três coroas negras

Três Coroas Negras: veja a ordem da série best-seller

Esta série é um dos mais recentes sucessos de Kendare Blake, uma autora contemporânea do gênero Young Adult. Sua obra — Três Coroas Negras —, que já foi traduzida para mais de 20 idiomas, vem fazendo muito sucesso nas livrarias ao redor do mundo e ganhando diversos prêmios importantes. Neste texto você poderá conferir a ordem dos livros de Três Coroas Negras e conhecer bastante aspectos dessa incrível criação da escritora.

Fantasias épicas que envolvem magia, diversas coisas sobrenaturais, reinos e disputas por poder definitivamente não são uma novidade. Entretanto, pelo menos para mim, o enredo dessa trama é um tanto quanto inusitado.

Três rainhas. Um Trono. Três meninas já nasceram com seus destinos traçados e vivem suas vidas esperando o grande momento, onde elas fazem 16 anos e são inseridas numa disputa de vida ou morte. Literalmente, pois apenas uma viverá depois disso!

*ATENÇÃO! A partir daqui o texto pode conter spoilers.

1 – Três Coroas Negras

Três Coroas Negras

Este é o primeiro volume da ordem dos livros de Três Coroas Negras. Aqui, somos apresentados às três protagonistas: 

  • Mirabella – uma elemental que pode produzir fogo e tempestades com simples gestos;
  • Katharine – envenenadora que é capaz de manipular venenos extremamente mortais;
  • Arsinoe – naturalista capaz de fazer florescer as flores mais vivas e também de controlar os animais mais ferozes. 

Pois é… Cada uma das irmãs foi presenteada com um grande dom. Uma dádiva que será essencial para cada uma delas, pois, para decidirem quem será a rainha, as irmãs serão postas em uma batalha entre si até a morte. Portanto, elas precisam despertar e domar, o quanto antes, o grande poder que têm.

Mirabella, a elementar, é vista como a mais poderosa num primeiro momento, pois ela é capaz de fazer coisas incríveis e, aliás, já tem maior controle sobre seus dons, diferentemente das outras duas, que são consideradas mais fracas.

Apesar das qualidades de Katherine não estarem sendo dignas de boas expectativas, pelas últimas três gerações, o trono foi possuído por rainhas envenenadoras e os Arron não vão mesmo deixar sair barato a tomada desse posto.

As expectativas sobre Arsinoe também não são das melhores. Ela precisa urgentemente descobrir como usar seus dons para que se torne páreo para as suas adversárias e, também, para conseguir chamar a atenção durante os eventos e festividades, pois conseguir apoio é fundamental nesse jogo insano de poderes.

É isso… Assim como as gerações anteriores, as trigêmeas terão de cumprir seus propósitos. Não é uma escolha! Então elas seguem treinando e se preparando para o grande momento. Quem chegará ao trono? Quem padecerá? Assim que você tiver seu livro em mãos, poderá conferir.

2 – Um Trono Negro

Um Trono Negro tres coroas negras

Este é o segundo volume na ordem dos livros de Três Coroas Negras. Fennbirn agora é uma grande arena. A cruel batalha pela coroa já começou!

Mirabella, Arsinoe e Katharine, após os marcantes acontecimentos do primeiro livro, durante a Cerimônia de Aceleração, já não são mais as mesmas. O cenário mudou completamente. As pessoas já não estão mais tão seguras sobre quem é a favorita quanto antes.

Katharine, que, anteriormente, era a irmã considerada mais fraca, agora mostra muita força e tremenda capacidade para sair vitoriosa. Após seu sumiço e os acontecimentos seguintes da Cerimônia no livro passado, ela ficou completamente mudada, assumiu uma personalidade sombria em seu desejo voraz pela vingança. A nova Katharine amedronta os habitantes e os leva a se perguntarem o que aconteceu com ela. 

Já Arsinoe, diante de algo que seria mortal, descobre um grande segredo sobre si e sobre seus poderes — um talento secreto que lhe conferirá um excelente triunfo e poderá ser usado ao seu favor na batalha contra suas irmãs — que a torna uma adversária temível. Mas esse segredo, para o seu bem, precisa continuar sendo um segredo.

Enquanto isso, Mirabella, que, antes, era vista como a mais promissora e que poderia destruir suas irmãs com as mãos nas costas, passa por um momento de fragilidade e insegurança, sofrendo ataques e estando em uma posição vulnerável. Ela era a mais admirada pelo público e, agora, as pessoas não têm mais certeza se a elementar é capaz de assegurar o trono.

Dessa forma, com muita aventura fantástica, formação de alianças improváveis, diplomacia e batalhas, Kendare Blake dá, em Um Trono Negro, uma continuação digna para o primeiro livro da saga.

3 – Dois Reinos Sombrios

Dois Reinos Sombrios

Dois Reinos Sombrios é o terceiro volume da ordem dos livros de Três Coroas Negras. Neste livro, ainda estamos a acompanhar as três rainhas protagonistas. No entanto, a trama está totalmente diferente.

Katharine se tornou a Rainha. Todavia, as outras rainhas postulantes ainda vivem; ela observou suas irmãs escaparem, porém não sabe exatamente o que aconteceu com as duas. A elementar e a naturalista foram para o continente e estão morando com o Billy, importante personagem na história.

Na Ilha de Fernnbirn, Katherine vive momentos de muita pressão na posse do trono. Alguns fatos que ocorreram após sua coroação precisam ser cuidados pela nova líder. Além disso, há a possibilidade dela não conseguir seguir a tradição e entregar as próximas 3 rainhas para o reino. Situações que são mantidas em segredo.

O início do seu reinado é um período de grande instabilidade. Além de ter que lidar com inúmeros problemas, ela precisa conquistar a confiança de pessoas de alta patente, que compõem o conselho e outras posições de renome, e também precisa conquistar a confiança do seu povo. 

A coroação não foi como deveria ser aos olhos da cultura do reino. Conquistar os habitantes será uma tarefa extremamente difícil, pois eles tem ideias não muito legais sobre o que ela é de verdade. E, além do mais, um grande mistério trevoso está assolando a ilha: A névoa que habita os arredores de Fernnbirn está se voltando contra seu povo, levando as pessoas e devolvendo-as sem vida de forma brutal e amedrontadora. Então a culpa cai sobre Katharine.

Enquanto isso, no continente, as rainhas que estão supostamente mortas, batalham para construir uma vida longe de toda aquela loucura, mas, mesmo que elas tenham saído da ilha, a ilha não saiu delas, pois elas começam a ter visões da lendária Rainha Azul, morta há séculos.

Muitas surpresas aguardam os leitores nessa terceira trama! Novos personagens poderosos, conspirações e uma grande rebelião se aproxima.

4 – Cinco Destinos Sombrios

Cinco Destinos Sombrios

Este é o quarto entre os livros de Três Coroas Negras.  Uma conclusão que traz muitas revelações sobre toda a misteriosa história da Ilha de Fernnbirn.

Em Cinco Destinos Sombrios, após o terrível confronto entre o exército da rainha Katharine e a Rebelião, que tem Jules no comando, a maldição da legião foi rompida e a líder ficou em um estado deplorável.

Assim, a naturalista, Arsinoe, se vê numa grande missão: ela precisa encontrar um jeito de ajudar a melhor amiga e, principalmente, lidar com a névoa descontrolada que avança num ritmo gradativo e tenebroso.

Enquanto isso, Mirabella resolve ir de encontro à Katharine, pois acredita que podem se unir. A presença de uma outra rainha gera retraimento em pessoas do conselho, inclusive, na rainha. Contudo, se trata da elementar, que, muito poderosa, parece estar conseguindo surtir algum efeito contra a névoa.

Katharine está tendo que lidar com as vozes na sua cabeça, que são as consciências das rainhas ancestrais mortas. As rainhas que habitam nela estão falando cada vez mais alto e isso está ficando cada vez mais incontrolável.

No fim, as três precisarão unir suas forças e contar com a ajuda de personagens inesperados para combater a névoa e a fúria das rainhas ancestrais.

5 – Rainhas de Fennbirn

Rainhas de Fennbirn

Rainhas de Fennbirn não faz parte da série Três Coroas Negras. Mas se trata de um livro canônico desse magnífico universo criado por Kendare Blake e, por isso, acho interessante falar.

Este volume reúne dois contos: A Rainha Oráculo e As Jovens Rainhas.

Neste primeiro, A Rainha Oráculo, somos levados para uma época 500 anos antes dos acontecimentos da série principal. Conhecemos a rainha Elizabeth, que tem a dádiva da visão. Um período sangrento de ataques, loucura, tirania e muitas mortes.

Depois dela, com o objetivo de extinguir a linhagem, todas as nascidas como a dádiva da visão foram afogadas. 

No outro conto, As Jovens Rainhas, podemos conhecer o passado das três rainhas katharine, Mirabella e Arsinoe. Podemos ver os momentos de harmonia que as três irmãs viviam antes de toda aquela loucura que as colocou como inimigas. 

Assim, podemos entender com bem mais detalhes a história das protagonistas e conhecer os acontecimentos que levaram a ilha àquele cenário de disputas e rivalidade.

Se você ler a série e realmente gostar da história, este será um complemento sensacional para sua leitura.

Gostou de conhecer a ordem dos livros de Três Coroas Negras? Veja outros posts recentes do blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.