kingsbridge

Os Pilares da Terra: Conheça a Saga Kingsbridge, de Ken Follettt

Neste artigo você vai conhecer a ordem dos livros de Os Pilares da Terra. Na verdade, a saga se chama Kingsbridge, mas, no Brasil, é muito referida pelo nome de seu primeiro livro. Esta é uma das maiores obras de Ken Follett.

Ken Follett é um escritor britânico — nascido no País de Gales — muito reconhecido internacionalmente, tendo vendido mais de 160 milhões de livros por todo o mundo. Quatro de seus livros alcançaram a primeira posição da lista de best-sellers do The New York Times (um deles faz parte desta saga).

Follett tem como especialidade escrever romances históricos. Devido às ficções ambientadas em períodos históricos que fizeram grande sucesso, algumas pessoas chegam a referir-se a ele como “o mestre dos épicos”. Inclusive, já trouxemos um texto sobre outra obra incrível desse autor chamada Trilogia O Século.

Um grande diferencial dos livros deste escritor é que, além de proporcionarem uma experiência agradável em termos de entretenimento, são extremamente ricos em conteúdos históricos, sendo muito agregadores no quesito conhecimento.

Então, já adianto que os livros dessa série são uma monstruosidade de extensos, tendo, cada um, cerca de 800 e 900 páginas. Por isso, é notório o talento em escrita do autor, que consegue manter a leitura fluida e envolvente apesar da quantidade de páginas, mostrando com detalhes o plano de fundo e integrando majestosamente as tramas emocionantes de romance, ação, drama e etc.

Aliás, uma das características das obras de Follett é que elas possuem muitos personagens: há aqueles que você vai amar profundamente e aqueles que você vai odiar com toda força, além de personalidades reais da história da humanidade.

A narrativa dos livros da saga Kingsbridge se passa na Idade Média, um período obscuro da civilização, marcada por diversos conflitos e derramamento de sangue.

>>> Está gostando de conhecer a ordem dos livros de Os Pilares da Terra? Gostaria de fazer uma recomendação: inscreva-se nos nossos outros meios de comunicação e receba cada novo conteúdo do nosso projeto em primeira mão: Canal do Youtube, Instagram e Canal do Telegram.

1 – Os Pilares da Terra

Os Pilares da Terra é o primeiro volume da ordem dos livros de Kingsbridge. A narrativa se passa na Inglaterra do século XII, que foi um período de muitas tribulações. Inclusive, foi neste século que ocorreu a chamada A Anarquia, onde a Inglaterra foi dividida por uma guerra civil que durou quase 30 anos.

O livro apresenta a pequena cidade de Kingsbridge e tem foco na construção da catedral da cidade.

Neste volume, acompanhamos a trama de Tom, um pai de família à procura de emprego para sustentar sua esposa e seus filhos. Ele é um construtor que se vê diante de grande preocupação, pois teme que nas próximas estações sofra com a escassez de alimento e com a falta de trabalho. Contudo, sua vida leva uma reviravolta ao conhecer Kingsbridge.

A grande catedral está para ser erguida, mas muitos conflitos e intrigas estão pairando ao redor da construção. Enquanto uns trabalham duro e lutam para que ela se torne um magnífico monumento, outros tentam sabotar e atrasar a obra por motivos maléficos. Dessa forma, se desenha uma grande disputa política regional entre a Realeza e o Clero.

Enquanto acompanhamos a trama de Tom, outros personagens se integram à narrativa, somando ou subtraindo. Há um grande conjunto de coadjuvantes circulando em torno da catedral, que recebem certo destaque e só fazem enriquecer a história.

2 – Mundo Sem Fim

Mundo Sem Fim

Mundo Sem Fim é o segundo volume da ordem dos livros de Os Pilares da Terra; uma continuação digna da saga e tão robusta quanto os demais volumes.

Com sua escrita refinada, Follett nos leva de volta a Kingsbridge, a pequena cidade do interior da Inglaterra, que é o palco das épicas narrativas desta série maravilhosa. No primeiro volume, acompanhamos o plano de fundo da construção da grande catedral; agora, observamos a cidade cuja lei é determinada pela Igreja, que controla todas as atividades, sendo por motivos espirituais ou comerciais.

A trama deste segundo livro se passa 200 anos após a história do primeiro. Assim, a leitura do primeiro livro não é necessária para que você entenda este, porém, a leitura em ordem é recomendável, pois caso contrário você perderá referências importantes.

Ken Follett é conhecido por mesclar história com ficção e, então, neste volume temos o plano de fundo da Guerra dos Cem Anos, uma época marcante da história mundial. Neste contexto, acompanhamos a trama de 4 crianças que presenciam um crime e juram manter em segredo. E, mesmo inseridos em uma sociedade extremamente seletiva, onde as pessoas são separadas por suas classes sociais, eles tiveram suas vidas interligadas durante as 3 décadas seguintes.

3 – Coluna de Fogo

Coluna de Fogo os pilares da terra

Coluna de Fogo é o terceiro entre os livros de Os Pilares da Terra. Ken Follett retorna ao tenso e fascinante período histórico e continua a conduzir os leitores pela Inglaterra da Idade Média através da mesclagem entre muitos personagens fictícios apaixonantes e grandes nomes conhecidos pela humanidade.

Coluna de Fogo traz uma narrativa de muita tensão e ação, onde acompanhamos muitos acontecimentos reais — ainda mais do que nos volumes anteriores.

Follett demonstra mais uma vez sua habilidade para descrever o cotidiano de pessoas comuns (com grande riqueza de detalhes), que tentam sobreviver e se adequar às condições do cenário hostil, onde guerras, intrigas e disputas religiosas assolam a sociedade britânica.

Com o surgimento do movimento protestante, muitos católicos fanáticos promoveram árduas perseguições e derramamentos de sangue. Na obra de Follett, podemos acompanhar bem de perto este momento através de uma perspectiva bem adentrada na história.

Neste volume, acompanhamos não só os desenvolvimentos na nossa querida Kingsbridge, mas acompanhamos inúmeros personagens que passam por Inglaterra, França, Espanha… Enquanto uns tentam promover o caos e a destruição, outros lutam por um mundo melhor, nutrindo o sentimento de esperança. 

Neste contexto, podemos apreciar o romance impossível entre o protestante Ned Willard e a católica Margery Fitzgerald, que rende uma trama espetacular aos leitores.

4 – O Crepúsculo e A Aurora

O Crepúsculo e A Aurora

Após a sequência dos 3 livros de Kingsbridge, em 2020, Ken Follett retorna ao universo de Os Pilares da Terra com este magnífico prequel da saga. Este volume nos leva a um momento anterior ao do primeiro livro da série (997), onde acompanhamos um momento conturbado da história da Inglaterra, pois enfrentava ataques dos galeses de um lado e dos vikings do outro.

E, em meio ao caos e a ausência de uma legislação clara, poderosos aplicam a justiça de acordo com seus próprios interesses e ambições, tratando o povo com completa desdém e, muitas vezes, contrários aos desejos reais.

Neste ambiente inóspito, a vida de 3 jovens é interligada em um contexto brutal: acompanhamos um construtor de barcos que teve seu lar destruído pelos vikings e, por isso, teve de se mudar com a família para um povoado desacolhedor.

Acompanhamos, também, Aldred, um monge que tem o sonho de  um dia transformar sua abadia em um centro de estudos reconhecido em todo o continente.

Temos, também, uma jovem normanda que contraria a vontade dos pais para se casar com o homem que tanto ama. Porém, sua escolha a leva a estar no meio de uma intensa disputa de poderes, onde qualquer atitude errada pode trazer grandes consequências.

Nesta trama incrivelmente bem desenvolvida, os 3 lutam por um mundo melhor e têm suas histórias interligadas, principalmente pelo fato de cruzarem o caminho do terrível bispo, que, com toda a sua esperteza e malevolência, fará tudo que for necessário para expandir seu poderio, influência e fortuna.

Conclusão

É incrível como Ken Follet é capaz de produzir uma narrativa com tantos detalhes. Desde uma grande quantidade de personagens até a perfeita descrição dos conflitos, contextos e tramas. Por isso, as obras do autor costumam ser bem completas e, apesar de serem leituras agradáveis e fluidas, não deve ser um processo para se fazer com pressa, mas sim com tranquilidade para absorver tudo de bom que a história tem para nos proporcionar.

Bom.. Se você se interessou pela proposta dos livros de Os Pilares da Terra, compartilhe este romance com seus amigos. Esta é uma excelente recomendação a se fazer.

E se você acha que faltou alguma informação relevante neste artigo, nos dê seu feedback nos comentários abaixo. Sua opinião é de extrema importância para podermos aprimorar cada vez mais nosso conteúdo.

Gostou de conhecer a ordem dos livros de Os Pilares da Terra? Veja outros post recentes do blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.