Mangás são histórias em quadrinhos japonesas, muitas vezes serializadas em revistas semanais, mensais ou bimestrais. Eles abrangem uma ampla gama de gêneros e estilos artísticos e são lidos por todas as faixas etárias no Japão e em muitos outros países ao redor do mundo. Os mangás são conhecidos por suas narrativas emocionantes, personagens complexos e arte detalhada. Eles podem abordar uma variedade de temas, desde aventura, ação, romance, ficção científica e fantasia até drama, horror e comédia. Muitas séries de mangá também são adaptadas para animes (animações japonesas) e outras formas de mídia.
Não tem jeito, os mangás são grandes protagonistas no mundo dos nerds. Temos inúmeras obras de grande sucesso mundial e, nos últimos anos, o número de jovens otakus tem sido bem expressivo. Por isso, achamos que seria uma excelente idéia publicar um artigo sobre os melhores mangás de todos os tempos, para ajudar os novos adeptos dos quadrinhos japoneses a encontrarem excelentes tramas que vão proporcionar muita diversão e entretenimento.
Muitas pessoas (adultos e crianças) adoram ler mangás. Isso é bom! Mas também há uma certa perda estatística no número de leitores por conta da tecnologia, que nos entrega filmes, séries e animes apaixonantes. Por conta disso, precisamos incentivar a leitura, que é tão importante para o crescimento cognitivo, aos jovens desde pequenos; e esse gênero literário é uma excelente opção para um jovem leitor.
➜ Gosta de quadrinhos? Veja também nosso texto sobre O Incal, uma inesquecível história de ficção científica!
- Death Note (Tsugumi Ohba e Takeshi Obata)
- One Piece (Eiichiro Oda)
- Naruto (Masashi Kishimoto)
- Dragon Ball (Akira Toriyama)
- My Hero Academia (Kohei Horikoshi)
- Ataque dos Titãs (Hajime Isayama)
- One Punch Man (One e Yusuke Murata)
- Fullmetal Alchemist (Hiromu Arakawa)
- Cavaleiros do Zodíaco (Masami Kurumada)
- Jojo’s Bizarre Adventure (Hirohi Araki)
- Demon Slayer (Koyoharu Gotouge)
- Hunter x Hunter (Yoshihiro Togashi)
- Akira (Katsuhiro Otomo)
Death Note (Tsugumi Ohba e Takeshi Obata)
Este, com certeza, é um dos mangás mais famosos de todos os tempos. Seus personagens incrivelmente carismáticos caíram na graça da galera. O embate entre o L. e o Light Yagami vai prender a sua atenção até o fim.
Basicamente, o Death Note é um caderninho de anotações muito peculiar que pode definir o destino das pessoas. Ou melhor, quem tem a posse dele pode decidir se uma pessoa vai morrer e como vai morrer; basta anotar o nome de um infeliz numa página deste caderno.
Então, o protagonista da trama é o Light, que encontrou o Caderno da Morte. Agora ele quer fazer “justiça” com a arma mais poderosa que já viu. É… Realmente acho que isso poderia ser usado para o bem, mas as coisas estão passando dos limites!
One Piece (Eiichiro Oda)
Se o primeiro mangá dessa lista é um dos mais famosos, este aqui não fica para trás.
One Piece é considerado por muitos como um dos melhores, senão o melhor, mangás que já leram. Aliás, é o recordista de vendas entre as obras desse tipo, chegando a marca de aproximadamente 490 milhões de cópias vendidas; até o momento em que esse artigo foi escrito, claro.
Luffy é um protagonista bem emblemático e carismático, além de icônico. Se trata de um pirata bem engraçado que está numa jornada em busca de um tesouro perdido.
Além do Luffy, as tramas desse mangá contam com uma gostosa variedade de personagens cativantes e com poderes muito estranhos, porém legais.
Esse mangá se tornou um dos maiores animes de todos os tempos.
Naruto (Masashi Kishimoto)
Este mangá, escrito por Masashi Kishimoto, veio a se tornar um dos melhores e mais conhecidos animes de todos os tempos.
Essa incrível obra conta a motivacional história de Naruto Uzumaki, um órfão atrapalhado que, apesar de ninguém acreditar no seu potencial, tem tanta resiliência e otimismo que chega ser invejável.
A princípio, ele parecia não levar jeito para ser um ninja, mas ao desenrolar da trama, ele se mostra com um potencial incrível. Aliás, ele possui um grande poder incomum dentro de si.
Desde pequeno, mesmo com seus colegas rindo, Naruto não cansava de anunciar: “um dia eu serei Hokage”.
Dragon Ball (Akira Toriyama)
Bom, mesmo que você não tenha afinidade com o universo dos mangás, é possível que você já tenha escutado falar de Dragon Ball. Até porque, a versão anime dessa história encantadora passou, durante muito tempo, na TV brasileira.
Dragon Ball é um dos melhores e mais antigos mangás que existem, contando a história de Goku, desde pequeno até sua fase adulta, quando ele se torna um dos seres mais poderosos de todo o universo.
Este, certamente, foi fonte de inspiração para muitos e muitos mangás que vieram depois. Uma grande referência clássica!
My Hero Academia (Kohei Horikoshi)
Mudando de clássico para contemporâneo, agora quero falar de Boku No Hero. Sem dúvida alguma, um dos melhores mangás de todos os tempos, embora seja relativamente recente.
Eu, particularmente, amo! Os personagens são incrivelmente caricatos e apaixonantes: Bakugo, Midoriya, Todoroki, Uraraka, All Might, Endeavor, Shigaraki, Endeavor… Enfim… São demais!
Neste mangá, é contada a história do protagonista Midoriya, que não nasceu com nenhuma individualidade. No universo de My Hero Academia, não ter uma individualidade é completamente incomum.
Então, o jovem garoto é escolhido pelo herói mais poderoso do mundo para herdar seu grande poder. Assim, temos uma trama extremamente cativante.
Ataque dos Titãs (Hajime Isayama)
Attack on Titan é um dos mangás que a galera mais gosta. Esse mangá rendeu um anime que encantou muitos e muitos otakus pelo mundo.
A história se passa num mundo pós-apocalíptico bem inusitado. As cidades são cercadas por enormes muros para proteger as pessoas dos titãs, que são gigantes bizarros, violentos e cruéis. Chegam a ser macabros! Quando um desses atravessa o muro, o desastre é certo.
Shingeki no Kyojin conta a história do protagonista Eren, que, quando pequeno, viu sua mãe ser devorada por um terrível titã, que exibia um sorriso insano.
One Punch Man (One e Yusuke Murata)
One Punch Man é um dos melhores mangás de todos os tempos. E também um dos mais bem humorados, já que o próprio protagonista é uma grande “figura”.
Este mangá conta a história de Saitama, um herói tão poderoso que pode derrotar seus inimigos com apenas um soco. Contudo, seu grande poder, muitas vezes, acaba deixando-o frustrado e entediado, pois ele não consegue inimigos a altura e, por isso, suas vitórias vêm cedo demais.
Algo legal de ressaltar é que há também um outro personagem muito bacana e que ganha muito destaque: um ciborgue que fica impressionado com a habilidade do Saitama e pede para que ele o ensine. Assim, eles acabam criando uma espécie de parceria.
Fullmetal Alchemist (Hiromu Arakawa)
Este sem dúvida é um dos mangás mais consagrados que existem. Fullmetal Alchemist trás uma ficção científica que interage com a magia de uma forma única e espetacular.
Dois irmãos, Edward e Alphonse Elric, estão envolvidos numa grande trama, pois eles buscam encontrar o catalisador lendário (pedra filosofal) para trazer a sua mãe de volta através da alquimia, que, a grosso modo, é algo que mistura ciência com magia.
Dessa forma, os órfãos embalam em uma jornada dura, onde eles passarão muitas adversidades.
Cavaleiros do Zodíaco (Masami Kurumada)
Aqui está mais um mangá clássico. Bem clássico mesmo! Cavaleiros do Zodíaco fez parte da infância de vários adultos de mais de 30 anos de hoje em dia, em virtude do grande sucesso que a versão anime fez na década de 90.
Esta obra conta a história dos 5 cavaleiros de bronze que têm a grande missão de proteger a deusa Athena. Como maior protagonista temos o Seiya, um órfão de que se tornou um grande guerreiro do Cosmos.
Jojo’s Bizarre Adventure (Hirohi Araki)
Este, além de possuir o título de estar entre os melhores mangás de todos os tempos, também é considerado um dos mais absurdos e bizarros que existem.
Uma obra bem antiga, que já vendeu milhões e milhões de cópias pelo mundo. Apesar de já fazer muito sucesso apenas com as ilustrações e letras, sua posição entre as obras do gênero mais conhecidas foi reforçada com o lançamento da versão anime.
Em Jojo ‘s Bizarre Adventure, saboreamos uma narrativa incrível, divertida, e bizarra que conta as aventuras da família Joestar com seus heróis extremamente caricatos e completamente fora dos padrões.
Demon Slayer (Koyoharu Gotouge)
Este é um mangá relativamente novo se compararmos com alguns que já foram citados aqui neste artigo. No entanto, o notório sucesso que essa obra vem fazendo descolou um espaço nesta lista.
Diferentemente da maioria das literaturas desse gênero, esta obra tem autoria feminina, o que é muito legal de destacar.
Demon Slayer conta a trama de Tanjirou Kamado e sua irmã, Nezuko, que perderam sua família por conta de um ataque de um oni, criatura da mitologia japonesa que se alimenta de humanos.
Agora, eles estão em busca de uma resolução para uma invasão de demônios.
Hunter x Hunter (Yoshihiro Togashi)
Este título é extremamente famoso e, sem sombra de dúvidas, Hunter x Hunter está entre os melhores mangás já lançados.
Este mangá narra a história de um jovem de apenas 12 anos chamado Gon Freecss, que tem o louvável sonho de se tornar um hunter; não por um motivo fútil, mas porque deseja encontrar o seu pai, um hunter de fama global.
Entretanto, se tornar um hunter não é simples, pois para exercer essa profissão é necessário que se tenha uma licença especial, mas para conseguir tal licença será um desafio definitivamente difícil.
Dessa forma, se ele conseguir, ele terá acesso a recursos que serão imprescindíveis na busca pelo seu pai.
Akira (Katsuhiro Otomo)
Akira é um grande clássico, clássico nível início da década de 80. Mesmo assim, este mangá deve estar na lista dos melhores mangás de todos os tempos, pois foi um enorme sucesso.
A trama se passa numa Tóquio reconstruída após o cenário apocalíptico da Terceira Guerra Mundial.
Em Akira, acompanhamos um motoqueiro rebelde e sua gangue, que se envolve em problemáticas muito grandes de nível governamental. Assim, mesmo sendo muito antigo, o mangá aborda temas bem atuais, como conspirações, corrupção, traição, etc. em uma narrativa agitada e cheia de ação.
Gostou de conhecer os melhores mangás de todos os tempos? Veja outros posts recentes do site!
Dá para ver que vocês foram pelos mais famosos e não pelos melhores em si, claro, tem mangás que eu concordo plenamente que devem estar ai, mas tem outros que davam para dar um bela surra, exemplo: Boku no hero, a história até é interessante no começo mas o desenvolvimento da trama e do protagonista deixam a desejar, um que poderia simplesmente substituir e espancar boku no hero tanto em qualidade de roteiro e desenvolvimento de personagens é Berserk do Kentaro Miura, a lista é boa mas claramente é só pelos mais famosos