7 Melhores Livros Sobre Frida Kahlo

Frida Kahlo é provavelmente a artista mais famosa nos dias atuais. Ela sempre se mostrou uma pessoa à frente do seu tempo. Sobretudo, quando se fala da conquista do espaço das mulheres.

A artista viveu uma vida marcada por dificuldades, mas soube tirar as lições corretas de tudo o que passou e essa é sua marca. Dessa maneira, não só suas obras são envolventes como seu visual exótico.

Mesmo com tudo o que passou, você vai descobrir que ela foi uma mulher forte. Continue lendo este artigo para conhecer mais dos livros sobre esse ícone global.

Conheça mais sobre Frida Kahlo

Nascida no México, Frida teve uma vida cheia de dores e sofrimentos, mas também persistência. Além disso, revelou as cores e a cultura do seu país para todo mundo. Já que suas roupas coloridas e o seu cabelo são suas marcas registradas.

Com 6 anos de idade, ela teve uma doença chamada poliomielite. Por causa disso, ela teve algumas sequelas em uma de suas pernas. Então, isso fez com que ela adotasse as famosas saias longas e enfeitadas.

Como surgiu o interesse pelas artes e o espírito revolucionário

Já na infância, Frida começou a se interessar pelas artes. Porque como ela era filha e neta de fotógrafo, ela já nasceu nesse meio artístico.

Ela se auto denominava “filha das revoluções”. Visto que tinha nascido em um período de mudanças sociais no México, em 1910. Logo, quando foi estudar na escola de San Ildefonso conheceu as matérias de  filosofia e artes.

Quando tinha 18 anos, ela sofreu um acidente de bonde que a deixou de cama. Desse modo, começou a pintar e a partir disso começou a focar na sua carreira. Ao todo e sua via apresentou 143 obras.

Livros sobre Frida Kahlo

Muitos autores eternizaram a história de Frida Kahlo com livros. Suas características descritas nos livros com certeza vão fazer você se interessar pela sua história. Logo, continue a leitura para conhecê-la melhor.

1 – O diário de Frida Kahlo: um autorretrato íntimo (Frida Kahlo)

o diário de frida kahlo

Este é o melhor livros sobre Frida Kahlo. Trata-se de um diário escrito pela própria contando sua intimidade. De certo, foi um sucesso e  voltou em 2019 depois de anos fora de catálogo.

Tal diário reúne pinturas e retratos coloridos, além de pensamentos e confissões. Logo, vale a pena descobrir mais a respeito desse ícone da cultura pop.

2 – Frida Kahlo (Col. Grandes Mestres)

livros sobre frida kahlo

Este é um livro sobre Frida Kahlo que traz a linguagem mais simples. Visto que é próprio para pessoas de ensino fundamental e médio.

A obra citada mostra detalhes da profissão dessa pintora mexicana. Portanto, por meio dessa literatura é possível as lutas e as realizações dela. Neste livro, você vai mergulhar no mundo de Frida, uma mulher talentosa, inovadora, idealista e apaixonante. E mais: vai descobrir a relação dela com a arte brasileira e ainda ver reproduções em página inteira de suas obras.

3 – Frida Kahlo (Rauda Jamis)

frida kahlo livro por rauda jamis

Rauda Jamis também é uma das autoras de livros sobre Frida Kahlo. Também, vale dizer que é uma obra transformada em romance. Por fim, esclarece os traços artísticos da história da pintora.

Traços do que aconteceu na época também são retratados pela autora no livro. Apresenta, além disso, o quadro de uma época, do México revolucionário aos riquíssimos salões nova-iorquinos, passando pelas galerias surrealistas da Paris dos anos 1930. Conhecer a vida de Frida Kahlo significa conhecer também a vida de Diego Rivera, seu marido, além de facetas importantes de homens como Trotsky, Picasso, Breton, Duchamp, Kandinsky e outros.

4 – Frida Kahlo para além da pintura (Marli Bastos)

frida kahlo para além da pintura

Por meio de análises sobre a vida de Frida Kahlo, Marli Bastos fez a sua biografia. Sendo assim, a autora se baseia em Freud e Lacan para falar do mundo femino. Visto que essa era uma das principais pautas da pintora mexicana.

Aliás, se você gosta de livros sobre feminismo, veja nosso post recente!

Numa junção entre arte e psicanálise, a escritora fala das questões femininas que a artista vive. Ainda trata dos excessos, cores, amores, sofrimentos à luz das análises psicológicas.

5 – Frida: A biografia (Hayden Herrera)

frida kahlo hayden herrera

Sendo um dos mais relevantes livros sobre Frida Kahlo, essa biografia traz diferenciais das outras. Uma vez que trata de tudo o que todos sabem sobre a pintora, mas também revela além da intimidade dessa figura reconhecida mundialmente.

Foi escrito por Hayden Herrera, uma historiadora muito bem cotada no mundo literário. Então, fala com detalhes tudo o que alguém interessado na vida de Frida gostaria de saber. Enfim, quem ler essa obra vai entender com clareza a vida dessa personagem.

Afinal, todo mundo conhece Frida Kahlo, cuja imagem, de olhar complexo sob sobrancelhas espessas, cabelos negros e roupas coloridas, é quase tão difundida quanto a de Che Guevara. Todo mundo sabe que sofreu um gravíssimo acidente na juventude, que foi casada com o grande muralista Diego Rivera, e que foi amante de Leon Trotsky. Todo mundo sabe que tinha ideias radicais em política e hábitos modernos na vida, que pintava de modo radicalmente pessoal, e que teve uma existência tão tumultuada quanto o século XX em que viveu. O que poucos sabem é que tudo o que quase todo mundo sabe sobre Frida Kahlo está longe de resumir sua vida, ou de revelar a mulher por trás do ícone da arte latino-americana moderna. 

O livro traz, além da intimidade da história de Frida, detalhadas descrições e interpretações dos quadros de Kahlo, escritas com o rigor e a acuidade de uma especialista, mas também com a clareza, a fluidez e a sedução de uma amante dessa arte.

6 – O segredo de Frida Kahlo (F. G. Haghenbeck)

segredos de frida kahlo

O que cozinhava Frida Kahlo?

Com ingredientes que não podem faltar na cozinha de ninguém – paixão, romance, dor, traição, luxúria e drama –, esta mistura de realidade e ficção desvenda a fascinante vida de Frida Kahlo.

Depois de sofrer um terrível acidente de bonde e morrer pela primeira vez, a ousada e intrigante artista Frida Kahlo encontra sua Madrinha, a Morte, com quem faz um acordo: para voltar a viver, a artista deverá preparar todos os anos uma oferenda para lembrar seu pacto. A partir de então, Frida passa a anotar cada banquete de Dia dos Mortos em um caderno de capa preta, guardado com todo zelo. Esse pequeno caderno ganha o nome de “Livro da erva santa”.

Francisco Haghenbeck revela um delicioso segredo da artista mexicana: seu livro de receitas, o “Livro da erva santa”. Era nele que Frida anotava seus mais saborosos pratos, que encantaram personalidades como Diego Rivera, Leon Trótski e tantos outros.

7 – Frida Kahlo: uma biografia (Maria Hesse)

kahlo biografia maria hesse

A autora, a espanhola María Hesse, considerada uma das ilustradoras mais importantes da Espanha atualmente (vale a pena conferir seu Instagram, onde costuma publicar seus desenhos de mulheres fortes), conseguiu realizar uma obra como poucas: conta a trajetória da vida e da obra da artista em primeira pessoa, lançando mão também de trechos de diários, cartas e depoimentos de Frida. O texto, aliado às lindíssimas ilustrações da autora e à caligrafia que é usada para os trechos originalmente de Frida, dão o tom perfeito a este livro.

Gostou de conhecer os livros sobre Frida Kahlo? Veja outros posts recentes do blog!

Crédito de foto: Neil Howard

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.