ciclo terramar ordem

Ciclo Terramar – A Obra Prima de Ursula K Le Guin 

[cn-social-icon]

Hoje vamos falar de uma fantasia mundialmente famosa que apresenta um dos mais admiráveis mundos fictícios da literatura. A ordem dos Livros do Ciclo Terramar — criação de Ursula K. Le Guin — leva você a uma jornada em um mundo mágico, uma imensidão de águas e ilhas, onde cada uma delas apresenta seus vislumbres de magia e mistérios. Um arquipélago povoado por seres míticos encantadores, magos, bruxas, e mais…

O mundo de Terramar foi criado inicialmente como o cenário do conto “The Word of Unbinding”, em 1964. Anos mais tarde, a autora deu início a série Ciclo Terramar. Ursula K. Le Guin iniciava, então, uma criação que viria ser considerada uma das melhores fantasias de todos os tempos, sendo vencedora de grandes prêmios da literatura e se tornando inspiração para grandes nomes como Neil Gaiman, Joe Abercrombie, entre  outros…

No Brasil, inicialmente a série foi trazida pela Editora Arqueiro, mas, recentemente, a Editora Morro Branco iniciou um projeto de trazer novas edições com capa dura e incríveis ilustrações de Charles Vess. Atualmente, em 2022, já foram publicados os dois primeiros volumes.

>>> Antes de conhecer a ordem dos livros do Ciclo Terramar, gostaria de fazer uma recomendação: se você gosta dos conteúdos do nosso blog, se inscreva nas nossas outras redes de comunicação para receber cada novo post em primeira mão → Canal do Telegram, Canal do Youtube e Instagram.

1 – O Feiticeiro de Terramar

O Feiticeiro de Terramar

O Feiticeiro de Terramar é o primeiro livro dessa famosa série. Neste volume, a autora introduz uma narrativa excepcional, onde conhecemos o Ged, um jovem feiticeiro nascido na ilha de Gont que está buscando seu lugar no mundo e lida com um horizonte nebuloso.

De início, Ged aparenta ser um garoto sem muitas virtudes e passa despercebido pela maioria das pessoas, inclusive dentro de sua própria família. No entanto, alguém foi capaz de ver algo de especial nele: sua tia o observou repetir as palavras que ela mesmo proferira antes. Ficou muito claro que a magia que havia dentro da criança era muito forte e, por isso, resolveu tomá-lo como aprendiz.

Certo dia, sua ilha sofreu um violento ataque de um povo bárbaro e se não fosse pelo Ged teria sido uma catástrofe. O menino conjurou uma neblina tão intensa a ponto de os inimigos não conseguirem enxergar mais nada. Assim, ele deixou de ser um garoto insignificante para se tornar o mago mais notável que já esteve naquela terra.

O vento leva os seus feitos espalhando-os pelos mares e ilhas. Então, Ged inicia uma jornada de aprendizagem; se torna aluno de um mago respeitado; exerce todo seu orgulho e arrogância; lida com as consequências disso; e adotando a humildade como modelo vai em busca de reparar os seus erros.

2 – As Tumbas de Atuan

As Tumbas de Atuan ordem dos livros do ciclo terramar

Este é o segundo volume da ordem dos livros do Ciclo Terramar. As Tumbas de Atuan nos apresenta uma nova protagonista.

Acompanhamos Tenar, uma garotinha que nasceu predestinada. Antes mesmo de nascer, já estava determinado o que e quem ela seria. Aos 6 anos de idade, foi retirada da sua família para ser nomeada a Sacerdotisa Única, como a reencarnação da sacerdotisa anterior. Lhe retiraram até mesmo o seu nome, passando a se chamar Arha, a guardiã das Tumbas de Atuan.

Entre suas obrigações divinas estão a de fazer sacrifícios e de guardar o labirinto que leva até ao tesouro. Assim, ela terá de guardar a relíquia tão almejada por muitos homens, inclusive Ged. O nosso conhecido mago está atrás do anel de Erreth-Akbe e os caminhos dos dois queridos personagens irão se cruzar!

Terramar é um mundo incrivelmente vasto e neste volume a autora expande um pouco mais o cenário, nos levando a conhecer outros lugares desse apaixonante conjunto de mares e ilhas. Dessa forma, conhecemos outros ambientes maravilhosos e outros aspectos da fantasia, que por sinal é extremamente rica nessa criação de Ursula K. Le Guin.

3 – A Última Margem

A Última Margem

Este é o terceiro volume na ordem dos livros do Ciclo Terramar. Neste livro, nos deparamos com Terramar à beira da escuridão. Em um contexto sombrio, acompanhamos Ged novamente.

O mundo e seus magos estão perdendo sua magia. Por qual motivo? Isso é um grande mistério. Assim, Ged, o arquimago e senhor do dragão, terá de partir em uma missão para descobrir os motivos pelos quais os encantamentos estão perdendo o poder e as palavras de feitiçaria estão sendo esquecidas.

Ao lado do jovem Príncipe Arren de Enland, o mais poderoso dos magos, apesar de estar cansado e com idade avançada, vai até os confins de Terramar, uma jornada por vários lugares do mundo; lugares conhecidos e desconhecidos pelos leitores.

Entre os seus destinos está o terrível reino dos mortos, onde os desafios mais tenebrosos os esperam. Seres assustadores, pessoas ameaçadoras e até dragões…

Nessa obra profundamente filosófica, o ponto de vista que predomina é o de Arren, todavia, observamos nosso querido Ged em uma jornada que é mais do que apenas física, mas também espiritual, onde ele parece finalmente encontrar um sentido para sua existência.

Enquanto isso, o príncipe eleva a si próprio para mais do que ele mesmo acreditava ser.

4 – Tehanu: O Nome da Estrela

Tehanu: O Nome da Estrela

Tehanu é o quarto volume na ordem dos livros do Ciclo Terramar. Esta narrativa soa como um verdadeiro alento para os corações que se apaixonaram eternamente pela premiada obra de Ursula K. Le Guin. Aquece como uma chama mágica provocada pelo reencontro de dois personagens que protagonizaram uma das tramas mais inesquecíveis de toda a saga.

Muitos anos se passaram desde a publicação de A Praia Mais Longínqua. Em 1990, a autora marca o que parece ser uma virada em toda a série. É como trazer Terramar de volta através de uma perspectiva diferente, com uma abordagem mais adulta e com os níveis de ação um pouco mais moderados.

Nesta nova narrativa, retornamos à ilha de Gont, onde Tenar — a menina que conhecemos no segundo volume — viveu desde que saiu de Atuan. Quando a encontramos, percebemos que ela havia escolhido os prazeres e desprazeres de uma vida simples. Ela se casou, tornou-se mãe de dois filhos e agora vive como uma viúva.

No entanto, os tempos de calmaria parecem ter acabado, agora que uma menina vítima de maus tratos está sob sua proteção. Além disso, ela observa Ged chegar, trazido por um dragão após uma jornada de provações.

Tehanu parece mais uma tentativa de desenvolver melhor os personagens principais, para colocá-los em direção aos seus “finais felizes”. Assim, os enredos que sempre envolveram as histórias de terramar — como malfeitores buscando por imortalidade — se tornaram apenas pano de fundo.

5 – Tales From Earthsea

Tales From Earthsea é o quinto volume na ordem da série Ciclo Terramar. Na verdade, este livro é a reunião de alguns contos do mundo de Terramar, totalizando 5.

Alguns deles funcionam como prelúdio, nos levando a conhecer um pouco do grande arquipélago antes das histórias do primeiro livro, e outros complementando as narrativas que se passaram durante a série, dando continuidade a mesma.

O primeiro conto é The Finder, que se passa cerca de 300 anos antes dos eventos da saga. Ursula retrata aspectos que levaram à formação cultural de Terramar.

Outro conto é Darkrose and Diamond, que se passa cerca de 100 anos antes das histórias iniciais. Este conto apresenta as tramas de um casal ao se engajarem numa luta severa para fazer o amor prevalecer em meio a tantos fatores contra ponderantes. 

The Bones of the Earth é o terceiro conto, que tem como personagem aquele que foi mestre de Ged, o Ogion.

O quarto é On the High Marsh. A trama gira em torno de Irioth e mostra como o mau uso da magia pode ser desastroso, inclusive para aquele próprio que detém o poder.

O último é Dragonfly, que se passa anos após os eventos de Tehanu e, como a própria Ursula diz, serve como uma ponte para o sexto volume da saga.

6 – The Other Wind

The Other Wind

The Other Wind é o sexto livro na ordem da série Ciclo Terramar. Publicando o título em 2001, Ursula finaliza sua criação com maestria. 

O feiticeiro Alder busca o conselho de Ged, o arquimago, que o manda ir a Tenar, Tehanu e ao jovem rei em Havnor. Eles estão acompanhados por um dragão feroz capaz de assumir a forma de uma mulher.

Dragões começam a destruir algumas vilas com intuito de punir os homens a quem consideram traidores. O que de início parecia um drama pessoal de Alder, se torna uma problemática sem precedentes, um ataque nunca antes visto.

A ameaça só pode ser enfrentada no Bosque Iminente em Roke, o lugar mais sagrado do mundo, e lá o rei, o herói, o sábio, o mago e o dragão fazem sua última resistência.

Uma trama para levantar questões importantes intrínsecas ao universo de Terramar. Podemos também notar a importância de os homens e os dragões permanecerem unidos.

Conclusão

Enfim… Uma obra completamente singular, um universo fantástico que apaixonou e apaixona milhões de leitores ao redor do mundo.

Se gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos para ajudar o blog a crescer mais e mais.

Mas se acha que faltou algo importante no texto, deixe nos comentários abaixo, pois isso ajuda muito no nosso trabalho.

Gostou de conhecer a ordem dos livros do Ciclo Terramar? Veja também outros artigos recentes!

No post found!

5 comentários em “Ciclo Terramar – A Obra Prima de Ursula K Le Guin ”

  1. Uma pergunta: onde você arrumou essa capa do terceiro livro em português se aparentemente ainda não há lançamento oficial dele no Brasil? É uma edição internacional? No seu artigo nada sobre isso é explicado. Grato pela atenção.

  2. Oi qual a diferença entre o primeiro livro da capa verde e o mesmo com a capa do dragao lançado em 2016 pois comprei na Amazon e vi que os dois tem o mesmo titulo mais eu não sei se eles contam a mesma história

    1. Olá, Paulo, tudo bem?
      O com a capa de dragão é a editora Arqueiro e o de capa verde da editora Morro Branco.
      A história vai ser a mesma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *