O livro que constantemente aparece nas listas de mais vendidos do gênero de ficção no Brasil nos últimos 3 anos chama-se A Garota do Lago, um suspense que nos deixa presos, e por isso o site decidiu fazer uma resenha ressaltando os principais aspectos da obra. Só para se ter uma ideia, foram 56.101 exemplares comercializados em 2021.
Essa resenha de A Garota do Lago inicia falando um pouco sobre o autor que teve justamente sua estreia com essa história – o que surpreendeu muitos críticos. Além desse título, Charlie Donlea também já publicou outros livros que têm feito relativo sucesso no país, entre eles Nunca Saia Sozinho, Não Confie em Ninguém, Uma Mulher na Escuridão, Deixada Para Trás e Procure Nas Cinzas – todos do gênero de suspense.
Quando falamos de um resumo de A Garota do Lago, vamos acompanhar o livro em uma história que se passa na bucólica Summit Lake, uma pequena cidade entre montanhas. Nessa pacata cidade, a filha de um advogado famoso chamada Becca Eckersley é brutalmente assassinada. Tal crime chama a atenção da população da região e a repórter Kelsey Castle começa a investigar o caso.
➜ Se você está gostando desse resumo de A Garota do Lago, inscreva-se em nosso canal do Youtube, canal no Telegram e no nosso perfil do Instagram para receber informações novas sempre em primeira mão. Caso você goste desse conteúdo, poderá adquirir o livro através desse link para ajudar no crescimento do blog.
Resumo de A Garota do Lago
Vamos acompanhar o andamento do livro da seguinte forma: 1 capítulo da visão de Becca, com a retrospectiva dos acontecimentos que se antecederam durante 14 meses antes do crime e outro da jornalista Kelsey, após chegar à cidade e começar a investigar o crime.
Um fato importante que já fica claro no início do livro é que além de um asssassinato, também ocorreu um crime sexual contra Becca. Esse fato liga a jornalista à vítima, já que essa também havia sofrido uma violência parecida.
Da perspectiva de Becca conhecemos os principais personagens, os quais são apresentados propositalmente para que desconfiemos deles durante o livro. Entre esses personagens estão seus principais amigos Brad, Jack e Gail, além de Rae (dona do café local) e Peter (um médico local que ajuda Kelsey a desvendar o crime e até mesmo pinta um certo clima de romance entre os dois).
Há diversos outros personagens secundários, entre eles um professor universitário chamado Thom que é casado e que teria tido um caso com Becca. Tal professor aparece em poucos capítulos, aparentemente com o único intuito de colocá-lo como suspeito do crime (isso foi um dos pontos mais aleatórios do livro na minha opinião).
As Repercussões do Crime em Summit Lake
Continuando nossa Resenha de A Garota do Lago agora mais especificamente sobre as repercussões do crime na cidade em que ela foi encontrada morta.
Na cidade de Summit Lake só se fala nisso, afinal, não é uma crime comum para o tamanho da cidade.
Junta-se a isso o fato de que a família de Becca era muito influente na cidade. O delegado local Stan Ferguson acredita que o criminoso é alguém conhecido, pois a casa não tinha sinais de arrombamento. Tal linha de investigação desperta a ira da família Eckersley que (nas entrelinhas) interfere para que o caso seja transferido para a polícia estadual com o intuito de manter o caso mais low-profile e que adotam uma linha de investigação de roubo comum e compartilhe alguns dados sobre a investigação. O pai de Becca é um importante advogado que está tentando entrar na carreira política e as repercussões do caso, pretensamente, atrapalhariam a sua candidatura.
Outros dois personagens que serão essenciais para ajudar Kelsey em sua busca são o médico Peter que a ajuda a encontrar a autópsia de Becca. Os dois passam em determinado momento a investigarem juntos o que está acontecendo e até mesmo a fugirem da polícia.
Outro personagem importante é a dona do café local Rae que ajuda a jornalista contando todas as fofocas da cidade (já que todos se encontram ali para conversar e ela acaba ouvindo). Há também um papel de Rae como confidente de Becca, então ela possui alguns segredos também da nossa protagonista.
O Entorno de Becca
O entorno de Becca gira ao redor dos seus amigos Brad, Jack e Gail. Há uma relação conflituosa a partir de determinado momento do livro, já que tanto Jack quanto Brad gostam de Becca.
Além disso, também conheceremos o ex-namorado Richard Walker, uma espécie de macho-alfa heterotop americano que continua incomodando com regularidade a nossa protagonista e também o professor Thom Jorgensen, que protagonizou uma cena em que está jantando (e se declarando) para Becca logo antes de sua mulher entrar no salão e causar uma confusão tremenda.
O Autor
Você já conhece nosso resumo de A Garota do Lago, agora está na hora de conhecer o seu autor Charlie Donlea.
Esse foi seu livro de estreia. Posteriormente o autor também publicou Deixada Para Trás (Faro Editorial, 2017), Não Confie em Ninguém (Faro Editorial, 2018), Uma Mulher na Escuridão (Faro Editorial, 2019), Nunca Saia Sozinho (Faro Editorial, 2020) e Procure nas Cinzas (Faro Editorial, 2021). Suas obras já foram traduzidas para mais de 20 países.
Conclusão
A história do livro é boa, porém sem grandes reviravoltas. Cheguei até a anotar a única surpresa para mim na obra que ocorre na páginas 248 e não está relacionada, em si, com o crime.
A grande crítica à história é a falta de componentes novos, já que é um roteiro meio padrão, ou clichê, já visto muitas outras vezes em outras obras, trocando apenas os personagens e as motivações.
Da minha parte, acho uma leitura interessante, apesar de ter me incomodado muito com personagens adicionados no enredo com o único intuito de “despistar” sobre o crime, mas que não agregam em nada no andamento do livro em si.
De qualquer forma, por todo frisson ao redor da obra, ela se torna uma leitura obrigatória para os amantes de suspense e mistério.
Dados do livro:
- Título: A Garota do Lago
- Data de publicação: 1 de janeiro de 2017
- Idioma: Português
- Autor: Charlie Donlea
- Editora: Faro Editorial
- Número de páginas: 296 páginas
E você… gostou de conhecer a nossa resenha de A Garota do Lago? Já leu o livro? Então, veja também outros artigos recentes no site.
Acabei de ler a garota do lago e sinceramente não gostei. Faltando 50 páginas para acabar eu quase parei de ler real. Chaaaato
Obrigado pelo comentário. Realmente, é um livro com poucas surpresas.
ACABEI DE COMPRAR O LIVRO E ESTOU ANSIOSA PARA LER!
NO MOMENTO ESTOU LENDO *OS SETE MARIDOS DE EVELYN HUGO* MUITO BOM POR SINAL.
Olá, Amanda, tudo bem?
O que achou do livro?
Me pareceu que a história foi “clonada” do seriado Twin Peaks, não ?
Olá, Doris, não conheço este seriado.
Terminei hoje de ler o livro e só não gostei do final. Gostaria de saber qual foi a reação dos leitores ao ler o artigo dela sobre o caso, e o quanto tudo isso repercutiu.
Excelente ponto, Mayara. Seria mesmo bem interessante conhecer essa reação.
Bela resenha!! Estou na metade do livro A Garota do Lago e o livro é realmente muito interessante.
Obrigado, volte ao terminar o livro para contar o que achou!
Oii Rafael
Excelente resenha! Ainda não li nenhum livro do autor, mas quero conhecer a escrita dele ainda esse ano 🙂
Abraços
Olá, Brenda, tudo bem?
Bacana o depoimento. Sugiro iniciar por Garota do Lago mesmo.