Se você é como eu, sempre desconfiada de um hype de TikTok, provavelmente pensou que esse livro fosse mais uma modinha adolescente. Mas estou aqui para dizer que nunca fiquei tão feliz por estar enganada. Esse livro florido e cor de rosa conquistou um lugar especial no meu coração, e hoje ele é com certeza um dos favoritos da minha estante. Hoje, fiz uma resenha de É Assim Que Acaba e quero te convencer a lê-lo (se é que você já não o leu, pois a popularidade desse livro é insana, e mais que merecida – foi o livro mais vendido em 2022 no país).
Antes de tudo, gostaria de acentuar duas coisas.
- 1) Este livro aborda um tema sensível, que pode ser um gatilho para várias pessoas. Se você tem dificuldade na abordagem de alguns assuntos, é importante verificar se você se sentirá confortável com a leitura lendo a resenha até o fim. Para mim, entretanto, justamente não saber qual era o principal tema do livro contribuiu ainda mais para minha experiência de leitura, pois o choque foi grande, e me senti no lugar da protagonista, com toda a certeza. Então fica a seu critério desejar saber qual o tema sensível ou não 😉 .
- 2) Embora haja edição nacional, optei por ler essa obra em inglês – e foi a primeira vez que fiz isso! Para quem nunca leu nada em inglês antes e deseja começar, Colleen Hoover é uma ótima pedida. Ela tem uma escrita fluida, sem muitas palavras ou construções difíceis, o que contribui bastante para leitores iniciantes na língua. Então fica a dica!
>>> Antes de conhecer a nossa resenha de É Assim Que Acaba, gostaria de convidar para nos seguir também no YouTube, Telegram e Instagram, redes nas quais você terá acesso a textos como esses e também diversos outros guias de leitura postados diariamente aqui no blog! Caso queira adquirir o livro, você ajuda o blog ao comprá-lo por esse link.
Conhecendo Lily Bloom
Começamos nossa resenha de É Assim Que Acaba no ponto em que somos apresentados a Lily Bloom, uma mulher que cresceu dentro de um relacionamento abusivo entre sua mãe e seu pai. Durante toda sua infância, ela observava sua mãe ser violentada de diversas formas, e sem nunca fazer nada a respeito, apenas abaixar a cabeça e seguir como se nada tivesse acontecido. Isso enfurecia Lily, desde muito jovem.
Ela nunca conseguiu entender o motivo da mãe continuar no relacionamento, mesmo após anos e anos de abuso. Sua mãe finalmente se vê livre de seu pai apenas por ter se tornado viúva – uma triste e deprimida viúva. E isso contribuiu mais ainda para a fúria de Lily.
Após o funeral de seu pai, Lily, já uma mulher feita, não sente luto algum, e foge para um prédio com um grande terraço para ficar sozinha com seus pensamentos.
No entanto, lá ela conhece Ryle, um cirurgião de uma beleza digna de vários olhares, que também precisava de um tempo para pensar. De forma inusitada e descontraída, eles começam a descobrir detalhes e segredos da vida um do outro, sem mentiras.
Mas apesar de se sentir definitivamente atraída por Ryle, Lily decide não dar continuidade nessa inesperada conexão, pois ele havia deixado claro que não quer nunca ter um relacionamento amoroso, e muito menos se casar. As mulheres para ele, eram apenas para uma boa noite de sexo – o que não se encaixava nos padrões de Lily para o momento.
O Reecontro
Tempos mais tarde, ela realiza seu sonho e abre uma floricultura para si. E como funcionária, ela contrata Alyssa, que após se tornar sua fiel ajudante, também se transforma em sua melhor amiga. Surpreendentemente, Lily descobre que Alyssa é irmã de ninguém menos que o cirurgião atraente que ela conhecera meses atrás.
Com o contato retomado, Ryle sente pela primeira vez a necessidade de mais que uma simples noite de sexo, e começa a investir em sua crescente paixão por Lily. O romance de Lily e Ryle se intensifica a cada página do livro, deixando o leitor atento, ávido e pedindo por mais a todo tempo.
Durante os acontecimentos presentes, Lily desenterra do armário uma caixa de diários de quando era adolescente, e começa a ler e reviver todas as suas memórias de quando conheceu Atlas, o garoto sem teto e de olhos azuis por quem ela aos poucos se apaixonou aos 16 anos. Infelizmente, seu primeiro amor saiu de sua vida de forma dolorida e indesejada, que até hoje atormenta Lily.
Ao mesmo tempo, a autora nos conta essas duas histórias distantes e diferentes entre si, levando o leitor a se perguntar quando elas finalmente vão se conectar.
A vida de Lily segue de forma leve e bem humorada, até o momento em que acontece a primeira agressão. E não demora para Lily começar a se perguntar se ela finalmente virara o que mais temia – sua mãe.
É possível perceber em nossa resenha de É Assim que Acaba que o livro explora as complexidades do abuso doméstico, incluindo a violência psicológica e manipulação, e o impacto duradouro que pode ter nas vítimas. O romance também irá tratar de temas de amor, sacrifício e crescimento e tem uma mensagem poderosa sobre a importância do auto-cuidado e de se defender.
Conclusão da Resenha de É Assim Que Acaba
Concluo a resenha de Assim Que Acaba ressaltando que esse foi um livro transformador pra mim. Além de provocar um turbilhão de emoções, me fez refletir bastante.
Apesar de sempre abominar qualquer tipo de agressão contra a mulher, percebi que era involuntário e inevitável que eu julgasse a vítima. Nós sempre nos perguntamos “por que ela não termina com ele, e a acaba logo com isso?” mas nunca paramos pra pensar em como é, realmente, estar dentro do relacionamento. Não existe uma placa de “cuidado”. Você apenas se apaixona pela pessoa errada, sem saber. E como pode ser fácil abandonar uma pessoa que você ama com todas as forças? Não seria tentador pensar que aquela foi a única vez e que não vai mais se repetir?
Quando finalizei a leitura, fiquei refletindo por dias. Hoje minha postura é diferente quando me deparo com uma mulher que sofre em um relacionamento abusivo. É claro que ainda há um longo caminho que preciso seguir até aprender a lidar com esse tipo de situação, mas definitivamente esse livro foi um começo.
De forma clara e dolorida, Colleen Hoover te mostra todas as nuances de um relacionamento abusivo, e prova que quem está de fora nunca desconfia que nem tudo são flores. Ao meu ver, é uma leitura obrigatória, sobretudo para mulheres. Pois se tem uma coisa que precisamos ter umas com as outras é sororidade e empatia, para que possamos estender a mão e resgatar quem não percebe que precisa de resgate.
Observação: Não deixe de ler a Nota da autora no final do livro! É um complemento e tanto para sua experiência como um todo. Espero que você seja transformado pela Colleen Hoover como eu. Prepare o lencinho, e boa leitura 🙂 .
Dica: Essa obra está na nossa lista de livros para ler em 2024.
Gostou de conhecer a resenha de É Assim que Acaba? Veja também outros artigos recentes do blog!