dia após dia

Dia Após Dia: Desafios Após um Acidente

“Dia após dia” (Construtores de Memórias, 172 pgs.), obra que marca a estreia da jornalista Viviane Bevilacqua como escritora de biografias, reúne memórias de Adriana Brascher, psicóloga que ficou tetraplégica após sofrer grave acidente na BR-282, em 2013. Escrita em co-autoria com a protagonista da história, o título será lançado pela Construtores de Memórias na próxima quinta-feira, dia 20, a partir das 20h, em transmissão online mediada pela diretora de projetos da editora Aline Torres. Para acompanhar o evento online, basta seguir o perfil no Instagram da Adriana Brascher (@adriana.brascher) ou a conta da Viviane Bevilacqua no Facebook (viviane.bevilacqua).

Em um relato surpreendente e emocionante, conhecemos a história pós acidente. Após 23 dias, Adriana desperta do coma se conseguir mexer nenhum dos membros e ligada a diversos aparelhos. Essa foi a primeira de uma série de batalhas que ela teria que enfrentar e depois vencer na sua luta pela sobrevivência.

Essa é uma história de superação, força e coragem de alguém que teve que enfrentar desafios inimagináveis com a mais plena serenidade. Escrito em primeira pessoa, a partir de entrevistas feitas entre a experiente repórter e a protagonista, o texto narra a perspectiva de familiares e amigos, que faziam vigília no hospital desde 8 de março, data do acidente. O pranto de Adriana foi o sinal que precisavam para renovarem as esperanças. Para ela e para os leitores do livro, o instante foi o ponto de partida para a reabilitação.

Contra os prognósticos médicos mais pessimistas, a filha de Vanete Tortelli passa da UTI para o quarto, do hospital para a casa, da cama para a cadeira de rodas, do uso de respirador mecânico e sonda de alimentação para conversas descontraídas ao redor da mesa, em churrascos com a família.

Após os 31 capítulos, ainda encontramos os relatos emocionantes dos familiares e amigos que vivenciaram essa luta junto com Adriana, em uma parte que mostra o desespero de quem encontra um familiar naquela situação e o alívio quando as lágrimas mostravam que ela estava ali lutando para voltar do coma.

Apoio familiar e força de vontade

Viviane, mãe e cronista com olhar atento para as mulheres, fez questão de costurar a relação entre Vanete e Adriana como uma das tramas da história.

Com apoio da mãe e irmãos, incansáveis na busca por alternativas para a melhora na saúde e na qualidade de vida, Adriana supera etapa por etapa, dia após dia, independente de dor, receio ou frustração. É essa a mentalidade inquebrável que dá o tom da obra, um exemplo a qualquer um que desconheça o valor da vida. Em um relato de força, fé e coragem, a revisita com serenidade os momentos mais marcantes no duro processo de sua recuperação.

– Depois de oito anos, sinto-me pronta para contar tudo que passei, compartilhar minha vivência. Aprendi que o impossível é um tipo de meta que a gente precisa sempre buscar alcançar e que nenhuma dificuldade é insuperável – comenta Adriana.

Com o livro publicado, a psicóloga estuda agora formas de retomar as atividades profissionais e empregar as lições que estão reveladas nas páginas de “Dia após dia” para ajudar o máximo de pessoas.

Sobre Adriana Brascher

Natural de Lages, na Serra Catarinense, Adriana mudou-se para Florianópolis para concluir o Ensino Médio. Formou-se em Psicologia pela Unisul, em 2006, e chegou a atender em clínica particular até o dia do acidente, 8 de março de 2013. Naquela sexta-feira, Adriana deixou a capital catarinense de manhã em direção à Lages, onde se encontraria com a mãe e demais familiares. Ao longo do processo de reabilitação, a protagonista e co-autora do livro “Dia após dia” já proferiu palestras para diferentes públicos, inclusive para profissionais de saúde.

Sobre Viviane Bevilacqua

Viviane Bevilacqua é jornalista e cronista, contadora de histórias desde criança. Cursou Comunicação Social/Jornalismo e pós-graduou-se em Ciências da Comunicação. Durante 35 anos de carreira, atuou em jornais do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com destaque para o Diário Catarinense, onde foi repórter especial e conquistou mais de 20 prêmios. Atualmente, dedica-se a escrever livros biográficos e de crônicas. É autora do título “Os tempos da vida”, publicado em 2020 pela Editora Insula

Sobre Construtores de Memórias

Agência de narrativas sediada em Florianópolis, especializada em publicações biográficas e institucionais. Tem em seu catálogo sete livros publicados, a maioria centrado em histórias de superação. Entre esses livros está a obra Amor Raro.

Gostou de conhecer o livro Dia após dia? Veja outros posts recentes do blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os Melhores Livros
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.