melhores bíblias de estudo

8 Melhores Bíblias de Estudo de Todos os Tempos

As bíblias de estudos são publicações que viabilizam uma melhor compreensão dos ensinamentos de Jesus Cristo, do dia a dia dos apóstolos e dos costumes sociais da época, bem como de várias passagens e significados que os textos bíblicos trazem. 

Diante disso, as bíblias de estudos consistem em recursos fundamentais para qualquer pessoa que almeja obter mais conhecimentos sobre a religião cristã, sendo importante tanto para líderes religiosos quanto para quem esteja interessado no assunto.

As Bíblias de estudo, na verdade, são versões mais completas da Bíblia Sagrada, que apresentam alguns meios que auxiliam o aprofundamento do estudo, como, por exemplo, mapas, cronologia, dicionário, entre outros temas. Ou seja, ela é fundamental para quem pretende uma leitura abrangente e menos superficial.

E então, você se interessou em saber mais sobre a Bíblia de estudo? Então confira nos tópicos a seguir quais são as melhores. 

>>> Quer receber esse e outros textos do blog em primeira mão? Cadastre-se em nosso Telegram e fique sempre por dentro das maiores novidades sobre livros.

8 melhores Bíblia de estudo para você conhecer 

Tanto as Bíblias convencionais quanto as destinadas para estudo disponibilizam várias traduções diferentes. O objetivo é atingir leitores com características e anseios específicos, levando em consideração como eles pretendem ler e estudar a bíblia.

A maioria das Bíblias de estudo apresenta orientação para o público em geral. Porém, algumas são destinadas para públicos específicos, com convicções teológicas próprias. 

Nesse caso, essas Bíblias de estudo trazem materiais e conteúdos determinados. Sendo assim, é possível encontrar as reformadas, as pentecostais, e neopentecostais, por exemplo. 

Cada uma delas conta com conteúdos específicos para essas linhas teológicas. No entanto, hoje em dia é possível aferir que as melhores Bíblias de estudo são as que selecionamos abaixo. 

King James

King James

Há tempos ela vem se consolidando uma referência quando o assunto é Bíblia de estudo, sendo uma das mais lidas do mundo, justamente por causa da sua tradução, bastante fiel às primeiras versões das sagradas escrituras.

Além disso, ela traz também vários materiais extras que enriquecem ainda mais o conteúdo e proporciona um estudo mais aprofundado.

NTLH 

TLH 

Também como Nova Tradução na Linguagem de Hoje, a NTLH é uma alternativa excelente para quem ainda está dando os primeiros passos nos estudos da Bíblia. 

Para isso, essa Bíblia de estudo traz uma linguagem objetiva e de fácil compreensão, sendo voltada para todas as orientações teológicas.

Bíblia de Estudo Pentecostal

Bíblia de Estudo Pentecostal

Ela é voltada para quem quer compreender melhor os estudos do pentecostalismo. Para isso ela traz referências, definição de termos bastante usados, mapas coloridos, diagramas e ilustrações.

Além disso, ela também apresenta uma linguagem mais formal e ainda traz introdução para todos os livros da Bíblia, contextualizando ainda mais o conteúdo.

Bíblia de Estudo da Mulher

Bíblia de Estudo da Mulher

Direcionada para o público feminino, essa Bíblia traz um material voltado para uma melhor compreensão da realidade feminina no contexto do Cristianismo.

As notas de estudo abordam temas importante para o cotidiano das mulheres, tais como o feminismo, a carreira, o divórcio, o aborto, o exercício da maternidade. 

Vale destacar ainda que é uma boa Bíblia para quem está iniciando os estudos nos materiais bíblicos, trazendo textos repletos de referências de passagens bíblicas.

Bíblia de Estudo Thompson

Bíblia de Estudo Thompson

Assim como a King James, a Thompson é uma referência importante em se tratando de estudos bíblicos. Não por acaso, já se consolidou como uma das mais vendidas da história.

Devido a uma generosa quantidade de recursos extras, trazendo informações que contextualizam e aprofundam determinados temas e passagem, a Thompson é considerada por muita gente como a Enciclopédia Bíblica.

Ela também é rica em ilustrações, como, por exemplo, mapas e símbolos, trazendo ainda a biografia dos principais personagens dos livros.

Bíblia de Estudos de Genebra

Bíblia de Estudos de Genebra

Ainda no terreno das Bíblias consideradas “clássicas e fundamentais”, não dá para esquecer dessa, que é uma das mais antigas e vendidas do mundo.

Hoje em dia as versões da Genebra contam com tradução mais moderna, mas sem fugir do conteúdo do texto original.

Bíblia de Estudo NVI

Bíblia de Estudo NVI

Também chamada de Nova Versão Internacional, ela é conhecida por apresentar uma linguagem objetiva e de fácil entendimento, sendo altamente recomendada para quem almeja iniciar os estudos bíblicos.

A NVI também é destinada para todos os pensamentos teológicos das igrejas evangélicas, apresentando um farto material de apoio, como textos informativos sobre os profetas, cartas pastorais e evangelhos sinóticos.

Bíblia de Estudo NAA

biblia de estudos AA

A Nova Almeida Atualizada é uma Bíblia de Estudo bastante completa, que apresenta vários mapas coloridos e mais de mil notas de rodapé, ajudando na contextualização das passagens e significados.

Por ter uma linguagem clássica e formal, ela é um prato cheio para estudiosos mais experientes, porém não deixa de ser acessível para todos os públicos.

Saiba como escolher a Bíblia de estudo ideal para você

É claro que conhecer as principais Bíblias de estudo ajuda na escolha, mas para você ter em mãos a melhor Bíblia de estudo, é importante levar em consideração alguns critérios bastante relevantes, especialmente critérios que são capazes de enriquecer os seus estudos. Vamos conferir quais são eles? 

Avalie previamente o conteúdo da Bíblia de estudo

Antes de efetuar a escolha, é importante ficar atento para saber se a Bíblia de estudos é destinada para alguma visão teológica específica ou para o público em geral. Dependendo dos seus objetivos você poderá optar por uma ou outra.

Analise se a obra apresenta referências cruzadas

As referências cruzadas mencionam versículos que estão interligados e auxiliam na compreensão geral do conteúdo. Normalmente é possível encontrar tais referências no rodapé.

Presença da cronologia

É interessante poder ter à disposição um material que situa cronologicamente os livros e alguns eventos importantes.

Visualização de mapas e ilustrações

Assim como as notas de rodapé e a cronologia, os mapas e as ilustrações complementam muitas informações presentes no texto, ajudando o leitor a se localizar historicamente e geograficamente em relação ao conteúdo apresentado.

Introdução dos livros

Esse recurso é muito valioso, pois auxilia a compreender melhor qual é o propósito e a mensagem central dos vários livros que a Bíblia apresenta.

Artigos

São materiais textuais que trazem algumas curiosidades a mais sobre o conteúdo apresentado, o tornando ainda mais rico e relevante, auxiliando o leitor a compreender ainda mais as mensagens e os significados.

Glossário e palavras-chaves

Atuam como um válido guia de leitura, explicando termos específicos e fundamentais, que fazem parte da narrativa e do contexto religioso.

Conclusão

Seja você alguém experiente no tema ou alguém ainda entrando no mundo dos estudos bíblicos, é fundamental poder contar com uma Bíblia de Estudos.

Por meio dela você vai ficar por dentro dos principais conceitos, símbolos e mensagens que a Bíblia traz para nós ao longo dos séculos.

Como você pôde ver, é possível contar hoje em dia com um bom número de Bíblias de estudo, todas elas ricas em informações e algumas, inclusive, destinadas para diferentes públicos e visões teológicas.

Portanto, esperamos que com esse artigo a gente consiga auxiliar você a entender e a escolher a melhor Bíblia de estudo.

Gostou de conhecer as melhores Bíblia de estudo? Veja outros posts recentes do blog!

Foto de John-Mark Smith no Pexels

1 comentário em “8 Melhores Bíblias de Estudo de Todos os Tempos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.