livros para bebês

14 Livros Para Bebês começarem a ter contato com a leitura desde cedo

O hábito da leitura é um hábito fundamental para o desenvolvimento mental saudável de um ser humano; aliás, é importante sob diversos aspectos. Através da leitura, o potencial cognitivo de uma pessoa é muito explorado, num bom sentido, lógico. Portanto, é importante que os pais iniciem o incentivo à leitura com seus filhos desde cedo, mesmo que seja através de livros para bebês de assimilação bem simples.

Por que devemos incentivar a leitura desde cedo?

O fato de que a leitura é importante não é um segredo para ninguém; poucas pessoas devem se opor a isso. No entanto, ficar aqui dizendo para você que os livros são importantes também para os pequenos pode não ser muito convincente. A menos que apresente dados relevantes…

Então, para reforçar essa ideia… Uma pesquisa feita pela American Academy of Pediatrics (AAP) examinou uma ligação entre atividades cerebrais de crianças pequenas e a exposição dos pequenos à leitura. Analisando crianças que liam, eles encontraram uma forte associação com atividade em áreas específicas do cérebro, que são importantes no desenvolvimento da linguagem.

Em outras palavras, podemos ver que a exposição à leitura ativa efetivamente áreas cerebrais importantes para o desenvolvimento dos pequeninos.

Bom, talvez essa pesquisa não tenha bebês, de 1 a 2 anos, como o centro do estudo, mas uma coisa é certa: o quanto antes você apresentar e fazer seu filho(a) se familiarizar com o hábito da leitura, mais cedo ele(a) vai desenvolver esse costume. Então, quando você lê para o seu herdeiro, ou ensina as primeiras letras, mesmo nos primeiros meses e anos, a criança já está entrando em contato com a literatura. E isso é muito importante!

Dada essa explicação, neste artigo, vamos apresentar 14 livros para você comprar para o seu filho(a) e começar, o quanto antes, o processo de alfabetização dele(a).

Livros de leitura compartilhada

Este tipo de leitura, além de ter um papel importante na criação de laços familiares, são muito efetivos quanto ao incentivo à leitura. Neste caso, os pais, ou responsáveis, leem historinhas interessantes para seus filhos(as), intermediando o contato entre os bebês e a literatura.

1 – Histórias para crianças de 1 ano

Histórias para crianças de 1 ano livros para bebes

Esta é uma coleção de excelentes contos. Feito especialmente para bebês a partir de 1 ano de idade, esse livro será um grande aliado dos pais para a leitura diária com seus babies, pois se trata de um conjunto cheio de historinhas bem humoradas, fascinantes, com personagens incríveis e ilustrações bem chamativas.

2 – Dora, a Aventureira: conhecendo o alfabeto

Dora, a Aventureira, que é um grande sucesso nas telas com seus desenhos animados, também oferece alguns ótimos materiais em livros que são muito educativos. Em especial, nossa recomendação é esta: “Conhecendo o alfabeto”, onde, com a ajuda da sua galerinha, a Dora vai ensinar para o seu bebê as letras do alfabeto de maneira muito fácil e divertida.

3 – Meu Primeiro Tesouro Bíblico

Meu Primeiro Tesouro Bíblico

Além de contribuir para os primeiros aprendizados da linguagem, para quem é cristão, principalmente, também será um excelente meio de introduzir as histórias bíblicas aos seus pequenos descendentes. Na verdade, se trata de um box com 6 livrinhos; cada um com uma história: A Arca de Noé, A Criação, Davi, Jesus Nasceu, Jonas e Moisés. O material conta com lindas ilustrações para cativar os fofinhos.

4 – Minhas Primeiras Histórias Para Dormir

Minhas Primeiras Histórias Para Dormir

Ler livros de ninar para os bebês antes de dormir é uma cultura antiga. Quando se é criança, não há nada mais gostoso, antes de dormir, que ouvir uma boa história através da voz suave da mãe, ou do tom seguro do pai. Por isso, esse material é uma excelente recomendação para você que tem criança pequena em casa, pois é um conjunto de contos encantadores e ilustrados sobre os bichinhos da floresta, do campo e do fundo do mar.

Livros sensoriais para bebês

Livros sensoriais normalmente não envolvem muito a leitura, mas são muito úteis para treinar a percepção tátil, a coordenação motora fina e estimular os sentidos dos bebês e crianças pequenas. Além disso, de maneira muito simples e divertida, esses materiais ajudam muito na assimilação de, cores, figuras, nomes, etc.

5 – Cuidado com o dinossauro

Cuidado com o dinossauro livros para bebes

Os dinossauros são figuras apaixonantes, que conquistam as pessoas através do cinema, dos brinquedos e também dos livros. Entretanto, podem ser muito perigosos! E seu menino(a) precisa saber o que fazer quando encontrar um por aí. Em Cuidado com o dinossauro, seu filho embarcará numa jornada tátil e jurássica magnífica.

6 – Um livro deboche: A Dona Aranha

A Dona Aranha

Esta é uma excelente opção para você comprar para seu filho(a), pois se trata de um material muito divertido e interativo. A dona aranha, muito animada, fica se remexendo nesse livro marionete. Ajude ela a se agitar e brincar junto aos vários amiguinhos insetos, que vão trazer uma atração muito legal para o seu bebê.

7 – Toque e Sinta Animais Fofinhos. Gatinho

livros para bebes animais fofinhos

Este material é uma coleção com divertidas aventuras, que é composta por ilustrações, figuras e uma elaboração tátil muito interessante. Este livro, com partes de tecido, é muito gostoso de se palpar. Assim, ao mesmo tempo em que brinca com o gatinho fofinho, o bebê desenvolve sua percepção sensorial.

8 – Olá Bebê!

Olá Bebê!

Neste livro feito de pano, com os animaizinhos coloridos, os bebês são estimulados a assimilar cores à imagens, além de exercitarem, de maneira muito divertida, sua percepção tátil, que é o maior objetivo dos livros sensoriais, enquanto ficam entretidos com a maneira tão interessante e peculiar que foi construído o material.  

Livros tridimensionais

Os livros tridimensionais são uma opção muito legal para o seu bebê. Com esses tipos de materiais, ao mesmo tempo que os pequenos estão sendo estimulados a trilhar os caminhos da literatura, eles são transportados para incríveis e divertidos mundos paralelos através de lindas obras em 3D.

9 – Peter Pan – Série Clássicos em Pop-up

Peter Pan - Série Clássicos em Pop-up livros para bebes

A história de Peter Pan é uma das mais conhecidas e maravilhosas da literatura infantil. Nessa versão com pop ups e adaptada para bebês e crianças bem pequenas, os mesmos vão ficar encantados com as ilustrações, que pulam para fora das páginas, fazendo acontecer diante dos olhinhos, uma aventura sensacional de conto de fadas.

10 – O Universo: 360 Pop Up

O Universo: 360 Pop Up

Esse é um livro tridimensional incrível, pois, além de proporcionar muita diversão e entretenimento com suas pop ups lindas, é um excelente primeiro contato que uma criança pode ter com as maravilhas que existem no universo. Dessa forma, desde cedo, seu bebê vai aprender sobre a Via Láctea, planetas, estrelas e satélites. Além disso, o material apresenta fenômenos extraordinários que existem no espaço, como a formação das galáxias, a existência de buracos negros e outros detalhes muito legais.

11 – Dinossauros: Pop Up

Dinossauros: Pop Up

Tome cuidado! Abra o livro devagar, pois imensos lagartos vão simplesmente se erguer diante de você. Com uma combinação de pequenos textos e figuras 3D maravilhosas, esse livro de dinossauro será uma diversão e tanto para seu filho(a). Braquiossauro, com seu longo pescoço, tricerátopo, com seus chifres assustadores e um T-rex, com um rugido amedrontador, compõem as páginas desse material.

Livros de banho de bebê

A hora do banho é um momento que pode ser muito divertido para um bebê. Com os livrinhos de banho você pode tornar a banheira um lugar atrativo e pode arrancar muitos sorrisos e gargalhadas do fofinho(a), enquanto estimula a percepção e assimilação do pequeno através das figuras.

12 – As acrobacias de Beto

12 - As acrobacias de Beto

Este material é um livro de banho articulado que vai tornar esse momento muito melhor do que poderia ser. Assim, em vez do bebê ter apenas mais um banho comum, ele conhecerá a história de Beto, um golfinho muito simpático, e suas aventuras marinhas. Suas acrobacias radicais vão entreter o seu filho(a) durante todo o processo.

13 – Aventuras no Banho: a Patinha e o Peixinho

 Aventuras no Banho: a Patinha e o Peixinho

Esta é mais uma excelente opção para você que procura tornar os banhos do seu filho tão interessantes. Leia a historinha da Patinha e o Peixinho para seu pequeno amiguinho enquanto ele se diverte na água. Tenho certeza que ele vai adorar! O livro vem com brinquedinhos do patinho e do peixinho, o que ajuda muito na interação lúdica com a histórinha e torna tudo mais legal.

14 – Diversão no Banho! Amiguinhos do Mar

diversão no Banho! Amiguinhos do Mar

Este é mais um material excelente para o momento aquático na banheira. Este livro de bebê vem com um conjunto de brinquedinhos muito carismáticos, que vão manter seu filhinho(a) entretido num mundo muito interessante com as criaturinhas do fundo do mar. Pinguim, peixe, estrela do mar… Além disso, as páginas contam com ilustrações muito bonitas e chamativas que apresentam os mesmos personagens dos brinquedos.

Conclusão

Certamente, os pais estão dispostos a fazer qualquer coisa para que seus filhos tenham um crescimento saudável e um processo educativo adequado. Acredito que, por isso, muitos progenitores, apaixonados pelas suas pessoinhas, estão sempre buscando por alternativas e formas de levar coisas bacanas para os seus filhos e que, ao mesmo tempo, exerçam um papel efetivo na formação cognitiva da sua prole.

Então, com o objetivo de entregar um conteúdo bacana para pais que estão procurando por livros interessantes para seus bebês, trouxemos este artigo para a web. 

Se você conhece algum outro material bacana nesse sentido, deixe aqui nos comentários. Dessa forma, você ajuda a enriquecer nosso conteúdo aqui do blog.

Gostou de conhecer os melhores livros para bebês? Veja outros posts recentes do blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.