serie executores ordem

Executores: Ordem da Excêntrica Trilogia de Brandon Sanderson

Hoje você vai conhecer a ordem dos livros da Série Executores. Uma distopia que vai te proporcionar grandes emoções: medo, raiva, amor, tensão… Um universo futurístico e sombrio, onde a humanidade vive seus piores momentos!

Ficções científicas e distopias são gêneros que dominam o cinema e a literatura há muito tempo. Ao decorrer dos anos já foram criadas muitas e muitas obras apaixonantes e as pessoas nunca enjoam de consumir estes tipos de narrativas; e uma prova disso são os sucessos recentes em bilheterias e vendas de livros. Contudo, com tantos trabalhos que já foram desenvolvidos nesta linha, pensamos que já vimos de tudo e que tudo que fizerem a partir de um certo ponto será apenas mais do mesmo. No entanto, há obras como a Série Executores que vêm para provar que ainda há espaço para ideias bem originais!

Brandon Sanderson, autor da trilogia, segue na contramão de outras obras da literatura. Normalmente, em obras que envolvem seres com superpoderes, há os super heróis e os super vilões, mas, nesse caso, praticamente não temos super heróis. São apenas pessoas normais tentando deter seres incrivelmente poderosos!

Os normais terão de contar com suas tecnologias avançadas (aqui a ficção científica entra em peso) e mentes inteligentes para combater o grande mal que assola a Terra.

Desde a chegada de uma estrela brilhante chamada Calamidade, o mundo nunca mais foi o mesmo. A boa notícia é que muitas pessoas ganharam superpoderes, o que é irado demais! A má notícia é que eles são os épicos, e são vilões “virados no samurai”! Eles usam seus poderes para a opressão e para a destruição.

Dessa forma, uma nova ordem passou a valer no mundo, e, sob intenso sentimento de pavor e medo, as cidades são governadas pelos épicos.

Do outro lado da força, temos os Executores, um misterioso grupo que é composto por pessoas comuns, mas altamente corajosas, pois a missão deles é eliminar os tiranos épicos da Terra.

Brandon Sanderson é um grande escritor norte-americano de fantasia e ficção científica. Entre suas obras mais famosas estão Mistborn e The Stormlight Archive. É um grande best-seller, tendo chegado às primeiras posições da lista do The New York Times.

A Trilogia Executores é um dos trabalhos mais recentes do autor — foi lançada no Brasil pela Editora Aleph em 2016 —  e é uma ficção mais voltada para um público mais jovem.

>>> Está gostando de ler este artigo sobre a Série Executores Em Ordem? Então tenho uma recomendação para você nunca perder novos conteúdos como este → Se inscreva nas nossas redes sociais: Instagram; Canal do Telegram e Canal do Youtube.

1 – Coração de Aço

Coração de Aço

Este é o primeiro volume na ordem dos livros da Série Executores. Em Coração de Aço, somos apresentados ao protagonista David, que, por sinal, é o narrador da história. Acompanhamos a trama do personagem enquanto observamos o plano de fundo calamitoso, onde os épicos dominam os povos e submetem-lhes a uma vida de servidão.

David, muito novo, foi obrigado a lidar com a terrível realidade e presenciar uma grande crueldade: um épico dotado de grande poder — Coração de Aço — fez um ataque a um banco, onde o menino de 8 anos estava presente com o seu pai. Ele foi o único sobrevivente daquele fatídico massacre, e viu o ditador de Nova Chicago matar o seu pai.

A partir daí, os dias do garoto são recheados de sentimentos de vingança, e, então, o maior objetivo da vida dele passa a ser destruir os épicos, principalmente, o Coração de Aço.

Dez anos depois, o protagonista dedica a sua vida a estudar os épicos e descobrir suas fraquezas, pois ele sabe que eles têm — no dia da morte de seu pai ele viu o épico sangrar. 

Além disso, ele observa os passos de um grupo secreto de resistência chamado Executores. O rapaz, dedicado em seu propósito, faz planos para conseguir entrar para o grupo. Assim, durante um ataque dos Executores a um épico chamado Fortuidade, ele intervém e tenta conseguir um espaço entre eles.

A princípio, o desejo do personagem principal é tratado com muito receio por parte dos rebeldes. Contudo, seus anos de estudos sobre os épicos e a grande quantidade de informações que ele trazia sobre os vilões fez com que eles o aceitassem no grupo.

David consegue convencê-los a tentarem executar um plano improvável para matar o Coração de Aço.

Bom, antes que você pense que os Executores são apenas um bando de rebeldes sem nenhuma chance, quero dizer que eles dominam um grande arsenal tecnológico futurístico, que é muito legal de se imaginar.

É muito prazeroso acompanhar o David, pois é um garoto muito inteligente e corajoso, que tem uma personalidade cativante. Mas não paramos por aí, pois também é incrível acompanhar os integrantes do grupo de Executores, que são personagens maravilhosos, além, claro, dos super vilões, que são muito “da hora”.

Um livro eletrizante, abarrotado de ação, onde as cenas são muito bem descritas pelo autor e os leitores sentirão como se estivesse passando um filme diante de seus olhos.

2 – Tormenta de Fogo

Tormenta de Fogo

Tormenta de Fogo é o segundo livro na ordem da Trilogia Executores. Após a última trama, onde o protagonista enfrentou um dos maiores épicos de todos e conquistou sua vingança, ele ficou muito famoso. No entanto, sua jornada de batalhas ainda não chegou nem perto do fim. Neste novo volume, em um novo cenário, David e os Executores enfrentarão Realeza, uma épica de água que, apesar da aparente simpatia, tem planos malígnos.

Eles vão rumo à Babilar, a cidade que Realeza dominou e inundou, de modo que as pessoas precisam viver nos topos dos prédios, e trafegam por pontes ou barcos. O cenário desta cidade é completamente excêntrico: árvores crescem dentro dos prédios, frutas brilhantes, a água está sempre quente…

Neste livro também temos o Tormenta de Fogo, que é um dos épicos mais maneiros da saga e que, inclusive, é chave fundamental para uma grande reviravolta que a narrativa dá. Por conta dele, David passa a se questionar sobre todo o ódio que sempre cultivou pelos épicos. Será mesmo que não pode haver um herói entre os mega humanos?

Nesta nova trama, infelizmente, alguns personagens maravilhosos do primeiro livro não estão presentes, mas em compensação são adicionados mais personagens que enriquecem muito a narrativa.

Realeza tem planos muito maiores do que pensávamos a princípio e, por isso, nossos mocinhos se envolveram em uma luta de muita, muita importância.

Um outro ponto interessante de se ressaltar é que o romance, que no primeiro livro ainda era bem improvável, agora começa a dar as caras e se intensificar. Isso pode ser um ponto a menos para algumas pessoas, mas a maioria dos leitores sempre gostam de um romance envolvido.

3 – Calamidade

Calamidade

Calamidade fecha ordem dos livros da Série Executores, de Brandon Sanderson. Uma história sensacional, com um enredo de tirar o fôlego e com cenários apaixonantes.

Calamidade é o nome da estrela brilhante que chegou a terra e transformou drasticamente a história da humanidade. No entanto, isso ainda é um grande mistério. Na verdade, muitas coisas em toda a trilogia dos Executores permanecem sendo um grande mistério até este último livro, o que é muito instigante.

Bom, no início deste volume, os executores estão diante de uma situação complicada. Desarmados, sem seu líder e sem aliados. Além disso, estão sendo perseguidos por um dos épicos mais poderosos que já existiram. Uma trama caracterizada por um clima de tensão que perdura até o fim. 

Mesmo com a história se aproximando do final, as coisas não parecem estar sendo conduzidas a um desfecho favorável aos mocinhos, nem tampouco os dilemas de David parecem estar caminhando para uma resolução. Todavia, pode ter certeza de que você será surpreendido quando as respostas vierem à tona e quando os mistérios forem revelados. Tudo fará sentido de uma maneira emocionante no fim.

Assim como em Tormenta de Fogo, este terceiro livro também é ambientado em um cenário muito interessante. Temos mais uma cidade modificada pelos épicos, onde as coisas funcionam de uma maneira totalmente peculiar e as pessoas parecem estar muito acomodadas a isso.

Ildithia é uma cidade feita de sal, que se move sozinha e abriga muitos épicos fascinantes. Neste lugar, os Executores darão de cara com muitos épicos que prometem não facilitar em nada sua jornada. Entre eles, está de volta o Falcão Paladino, que pensávamos ter superado, mas parece que não.

Conclusão

Ao chegarmos ao fim da série, acho que podemos concluir que o objetivo da vida de Brandon Sanderson é provar que imaginação não tem limites. Nossa! Criatividade este escritor tem em abundância. Tudo nesta ficção é muito original! Personagens, cenários, tramas, construção da narrativa…

Enfim… Se você ama distopias e ficção científica e quiser dar um tempo do “mais do mesmo”, a Série Executores é uma recomendação e tanto! 

Ah! Não esqueça de avisar aos seus amigos… compartilhe este texto com eles. Assim, você ajuda eles e também o nosso blog.

Gostou de conhecer a ordem dos livros da série Executores? Veja outros posts relacionados do blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.