellesméra, a terra onde vivem os elfos (também é o local de origem da Arya, que se juntou a ele na jornada durante o livro passado). Essa capital dos elfos fica escondida na Floresta Du Weldenvarden.

Lá, eles pretendem aprender os segredos da magia, da esgrima e aperfeiçoar o seu domínio da língua antiga. Essa parte dos treinamentos irá dominar grande parte desse volume. Além disso, começa a nascer uma paixão não correspondida por Arya, filha da então rainha dos elfos, Islanzdaí. Eragon também é transformado em semi-elfo e curado da cicatriz.

O primo de Eragon, Roran, em uma trama paralela impulsiona a criação de um núcleo de resistência ao Império do Mal. Os Ra’zac e as tropas de Galbatorix estão aterrorizando a aldeia de sua noiva, Katrina. Para salvá-la, ele convence os aldeões a juntarem-se aos Varden. 

No fim do livro, mais maduro e preparado, Eragon deixa o mundo dos elfos e participa da Batalha das Planícies Flamejantes, na qual consegue afastar o exército inimigo por algum tempo. 

A vitória definitiva, no entanto, só acontece depois da revelação de um grande segredo, que fará com que Eragon e Roran se unam novamente e decidam partir para uma nova e perigosa missão, que parece ser o ponto de partida do terceiro livro: salvar a noiva de Roran, Katrina, dos Ra’zac.

Brisingr

Brisingr é o terceiro volume da ordem de livros do Ciclo da Herança e provavelmente o melhor da série. 

Eragon e Saphira escaparam vivos por pouco da colossal batalha contra os soldados do Império na Campina Ardente. 

O livro inicia com uma missão de resgate da Katrina, que está em um cativeiro imposto pelo rei Galbatorix. Eragon e Roran vão a Helgrind para matar os Ra`zac e salvá-la. 

Na volta, encontram-se com Arya que compartilha ter se relacionado com um elfo chamado Fäolin. Esse elfo acabou sendo assassinado em uma arapuca montada por Durza.

Outros pontos interessantes do livro são a luta entre Eragon e Saphira que duelam com Murtagh e Thorn e vencem. Além disso, Katrina descobre que está grávida e se casa com Roran. 

Os Varden conquistam Feinster e Arya e Eragon lutam contra outro Espectro, Varaug, mais poderoso que Durza e morto por Arya.

Eragon descobre através de Oromis que Galbatorix retira sua força dos seus Eldunarís (um órgão do corpo semelhante a uma gema de um Dragão).

Essas gemas são um meio de armazenar sua consciência, permitindo-lhes “viver” depois que seus corpos os falharam. Após um dragão morrer e despejar seu Eldunarí, qualquer pessoa em contato com ele poderia invocar a força desse dragão. 

Eragon descobre que Galbatorix tem centenas destes, os quais obriga a servi-lo por meios de magia negra.

Nosso protagonista entende, então, que só será possível destruir o Rei do Mal se conseguir unir todas as forças rebeldes para o mesmo objetivo de derrotá-lo. 

Herança

Como pode-se imaginar, no quarto volume da ordem de livros de Herança chegou a hora de Eragon e seus liderados enfrentarem Galbatorix.

O início do livro já começa com uma batalha na qual os Varden tentavam tomar Belatona. Após tomarem a cidade, eles formam uma aliança com os homens-gato e Grimrr Halfpaw (meia-pata). Eragon após mais algumas batalhas irá se tornar líder dos Varden.

Eragon irá contar com a ajuda de 11 elfos na luta final contra Galbatorix. Esse os deixa fora de combate e ordena que Murtagh e Eragon lutem. O protagonista vence, mas fica muito debilitado e está presente e é dominado pelo Rei perverso. 

Mas Eragon irá resistir bravamente e conta com a ajuda dos Eldunarís para lançar um feitiço sobre Galbatorix que não consegue se defender. Em uma cartada final surpreendente, Murtagh se arrepende e acaba ajudando Eragon a matar o rei. 

Nasuada é nomeada a grande rainha e Eragon tem uma nova missão: ajudar a restabelecer a paz em Alagaësia. 

O Garfo, a Bruxa e o Dragão

O último volume da ordem de livros de O Ciclo da Herança lança a história após um ano dos acontecimentos do último livro. 

Eragon deixou Alagaësia em busca de um lar perfeito para treinar uma nova geração de Cavaleiros de Dragão. Ele vai enfrentando diversos contratempos inesperados. Esses contratempos são contados no livro de forma intercalada com histórias contadas por seus amigos, que conhecemos nos livros anteriores. 

As 3 histórias apresentadas no livro são justamente O Garfo, A Bruxa e o Dragão.

Gostou de conhecer a ordem dos livros de O Ciclo da Herança? Veja outros posts recentes do blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.