livros de stephen king

Stephen Hawking: 14 Livros de um Dos Maiores Físicos da História

Neste artigo você verá 14 livros de Stephen Hawking, um dos maiores físicos de todos os tempos, ao lado de nomes como Einstein, Newton, Galileu e Copérnico. Apesar de sua doença degenerativa, o cientista trouxe estudos e descobertas que revolucionaram a ciência moderna.

Doutor em cosmologia, foi professor lucasiano emérito da Universidade de Cambridge, um posto que já foi ocupado por Isaac Newton, Paul Dirac e Charles Babbage.

Hawking foi um dos principais estudiosos dos buracos negros, acreditando que o entendimento destes é a chave para o entendimento do universo como um todo. Entre seus trabalhos científicos está incluso um teorema sobre a singularidade gravitacional no âmbito da relatividade geral e a previsão teórica de que os buracos negros emitem radiação.

Apesar de ser, indiscutivelmente, uma das mentes mais brilhantes do mundo, Stephen Hawking sempre demonstrou o desejo de tornar a ciência acessível ao grande público, ou seja, incluindo pessoas leigas em assuntos de astrofísica, astronomia e cosmologia.

Por isso, o físico é autor de inúmeros livros científicos, onde ele expressa suas ideias revolucionárias e complexas de uma maneira muito mais simplificada (na medida do possível). Dessa forma, Hawking não era apenas um cientista, mas também um grande propagador da ciência.

Então, hoje estamos aqui com esta lista de 14 livros do cosmólogo britânico, que vão te ajudar, através de muito conhecimento, a estreitar relações com o universo, o espaço-tempo, os misteriosos corpos celestes, etc.

Antes de prosseguirmos com a lista dos melhores livros de Stephen Hawking, gostaria de fazer uma recomendação: inscreva-se nos nossos outros meios de comunicação e receba cada novo conteúdo do nosso projeto em primeira mão: Canal do Telegram, Canal do Youtube e Instagram.

1 – Uma Breve História do Tempo

Uma Breve História do Tempo

Nesta lista de melhores livros de Stephen Hawking é quase uma obrigatoriedade que este esteja logo na frente. Estamos falando de um grande best-seller; Uma Breve História do Tempo é um dos mais famosos e importantes livros científicos do mundo, já tendo vendido mais de 25 milhões de cópias ao redor do globo.

Uma obra simplesmente fantástica e acessível (cognitivamente falando) às pessoas leigas a respeito de assuntos de física, cosmos e etc.

Stephen Hawking guia o leitor pelos assuntos mais profundos que sempre foram de curiosidade da humanidade: a origem do universo; o tempo (que em si já é uma grande questão); o tamanho do espaço; existem outras dimensões desconhecidas? E o os buracos negros?

Uma linda viagem pelos cosmos, entre páginas dotadas de belas e complementares ilustrações.

2 – Buracos Negros – Palestras da BBC

buracos negros melhores livros de stephen hawking

Stephen Hawking foi um dos maiores estudiosos de uma das coisas mais misteriosas e fascinantes da astronomia: os buracos negros.

Em 2016, o físico participou de uma série de palestras da BBC Reith Lectures, onde discorreu sobre os complexos assuntos a respeito desses corpos celestes de tamanha força gravitacional que não permite que nem mesmo a luz escape de seu interior.

Assim, o material que Hawking entregou durante as palestras foi compactado neste livro — um grande campeão de vendas — de 64 páginas (na versão PT-BR) abarrotadas de conhecimentos de um dos maiores gênios da história mundial.  

3 – Breves Resposta Para Grandes Questões

Breves Resposta Para Grandes Questões

Breves Respostas Para Grandes Questões é mais um dos melhores livros Stephen Hawking. Além de ser uma obra de grande valor para a ciência e, portanto, para a humanidade, é também um sucesso no meio literário, no quesito vendas.

Contudo, esta é uma obra póstuma do autor; trata-se de uma reunião dos pensamentos do grande cientista exprimidos por meio de seus extensos trabalhos, abordando as profundas questões que habitam a mente da humanidade desde os primórdios (e inerentes à carreira de Hawking) e também questões de iminência da atualidade.

Somos levados pelas reflexões do físico sobre a origem do universo e sobre a existência de Deus, mas também por suas dissertações sobre temas como a necessidade urgente de se praticar o desenvolvimento sustentável.

4 – O Universo Numa Casca de Noz

O Universo Numa Casca de Noz

Preciso confessar que tenho um carinho especial por esse livro de Stephen Hawking, já que foi o primeiro do autor que eu li – lá nos longínquos tempos de 2005, quando eu estava estudando física no colégio.

Em O Universo Numa Casca de Noz, Hawking mais uma vez demonstra sua incrível capacidade para explicar de forma simples temas tão complexos da física teórica, se valendo de excelentes ilustrações, esquemas bem detalhados e analogias bem elaboradas, que facilitam o entendimento.

O cientista conduz o leitor através de perspectivas do universo que chegam a ser emocionantes para aqueles que são apaixonados pelo cosmos, como o microcosmo quântico e o macrocosmo universal. O autor discute sobre as leis que regem o cosmos e sobre as principais teorias debatidas na atualidade, além de destacar a grande busca da ciência pela chamada “Teoria de Tudo”.

5 – Minha Breve História

Minha Breve História

Stephen Hawking conquistou o mundo com a sua mente brilhante, mas também com seus livros best-sellers que se espalharam por todo o planeta, abordando diversos temas da física e da cosmologia. Porém, pela primeira vez, o cientista, voltando seu olhar para a sua própria história, escreve uma autobiografia.

Conduzindo o leitor em uma leitura simples e bem humorada, o autor discorre sobre momentos desde sua infância, em Londres, até o reconhecimento internacional. Hawking conta os grandes desafios de sua vida, como quando foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica aos 21 anos. Ele conta sobre o desenvolvimento de sua carreira, em meio a histórias tristes, mas também a histórias divertidas.

6 – Uma Nova História do Tempo

Uma Nova História do Tempo

Nesta obra de Hawking, em coprodução com seu colaborador Leonard Mlodinow, o cientista explica mais detalhada e pausadamente os principais conceitos abordados no livro Uma Breve História do Tempo, que é sua obra prima e uma das mais importantes do século XX.

Além disso, também neste livro, o autor aborda a questão da busca por uma teoria unificada de todas as forças da física, registrando neste material os últimos progressos realizados nesse sentido. Uma obra para ajudar a iluminar questões importantes como a natureza do espaço e do tempo, bem como o papel de Deus na criação.

7 – Aos Ombros dos Gigantes – As Grandes Obras da Física e Astronomia

Aos Ombros dos Gigantes – As Grandes Obras da Física e Astronomia

Aos Ombros dos Gigantes é mais um entre os grandes livros de Stephen Hawking. Nesta obra, que chega ser comovente, o gênio leva o leitor em um passeio pelas origens da física e da astronomia modernas. Para isso, passa por perspectivas de grandes nomes da ciência mundial, como Copérnico, Isaac Newton, Kepler, Galileu e Einstein, trazendo em seu livro textos dos mesmos.

Um excelente panorama para demonstrar a evolução dessa grande área científica relacionada à física, astronomia e cosmologia.

8 – A Teoria de Tudo – A Origem e O Destino do Universo

A Teoria de Tudo – A Origem e O Destino do Universo

Não confunda com o livro A Teoria de Tudo escrito pela esposa de Hawking, Jane.

No entanto, este (A Teoria de Tudo – A Origem e O Destino do Universo) foi escrito por Stephen Hawking. Neste livro, o físico demonstra mais uma vez o seu pensamento de que as grandes descobertas devem ser compartilhadas com o grande público e não apenas com um grupo seleto de entendidos do assunto.

Por isso, Hawking, com as lições deste livro, procura responder às perguntas daqueles que são fascinados pelo céu, que olham para o firmamento e se perguntam: o que há lá “em cima”? E como foi parar lá?

9 – Desvendando o Universo

Desvendando o Universo

O físico Stephen Hawking e sua filha Lucy reuniram em um único volume as respostas para essas e muitas outras perguntas.

Com uma linguagem rápida, capaz de explicar temas complexos com facilidade, esta é uma leitura perfeita para quem já teve vontade de viajar através do tempo e do espaço, conhecer galáxias distantes ou simplesmente quer saber um pouco mais sobre o mundo que nos cerca – e imaginar o que vem a seguir.

10 – George e A Chave Secreta Para o Universo

George e A Chave Secreta Para o Universo

Além de suas principais obras, que são grandes contribuições para a ciência, Stephen Hawking também produziu uma série de livros, que criou junto à sua filha, Lucy, entregando ao público infantil excelentes historinhas de ficção envolvendo o espaço, a origem do universo e muitos outros detalhes da astronomia.

Tudo começa quando o porquinho de estimação de George foge, fazendo com que o protagonista tenha que ir buscá-lo numa residência vizinha. No entanto, a casa ao lado não estava vazia como acreditava, mas ali moravam Annie e seu pai, um cientista completamente excêntrico.

Eles possuíam um incrível computador — o mais potente do mundo —, o qual poderia transportar as pessoas para qualquer lugar do espaço sideral, sem importar o quão distante seja. Assim, George ganha uma nova forma de enxergar o universo e embarca numa aventura interestelar. Contudo, seres mal intencionados planejam coisas terríveis para o cosmos, e os mocinhos terão uma tensa trama pela frente.

11 – George e O Big Bang

George e O Big Bang

George e Annie estão prestes a experienciar um dos maiores eventos da existência, com lugares arranjados na primeira fila. O pai cientista de Annie está a caminho do Grande Colisor de Hadrões para observar de perto o Big Bang.

Com o auxílio de seu supercomputador nada poderá dar errado. Será mesmo? 

Quando George e Annie percebem que há uma conspiração contra a experiência, os dois se veem em uma aventura tenebrosa por uma galáxia distante e pelo mundo quântico. 

12 – George e O Segredo do Universo

livros de stephen hawking George e O Segredo do Universo

Neste livro escrito por Stephen e Lucy Hawking acompanhamos nosso querido George em mais uma trama. 

Os pais de George são bem radicais e, por isso, ter acesso à tecnologia é difícil para ele. No entanto, com a ajuda de sua amiga Annie, o menino, através de um supercomputador, vai fazer uma viagem educativa pelo espaço sideral. Uma viagem de aprendizagem para a qual os leitores também estão convidados a participar.

Uma história infantil e divertida, porém, com o intuito de apresentar de maneira muito simples as ideias revolucionárias de Hawking sobre a Física e a Astrofísica.

13 – George e a Caça ao Tesouro Cósmico

George e a Caça ao Tesouro Cósmico

Stephen Hawking mais uma vez se une à sua filha para criar um livro com foco no público infantil, apresentando uma história empolgante, onde através de um enredo criativo George estará diante de uma aventura cósmica.

George e A Caça ao Tesouro Cósmico é continuação de George e O Segredo do Universo, trazendo a mesma proposta de ensinar a ciência do cosmos de maneira divertida e atraente para o público infantil.

14 – George e A Lua Azul

George e A Lua Azul

Em George e A Lua Azul, o protagonista está mais uma vez ao lado de sua amiga Annie. Desta vez, os dois são convidados para participar de um programa de treino de jovens astronautas, que tem como objetivo futuro a realização de uma viagem a Marte.

George e Annie ficam empolgados com a grande oportunidade, pois são apaixonados pelo universo e querem participar das novas descobertas que estão por vir, além de que adorariam fazer amigos que também adoram o cosmos.

No entanto, ao chegarem, logo percebem que coisas estranhas estão acontecendo; missões espaciais misteriosas são feitas e o treinamento de astronautas fica cada vez mais assustador.

Bônus: A Teoria de Tudo – A Extraordinária História de Jane e Stephen Hawking

A teoria de tudo

Esta obra entra como bônus porque não foi escrita por Stephen Hawking, mas sim por Jane Hawking, que foi sua esposa por 25 anos. No entanto, este é um drama e romance biográfico sobre Hawking que se tornou um grande best-seller, e que, por sinal, ganhou uma adaptação para os cinemas com o filme de mesmo nome: A Teoria de Tudo. 

Aliás, a adaptação ganhou o maior prêmio do cinema britânico e foi indicada ao Oscar quando lançada. Tamanha repercussão na época elevou as buscas pelo livro que originou o filme.

Com este livro, podemos acompanhar a história de vida dos Hawking através da perspectiva de Jane. Por isso, este é um grande complemento biográfico, mas também traz uma história emocionante de amor, ressaltando a parte humana do físico, bem como a união dos dois, que gerou 3 filhos. Além, claro, de acompanharmos os desafios que a família enfrentou com a doença degenerativa de Stephen.

Gostou de conhecer os melhores livros de Stephen Hawking? Veja outros posts recentes do blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.