cidade a lua crescente ordem

Cidade da Lua Crescente: Ordem e Guia de Leitura

No texto de hoje iremos conhecer a ordem dos livros de Cidade da Lua Crescente, a mais nova saga de sucesso de Sarah J. Maas. Como de costume, iremos entrar nessa obra de fantasia em um ambiente habitado por humanos, feéricos, anjos, bruxas e diversos outros seres místicos que habitam esse universo cheio de perigos e magia chamado de Midgard.

Diferentemente de outros títulos do gênero, nessa obra a história se passa no nosso mundo contemporâneo, adicionado aos elementos mágicos (e com classificação indicativa para maiores de 18 anos). 

A ordem dos livros de Cidade da Lua Crescente, de Sarah J. Maas, é composta por Casa de Terra e Sangue (2020), Casa de Céu e Sopro (2022) e Casa de Chama e Sombra (2024).

➜ Caso esteja gostando de conhecer a ordem dos livros de Cidade da Lua Crescente, também convido para se inscrever nas nossas redes sociais, Canal do Youtube, Instagram e Canal do Telegram. Dessa forma você poderá acompanhar textos como esse em primeira mão. Além disso, saiba que, ao adquirir algum livro pelos links e botões dentro do texto, você ajuda o nosso site.

O Universo de Cidade da Lua Crescente

O mundo desenvolvido por Maas (que também é autora dos sucessos Corte de Espinhos e Rosas e Trono de Vidro) ao longo das 896 páginas do livro é dividido em 4 casas – duas delas dão nome aos dois primeiros livros de Cidade da Lua Crescente. No entanto, a divulgação refere-se sempre que essa saga será composta por uma trilogia, então ficou curioso sobre qual casa ficará de fora (ou se será uma quadrilogia). A história está dividida conforme a seguinte lógica: 

  • Casa de Terra e Sangue: composta por metamorfos, humanos, bruxas, animais comuns e outros a quem Cthona comanda, assim como alguns escolhidos de Luna. 
  • Casa de Céu e Sopro: composta por malakim (anjos), feéricos, elementais, duendes (expulsos por terem participado da Queda), e aqueles abençoados por Solas, assim como alguns favorecidos por Luna. 
  • Casa Das Muitas Águas: composta por espíritos fluviais, sereias, bestas aquáticas, ninfas, kelpies, nøkken (espíritos aquáticos) e outros protegidos por Ogenas. 
  • Casa de Chama e Sombras: Daemonaki, ceifadores, espectros, vampiros, draki, dragões, necromantes e outras criaturas perversas que nem mesmo Urd deseja ver. 

Esses seres místicos passaram a habitar nosso mundo contemporâneo após um evento chamado de “Travessia”. 

Personagens Principais

Nossa protagonista será uma semifeérica chamada Bryce Quinlan precisou escolher uma das casas – já que nesse universo os feéricos e os humanos habitam em tribos diferentes. Ela opta pela Casa de Terra e Sangue, que dará o nome ao primeiro livro da saga. 

Após o assassinato de sua melhor amigo, ela irá se unir com um guerreiro-anjo chamado Hunt Athalar para caçar o assassino em busca de vingança. 

Além deles, também teremos outros personagens importantes na obra, como: 

  • Ruhn Danaan: príncipe dos Valbaran Fae e meio-irmão de Bryce. 
  • Danika Fendyr: metamorfa e alfa das matilhas dos demônios e melhor amiga de Bryce;
  • Jesiba Roga: feiticeira e negociante de arte, dona da Griffin Antiquities. Chefe de Bryce;
  • Aidas: príncipe do abismo; 
  • Tharion Ketos: era o capitão de inteligência para a Rainha do Rio;
  • Connor Holstrom: fez parte da matilha de Danika;
  • Ithan Holstrom: foi criado por Connor, seu irmão mais velho, desde que seus pais morreram
  • Celestina: governadora de Lunathion e chefe do Hunt;
  • Sophie Renast: era uma rebelde que se dedicava a encontrar seu irmão depois que ele foi feito prisioneiro de Kavalla; 
  • Emile Renast: é o irmão de Sofie Renast, um dos últimos Thunderbirds; 
  • Cormac Donnall: Príncipe Herdeiro das Fadas Avallen. Ele também era primo distante de Bryce Quinlan por meio de seu pai.

Abaixo, iremos conhecer um pouco mais de cada exemplar da ordem dos livros de Cidade da Lua Crescente (pode haver spoilers). 

Livros em Ordem

A série Cidade da Lua Crescente, escrita por Sarah J. Maas, tem cativado leitores com seu universo fascinante e personagens envolventes. O primeiro livro, Casa de Terra e Sangue, rapidamente se tornou um sucesso com sua mistura de fantasia urbana e romance. Em seguida, Casa de Céu e Sopro, o segundo volume, lançado em fevereiro de 2022, aprofundou a mitologia e os personagens do universo criado pela autora. O terceiro volume, Casa de Chama e Sombra, lançado em 2024, trouxe novos desdobramentos e reviravoltas na saga de Bryce e seus aliados. Esses lançamentos sequenciais solidificaram a série entre os livros de fantasia favoritos de uma geração. Acompanhe abaixo um pouco mais sobre a ordem dos livros de Cidade da Lua Crescente.

1 – Casa de Terra e Sangue

Casa de Terra e Sangue

No primeiro volume da ordem dos livros de Cidade da Lua Crescente, de Sarah J. Maas, iremos conhecer Bryce Quinlan, uma semifeérica que tinha uma vida perfeita – de muito trabalho, mas também muitas festas. Ela divide sua rotina entre o trabalho na loja de antiguidades de uma bruxa mafiosa e a vida noturna da Cidade da Lua Crescente, em um mundo moderno chamado Midgard.

Tudo muda quando sua melhor amiga, Danika, é assassinada de forma brutal. Bryce, marcada pela tragédia, se junta ao anjo caído Hunt Athalar, que cumpre pena como assassino oficial do governo. Juntos, eles investigam quem está por trás dos crimes e, no meio do caminho, claro, se envolvem romanticamente.

A primeira metade do livro é recheado de palavrões, flertes e muitas páginas com evolução lenta. O universo tenta parecer complexo, mas se torna desorganizado: há quatro casas mágicas, dezenas de raças, hierarquias, rituais e gírias tecnológicas.

Sentimento: um começo promissor sabotado pelo excesso.

Recomendo para: leitores que priorizam o envolvimento com os personagens e aceitam um ritmo lento em troca de tensão romântica. Não indicado para quem busca narrativa consistente.

2 – Casa de Céu e Sopro

Casa de Céu e Sopro

Casa de Céu e Sopro é o segundo volume da ordem dos livros de Cidade da Lua Crescente.

Após os eventos do primeiro livro, Bryce está em paz (ou quase), até que novos movimentos políticos ameaçam essa estabilidade. Um casamento arranjado surge, só para servir de pretexto para envolvê-la com rebeldes que planejam derrubar os Asteri, os governantes autoritários de Midgard. Paralelamente, Hunt volta como interesse romântico, mas agora em modo “namoro platônico”.

O universo se expande, mas continua sendo pouco explicado. A autora tenta abordar temas como resistência, opressão e identidade, mas tudo é tratado com superficialidade. O ritmo novamente é um problema: há longas sequências sem ação, seguidas de cenas importantes resolvidas sem peso dramático. A Bryce continua tomando decisões impulsivas, com diálogos que soam forçados e cheios de frases de efeito.

O romance, que deveria ter se resolvido no primeiro livro, continua sendo esticado com justificativas frágeis. Novos personagens surgem, mas são rasos ou reciclados de outras obras da autora.

Sentimento: a promessa de profundidade se dissolve em reviravoltas vazias.

Recomendo para: quem já está investido emocionalmente no casal Bryce e Hunt e quer ver o multiverso se formando. Evite se você procura maturidade narrativa ou desenvolvimento real de personagens secundários.

3 – Casa de Chama e Sombra

casa de chama e sombra

Casa de Chama e Sombra é o terceiro volume da ordem dos livros de Cidade da Lua Crescente, de Sarah J. Maas. A obra mergulha os leitores em uma emocionante jornada pelo Sarahverso. Após os eventos intensos de Casa de Céu e Sopro, a protagonista Bryce Quinlan se vê em um Inferno surpreendentemente diferente do esperado. Com elementos imaculados e habitantes mortais, ela luta para encontrar o caminho de volta a Midgard, enfrentando desafios e incertezas.

Enquanto Bryce busca seu lar, Hunt Athalar permanece em Midgard, enfrentando suas próprias adversidades para ajudá-la. Preso e sem informações sobre Bryce, ele luta para escapar das garras dos asteri. O mundo de Bryce e Hunt está à beira do colapso, e o destino de todos depende das escolhas e ações deles.

No entanto, os diálogos são fracos, a guerra não convence e muitos núcleos existem apenas para justificar a extensão do livro.

Sentimento: frustração com um final inflado e vazio

Recomendo para: fãs de carteirinha do universo Sarah J. Maas. Fora isso, é uma leitura que exige paciência.

Gostou de conhecer a ordem dos livros de Cidade da Lua Crescente? Então, comente abaixo o que você achou da obra. Além disso, não esqueça de nos marcar nas redes: @osmelhoreslivros! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os Melhores Livros
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.