Nelson Rodrigues: Livros e frases inesquecíveis

Se tem um escritor brasileiro que nunca fugiu de temas polêmicos, ele se chama Nelson Rodrigues. Também é considerado o maior dramaturgo brasileiro de todos os tempos por sua vasta contribuição ao teatro. 

Numa família de 14 irmãos, Nelson começou a trabalhar cedo, aos 13 anos, no jornal do pai: A Manhã. Foi ali que ele começou a sua carreira jornalística na área policial. 

Foi no Jornal dos Sports que o autor, torcedor assumido do Fluminense, virou cronista esportivo e contribuiu para criar a grande aura que há hoje em cima do Fla-Flu. Algumas das frases de Nelso Rodrigues ficaram nacionalmente conhecidas, como:

  • “O Fla-flu foi criado 40 minutos antes do nada”
  • “Cada brasileiro, vivo ou morto, já foi Flamengo por um instante, por um dia”. 
  • “Se Euclides da Cunha fosse vivo teria preferido o Flamengo a Canudos para contar a história do povo brasileiro.” 

Mas não foi apenas pelas suas crônicas esportivas que Rodrigues ganhou fama. 

Seguindo sua vida como repórter, o dramaturgo viu um irmão (Roberto Rodrigues) ser assassinado por uma mulher que havia sido capa do jornal A Crítica por um suposto adultério. Não gostando nada da matéria que havia sido publicada, a mulher invadiu o jornal e matou o irmão a tiros, fato que foi presenciado por Nelson e influenciou consideravelmente sua obra. 

A primeira obra a ser publicada pelo autor foi A Mulher Sem Pecado, mas foi com Vestido de Noiva que veio o reconhecimento. Essa obra é considerada até hoje o marco inicial no teatro moderno brasileiro, por trazer inovações estéticas e trabalhar com três planos simultâneos (realidade, memória e alucinação construíam a história da protagonista Alaíde). 

Ao todo, foram escritas dezessete peça teatrais, 10 romances, 6 coletâneas de contos e 13 coletâneas de crônicas pelo autor, além de 25 filmes baseados na sua obra, 5 novelas e 5 séries. 

Os críticos consideravam sua obra vulgar e imoral, visto que temas como adultério, doenças, morte, e até mesmo temas ainda mais polêmicos como suicídio e incesto eram frequentes em sua obra. Também gerou polêmica por apoiar o Regime Militar. Esse apoio posteriormente se transformou em críticas, e o dramaturgo foi um dos que passou a defender a anistia geral para presos políticos. Além disso, uma parte da crítica atual se refere a alguns textos como sendo reacionários.

Várias das polêmicas frases de Nelson Rodrigues ficaram famosas, e selecionamos algumas para que vocês conheçam:

  • “Os idiotas vão tomar conta do mundo; não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos”.
  • “Só o rosto é indecente. Do pescoço para baixo, podia-se andar nu”.
  • “No Brasil, quem não é canalha na véspera é canalha no dia seguinte”.
  • “O dinheiro compra até amor verdadeiro”.
  • “Só o inimigo não trai nunca”.

Portanto, diante de tantas polêmicas e da vasta bibliografia, o leitor pode se perguntar por onde começar. Veja abaixo 8 livros de Nelson Rodrigues para conhecer a essência de sua obra.  

A Vida como ela é

a vida como ela é livro de nelson rodrigues

Muitos podem estranhar que Vestido de noiva não esteja em primeiro lugar na nossa lista de melhores livros de Nelson Rodrigues, mas conhecer os contos de A vida como ela é é essencial para qualquer leitor voraz. 

O livro é uma junção de diversos textos publicados ao longo de dez anos na coluna homônima do jornal Última Hora. O cenário desses dramas é o Rio de Janeiro da década de 1950 e seus personagens vêm das famílias tradicionais dos subúrbios cariocas ou da classe média que começava a se instalar em Copacabana.

O conto mais famoso dessa coletânea sem dúvida é o polêmico A dama da lotação, o qual tem origem na trágica noite de núpcias de Solange e Carlos – que a faz ficar traumatizada com o marido, e passa a não querer mais nada com ele. Para se satisfazer, ela começa a se relacionar com homens que encontra na lotação. 

O conto foi adaptado ao cinema, estrelado por Sônia Braga e atualmente é a sexta produção nacional com a maior bilheteria da história. O filme (quase que uma obra erótica) confrontou o machismo trazendo uma perspectiva da autonomia e independência da mulher, foi um tapa da cara do moralismo daquela sociedade e causou frenesi com o protagonismo de uma mulher que rejeitava o marido para se relacionar com desconhecidos. 

Vestido de noiva

vestido de noiva

Alaíde está no hospital se recuperando após ter sido atropelada. Lá, ela é atormentada por lembranças de seu passado, das disputas com Lúcia, sua irmã de quem roubou o namorado, e por memórias lidas em um diário de uma prostituta. 

Articulada em três planos cênicos — o da realidade no hospital; o da alucinação com madame Clessi, a prostituta; e o da memória do conflito entre as irmãs —, a peça Vestido de noiva foi o primeiro grande sucesso de público de Nelson Rodrigues e um marco na dramaturgia brasileira.

Esse é um dos melhores livros de Nelson Rodrigues. 

Beijo no asfalto

nelson rodrigues beijo no asfalto

Um homem que acabara de ser atropelado e está prestes a morrer tem um último desejo: receber um beijo na boca. Arandir que o estava ajudando após o acidente se vê comovido com o pedido e concorda em beijá-lo para que ele possa ir embora em paz, mesmo sendo casado com uma mulher. 

No entanto, um jornalista chamado Amado Ribeiro está passando pelo local e dá destaque ao caso na mídia. 

Sofrendo pelo julgamento de todos à sua volta, Arandir se isola e passa a viver um destino miserável do qual não consegue se lvirar. 

Sexualidade, intrigas, falta de ética e crise familiar são os ingredientes desta famosa peça que também virou livro de Nelson Rodrigues. 

Meu destino é pecar

meu destino é pecar

Escrito sob pseudônimo de Suzana Flag, este romance de Nelson Rodrigues conta a história da bela Leninha, obrigada a se casar com o rude Paulo por causa das dívidas da família. Após a cerimônia, Leninha vai morar na fazenda do marido. Não aceitando a situação, ela planeja fugir, mas se torna prisioneira em sua nova casa. E, para completar, se apaixona pelo irmão de Paulo, um homem bonito e cheio de mistérios.

Não se pode amar e ser feliz ao mesmo tempo

não se pode amar e ser feliz ao mesmo tempo

Sob o pseudônimo Myrna, Nelson Rodrigues começou, em 1949, no Diário da Noite, uma coluna diária de aconselhamento amoroso. Respondendo cartas enviadas à redação – a maioria por mulheres -, Nelson incorporava o personagem feminino para dar sua polêmica visão de mundo e hipnotizar os leitores com seu universo trágico de paixões. Não se pode amar e ser feliz ao mesmo tempo é uma reunião das melhores crônicas dessa coluna arrebatadora e não ficaria de fora da nossa lista de melhores livros de Nelson Rodrigues.

O reacionário

o reacionário

Ao intitular seu último livro de O reacionário, epíteto que, de tanto ouvir ligado ao seu nome, Nelson Rodrigues decidiu assumir para si, o autor resumiu toda a sua história de polemista. Em 130 crônicas, podemos ver a essência dos livros de Nelson Rodrigues. 

A pátria de chuteiras

a pátria de chuteiras livros de nelson rodrigues

A importância dos livros de Nelson Rodrigues para o teatro brasileiro é indiscutível. No entanto, a relavância dele como cronista esportivo é tão significativa quanto. 

Nelson Rodrigues marcou um lugar indiscutível, revolucionário no teatro. No entanto, o Nelson cronista, o comentarista de futebol, não é menos importante. Nelson Rodrigues foi o escritor brasileiro que “leu”, “releu” nosso país pelo campo, pela bola, pelos craques. Ele viu e compreendeu, antes de todos, a grandiosidade da nossa pátria.

À sombra das chuteiras imortais

à sombra das chuteiras imortais livros de Nelson Rodrigues

A obra irá tratar de diversos temas, desde o “completo de vira-latas” ao orgulho de ser brasileiro. Você irá encontrar o mesmo estilo apaixonante de leitura que o autor utilizava em suas peças e contos. 

Além disso, o futebol é como se fosse o pano de fundo para que Nelson traga outros temas, como coragem e do medo, da multidão e do indivíduo, de canalhas e heróis. 

Gostou de conhecer os melhores livros de Nelson Rodrigues? Veja outros posts recentes do blog!

Crédito de foto: Diplomacia Cultural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.