estilhaça-me ordem livros

Ordem dos Livros da Série Estilhaça-me e curiosidades

A série Estilhaça-me é escrita por Tahereh Mafi, uma autora estadunidense, que começou a obra como uma trilogia. Entretanto, a pedido dos leitores, deu continuidade às histórias, tornando-os best-seller do New York Times.

A autora é filha de imigrantes iranianos e valoriza suas origens, seguindo o islamismo, o que a fez enfrentar uma série de dificuldades no início da carreira, com muitos nãos de diversas editoras. 

Inicialmente, as obras funcionaram como algo pessoal, sendo que Mafi não imaginava que seriam publicadas. Sendo hoje uma das maiores dentro da temática fantástica. 

Dessa forma, os livros vêm para apresentar um mundo único e impressionante, mas com lutas e situações vividas diariamente por milhares de adolescentes no mundo todo. 

Portanto, aqui você vai conhecer uma ficção distópica: uma representação do mundo e da forma como o conhece, dos valores, das organizações sociais e do poder. Com protagonistas que tiram o fôlego e que mostram o que é ser um ser humano. 

Para entender a Ordem dos Livros da série Estilhaça-me, é importante entender que além dos livros principais (que você pode adquirir nesse box de Estilhaça-me), há também diversos livros de contos que se situam entre as histórias principais dos livros.

Isso acontece porque a autora lançou alguns contos, com o objetivo de explicar um pouco melhor as histórias, apresentar mais os personagens e também todo o mundo no qual essas pessoas vivem. 

Aqui no Brasil já temos dois contos publicados e mais três a caminho, que interligam as obras “principais”.

Estilhaça-me 

ordem livros estilhaça-me

O primeiro volume da ordem dos livros da série Estilhaça-me é também o ponto inicial da autora no mundo dos livros, sendo que ela mesmo compartilhou a sua proximidade com a protagonista. 

De acordo com Tahereh, Juliette é a jovem que ela gostaria de ter sido, criando o seu caminho com dignidade e graça, passando pelos momentos difíceis sem perder quem ela é

Assim, conhecemos Juliette, uma menina completamente diferente das outras de sua idade e que possui o poder de matar ou ferir com apenas um toque. 

Neste cenário, a protagonista assume o compromisso de não tocar em ninguém. Já que até seus pais dizem que ela poderia arruinar tudo à sua volta. 

Agora, ela está presa em uma cela, onde não pode ferir mais ninguém. 

Com este enredo, descobrimos que, assim como os outros personagens, ainda não dá para entender tal poder. 

Entretanto, é possível entender o sentimento de solidão e o fardo que Juliette carrega.

Ao mesmo tempo, somos apresentados ao Restabelecimento, que quer usar a protagonista como arma. 

Em contraponto, Juliette sabe muito o que quer e não vai se deixar ser usada. Passando anos trancafiada, a protagonista vem ganhando força, fazendo planos e imaginando o futuro. E vai lutar para conseguir tudo isso. 

Mas não é só isso, quando se vê supostamente liberta da cela, a protagonista também precisa decidir qual o caminho a ser seguido: voltar para a sua antiga vida é realmente uma opção.

Aqui você também vai conhecer Adam, que está ao lado da protagonista e passa a ser seu companheiro de cela.

Liberta-me 

liberta-me

No segundo volume da ordem dos livros da série Estilhaça-me, começamos a ver o mundo onde toda a história passa. 

Agora que a protagonista conseguiu fugir do Restabelecimento, ela encontra a sede da resistência rebelde. 

Essa sede ou resistência será apresentada ao longo da obra, sendo o local onde pessoas com dons podem viver livres. Afinal, ela não tinha interesse algum em se tornar uma arma.

O problema é que, mesmo estando livre da cela, Juliette não está livre de si mesma: seu toque ainda é um problema, que não tem nenhuma previsão de solução. 

A partir disso, existem as sombras do passado e do toque que insistem em perturbar a protagonista ao passo que ela teme o futuro. Sabendo que decisões nada fáceis estarão em todo o seu caminho. 

Com uma guerra próxima que coloca Juliette em meio a diversos cenários possíveis, você fará parte dessa tomada de decisões, análises, medos e incertezas. 

Ao mesmo tempo, é preciso fazer aquilo que acredita ser o correto, mas quando o coração e as vidas de outras pessoas estão nas suas mãos, o que é certo e errado? 

Incendeia-me 

ordem dos livros incendeia-me

O terceiro volume da ordem dos livros da série Estilhaça-me mostra que a guerra pode terminar antes mesmo de começar e que a protagonista pode estar sozinha. 

Ao que parece, todas as pessoas com quem ela se importa parecem estar mortas. E, para continuar no caminho da resistência e defender seus iguais, o restabelecimento precisa morrer. 

Mas derrubar esse sistema não é fácil e, no caminho, Juliette também vai encontrar o homem que a deixou à beira do fim

A única saída agora é confiar naquele que nunca foi digno de sua confiança, formando uma dupla improvável como tentativa de derrubar um inimigo em comum. Mas os problemas da nossa heroína não terminam aí. 

Com tudo isso acontecendo ao mesmo tempo, ela ainda vai descobrir que tudo o que achava que sabia sobre Adam e Warner, não era exatamente a verdade é que existe muito, muito mais por trás de suas habilidades. 

Assim como o nome do livro, as coisas parecem pegar fogo de todos os lados, inclusive dentro da protagonista, que precisará tomar decisões ainda mais complicadas. 

Restaura-me 

restaura-me

O quarto volume da ordem dos livros da série Estilhaça-me começa quase no mesmo “pique” do terceiro, com a nossa protagonista mais amada ainda em uma eletrizante busca ao lado do então parceiro improvável, Warner. 

Mas não é só isso, ela realmente pensava que já havia vencido a batalha assumindo o controle do Setor 45. 

Recebendo o título de Comandante Suprema da América do Norte, Juliette vai descobrir que o fim está muito, muito longe mesmo e que o caos e a tragédia estão prontos para se instalar.

Agora, a nossa heroína vai precisar lidar com questões ainda mais pessoais e internas, com a escuridão tomando conta de todo o seu ser. 

Chegou a hora de confrontar tudo o que sente, pensa e sabe sobre si mesma. 

Afinal, ela foi trancafiada e passou a sua vida toda em uma jaula, aprendendo que era um perigo para todos. Sendo que agora é ela quem está no poder, que deve ajudar e ser a bússola de outras pessoas. Este é o seu lugar não? 

Com a insegurança batendo a sua porta e Kenji, sendo aqui que conhecemos o passado desse amigo fiel. Inclusive, também tem muito espaço para outros personagens importantes, como James e Adam, onde conhecemos um pouco mais sobre a história e a personalidade de cada um. 

Restaura-me é uma obra bastante completa e que vem para reduzir as perguntas dos leitores, que ficaram surtados, para dizer o mínimo, com o final do terceiro livro. 

Afinal, a trilogia terminaria ali mesmo. Ou seja, onde ficaram as respostas que estávamos procurando querida autora? 

A partir do quarto livro, vamos entender melhor essas relações, a protagonista e seus medos e esperanças. 

Vale destacar que este livro tão esperado só foi lançado quatro anos depois do fim da trilogia. Mostrando que Tahereh ainda tinha muito para contar. 

Desafia-me 

desafia-me ordem dos livros de estilhaça-me

Chegamos ao quinto volume da ordem dos livros da série Estilhaça-me. Desafia-me nos mostra que Juliette teve um período curto como comandante e que, esse comando, passou longe de ser bom. 

Sendo um desastre total na liderança, a protagonista ainda terá que lidar com Warner quebrando em pedacinhos o seu coração justo quando mais precisava de apoio. 

Acontece que ele ainda guardava uma série de segredos, muito importantes, diga-se de passagem, sobre sua família e, principalmente, sobre a identidade da heroína. 

O pior é que esses segredos mudam completamente o mundo de Juliette e a fazem quase perder o rumo. 

Agora, ela terá que lidar com o mundo que não é nada como ela conhecia ou parecia ser enquanto achava que realmente tinha derrotado o Restabelecimento. Mas nada é o que parece não é mesmo? 

Em Desafia-me, nossa amada protagonista terá que lutar não apenas pela sua vida, mas também pelo amor ao mesmo tempo que tenta sobreviver a uma guerra interna: ela precisa se lembrar de quem ela é de verdade. 

Imagina-me 

imagine-me ordem dos livros da série estilhaça-me

Direto do forninho temos o sexto volume da ordem dos livro da série Estilhaça-me, que chegou em novembro de 2020 aqui no Brasil. 

Na obra, vamos acompanhar a luta de Juliette para descobrir e entender o passado que tanto a assombra enquanto o futuro parece mais incerto que nunca. 

Afinal, o que é verdade e o que é mentira? 

Aqui, a protagonista vai lidar com uma linha tênue entre o que é verdade e o que é mentira, o que é certo e o que é errado. 

Também é aqui que somos apresentados, um pouco mais, a Ella, que sabe porque a heroína foi criada, o que faz com que a relação das suas não fique tão evidente, deixando tudo um pouco borrado. Tornando tudo ainda mais complicado. 

Em paralelo, um inimigo vem se aproximando e pode ser que o destino não esteja nem um pouco sobre controle ou até previsível. 

O acerto de contas está chegando para o Restabelecimento e ainda não se sabe qual lado Juliette vai escolher para defender. 

Destrua-me  (Conto)

destrua-me

Conto ainda não disponível em português e que está entre os livros 1 e 2. 

A obra aborda a fase em que Juliette escapou do Restabelecimento e como exatamente tudo isso aconteceu, envolvendo implicações pouco abordadas no primeiro livro. 

Obcecado com a protagonista, Warner só pensa em curar seu braço e acha-la, traze-la de volta e ainda dar jeito nos traidores que a ajudaram. 

Então, leia depois do livro 1.

Fragmenta-me (conto)

fragmenta-me

O conto 2.5 da série, Fragmenta-me deve ser lido após o livro 2 e apresenta mais sobre o ataque e a guerra. 

Aqui, vemos o Ponto Ômega lançando um ataque surpresa no Restabelecimento. 

Além disso, conferimos um pouco mais do processo de Adam, que tanta superar o seu rompimento com a amada ao mesmo tempo que se preocupa com seu melhor amigo e segurança de James, seu irmão. 

Sem muito tempo, Adam se vê em meio a um campo de batalha com o seu recém-descoberto meio-irmão, Warner. 

Além disso, rebeliões mostram como o Restabelecimento não tolera a resistência, o massacre que estão dispostos a realizar e como o objetivo supera qualquer perda. 

Proteja-Me (conto)

shadow me

Disponível apenas em inglês por enquanto, Shadow Me bem após o quarto livro da série, Restaura-me. Traduzi livremente para “Proteja-me”, mas esse nome ainda não é oficial.

Na obra, acompanhamos a tentativa de superação da nossa protagonista após descobrir uma traição de Warner e Kenji. 

Ao mesmo tempo, Juliette precisa lidar com todo o poder e as novas responsabilidades de ser uma líder. 

Não muito distante disso, uma personagem inesperada vai surgir diretamente do passado de Omega Point para mostrar que a vida é imprevisível e que as coisas podem acontecer quando menos se espera. 

Revela-me (conto)

Revela-me

Com uma capa de dar inveja por aí, o conto, disponível apenas em inglês por enquanto, deve ser lido após o livro Desafia-me e é narrado pelo personagem Kenji. Traduzi livremente para “Revela-me”, mas esse nome ainda não é oficial.

Após todos os acontecimentos que acompanhamos no quinto livro de Estilhaça-me, vemos toda a preocupação de Kenji, que sente que Adam e James estão com problemas. 

Assim como os demais contos, aqui você terá acesso a informações únicas e que podem mudar um pouco a forma como entende e enxerga cada um dos personagens. 

Mesmo sem previsão de chegada para os brasileiros, Reveal Me promete uma situação que vai fazer você ver Adam sob uma nova perspectiva. 

Recadinho importante 

É válido destacar que você não precisa ler os contos para entender e fazer parte de todo o mundo criado em Estilhaça-me, já que eles contam apenas com outros detalhes da história. 

Porém, se quiser ler, tenha em mente que são romances mais curtos e que, até aqueles que não dominam muito o inglês, podem conseguir entender toda a história. 

Como o penúltimo conto foi lançado em 2019, até agora não temos uma previsão de traduções oficiais, e as não-oficiais encontradas por aí não são confiáveis, o melhor é esperar e aproveitar a série e tudo o que ela tem para dizer. 

Ao longo de toda a obra, você vai perceber que Tahereh conta muito nas entrelinhas, nos pequenos detalhes e nas ações de cada personagem, para você se encantar a cada capítulo. 

Gostou de conhecer a Ordem dos Livros da Série Estilhaça-me? Veja outros posts recentes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.