melhores livros cyberpunk

11 Melhores Livros de Cyberpunk – Leia ficções arrebatadoras!

Ficções científicas realmente são o ápice da cultura pop. O sucesso nas livrarias, nos cinemas e nos games ilustram isso muito bem. Este gênero, além disso, é muito amplo e pode comportar diversas vertentes da ciência. Então, dentro dessa gama gigante de possibilidades, quero te apresentar uma um pouco mais restrita e que vem apaixonando os leitores de todo o mundo, principalmente a partir do final do século passado. Conheça a nossa lista dos 11 melhores livros de Cyberpunk.

O Cyberpunk é um gênero que apresentava sempre um mundo futurístico, em que a tecnologia altamente avançada não é sinônimo de qualidade de vida, mas sim de miséria popular. O Cyberpunk tem a intrínseca característica de revelar mundos distópicos e muito tecnológicos.

Durante a leitura destes livros, você irá se deparar com hackers altamente habilidosos — alguns bons e outros maus —, guerras virtuais e uma informática absurdamente avançada. Isso é tudo que um nerd apaixonado por tecnologia pode querer de uma ficção!

>>> Caso esteja gostando de conhecer a nossa lista de melhores livros de Cyberpunk também convido para se inscrever nas nossas redes sociais, Canal do Youtube, Instagram e Canal do Telegram, para acompanhar textos como esse em primeira mão. Além disso, saiba que, ao adquirir algum livro pelos links e botões dentro do texto, você ajuda o nosso blog.

1 – Neuromancer (William Gibson)

neuromancer

O primeiro da nossa lista de livros de Cyberpunk é Neuromancer. Embora tenham existido alguns livros anteriores que continham alguns aspectos hoje atribuídos ao gênero em questão, Neuromancer é constantemente citado como o livro que lançou o Cyberpunk na literatura.

De fato, o subgênero Cyberpunk foi concebido em colaboração, ou seja, há outros autores que foram muito importantes em sua fundação, como Philip K. Dick. No entanto, o autor de Neuromancer, William Gibson, é frequentemente citado como o “pai” do Cyberpunk.

Neste livro, o autor introduziu conceitos que são altamente difundidos hoje em dia, como “ciberespaço” e “matrix”, que influenciou o badalado filme estrelado por Keanu Reeves.

Neuromancer é o primeiro livro da Trilogia Sprawl. Na narrativa, acompanhamos Case, um cowboy do ciberespaço e hacker da Matrix, que se envolve em inúmeras aventuras e complicações em um mundo distópico encantador!

2 – Blade Runner (Philip K. Dick)

blade runner

Blade Runner é um dos maiores sucessos de Philip K. Dick, um dos precursores do Cyberpunk. O livro foi publicado originalmente com o título “Androides sonham com ovelhas elétricas?”. Contudo, após o sucesso na adaptação cinematográfica Blade Runner, lançada em 1982, o livro começou a ser comercializado com o título do filme na capa.

Nesta distopia cativante, o mundo foi destruído por uma grande guerra atômica. Muitas espécies foram extintas e os seres humanos que sobraram migraram para os mundos-colônias. Assim, criaturas vivas autênticas se tornaram muito raras e desejo de consumo. Elas valem muito mais do que as réplicas elétricas que passaram a ser criadas.

Neste contexto, acompanhamos Rick Deckard, um caçador de recompensas especializado em eliminar androides que vivem ilegalmente na terra. Vivendo com sua esposa em uma terra desértica, ele tem o grande desejo de substituir sua ovelha elétrica por um animal de verdade.

3 – Metrópolis (Thea Von Harbou)

Metrópolis

Metrópolis é o terceiro da nossa lista de melhores livros Cyberpunk. A obra foi lançada pela primeira vez em território nacional em 2019 pela editora Aleph, mas trata-se de um dos maiores clássicos da ficção científica.

O livro, da escritora alemã Thea Von Harbou, foi o que inspirou o também clássico filme Fritz Lang, de 1927. 

A autora apresenta uma cidade futurista muito distante para a sua época, mas para nós muitos elementos podem não parecer tão distantes assim. Metrópolis é uma cidade opressora, com tecnologia incrivelmente avançada e que se sustenta com a ajuda de máquinas extremamente complexas e processos automatizados.

Além disso, a cidade é dividida em 2 pavimentos. No primeiro pavimento, vivem os privilegiados e, no subterrâneo, vive a população trabalhadora que luta para sobreviver. Esta dinâmica poderia sofrer um grande impacto se o filho do Senhor da grande Metrópolis se apaixonasse por uma moradora do subterrâneo e quisesse abraçar a causa do povo trabalhador, não é mesmo?

4 – Sonhos Elétricos (Philip K. Dick)

Sonhos Elétricos

Philip K. Dick é, inegavelmente, um dos nomes mais notáveis quando se trata de Cyberpunk e ficção científica. Foi na década de 50 que o autor publicou seus primeiros contos, onde já podíamos notar a complexidade e profundidade de seu pensamento.

No aspecto tecnológico, o autor ultrapassou com maestria as fronteiras da realidade e fez do tempo um instrumento para criar histórias maravilhosas. Sempre com um teor filosófico, Philip traça uma linha que nos permite refletir sobre o que nos define como seres humanos.

Em suas criações, o autor apresenta distopias muitas vezes sombrias, onde explora mundos extraterrestres e onde o que separa seres humanos e máquinas é uma linha tênue.

Sonhos Elétricos reúne os dez contos de Philip K. Dick adaptados para a série de TV Electric Dreams.

5 – Encarcerados (John Scalzi)

Encarcerados

Encarcerados é o quinto livro da nossa lista de livros Cyberpunk. O livro de John Scalzi traz uma ideia muito abordada nos dias de hoje: a possibilidade de transferência da consciência humana para uma máquina.

Um acontecimento dá início a trama, um assassinato misterioso em um quarto de hotel. Junto ao corpo está um homem atormentado e alegando não ser o culpado. Isso nos leva a uma outra parte importante da história: os hadens, que são pessoas que, por conta de uma doença, se tornaram apenas uma consciência presa a um corpo imóvel. Então, sua única alternativa é transferir suas consciências para corpos robóticos ou para outros organismos saudáveis.

Ao fazer a união perfeita de ficção científica e trama policial, o autor guia os passos da agente Shane e sua parceira Vann, que, ao investigarem o assassinato, acabam adentrando num mundo desconhecido e cheio de segredos maléfico.

6 – Carbono Alterado (Richard Morgan)

Carbono Alterado

Carbono Alterado é o sucesso literário de Richard Morgan, publicado em 2002. Recentemente, em 2018, a Netflix lançou uma série baseada no romance, trazendo de volta os holofotes para os livros.

Então, nos deparamos com a humanidade do século XXV, que se expandiu por toda galáxia. Da mesma forma que no livro anterior, a ideia da consciência transferível está presente. A consciência pode ser armazenada em um cartucho e baixada para um novo corpo quando necessário.

Dessa maneira, os próprios conceitos de vida e morte são redefinidos. E neste contexto, acompanhamos Takeshi Kovacs, ex-funcionário da ONU que, após mais uma de suas mortes, se vê diante de um caso misterioso.

Ele foi trazido de volta a vida para solucionar o caso de assassinato de um magnata. Ele não esperava que este jogo perigoso o lançaria em uma teia de segredos obscuros e um complô inimaginável.

7 – Periféricos (William Gibson)

Periféricos

Em sétimo lugar da nossa lista de livros Cyberpunk, está Periféricos, outro título do icônico autor William Gibson. Acompanhamos Flynne Fisher e Burton, dois irmãos que vivem em uma área rural dos Estados Unidos, onde as condições de vida são escassas.

Levando uma vida difícil, o veterano de guerra Burton aceita um emprego para atuar como segurança em um jogo virtual. No entanto, por conta de um acontecimento inesperado, seu irmão acaba assumindo seu cargo em um determinado dia.

Então, justamente neste momento, Flynne acaba presenciando um asssassinato. E pareceu muito real! Logo, ele começa a desconfiar que o jogo pode ser um portal para o futuro e que planos malignos estão envolvidos.

William Gibson retoma um ambiente semelhante ao criado em Neuromancer com um thriller excepcional!

8 – Snow Crash (Neal Stephenson)

Snow Crash

Em Snow Crash, de Neal Stephenson, os leitores embarcam em uma jornada eletrizante em um mundo virtual, mas que pode ser mais real do que você imagina.

Na trama acompanhamos Hiro Protagonist, um mero entregador de pizza do mundo real. Aliás, ele trabalha numa pizzaria controlada por uma organização mafiosa.

Se no mundo real ele é apenas mais um jovem, no Metaverso, ele é um grande príncipe samurai. O garoto valoriza muito sua posição dentro daquele mundo virtual, onde se sente importante. E, agora que esse mundo está ameaçado, se enche de aflição.

Um novo vírus vem provocando o caos e derrubando hackers em todo mundo. Assim, o protagonista parte em uma jornada em busca de derrotar o temido vilão e salvar não apenas o Metaverso, mas também o mundo real.

9 – Eu, Robô

eu robô

Este, que está no nono lugar da nossa lista de livros Cyberpunk, é um dos maiores clássicos da ficção científica. Isaac Asimov, sem dúvida, influenciou muitos e muitos autores das gerações seguintes.

O livro Eu, Robô, além disso, serviu como base para a produção de um grande clássico do cinema, que levou o mesmo título do livro. Estrelado por Will Smith, o longa apresenta uma história com muitas diferenças do livro, mas os conceitos e outras coisas vieram da obra literária.

O clássico de Asimov foi o que trouxe os conceitos das Três Leis da Robótica, o que foi um marco muito grande na própria percepção da ciência sobre os robôs.

Eu, Robô é um conjunto de nove contos que relatam a evolução dos autômatos através do tempo. Com um teor bastante filosófico, o autor nos traz histórias leves e emocionantes, mas também dramáticas e reflexivas.

10 – Reconhecimento de Padrões (William Gibson)

Reconhecimento de Padrões

Este é o primeiro volume da Trilogia Blue Ant, também do autor William Gibson. Acompanhamos, então, Cayce Pollard, uma coolhunter que irá fazer você se apaixonar. Seu talento único faz com que corporações do mundo inteiro estejam interessadas em seu trabalho.

Por isso, foi convidada a dirigir-se até Londres para uma nova oportunidade de trabalho. Chegando lá, a protagonista se depara com um caso um tanto estranho e obscuro, além de financeiramente recompensador.

Ela terá de descobrir o que ou quem está por trás do tal chamado “filme”. São pequenos vídeos misteriosos postados na web que estão atraindo milhões de seguidores. 

Como Cayce não se acovarda diante de um grande desafio, ela irá usar de todas as sua habilidades para lidar com essa situação, que ao passar do tempo vai se mostrando cada vez mais sinistra e perigosa.

11 – A Cidade e as Estrelas (Arthur C. Clarke)

A Cidade e as Estrelas

Em A Cidade e as Estrelas, Arthur C. Clarke desenha um futuro distante, onde a cidade de Diaspar se mantém isolada por milênios sob uma redoma protetora.

Antes de Diaspar, os homens construíram impérios e conquistaram as estrelas. Como diz a lenda, invasores subjugaram a humanidade e, nos tempos atuais, não existe chance de sobrevivência fora da redoma, em um planeta sem oceanos e qualquer sombra do que já foi um dia.

Será preciso que alguém, um Singular, provoque uma virada nesta situação para acabar com a passividade em que a humanidade se aconchegou e descobrir o que de verdade são os invasores.

Gostou de conhecer a nossa lista de melhores livros de Cyberpunk? Veja também outros artigos recentes do blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *