Neste texto você irá encontrar uma resenha de A Cantiga Dos Pássaros e Das Serpentes para compreender melhor a obra!
A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes (título original: “The Ballad of Songbirds and Snakes”) é um livro da escritora Suzanne Collins. Lançado em maio de 2020, é uma prequela da trilogia Jogos Vorazes. A história se passa 64 anos antes dos eventos dos livros originais e foca em Coriolanus Snow, que mais tarde se tornaria o presidente tirânico de Panem.
➜ Está gostando da nossa resenha de A Cantiga de Pássaros e Serpentes? Esse texto foi escrito após um convite ao IG literário @blogleituranna, criado pela autora Anna Luíza Tenório. O blog Os Melhores Livros também está presente no Youtube, Telegram e Instagram.
Sinopse
Em A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, a escritora Suzanne Collins trouxe o universo de Jogos Vorazes, mas agora no início de tudo. O lado brutal da luta pela sobrevivência, agora, será contato na perspectiva de Coriolanus Snow, um dos vilões mais emblemáticos da literatura distópica.
Sessenta e quatro anos, antes das aventuras de Katniss Everdeen, o leitor irá acompanhar uma Panem se recuperando do que seria um ataque rebelde. Depois que o Distrito 13 se rebelou contra a Capital, dizimando e trazendo tempos de fome, as grandes famílias sofreram pela escassez de alimentos e utensílios básicos.
Cada grande família depositava suas riquezas em distritos específicos. E a família Snow acabou sendo a maior prejudicada com essa guerra rebelde, uma vez que, suas riquezas se concentravam no Distrito 13.
Contudo, dez anos depois, após muita luta e derramamento de sangue, a Capital conquista o seu posto de força maior, derrotando e destruindo qualquer resquício do Distrito 13. Agora, com somente doze distritos, a Capital consegue reerguer a sua voz.
Panem e os Jogos Vorazes
Em contrapartida, como uma forma de punição e de mostrar o que o ataque rebelde teria custado, foram criados os Jogos Vorazes, como uma forma de reparação histórica e poder.
“As pessoas tinham memória curta. Elas precisavam andar em volta dos destroços, pegar cupons de racionamento de alimentação e assistir aos Jogos Vorazes para que a guerra permanecesse viva na mente." Pág. 21.
No momento da história é contado que Panem está celebrando a 10º Edição dos Jogos Vorazes, e os melhores alunos da Academia de Panem serão responsáveis por cada tributo, menina e menino, de cada Distrito.
Em meio a isso, a família Snow está passando por um período extremamente difícil. Mesmo após a morte dos seus pais, Coryo continua morando na cobertura cara dos Snow, com sua avó e sua prima Tigres.
Com o insistente desejo de mudança, ele embarca no desafio de ser mentor de um dos jovens desafortunados. Contudo, a primeira reviravolta da história é saber que Coriolanus será mentor de uma jovem do Distrito 12, mesmo distrito do tordo Katniss Everdeen.
Lucy Gray Baird, é escolhida como tributo do Distrito 12, e acaba encantando Snow. Com o intuito de fazê-la vencer e, claro, conseguir uma grande bolsa de estudos na Universidade, Snow fará de tudo para tornar Lucy Gray a heroína da capital.
Contexto de Panem
É importante nesta resenha de A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, ressaltar que, além de acompanhar a origem dos Jogos Vorazes, o leitor é transportado para uma realidade muito diferente da que se encontra na trilogia principal. Panem está arrasada, e está tentando se recompor. Mas ainda é assustadora para qualquer um, até mesmo para os seus moradores.
Com a guerra e a derrocada de muitas fortunas, sem dúvidas, a economia da Capital foi afetada exponencialmente, principalmente pela família Snow. Os outros Distritos que não participaram da revolta rebelde, se mantiveram firmes, mesmo com poucos recursos, tornando as grandes famílias da Capital mais ricas.
Ao retomar o poder, o Distrito 13 foi derrotado e completamente apagado do mapa de Panem, ou seja, tornou-se cinzas. Dessa forma, o Distrito 12 tornou-se o último Distrito e o mais pobre da Capital.
“O Distrito 13 sofreu um ataque nuclear e toda a área ainda emitia níveis de radiação que impedia que se vivesse lá." Pág. 26.
A Academia
Outro ponto importante da história é como os grandes líderes de Panem inspiraram Snow para comandar a Capital. A Dra. Gaul é a grande idealizadora dos Jogos Vorazes. Ela também é responsável pela criação dos bestantes, ou seja, animais ou pessoas geneticamente modificadas para caçar e, até mesmo, matar dentro do Jogos Vorazes os tributos.
Com o seu jeito sádico e cruel, ela é professora da Academia, ensinando as causas e consequências dos Jogos Vorazes.
Em meio a isso, a autora mostra outros alunos da Academia. Um exemplo é Sejanus Plinth, um ex-morador do Distrito 2, mas que juntamente com sua família alcançou grande fortuna e prestígio, consequentemente se mudando para a Capital.
Outras Inspirações de Snow
A família Plinth representa um grande poder de Panem, principalmente por Strabo Plinth ser grande colaborador do governo da Capital com o seu vasto armamento. Entretanto, eles são uma das poucas famílias não gananciosas de Panem, colocando valores morais e sociais a frente do dinheiro.
“E não era preciso gostar da família. O laço existia de qualquer jeito." Pág. 116.
Assim como Coriolanus, Sejanus também é instruído a ser um mentor de um tributo, Marcus, contudo acaba sendo do seu próprio Distrito 2, e um ex- amigo de escola. Outros alunos também ganham grande presença na história, como Clemensia Dovecote e Lysistrata Vickers, ambas também mentoras, contudo Lysistrata fica responsável pelo tributo masculino do Distrito 12, fazendo uma pequena aliança pela sobrevivência com Snow.
Outro personagem que arquiteta e idealiza os Jogos é reitor da Academia Casca Highbottom. Conhecido pelos seus trocadilhos incertos, e charadas, Highbottom começa a perseguir Coryo, uma vez que, Crassus Snow, pai de Coriolanus, era seu ex-amigo.
Casca torna-se um personagem emblemático pois, além de contribuir para com os Jogos Vorazes, torna-se também inspiração para Snow no futuro.
Os Tributos
Tratados como verdadeiros animais em exposição, os tributos eram levados em comboios ao zoológico de Panem, para serem expostos e “apreciados” pelas famílias e qualquer admirador.
Além disso, os tributos não eram alimentados antes dos Jogos Vorazes, cabendo a cada mentor exercer esse papel. Contudo, nem todos os tributos eram fiéis e bondosos a ponto de dividir os seus poucos recursos com os tributos, pois muitos deles acreditavam ser culpa deles a destruição e toda essa matança dos Jogos.
Lucy Gray, Tordos e as Serpentes
Sem dúvidas, desde o sorteio dos mentores até a chegada dos Jogos, a personagem mais emblemática de A Cantiga Dos Pássaros e das Serpentes, é Lucy Gray. Com a sua voz melódica e encantadora, ela irá transformar os Jogos, a Capital e a vida de Coriolanus Snow. Através dela, o leitor terá algumas perguntas sendo respondidas, como por exemplo a origem da cantiga da árvore-forca entoada por Katniss Everdeen em A Esperança.
Outro ponto importante, é o quanto essa personagem traz um lado completamente desconhecido do Snow. O seu lado humano, e quase que carinhoso. Mesmo com o seu jeito prepotente e arrogante, Snow é cativado pela protagonista e encantadora que Lucy Gray se mostra.
“O que são mentiras além de tentativas de esconder algum tipo de fraqueza." Pág. 130.
Ainda, temos a presença marcante dos Tordos, pássaros que trazem o verdadeiro significado da revolução na trilogia principal. Tais pássaros cruzaram com os famosos gaios tagarelas, que foram modificados geneticamente para produzirem pequenas falas para ajudar a Capital durante a guerra.
Mas, ao saírem vitoriosos, acabaram deixando os pássaros na floresta e acabaram cruzando com os tordos. Dessa forma, os tordos se transformaram em pássaros com a capacidade de reproduzir conversas e músicas extensas. Quanto às serpentes, animal marcado em diversos momentos na história, também estão atreladas a história da Lucy Gray.
Quando chamada como tributo dos Jogos Vorazes, ela esconde uma pequena serpente venenosa no vestido e, durante o Jogos, mostra suas habilidades com o animal, fazendo uma grande analogia ao Snow, ou seja, o seu manejo e habilidade com o animal, mostra que ela tem a incrível capacidade de saber lidar com qualquer tempestividade, e pessoas que possam manipulá-la.
Impacto de A Cantiga na Trilogia Original.
O sentimento de saudosismo é inevitável, principalmente com uma história que encerra diversos ciclos e esclarece diversas perguntas da série original. Muitas teorias sobre os personagens, cercam a história, mas principalmente se eles poderiam estar ligados intimamente à família Everdeen.
Quanto aos Jogos Vorazes, em A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, é possível ver que as condições em que os tributos aguardavam o dia do evento, eram deploráveis, mas depois que Snow e Sejanus “desafiaram” a Capital e conseguiram alimentar e trazer “menos sofrimento” aos tributos, proporcionando uma nova forma dos idealizadores de entreterem o público.
“Você vem, você vem Para a árvore Onde eu mandei você fugir para nós dois ficarmos livres." Pág. 570.
Além disso, a escrita da autora continua com a mesma magia e encantamento de sempre, tornando Suzanne Collins uma escritora arrebatadora e sem igual. O universo dos Jogos Vorazes, nunca esteve tão presente na vida da sociedade mundial, trazendo a verdadeira verdade do poder e da ganância.
Conclusão da Resenha de A Cantiga Dos Pássaros e Das Serpentes
Concluímos a resenha de A Cantiga Dos Pássaros e Das Serpentes ressaltando que Coriolanus Snow é um dos maiores vilões da história da literatura jovem. Além das referências sociais que a autora manteve, o livro traz momentos emblemáticos e de tirar o fôlego.
Com a chegada do filme, com estreia prevista para o dia 15 de Novembro, o leitor e o grande admirador da série original dos Jogos Vorazes, pode esperar muitos acontecimentos especiais.
Lucy Gray, Sejanus e por que não dizer, o futuro presidente de Panem, Snow, encantam todas as páginas do livro, fazendo com que diversos fãs e novos fiquem verdadeiramente apaixonados pela realidade distópica de Suzanne Collins.
Detalhes da edição brasileira:
- Título: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes
- Autor: Suzanne Collins
- Tradutor: Regiane Winarski
- Editora: Rocco
- Número de páginas: 576 páginas
- Data de publicação: 13 abril 2021
Gostou da resenha de A Cantiga Dos Pássaros e Das Serpentes? Veja também outros artigos recentes do site!