Neste texto, você irá entender melhor sobre a ordem dos livros de The Witcher, de Andrzej Sapkowski.
The Witcher é uma série de excelentes livros de fantasia que começou a ser publicada em 1993. Criada pelo renomado escritor polonês Andrzej Sapkowski, a saga transporta os leitores para um universo fantástico e sombrio, onde um solitário caçador de monstros conhecido como Geralt de Rivia, um Witcher, busca seu destino.
Ao longo dos livros de The Witcher, acompanhamos Geralt enquanto ele enfrenta diversos desafios e criaturas aterrorizantes. Seu trabalho como Witcher o coloca no meio de conflitos complexos, nos quais ele precisa tomar decisões difíceis. Portanto, muitas vezes ele enfrenta a hostilidade e a desconfiança dos próprios humanos que ele jurou proteger.
Para entender melhor a série, é interessante conhecer os livros, a ordem cronológica de lançamentos dos livros é:
- O Último Desejo (1993): Contos
- A Espada do Destino (1993): Contos
- O Sangue dos Elfos (1994): Primeiro romance
- Tempo do Desprezo (1995): Segundo romance
- Batismo de Fogo (1996): Terceiro romance
- A Torre da Andorinha (1997): Quarto romance
- A Senhora do Lago (1999): Quinto romance
- Tempo de Tempestade (2013): Prelúdio
O protagonista Geralt de Rívia tem interações com personagens que são marcadas por profundidade emocional e complexidade moral. Seu relacionamento com Yennefer é intenso e tumultuado, enquanto com Ciri, ele desenvolve um vínculo quase paternal. Amizades com Jaskier e Triss são temperadas por lealdade, mas também por conflitos. Essas relações revelam a complexidade do mundo de The Witcher, onde os laços pessoais são constantemente testados.
➜ Caso esteja gostando de conhecer mais sobre a ordem dos livros de The Witcher, também convido para se inscrever nas nossas redes sociais, Canal do Youtube, Instagram e Canal do Telegram. Dessa forma você poderá acompanhar textos como esse em primeira mão.
1 – O Último Desejo
O livro O Último Desejo é o primeiro volume ordem dos livros de The Witcher do autor polonês Andrzej Sapkowski. A obra foi publicada em 1993 e apresenta uma coletânea de contos que apresentam o protagonista, Geralt de Rivia, um caçador de monstros conhecido como Witcher. Cada conto explora diferentes aspectos do universo do autor, incluindo a política entre humanos e não-humanos, os efeitos da magia, a luta contra monstros e a condição de ser um witcher.
O título do livro, O Último Desejo, refere-se a um dos contos do livro, no qual Geralt faz um pedido final com o intuito de ajudar Yennefer. Assim, a história é usada como um dispositivo para explorar a psicologia do personagem e apresentar seus pensamentos e sentimentos mais profundos. Em geral, o livro é uma introdução fascinante ao universo de Geralt de Rivia e uma excelente maneira de começar a explorar a série The Witcher.
O livro apresenta personagens importantes e icônicos que fazem parte do universo de The Witcher. Entre eles, estão Yennefer de Vengerberg (poderosa feiticeira e interesse amoroso de Geralt), Jaskier (um bardo e amigo próximo de Geralt) e a feiticeira Triss Merigold, que se torna uma aliada importante de Geralt.
Conhecemos também Jaskier (ou Dandelion, a depender da tradução) no conto O Aviso dos Elfos. Já Yennefer, um dos interesses amorosos de Geralt, aparece pela primeira vez conto A Questão do Preço e tem um papel importante na trama.
2 – A Espada do Destino
A Espada do Destino é o segundo volume da ordem dos livros de The Witcher, em que o autor começa a explorar as dificuldades de Geralt e revela a triste história de Yennefer. No entanto, quem ganha destaque é a princesa de Cintra, Cirilla, cuja história entrelaçada com a de Geralt dá início à trama principal da saga.
Cintra, um reino poderoso do norte, é invadido por Nilfgaardianos, levando a rainha Calanthe ao suicídio. Ciri consegue fugir e tenta encontrar Geralt. Ciente de uma dívida antiga com a família de Ciri (Lei da Surpresa), Geralt a procura junto com Yennefer. O título A Espada do Destino refere-se a um artefato mágico importante na história. Dessa forma, este livro emocionante e envolvente aprofunda o mundo de The Witcher e os personagens, tornando-se um favorito dos fãs da série.
3 – O Sangue Dos Elfos
Seguindo a ordem dos livros de The Witcher, O Sangue dos Elfos muda o foco para a guerra entre humanos e inumanos. Além disso, destaca a história de Ciri, desde seus pais até seu desenvolvimento como feiticeira. Este livro inspirou a segunda temporada de The Witcher na Netflix.
Após encontrar Geralt, Ciri conta sua história, e Geralt a coloca sob a tutela de Yennefer para aprender feitiçaria. Ciri desenvolve clarividência e tem uma visão do fim do mundo, tornando-se caçada. Geralt, ferido e desaparecido, é perseguido pelo feiticeiro Rience.
4 – Tempo do Desprezo
Chegamos a mais um volume da ordem dos livros de The Witcher que explora o lado político da trama, mostrando as razões por trás da guerra e como a opinião de cada personagem e como eles lidam lida com as situações.
No início do livro, Geralt é ferido e levado para a ilha de Thanedd, onde se desenrola uma grande conspiração envolvendo várias facções poderosas da sociedade mágica. Enquanto isso, a princesa Cirilla é perseguida por inimigos perigosos e Geralt se une a seus aliados para protegê-la.
A Ciri sem dúvida é o maior destaque deste livro, ela passa de fugitiva e protegida pra alguém poderoso e com personalidade. Ciri enfrenta as consequências do uso de seu poder, se torna mais sádica ao longo do livro.
Esta obra também apresenta novos personagens importantes, incluindo o feiticeiro Vilgefortz, a feiticeira Fringilla Vigo e o cavaleiro Cahir. A história continua a explorar temas como política, poder, amor e traição, além de apresentar mais detalhes sobre a natureza e a origem dos witchers e sua relação com a sociedade mágica.
5 – Batismo de Fogo
Nesta história da ordem de livros de The Witcher, O Batismo de Fogo, Geralt gravemente ferido é levado para uma floresta para recuperar a sua saúde. Por conta da guerra, ele acabou se afastando de Ciri, e ouve informações de que ela está prestes a se casar com um imperador Nilfgaardiano.
Batismo de Fogo é um livro que aprofunda ainda mais os personagens principais, como Geralt, Yennefer, Ciri e Dandelion, e apresenta novos personagens interessantes, como o mago Philippa Eilhart e o halfling Milva. A história é rica em detalhes e intriga política, e inclui batalhas emocionantes e reviravoltas inesperadas.
Ao longo da história, Geralt se recupera de seus ferimentos e se junta a seus aliados (Milva, Jaskier, Regisve Zoltan) em uma missão para resgatar a princesa Cirilla e levá-la em segurança para o continente. No entanto, eles enfrentam uma série de desafios e obstáculos, incluindo a guerra entre os reinos do norte e Nilfgaard, bem como o ressurgimento dos perigosos e misteriosos homens-rato.
No geral, Batismo de Fogo é um livro importante na série The Witcher e prepara o terreno para os eventos finais da saga. É um livro que mantém o leitor envolvido e ansioso para saber o que acontecerá a seguir.
6 – A Torre da Andorinha
No início de A Torre da Andorinha, Geralt se separa de seus aliados e busca a princesa Cirilla, que desapareceu misteriosamente. Para encontrá-la, ele lida com a misteriosa Torre da Andorinha, um lugar de treinamento para jovens feiticeiras. No entanto, as feiticeiras, como Franchesca Findabair e Sabrina Glevissig, não estão dispostas a ajudar Geralt, pois têm seus próprios planos.
Este livro explora política, poder e amor, além de apresentar novos personagens intrigantes. A história oferece uma visão mais profunda de Ciri, mostrando seus desafios e lutas enquanto amadurece e desenvolve suas habilidades. Embora Geralt continue sendo o protagonista, A Torre da Andorinha dá mais visibilidade e desenvolvimento a Ciri.
7 – A Senhora do Lago
Caso venha a adquirir a última trama da ordem de livros de The Witcher, A Senhora do Lago, note que algumas editoras separaram esta história em dois volumes.
No início, Geralt finalmente encontra Cirilla, mas um feiticeiro malvado a sequestra e a leva para uma dimensão paralela. Geralt e seus aliados precisam reunir forças para resgatar Ciri e salvar o mundo do caos. Este livro amarra muitas pontas soltas da série, introduzindo novos personagens importantes como o feiticeiro Vilgefortz e o guerreiro Skellen.
A história é rica em detalhes, intriga política, batalhas épicas e reviravoltas emocionantes. Além disso, oferece momentos emocionantes, explorando os relacionamentos de Geralt com Yennefer e Dandelion, e reflete sobre temas como amor, amizade e destino.
Tempo de Tempestade (Prelúdio)
Tempo de Tempestade, publicado em 2013, é o oitavo volume da ordem dos livros de The Witcher, mas cronologicamente situa-se entre O Último Desejo e A Espada do Destino. A história começa com Geralt sendo jogado em uma ilha remota após uma tempestade. Lá, ele conhece personagens estranhos, incluindo a feiticeira Coral.
Enquanto tenta sair da ilha, Geralt enfrenta políticos corruptos, piratas e monstros mortais. Embora seja uma história autônoma, conectada aos outros livros por meio de referências, oferece mais detalhes sobre a vida de Geralt antes dos eventos do primeiro livro, enriquecendo o mundo e o personagem.
Gostou de conhecer a ordem dos livros de The Withcer? Então, comente abaixo o que você achou da obra e não esqueça de nos marcar nas redes: @osmelhoreslivros!
Crédito de imagem: Farley Santos