bem vindos a livraria hyunam resenha

Bem-vindos à Livraria Hyunam-Dong (Resenha Literária)

E se você pudesse trabalhar com o seu verdadeiro sonho? Neste exemplar da literatura de cura, da escritora sul-coreana Howang Bo-Reum, acompanhamos uma pequena livraria de bairro, e como cada visitante transforma a forma como ela funciona. Esse é o contexto de que partimos em nossa resenha de Bem-vindos à Livraria Hyunam-Dong.

Assim como qualquer livraria, cada cliente busca seus gostos literários favoritos, sejam eles de fantasia, ou os clássicos livros de romance, ou estão em busca de serem surpreendidos. E isso não poderia ser diferente da protagonista e dona da livraria. Yeongju, uma mulher de trinta e oito anos, mostrará que nunca é tarde para seguir os seus sonhos, mesmo frente a grandes desafios. 

Depois de largar uma carreira de sucesso, um marido fiel e uma vida cômoda, ela percebe que o maior objetivo da vida é ser feliz e, então, parte em uma busca incansável por sentimento. 

“No entanto, ainda não sentia vontade de fazer algo a mais pela livraria. Em vez disso, lia os livros fervorosamente.” Pág.15.

Ao longo da história o leitor se depara com a transformação da protagonista, e o que a levou a abandonar sua antiga vida, tida como ideal, para uma vida mais simples e menos glamurosa.  Além disso, há uma crítica muito intensa sobre o capitalismo, depressão, ansiedade e papel social. 

>>> Está gostando da nossa resenha de Bem-vindos à Livraria Hyunam-Dong? Esse texto foi escrito após um convite ao IG literário @blogleituranna, criado pela autora Anna Luíza Tenório. O blog Os Melhores Livros também está presente no YoutubeTelegram e Instagram, nos quais você terá acesso a textos como esses e também diversos outros guias de leitura postados diariamente aqui no blog!

Minjum

Não somente ela, mas outros personagens dão o verdadeiro tom para a história. A exemplo disso, temos o Minjum. Diferente de Yoengju, ele sempre buscou ter muitas capacidades acadêmicas, mas essa busca era para agradar os seus pais e familiares. E, agora, já com seus trinta anos, ele reflete sobre a importância desnecessária que exercemos a certas coisas e momentos. Particularmente, esse é um dos personagens mais incríveis da trama pois, além da sua complexidade, ele gera uma identificação imediata. 

“Estou tentando ser menos perfeita, mais humana. Mas parece que meu tiro saiu pela culatra”. Pág. 13.

Quando Minjum é contratado para trabalhar na livraria, podemos acompanhar como a vida dos personagens passa por transformações e reviravoltas. Assim como ele, diversos outros são importantes para a história. Cada um deles traduz os desafios da vida adulta, desde o início. 

Com a sua loja intimista, Yeongju e seus amigos transformam a leitura em conforto, sem deixar de trazer aspectos muito importantes da nossa vida.

Depressão e Ansiedade

A busca pela independência é o maior desejo de qualquer um de nós, e na história, a escritora trouxe esse tema em todos os seus aspectos. Seja os personagens com famílias abastadas, ou não, todos debatem sobre esse dilema. A oportunidade de se redescobrir, ou trabalhar com o que gosta, não é um privilégio da maioria das pessoas, principalmente quando vivemos na busca da sobrevivência. 

Diante desse fato, vários problemas podem surgir, como a ansiedade e a depressão. Durante a história, alguns protagonistas se mostram enfrentando muitos desses dilemas, e a livraria se torna um lugar de conforto, de verdadeiro abrigo para eles.  Em outro aspecto, quando Yeongju abandona toda sua vida “perfeita”, acaba tendo diversas consequências, como a reprovação da sua mãe, o divórcio com seu marido, entre outros. 

“Acho que a vida se torna um pouco mais fácil quando sabemos que a felicidade não está tão distante”. Pág.175.

Quanto a Minjum, por ser um personagem que sempre moldou sua personalidade para agradar a família, ao se dar conta da sua vida, percebe que o seu histórico acadêmico perfeito, não é o suficiente para ser feliz ou, pelo menos, encontrar o melhor emprego. 

Outros Dilemas

Bem-vindos à Livraria Hyunam-Dong

Assim como eles, muitos outros personagens trazem dilemas importantes, como por exemplo a Jimi e a Jeongseo, amigas de Yoengju. Muito parecida com a nossa protagonista, Jeongseo também não se sente realizada no trabalho, e sempre buscou uma promoção que nunca veio. 

O trabalho árduo desencadeou diversos problemas de saúde, e o ambiente acolhedor da livraria trazia calma e leveza aos seus dias. Já Jimi, a fornecedora oficial de café para a livraria, enfrenta dilemas muito difíceis em casa, com seu esposo. Ela é uma mulher de negócio, que produz os melhores grãos de café da cidade, mas possui um esposo que não trabalha e ainda a trata mal.

“Eu nunca tinha causado problema para eles em toda a minha vida, mas então, na primeira oportunidade, estraguei tudo de uma vez. Se eu soubesse que seria assim, teria desistido de ser uma boa filha há muito tempo. Vivo pensando que é minha culpa por não ter enfrentado minha mãe antes.” Pág. 99.

Todos esses dilemas são debatidos na história, e claro sem deixar o dia a dia da livraria de lado, e como empreender para se tornar uma livraria diferenciada. Outro personagem, que também traz muitas questões importantes para a história é o escritor Seungwoo. Ao convidá-lo para uma noite de book talk, ele se encanta pela simplicidade de Yeongju e de sua livraria, e mostra o quão solitário é a vida do escritor, sem a verdadeira valorização. 

É nesses capítulos que percebemos a importância da amizade, e do contato com pessoas pois, muitos deles necessitam somente de alguém para conversar e ter um troca verdadeira.  

Conclusão da Resenha de Bem-vindos à Livraria Hyunam-Dong

Uma livraria pode ser considerada uma segunda casa de cada leitor. Mesmo que o consumo literário seja muito diferente e dificultoso, o amor pela leitura se torna universal. Em Bem-vindos à Livraria Hyunam-Dong, encontramos um lugar aconchegante, que atende a diversos públicos, mas acima de tudo, possui uma dona que consegue ler as pessoas e acolher, da melhor forma possível, todos os seus clientes/leitores. 

Sem dúvidas, esse é um dos meus comfort books (livro conforto), e vou levar todos os seus personagens como uma grande lição para vida. Bem-vindos à Livraria Hyunam-Dong merece um cantinho na sua estante. 

Gostou de conhecer nossa resenha de Bem-vindos à Livraria Hyunam-Dong? Veja também outros artigos recentes do blog!

1 comentário em “Bem-vindos à Livraria Hyunam-Dong (Resenha Literária)”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *