melhores livros de rpg

Os 11 Melhores Livros de RPG. Participe de Aventuras Épicas!

[cn-social-icon]

RPG! Muito provavelmente você já está familiarizado com essa sigla, principalmente quando relacionada a games, pois a modalidade de jogos RPG foi algo que ganhou grande notoriedade nas últimas décadas. Inúmeros games desenvolvidos nesta linha foram lançados como uma flecha nos corações de muitos usuários, que agora são apaixonados pela modalidade.

Todavia, não é apenas nos games que a modalidade RPG faz sucesso. Embora  em menor escala, na literatura também temos muitos livros neste sentido que são extremamente cobiçados. Por isso, decidimos trazer uma lista com 11 dos melhores livros de RPG para auxiliar os nossos leitores que pretendem se aventurar por essas “terras”.

Agora você deve estar se perguntando o que são livros de RPG. Bom… Basicamente, os livros de RPG têm o objetivo de tornar as narrativas mais interativas. Já pensou se ao invés de apenas “assistir” as histórias, você pudesse participar, ou seja, ser um personagem dentro do livro?

A sigla RPG representa uma nomenclatura que pode ser traduzida, de uma forma livre, como “jogo de interpretação de papéis”. Esses livros são um grande incentivo a leitura, além de um ótimo estímulo para a criatividade.

Quanto aos sistemas, ou seja, a forma como funcionam essas narrativas, bom… varia bastante de livro para livro. Alguns são mais dinâmicos e exigem maiores quantidades de participantes e outros são mais reservados para a diversão de apenas uma pessoa.

>>> Antes de conhecer nossa lista dos melhores livros de RPG, inscreva-se no nosso canal do Telegram e no nosso Instagram e você será notificado sempre que sair algo novo aqui. Além disso, fique ligado no nosso canal no Youtube.

1 – Dungeons & Dragons Player’s Handbook

Dungeons & Dragons Player's Handbook

Criado em 1974, este RPG é o maior do mundo, tendo revolucionado a leitura, unindo-a a elementos de “gameplay” em uma fantasia apaixonante. Dungeons & Dragons é a maior referência dessa modalidade. Portanto, está na primeira colocação da nossa lista de melhores livros de RPG.

Esta edição, chamada de Livro do Jogador, é um dos principais materiais da franquia, pois contém as regras para a criação de personagens, para exploração, para combate e muito mais…

Em Dungeons & Dragons, os participantes podem seguir sua própria história, exercendo suas habilidades criativas e tendo o “Mestre” como guia. Desta forma, você pode adentrar profundamente em um mundo extremamente vasto e viver aventuras fantásticas de tirar o fôlego.

2 – Guerra dos Tronos RPG (Robert J. Schwalb)

Guerra dos Tronos RPG

O segundo livro da nossa lista é considerado o RPG oficial da série As Crônicas de Gelo e Fogo. Confesso que o fato deste estar em segundo lugar da nossa lista é muito por influência da minha proximidade com a série de George R. R. Martin.

No entanto, é justo levando em conta tamanha dimensão da obra, que conquistou os mais altos patamares da literatura, se tornando também um dos maiores sucessos dos streamings de todos os tempos.

Então, embora a versão RPG de Guerra dos Tronos não seja tão famosa quanto algumas outras, está justificada no segundo lugar.

3 – Dungeons & Dragons Dungeon Master’s Guide

Dungeons & Dragons Dungeon Master's Guide

O terceiro item da nossa lista dos melhores livros de RPG também é da franquia Dungeons & Dragons. Este é o livro certo para quem quer se tornar mestre numa mesa de D&D. O volume contém inúmeros detalhes importantes como eventos, ganho de experiência, interação com o mundo, guias para itens e sistema de combate.

Ele é bastante útil para mestres iniciantes, pois insere todos estes conceitos. Porém, também é importante para mestres avançados, pois tantos detalhes precisam ser relembrados.

Infelizmente, este, que é um dos RPGs mais famosos da franquia, ainda não possui versão em Português.

4 – O Aprendiz (Taran Matharu)

O Aprendiz

O Aprendiz faz parte da série Conjurador, e o quarto item da nossa lista de melhores livros de RPG.

Seguindo uma linha de fantasia de grandes clássicos da literatura, como Harry Potter e Senhor dos Anéis, porém com um adicional de elementos RPG, este romance vai te proporcionar uma viagem por um mundo incrível e batalhas épicas impressionantes.

Então, conhecemos Fletcher, um jovem órfão de baixa classe, mas que surpreendeu a sociedade preconceituosa ao invocar um demônio do quinto nível. Teoricamente, apenas nobres poderiam ser capazes de tal feito. No entanto, agora o protagonista ganhou uma vaga na Academia Vocans, uma escola de magos onde ele precisará ser forte para vencer muitos desafios.

5 – Cidade dos Ladrões

Cidade dos Ladrões livros de rpg

Com este quinto material da nossa lista de melhores livros de RPG, você viverá as aventuras de um espadachim de aluguel. 

A próspera vila de Silverton vive momentos delicados de preocupação, pois ameaças aterrorizantes estão em iminência. Zanbar Bone e seus ferozes cães da lua têm más intenções para com a aldeia.

Diante desta situação, os mercadores de Silverton se voltam para você, que receberá uma temerosa missão. Uma missão que o levará para lugares amedrontadores e sombrios, onde você precisará enfrentar monstros e criminosos. Na cidade dos ladrões, a sua espada certamente será sua melhor amiga!

6 – The Witcher RPG (Cody Pondsmith)

The Witcher RPG

The Witcher! Muito provavelmente você já se deparou com esse nome, pois é um dos grandes sucessos da Netflix na atualidade. Mas será que você sabia que existe um RPG baseado na série?

Nesta fantasia sombria, muitas histórias e jornadas compõem o majestoso cenário. Enquanto o Lobo Branco parte em uma busca perigosa pelo seu amor perdido, outros núcleos também fazem parte da narrativa. E em um deles está você!

Você está preparado para viver batalhas sangrentas neste mundo cheio de criaturas assustadoras e inimigos cruéis? Neste vasto continente, que vive o contexto de uma grande guerra, suas decisões podem influenciar, inclusive, em questões políticas importantes para o desfecho.

7 – Ossos Sangrentos (Jackson Steve)

Ossos Sangrentos

No sétimo lugar da nossa lista, está uma aventura de tirar o fôlego. Desta vez, grande parte de sua jornada será guiada através dos oceanos.

Cinnabar, o temido lorde pirata — ou “Ossos Sangrentos”, como é conhecido por muitos —, agora volta da morte. E como se já não fosse suficientemente aterrorizante, ele conta com os poderes sombrios do vodu e está  em busca de vingança.

Do outro lado, está você, que quando criança teve sua vida arruinada ao perder sua família após um ataque do terrível pirata. Assim, você tem sua própria vingança em mente, e é o único que pode evitar que um novo reinado trevoso seja instaurado por Cinnabar.

8 – O Templo do Terror (Ian Livingstone)

O Templo do Terror  rpg

O Templo do Terror entra em oitavo lugar na nossa lista de melhores livros de RPG. Nesta aventura alucinante, você  precisará lutar contra o tempo para impedir que o verdadeiro caos aconteça.

Malbordus está ficando cada vez mais poderoso. Além disso, ele está chegando muito perto de cumprir a tarefa que os elfos lhe concederam: recuperar os 5 artefatos dracônicos escondidos no Deserto dos Crânios.

Dessa forma, você é o único que pode impedi-lo e terá que partir em uma expedição pelo deserto massacrante em busca da cidade perdida. Destrua o tesouro antes que Malbordus o encontre! Mas mantenha o nível de atenção o mais alto possível, pois a linha entre o sucesso e o fracasso é extremamente estreita.

9 – Trilogia O Senhor dos Anéis (J.R.R. Tolkien)

Entre os melhores livros de RPG, é justo que esteja incluso este box de Senhor dos Anéis, que é uma das obras da literatura mais famosas de todos os tempos.

Segundo o autor, os 3  volumes — A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei — que compõem este material não são livros separados, mas sim um único grande romance que só pode ser completamente compreendido após a leitura dos 3.

10 – Dragon Age (Pramas Chris)

Dragon Age

Este realmente não poderia faltar nesta lista. Baseado em uma série de videogames de sucesso, Dragon Age RPG traz uma experiência única para você e seus amigos, que assumem o papel de grandes guerreiros, magos e ladinos.

Reunidos em uma mesa, vocês vão em busca de fama, fortuna e conquistas ao derrotar inimigos sombrios e desafios mortais. Esta é uma forma excepcional de adentrar nos maravilhosos cenários de Thedas.

Este livro básico traz todo conteúdo necessário para que você possa usufruir deste RPG, com um conjunto de regras fáceis e dinâmicas de aprender.

11 – Tormenta RPG

Tormenta RPG

Tormenta RPG completa nossa lista dos 11 melhores livros de RPG. Aparece aqui como uma das opções mais viáveis principalmente para aqueles que pretendem debutar no mundo dos RPGs. Além de ser uma das opções mais em conta, também é bastante intuitivo e fácil de se  aprender.

Este é um RPG brasileiro. O mais famoso e bem sucedido já criado em solo verde e amarelo.

De cavernas profundas a castelos imponentes, lute em lugares incríveis e conquiste vitórias lendárias. Viaje por estradas repletas de camponeses, caravanas e comitivas de nobres, mas também bandidos, mercenários e monstros errantes.

O livro principal apresenta todas as regras para criação de personagens. Eles são divididos em 11 raças e 13 classes, além de poderem contar com mais de 600 magias e 150 talentos. O material ainda conta com um conteúdo para que os mestres possam criar suas próprias jornadas.

Gostou de conhecer os melhores lirvos de RPG? Veja também outros artigos recente do blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *