A Rainha Vermelha é o livro de estreia da autora Victoria Aveyard. Nesse mundo, digno dos melhores e mais badalados livros de fantasia, somos apresentados a uma realidade dividida pela sangue: vermelho ou prateado. Os vermelhos, em geral, são pessoas simples e os prateados possuem quase que um status de semideuses.
A protagonista da saga se chama Mare Barrow que mora com a mãe e irmã mais nova. Seus irmãos mais velhos, Bree, Tramy e Shade estão atualmente servindo na guerra. Conhecemos à sua realidade quase que miserável em que eventualmente ela é obrigada até mesmo a roubar para ajudar a sua família, mas nunca imaginou que sairia dali.
Esse é só o começo dessa incrível história cheia de tramas palacianas e fantasia. Para ver o restante da história você precisará conhecer a ordem de livros de Rainha Vermelho.
A Rainha Vermelha
Esse é o primeiro volume da ordem de livros de A Rainha Vermelha.
Nesse livro, conhecemos a vida de Mare que mora em um vilarejo pobre e não tem muitas perspectivas de sair dali. De forma inesperada, Mare consegue um emprego no palácio real de Norta, local em que será envolvida em várias intrigas.
Durante a Prova Real, evento em que seria escolhida a futura rainha, Mare descobre que possui um poder misterioso. Ela se descobre uma eletricon (cujo poder é criar a eletricidade) ao jogar um raio em uma das concorrentes do concurso. Tal acontecimento pode ameaçar a atual ordem da sociedade, já que até então somente os Prateados possuíam esse tipo de poder.
O rei, com medo de que descobrissem que uma Vermelha pode ter poderes, arranja um casamento dela com seu segundo filho, Maven, daí originando o nome da saga. Para esconder o passado dela, ela tem seu nome mudado para Mareena Titanos e ganha uma nova história. Agora ela seria filha de um General Prateado morto durante a guerra e teria sido adotada por uma família de vermelhos.
Espada de Vidro
Esse é o segundo volume da ordem de livros de A Rainha Vermelha.
Mare sabe que o que vive no palácio é praticamente uma prisão e ela começa a buscar maneiras de fugir dali. A corte tenta escondê-la do público que já sabe que uma Vermelha possuía poderes após uma revelação ser feita em rede nacional.
Mare consegue fugir juntamente com Cal e Farley com a ajuda da Guarda da Escarlate.
Fora da corte, ela descobre que ela não é a única Vermelha a possuir poderes. De fato existiam vários outros iguais à ela chamados de sanguenovos.
Portando uma lista de sanguenovos entregue por Julian, é a vez de Mare se tornar uma espécie de líder e comecar a recrutá-los para tentar formar um exército de resisência contra os nobres opressores.
Esse movimento é complicado e traz um amadurecimento para Mare. Mas a dureza da guerra eminente também muda a nossa protagonista, que assume um lado vingativo muito forte.
Obviamente, por ser considerada uma ameaça ao Reino, ela continua a ser caçada por onde quer que vá e ela terá que tomar cuidados, pois qualquer um poderá ser seu algoz.
A Prisão do Rei
Esse é o terceiro volume da ordem de livros de A Rainha Vermelha.
Agora, Mare foi capturada e Maven, sua antiga paixão, fará disso um espetáculo nacional para passar uma mensagem de que tudo está sob controloe no Reino.
A Guarda Escarlate continua se organizando para salvar Mare e continuar a rebelião.
Exilado, Cal está dividido entre sua linhagem do trono e seu amor por Mare.
Tempestade de Guerra
Esse é o quarto volume da ordem de livros de A Rainha Vermelha e também o desfecho dessa história – por meio de 5 narrativas diferentes.
Como falamos anteriormente, Cal estava dividido entre o amor e a coroa, e acaba traindo a confiança de Mare. No fim do último livro, vimos que a avó dele arranjou um casamento com Evangeline com o objetivo de obter o controle sobre as suas forças de exército, somados à Guarda Escarlate que agora está apoiando Cal.
Mare, a garota elétrica, agora conseguiu se libertar e está destinada a reunir o sanguenovos com o objetivo claro de derrubar o trono e buscar a igualdade entre os dois sangues.
Temos Maven e sua obsessão por Mare que o motivo a passar por cima de tudo e todos.
Além disso, teremos a batalha final onde tudo pode acontecer.
Trono Destruído
Esse é um quinto volume da ordem de livros de A Rainha Vermelha que na verdade reúne uma série de contos desse universo.
Com design especial, o livro traz os dois contos já publicados (“Canção da rainha” e “Cicatrizes de aço”), além de quatro histórias inéditas que darão aos leitores mais um vislumbre de seus personagens favoritos e a chance de conhecer caras novas.
No conto Canção da rainha conheeremos a nobre prateada Coriane Jacos, que se torna a primeira esposa do rei Tiberias VI e dá à luz o príncipe herdeiro, Cal.
Em Cicatrizes de aço conheceremos mais a fundo a Guarda Escarlate a partir da perspectiva de Diana Farley, uma das líderes da rebelião vermelha, que tenta expandir o movimento para Norta — e acaba encontrando Shade e Mare Barrow pelo caminho. Esses dois contos narram acontecimentos anteriores ao livro Rainha Vermelha.
O conto O mundo que ficou para trás nara acontecimentos posteriores ao livro A prisão do rei, introduzindo jovem capitão Ashe, que faz contrabando nas Terras Disputadas, e Lyrisa, uma princesa foragida de Piedmont que vai fazer de tudo para escapar de um casamento arranjado.
Coração de ferro nos mostra o que aconteceu com Evangeline Samos e Elane Haven depois de sua fuga para Montfort. E em Luz do fogo, voltamos para nossa protagonista principal Mare que se recuperando da Batalha de Archeon nas montanhas de Montfort. A guerra ainda está longe de acabar, e uma reunião com todos os membros da nova aliança vai obrigá-la a sair do isolamento e a reencontrar Cal.
Para encerrar, em Adeus, nos aprofundamos um pouco mais no relacionamento dos irmãos Calore. Você terá um vislumbre dos pensamentos de Maven em seus últimos dias, e verá Cal tentando lidar com o luto através de um diário e de uma visita emocionante.
Gostou de conhecer a ordem dos livros de A Rainha Vermelha? Veja outros posts recentes do blog!
No post found!