George R. R. Martin não apenas escreveu uma das sagas de fantasia mais cultuadas da história, como redefiniu o gênero com personagens complexos, intrigas políticas brutais e uma construção de mundo que rivaliza com a de Tolkien. Se você assistiu à série da HBO e quer mergulhar na verdadeira essência de Westeros, esse guia com a ordem dos livros de Game of Thornes irá lhe ajudar a entender tudo sobre esse universo.
A história dos livros de As Crônicas de Gelo e Fogo se passa em um continente chamado Westeros. O universo de contém diversos seres mitológicos, o que torna tudo ainda mais interessante. Por exemplo: humanóides que se parecem com zumbis (chamados de “caminhantes brancos” ou “vagantes brancos”), gigantes, dragões, etc.
Além disso, a saga envolve disputas por poder, rivalidade entre famílias renomadas, magia, fantasia, amor, paixão, sexo, traição, vingança, lealdade, humor e tudo que você possa desejar para tornar essa “viagem” o melhor possível.
Abaixo, você encontra a ordem correta dos livros de As Crônicas de Gelo e Fogo, incluindo também o prelúdio “Fogo & Sangue”.
➜ Caso esteja gostando de conhecer a ordem dos livros de Game of Thrones, também convido para se inscrever nas nossas redes sociais, Canal do Youtube, Instagram e Canal do Telegram, para acompanhar textos como esse em primeira mão. Além disso, saiba que, ao adquirir algum livro pelos links e botões dentro do texto, você ajuda o nosso site. Por fim, há também outro livro do universo de Westeros que você pode conhecer: O Cavaleiro dos 7 Reinos.
Fogo e Sangue (Prelúdio)
Fogo & Sangue é uma obra essencial para os fãs de George R. R. Martin, atuando como uma prequela rica e detalhada da famosa série “As Crônicas de Gelo e Fogo”. Este volume inspirou a nova série da HBO, chamada Casa do Dragão, e narra a história dos Targaryen, a única família de senhores dos dragões a sobreviver à Destruição de Valíria, que estabeleceu sua residência em Pedra do Dragão. A narrativa começa com Aegon, o Conquistador, o fundador do Trono de Ferro, e segue documentando as gerações de Targaryen que lutaram para manter seu domínio, culminando na guerra civil conhecida como a Dança dos Dragões, que quase aniquilou sua dinastia.
Nesse livro, os leitores verão para eventos fascinantes e cruciais da história de Westeros, descobrindo respostas para mistérios que permeiam a série principal. Como a origem dos três ovos de dragão de Daenerys, os perigos da Destruição de Valíria, e os detalhes da Dança dos Dragões. Relatados por um sábio meistre da Cidadela, os eventos são apresentados com uma autenticidade e profundidade que enriquece a compreensão do vasto universo criado por Martin.
Para quem recomendo?
Para quem se apaixonou pelos Targaryen e quer entender o passado turbulento de Westeros, com guerras civis, dragões e reis loucos. Recomendado antes da série House of the Dragon.
Minha visão
Um livro diferente: é mais “história fictícia” do que romance. Narrado como um livro acadêmico dentro do universo de Westeros, conta a história da dinastia Targaryen desde Aegon, o Conquistador. Ideal para quem quer entender os antecedentes da Dança dos Dragões. A linguagem é mais seca, mas o conteúdo é fascinante.
Dados da edição brasileira:
- Título: Fogo e Sangue
- Páginas: 664
- Editora: Suma
- Tradução: Márcia Blasques
- Data da publicação no Brasil: 20 novembro 2018
A Guerra dos Tronos (1º livro)
Esta é a primeira obra da ordem de livros da saga As Crônicas de Gelo e Fogo. No continente de Westeros, onde estão situados os Sete Reinos, famílias nobres disputam poder político sobre o Trono de Ferro.
Enquanto isso, do outro lado do Mar Estreito, no continente de Essos, a última herdeira Targaryen, descendente de Aegon (o conquistador), exilada, tenta sobreviver.
E ao Norte de Westeros, acima de Winterfell, o grande inverno se aproxima e, com ele, um enorme exército de criaturas assombrosas.
Para quem é recomendado?
Esse foi o primeiro volume lançado que compõe a ordem dos livros de As Crônicas de Gelo e Fogo. Ele é Ideal para quem busca um épico político, cheio de traições, disputas familiares e jogos de poder. Se você amou a primeira temporada da série e quer mais profundidade, esse livro vai te fisgar.
Minha visão
Esse primeiro volume é um choque de realidade. A brutalidade do mundo, a construção de personagens como Eddard, Jon Snow e Daenerys, e a introdução sutil da magia fazem dele uma leitura instigante. A escrita de Martin é descritiva, mas nunca entediante: você se vê em Winterfell, no Ninho da Águia ou nas planícies geladas da Muralha. Uma introdução perfeita ao caos que vem pela frente.
Dados da edição
- Título: A Guerra dos Tronos
- Páginas: 592
- Editora: Suma
- Tradução: Jorge Candeias
- Data da publicação: 25 março 2019
A Fúria dos Reis (2º livro)
Esse é o segundo volume da ordem dos livros de Game of Thrones.
Em Westeros, é travada uma guerra civil após a morte do rei Robert Baratheon. Os Lannisters travam uma batalha contra Winterfell após Robb Stark declarar a independência do Norte.
Enquanto os Lannister tentam assegurar a posição de Joffrey, filho de Cersei Lannister e do rei Robert, 2 irmãos do rei Robert tentam reivindicar o trono acreditando terem direito.
No continente de Essos, a descendente de Aegon, Daenerys Targaryen, planeja voltar a Westeros e reclamar o Trono de Ferro. Seus dragões nasceram!
Paralelamente, além da muralha, no Norte, a patrulha da noite sai em uma expedição para descobrir o que aconteceu com vários patrulheiros desaparecidos. Aliás, também precisam procurar saber sobre os selvagens que estão se juntando aos montes fora da muralha.
Para quem é recomendado?
Para leitores que querem ver o jogo de tronos em ação. Aqui, a política se intensifica e as batalhas tomam forma. É para quem gosta de tramas densas e decisões cruéis.
Minha visão
Se no primeiro livro a guerra era uma promessa, aqui ela explode. Personagens ganham profundidade (Arya brilha, Theon irrita, Stannis assusta), e a trama ganha múltiplos núcleos intensos. A leitura exige atenção, mas recompensa com intrigas inteligentes, novas vozes (como Davos) e reviravoltas geniais. É o livro onde entendemos que ninguém está a salvo.
Dados da edição brasileira
- Título: A fúria dos reis
- Páginas: 648
- Editora: Suma
- Tradução: Jorge Candeias
- Data de publicação: 20 setembro 2019
A Tormenta de Espadas (3º livro)
Os Lannister conseguiram uma vitória significativa contra Stannis em Porto Real. Os Starks continuam vencedores nas batalhas nas Terras Fluviais, porém, o jogo vira quando Robb e Catelyn morrem no Casamento Vermelho.
A Patrulha da Noite é atacada pelos “Outros” ao Norte de Winterfell. Enquanto isso, os Selvagens planejam atacar a muralha com seus milhares de homens e mulheres e, também, gigantes.
No continente ao lado, Essos, a “mãe dos dragões”, Daenerys, caminha para o Oeste em direção ao Trono de Ferro. Entretanto, chegar ao seu destino levará um pouco mais de tempo, pois no meio do caminho, ela se envolverá em uma causa, na qual planeja libertar um exército de escravos.
Para quem é recomendado?
Se você chegou até aqui, este livro vai te destruir (no bom sentido). É para quem gosta de emoções fortes, viradas chocantes e capítulos que deixam você sem fôlego.
Minha visão
É aqui que Martin atinge o auge. Casamentos vermelhos, batalhas épicas, traições dolorosas e redenções inesperadas. Jaime Lannister começa sua jornada de redenção, Jon Snow amadurece, Arya se transforma, e Tyrion rouba a cena. Longo? Sim. Mas cada página vale a pena.
Dados da edição brasileira
- Título: A tormenta das espadas
- Páginas: 832
- Editora: Suma
- Tradução: Jorge Candeias
- Data de publicação: 20 setembro 2019
O Festim dos Corvos (4º livro)
Os Lannister venceram seus inimigos, contudo, sofreram com a morte do Rei Joffrey. Então, Cersei, mãe de Joffrey, se assenta no Trono como regente de seu filho mais novo, o Rei Tommen.
O irmão gêmeo de Cersei, Jaime, agora tem o cargo de comandante da Guarda Real.
Os Lannisters têm o poder, contudo, têm que lidar com a ambição de várias casas de chegar ao Trono de Ferro, além de serem alvo de vingança de muitas das famílias nobres.
Os Starks foram miseravelmente derrotados e os filhos de Ned Stark estão espalhados por Westeros, inclusive Jon Snow, o bastardo, que agora é comandante da Patrulha da Noite na Muralha.
Para quem é recomendado?
Para leitores pacientes, que gostam de tramas políticas, conspirações e personagens secundários ganhando protagonismo. É um livro de preparação.
Minha visão
Mais calmo que o anterior, mas não menos importante. Aqui, Cersei domina com seus delírios de grandeza, Brienne é testada em sua honra, e novos jogadores como os Martell e os Greyjoys entram em cena. É um banquete de intrigas silenciosas, onde o que não é dito vale mais do que o que é mostrado. Um “xadrez político” digno de atenção.
Dados da edição brasilira
- Título: O festim dos corvos
- Páginas: 608
- Editora: Suma
- Tradução: Jorge Candeias
- Data de publicação: 11 novembro 2019
A Dança dos Dragões (5º livro)
Jon Snow agora lida com seu posto tendo de conter a tentativa de invasão dos Selvagens e seus gigantes à muralha.
Stannis marca presença no Norte para conseguir apoio para libertar Winterfell dos Bolton.
Enquanto isso, em Essos, a Targaryen governa a cidade de Meereen, mas têm inimigos por toda parte. Relatos de suas atividades começam a chegar aos Sete Reinos e incomodar aos ouvidos de muitos
Os Lannisters tentam se manter no poder após a morte de Tywin, e Jaime tenta encerrar de vez as guerras nas Terras Fluviais. No entanto, muitas coisas não estão indo bem: Cersei é mantida cativa pela Fé dos Sete no Grande Septo de Baelor .
Para quem é recomendado?
Se você gostou de “Festim” e quer ver o outro lado dos eventos — especialmente Daenerys, Jon Snow e Tyrion — este volume é essencial.
Minha visão
Enquanto Festim nos levou a Porto Real e Dorne, este nos traz de volta ao Norte e Essos. Daenerys enfrenta dilemas de governança, Jon se vê cercado por traições, e Tyrion… bem, ele continua sendo Tyrion, mas agora fugindo e aprendendo a sobreviver. É um livro denso e muitas vezes arrastado, mas riquíssimo em construção de mundo.
Dados da edição
- Título original: A dança dos dragões
- Páginas: 824
- Editora: Suma
- Tradução: Jorge Candeias
- Data de publicação: 5 março 2020
Os Ventos do Inverno (6º livro)
O 6º volume da ordem dos livros de Game of Thrones ainda não foi lançado, não porque Martin parou de escrever para essa saga, mas porque ainda não terminou a obra. No entanto, Martin já chegou a dizer que esperava que o livro estivesse nas lojas ainda em 2021.
Na verdade, já se conhece o nome de alguns capítulos do livro, e muitas partes do livro já foram escritas há muito tempo, pois há alguns que foram escritos para os livros anteriores, porém, foram cortados. Agora, alguns acontecimentos descartados anteriormente serão integrados neste novo livro.
E, convenhamos, os livros de Martin costumam ser muito grandes, por isso, é fácil entender porque a demora para se lançar um novo volume. Já foi dito até que ele teve que fazer cortes na sua agenda para poder se dedicar ao livro.
George R.R. Martin
George Raymond Richard Martin nasceu em New Jersey. Desde pequeno gostava de escrever contos de ficção e horror.
Nos anos 70, fez um mestrado em jornalismo no Northwersten University. Na década de 80 passou a escrever roteiros para a televisão, entre outras atividades que ele exerceu.
Insatisfeito com o trabalho na televisão, escreveu a série de fantasias épicas medievais A Song of Ice and Fire (As Crônicas de Gelo e Fogo) pela qual ficaria conhecido no mundo inteiro. A obra acabou virando livro em 96.
Em 2005, A Feast for Crows, o 4º livro da saga se tornou o livro mais vendido da lista do New York Times.
Em 2007 vendeu os direitos da série para o HBO, e em 2011 foi lançada a Game of Thrones que se tornou uma das séries mais assistidas do mundo.
Conclusão
Enfim… Esse universo criado pelo Martin é extremamente denso, com muitos detalhes e muitos preenchimentos que dão sentido a todos os acontecimentos.
Por isso, considero que é um trabalho muito robusto e bem feito. Além disso, como já disse, o Autor mistura muitos gêneros na Saga o que torna ainda torna a série mais atrativa.
Bom. Espero que você aprecie a leitura. Pode ter certeza que valerá à pena.
Gostou de conhecer mais sobre a ordem dos livros de Game of Thrones? Então, comente abaixo qual seu volume favorito e não se esqueça de nos marcar nas redes sociais: @osmelhoreslivros!
A série foi ótima, mas os livros são, para mim, indiscutivelmente muito melhores.
Infelizmente o autor não respeitou o consumidor.
Sem notícias até hoje da publicação/lançamento da continuação dos livros da saga.
Já os 3 primeiros livros da série, e até agora apenas o que tenho a dizer é que sem dúvida é uma das obras literárias mais fascinantes que já li.
Comecei recentemente a ver a série e estou gostando bastante, pelo que li aqui, acredito que ele adapta bem os livros.
Olá, Carlos, adapta muito bem sim. Há algumas diferenças pontuais entre a série e os livros, principalmente pelo número de personagens que é possível serem tratados em uma adaptação televisiva, principalmente após os acontecimentos do livro 3.
Série nota 10.
Parabéns a todos que participaram da saga: atores e diretores, atores esses, que deram um show de interpretação. Eu dou nota dez para o figurino, fotografia e local onde foi filmada. Foi uma série de grandes emoções, estou ansiosa esperando a próxima temporada. Agradeço a todos, por ter nos dado a oportunidade de assistir a tão grandiosa série.
Olá, Maria, também sou um grande fã da série e dos livros.
Porém não teremos nova temporada da história principal, apenas spin-offs. O mais adiantado é House of the Dragon: sobre a família Targaryen.