a roda do tempo ordem livros

A Roda do Tempo: Ordem Dos Livros de Robert Jordan

Lançados entre 1990 e 2013, os 14 livros da série A Roda do Tempo voltam a ficar em voga após o anúncio que uma série sobre eles está sendo produzida pela Amazon Prime. Os livros de A Roda do Tempo são considerados uma das dez séries de livros de fantasia mais populares de todos os tempos, tendo vendido mais de 80 milhões de exemplares pelo mundo. 

O universo criado por Robert Jordan é comparável às grandes sagas de J. R. R. Tolkien, J. K. Rowling ou George R. R. Martin. Inclusive, o primeiro livro parece beber muito na obra de Tolkien, se distanciando um pouco mais dessa inspiração nos livros posteriores. Os livros de A Roda do Tempo (todos com mais de 500 páginas) são notáveis pelo seu detalhamento e pelo grande número de personagens construídos para você ficar imerso nesse mundo. Aliás, a leitura tem que ser feita calmamente e prestando atenção aos detalhes, sob o risco de você não conseguir captar todas as nuances da obra. 

Jordan iniciou a série “A Roda do Tempo” com o lançamento de “O Olho do Mundo” em 1990 e continuou escrevendo até sua morte, em 2007. A série foi concluída por Brandon Sanderson a partir das notas e esboços deixados por Jordan. Ao todo, a série é composta por 14 livros, além de prequels e outros materiais relacionados.

No Brasil, apenas 8 livros foram traduzidos pela editora Intrínseca. Os últimos 3 livros da série eram apenas manuscritos inacabados quando Jordan veio a falecer, cabendo ao escritor Brandon Sanderson (Mistborn) a tarefa de finalizar a obra. Veja mais sobre a ordem de livros de a Roda do Tempo ao longo desse texto.

Ordem de Leitura de A Roda do Tempo

  • . A Roda do Tempo: O Olho do Mundo
  • 2. A Roda do Tempo: A grande caçada
  • 3. A Roda do Tempo: Dragão Renascido
  • 4. A Roda do Tempo: Ascensão da Sombra
  • 5. A Roda do Tempo: As Chamas do Paraíso
  • 6. A Roda do Tempo: O Senhor do Caos
  • 7. A Roda do Tempo: A Coroa de Espadas
  • 8. A Roda do Tempo: O Caminho Das Adagas
  • 9. A Roda do Tempo: O Coração do Inverno (tradução livre)
  • 10. A Roda do Tempo: A Encruzilhada do Crepúsculo (tradução livre)
  • 11. A Roda do Tempo: Faca de Sonhos (tradução livre)
  • 12. A Roda do Tempo: A Tempestade Se Formando (tradução livre)
  • 13. A Roda do Tempo: As Torres da Meia Noite (tradução livre)
  • 14. A Roda do Tempo: Uma Memória da Luz (tradução livre)

A saga conta a história da criação da Roda do Tempo pelo Criador, uma espécie de divindade. Essa Roda do Tempo gira indefinidamente dando sequência às histórias da civilização em construções cíclicas que eventualmente se repetem (ao meu ver, bem alinhado ao conceito hegeliano da história cíclica). Como toda tese tem a sua antítese, há também a presença de um ser do mal chamado de Shai’tan que constantemente ameaça à roda do tempo. Se tiver interesse em mais curiosidades, você pode conferir também as 14 coisas que você precisa saber antes de ler A Roda do Tempo.

A história começa na vila de Dois Rios (Campo de Emond), onde alguns jovens (Rand al’Thor, Matrim Cauthon, Perrin Aybara, Egwene al’Vere e Nynaeve al’Meara) são arrastados para uma aventura épica quando descobrem que são os únicos capazes de combater uma profecia que prevê a chegada do Tenebroso, o ser que representa a personificação do mal. Ao longo dos livros, eles se juntam a outros personagens importantes, como a Aes Sedai (mulheres que possuem o poder da magia) e enfrentam diversas batalhas e desafios para salvar o mundo da destruição.

Pouco a pouco somos apresentados a mais personagens e mais povos, em um mundo de povos e nações totalmente diferentes uma das outras (tão rico quanto às séries de livros aqui já mencionadas e que diversas vezes lembra o universo de Senhor dos Aneis). 

Há também diversas diferenças entre os livros e a série, por exemplo na idade dos personagens, nas linhas temporais, nas cenas de ação, pontos de encontro dos personagens e até na conclusão da obra.

➜ Está gostando de conhecer a ordem dos livros de A Roda do Tempo? Siga-nos no nosso canal do YouTube, Telegram e Instagram para ficar sempre por dentro de posts como esse.

1. A Roda do Tempo: O Olho do Mundo

a roda do tempo o olho do mundo

A ordem dos livros de A Roda do Tempo inicia com O Olho do Mundo. Esta série se desenrola em um mundo marcado por uma guerra ancestral que fragmentou a realidade e deu origem a lendas poderosas. Uma dessas lendas profetiza a reencarnação do Dragão, um ser destinado a confrontar as forças do mal quando estas ressurgirem. No entanto, esta profecia traz tanto esperança quanto temor, pois o Dragão pode tanto salvar quanto destruir o mundo.

No cenário onde trevas e redenção são igualmente temidos, conhecemos Rand al’Thor, um jovem de uma pacata vila nos Dois Rios. A história se inicia durante os festivos preparativos para o festival de fim de inverno, e a chegada de uma forasteira misteriosa chama a atenção. Quando a vila é subitamente atacada por Trollocs, criaturas que eram tidas como lendárias, a desconhecida revela ser uma Aes Sedai, usuária do poder que governa a Roda do Tempo, e acredita que Rand pode ser o tão esperado Dragão Renascido, cujo destino pode determinar a salvação ou a destruição do mundo.

Assim, a história se desdobra com Rand al’Thor e seus amigos, incluindo Matrim Cauthon, Perrin Aybara, Egwene al’Vere e Nynaeve al’Meara, embarcando em uma jornada épica para enfrentar a profecia que prevê o retorno do Tenebroso, a personificação do mal. Eles se unem a outros personagens importantes, como as Aes Sedai, mulheres com poderes mágicos, e enfrentam uma série de batalhas e desafios em sua busca para salvar o mundo da iminente destruição.

A Roda do Tempo é uma narrativa profundamente complexa, enriquecida por personagens intrigantes, intrincadas tramas políticas, uma mitologia rica e um mundo meticulosamente construído que cativa os leitores, transportando-os para um universo fascinante e épico. Essa série transcende gêneros, atraindo tanto entusiastas de fantasia quanto de ficção científica, e é reconhecida como uma das obras mais destacadas do gênero.

Veja uma resenha completa de O Olho do Mundo aqui!

2. A Roda do Tempo: A Grande Caçada 

a grande caçada a roda do tempo ordem

A Grande Caçada é o segundo volume da ordem dos livros de A Roda do Tempo, de Robert Jordan. 

Após os eventos do primeiro livro, os protagonistas se encontram em Fal Dara, onde a Trombeta de Valere é roubada por Padan Fain, desencadeando uma busca crucial para enfrentar o Tenebroso. Rand al’Thor, o suposto Dragão Renascido, questiona a sua identidade e as motivações de Moiraine enquanto é arrastado para intrigas políticas.

Rand, Mat Cauthon e Perrin Aybara unem forças com os guerreiros shienarianos, prontos para arriscar tudo na busca pelo artefato. No entanto, Rand enfrenta um temor ainda mais angustiante do que as forças do Tenebroso. Ciente de que a insanidade e a morte o aguardam, ele se questiona se conseguirá auxiliar seus amigos antes que esse destino se concretize, ou se ele próprio será a ameaça que os destruirá.

Paralelamente, Nyneave e Egwene seguem para a Torre Branca para treinar como Aes Sedai.

O enredo se desenvolve em meio a um complexo jogo político chamado Daes Dae’mar e se intensifica quando a busca pela Trombeta se entrelaça com uma guerra civil causada pela chegada dos Seanchan, que usam mulheres com habilidades mágicas como armas de guerra. A obra oferece uma visão mais profunda da política das Aes Sedai e do mundo criado por Jordan.

Embora alguns personagens tenham menos destaque em certos momentos, a conclusão da obra é épica. Desta forma, A Grande Caçada marca uma evolução na narrativa, explorando elementos mágicos, intriga política e relacionamentos pessoais.

Veja também nossa resenha completa de A Grande Caçada.

3. A Roda do Tempo: Dragão Renascido 

a roda do tempo o dragão renascido

A ordem dos livros de A Roda do Tempo tem ser terceiro capítulo com o nome de O Dragão Renascido. As profecias do Dragão predizem que a Pedra de Tear, a lendária fortaleza, cairá quando Callandor, A Espada Que Não Pode Ser Tocada, for empunhada pelo Dragão. Será um dos sinais de que ele de fato renasceu e que a Última Batalha se aproxima. Rand al’Thor, recém-proclamado Dragão Renascido, ainda tem dúvidas sobre seu destino, e decide que é hora de partir sozinho em sua jornada.

Enquanto isso, Nynaeve, Egwene e Elayne seguem para Tar Valon, onde Mat precisa ser curado ou morrerá. Entretanto, com a presença da Ajah Negra na Torre Branca, as jovens logo descobrem que suas próprias vidas correm perigo. Perrin, por sua vez, acompanha Moiraine na busca por Rand. Todos os caminhos parecem levar a Tear, onde o Dragão Renascido enfrentará um desafio que pode pôr tudo a perder.

4. A Roda do Tempo: Ascensão da Sombra

a roda do tempo a ascensão da sombra

A ordem dos livros de A Roda do Tempo chegou à quarta obra com o nome de A Ascenção da sombra. Os lacres de Shayol Ghul enfraquecem, e o Tenebroso avança. A sombra se ergue para encobrir definitivamente a humanidade.

Em Tar Valon, Min tem visões de um destino terrível. Será o fim da Torre Branca? Em Dois Rios, os Mantos-brancos caçam o homem de olhos dourados e o Dragão Renascido. Em Cantorin, junto ao povo do mar, A Grã-lady Suroth vislumbra o retorno dos exércitos Seanchan ao continente. Enquanto na Pedra de Tear, o Lorde Dragão planeja seu próximo passo e ninguém será capaz de prevê-lo. Nem a Ajah Negra, as nobres de Tairen ou as Aes Sedai, nem mesmo Egwene, Elayne e Nynaeve.

Declarado o escolhido da antiga profecia, Rand al’Thor, o Dragão Renascido, precisa seguir em frente e cumprir seu destino: proteger o mundo do retorno do Tenebroso.

Em A ascensão da sombra, Jordan imprime ainda mais suspense à série trazendo uma ameaça até então desconhecida à cidade de Tar Valon, lar das poderosas Aes Sedai. Mergulhados no perigo constante representado pelos Mantos-brancos, os Amigos das Trevas e os Trollocs, entre outros inimigos mortais, ninguém está seguro de qual rumo seguir. Movimentos profundos e inesperados que fazem de A Roda do Tempo uma das mais extraordinárias séries já escritas.

5. A Roda do Tempo: As Chamas do Paraíso

ordem dos livros de a roda do tempo as chamas do paraíso

Depois de uma perigosa jornada ao Deserto Aiel, Rand se consagrou como Aquele Que Vem Com a Aurora, conforme profetizado por seu novo povo. Ter um exército de homens e mulheres extremamente hábeis na batalha deveria ser uma vantagem, mas, conforme se apega aos novos aliados, o Car’a’carn , chefe dos chefes, se sente cada vez mais vulnerável às tramas de seus inimigos.

Enquanto isso, Nynaeve e Elayne perdem aliadas importantes e ganham uma poderosa inimiga. Após a expulsão de Siuan Sanche da Torre Branca, as duas Aceitas devem tentar encontrar as poucas Aes Sedais que continuam fiéis à sua causa. Porém, Moghedien está à espreita, determinada a capturar Nynaeve em sua teia.

Em As Chamas do Paraíso , Jordan aprofunda ainda mais seu criativo universo. Antigas instituições caem por terra e novas alianças se formam, pois o Dragão provoca mudanças por onde passa. Heróis lendários se juntam à história no novo volume de A Roda do Tempo , uma das mais extraordinárias séries já escritas.

6. A Roda do Tempo: O Senhor do Caos 

a ordem dos livros a roda do tempo o senhor do caos

Recuperando-se em meio às Sábias, Egwene deseja prosseguir por conta própria em seus estudos sobre o Mundo dos Sonhos, mas ainda precisa aprender uma dura lição sobre o código de honra Aiel. Em Salidar, a lealdade de Elayne e Nynaeve às dissidentes da Torre Branca as coloca em uma posição difícil: elas devem tentar proteger as Aes Sedai de si mesmas.

Mat e Perrin, por sua vez, precisam arriscar a própria vida para seguir Rand. Enquanto isso, o Dragão se divide entre governar Cairhien e Caemlyn, sem jamais encontrar refúgio das decisões difíceis e da voz de Lews Therin, que ameaça fazê-lo sucumbir à loucura.

Em O senhor do Caos , as intrincadas tramas continuam a se desenrolar e Jordan demonstra maestria em resolver os conflitos dos volumes anteriores criando novos suspenses. A ordem e as antigas instituições desmoronam para abrir caminho para o senhor do caos no novo Volume ume de A Roda do Tempo , uma das mais extraordinárias séries já escritas.

7. A Roda do Tempo: A Coroa de Espadas  

A Roda do Tempo: A Coroa de Espadas

A Editora Intrínseca lançou em português do livro 7 de A Saga do Tempo no segundo semestre de 2021.

A Roda do Tempo gira e as Eras vêm e vão, deixando memórias que se tornam lendas. A lenda se transforma em mito, e até mesmo o mito é esquecido há muito tempo quando a Era que o gerou volta novamente. Na Terceira Era, uma Era de Profecia, o Mundo e o Tempo estão em jogo. O que foi, o que será e o que é, ainda pode cair sob a sombra.

No sétimo volume da série que consagrou Robert Jordan como o maior nome da fantasia desde J.R.R. Tolkien, Elayne, Aviendha e Mat estão cada vez mais perto do ter’angreal, que pode reverter a onda de calor que se alastra pelo mundo e restaurar o clima natural. Em meio à rede de tramas das Aes Sedai de Salidar, Egwene começa a reunir diferentes tipos de mulheres capazes de canalizar, algumas de origens surpreendentes. Já Rand prepara-se para enfrentar o Abandonado Sammael nas sombras de Shadar Logoth, onde uma entidade sedenta por sangue, Mashadar, está à espreita, pronta para dominar sua presa.

Em Uma Coroa de Espadas, Jordan constrói uma obra incomparável, com personagens complexos e uma trama repleta de intrigas e conspirações, que soluciona mistérios lançados pelo caminho enquanto abre novas portas, estas ainda mais instigantes e rumando ao encontro com o Tenebroso em Tarmon Gai’don, a Última Batalha.

8. A Roda do Tempo: O Caminho Das Adagas

O Caminho das Adagas

A força de invasão Seanchan está em posse de Ebou Dar. Nynaeve, Elayne e Aviendha dirigem-se ao trono legítimo de Caemlyn e Elayne, mas no caminho descobrem um inimigo muito pior do que o Seanchan.

Em Illian, Rand jura jogar o Seanchan de volta como fez antes. Mas sinais de loucura estão aparecendo entre os Asha’man.

Em Ghealdan, Perrin enfrenta as intrigas de Whitecloaks, invasores Seanchan, o disperso Shaido Aiel e o próprio Profeta. A amada esposa de Perrin, Faile, pode pagar com a vida, e o próprio Perrin pode ter que destruir sua alma para salvá-la.

Enquanto isso, a rebelde Aes Sedai com a ajuda da Amyrlin, Egwene al’Vere, enfrenta um exército que pretende mantê-los longe da Torre Branca. Mas Egwene está determinada a destituir a usurpadora Elaida e reunir as Aes Sedai. Ela ainda não entende o preço que outros – e ela própria – pagarão.

9. A Roda do Tempo: O Coração do Inverno (tradução livre) 

livro 9 de a roda do tempo

Rand está fugindo com Min e, em Cairhein, Cadsuane está tentando descobrir para onde está indo. O destino de Rand é, de fato, um que ela nunca considerou.

Descobre-se que Mazrim Taim, líder da Torre Negra, é um mentiroso. Mas o que ele está fazendo?

Faile, com as Donzelas Aiel, Bain e Chiad, e seus companheiros, Rainha Alliandre e Morgase, é prisioneiro da seita de Savanna.

Perrin está procurando desesperadamente por Faile. Com Elyas Machera, Berelain, o Profeta e um “exército” muito misto de forças díspares, ele está se movendo pelo país repleto de bandidos e Seanchan errantes. Os Forsaken estão cada vez mais presentes e unidos, e o homem chamado Slayer espreita Tel’aran’rhiod e o sonho do lobo.

Em Ebou Dar, a princesa Seanchan conhecida como Filha das Nove Luas chega – e Mat, que estava se recuperando no Palácio Tarasin, é apresentada a ela. Será que o casamento que foi predito acontecerá?

10. A Roda do Tempo: A Encruzilhada do Crepúsculo (tradução livre)

A Roda do Tempo: A Encruzilhada do Crepúsculo

Fugindo de Ebou Dar com a Filha das Nove Luas sequestrada, Mat Cauthon descobre que não pode mantê-la nem deixá-la ir, pois tanto a Sombra quanto o poder do império Seanchan estão agora em uma perseguição mortal.

Em Tar Valon, Egwene al’Vere sitia a Torre Branca. Ela deve vencer rapidamente, com o mínimo de derramamento de sangue possível, pois a menos que as Aes Sedai sejam reunidas, apenas o Asha’man masculino permanecerá para defender o mundo contra o Escuro.

Enquanto isso, Rand al’Thor deve jogar novamente, com ele mesmo em jogo – sem saber quais de seus aliados são realmente inimigos.

11. A Roda do Tempo: Faca de Sonhos (tradução livre)

A Roda do Tempo: Faca de Sonhos

Sem o conhecimento de Rand, Perrin fez sua própria trégua com o Seanchan. É um acordo feito com o Dark One, em seus olhos, mas ele fará o que for necessário para resgatar sua esposa, Faile, e destruir o Shaido que a capturou. Entre os Shaido, Faile trabalha para se libertar enquanto esconde um segredo que pode lhe dar liberdade ou causar sua destruição. E em uma cidade chamada Malden, o arco longo Dois Rios será comparado com lanças Shaido.

Fugindo de Ebou Dar através do Altara controlado por Seanchan com a Filha das Nove Luas sequestrada, Mat tenta cortejar a mulher com quem é casado pela metade, sabendo que ela acabará concluindo a cerimônia. Mas Tuon friamente o conduz em uma alegre perseguição enquanto ele descobre que até mesmo um presente pode ter um significado profundo entre o Sangue Seanchan e o que ele pensa que sabe sobre as mulheres não é suficiente para salvá-lo.

Em Caemlyn, Elayne luta para ganhar o Trono do Leão enquanto tenta evitar o que parece uma certa guerra civil caso ela ganhe a coroa …

Na Torre Branca, Egwene luta para minar as irmãs leais a Elaida de dentro …

12. A Roda do Tempo: A Tempestade Se Formando (tradução livre)

A Roda do Tempo: A Tempestade Se Formando

A Memory of Light foi parcialmente escrito por Robert Jordan antes de sua morte prematura em 2007. Brandon Sanderson, autor do best-seller do New York Times dos livros de Mistborn, e agora Stormlight Archive, entre outros, foi escolhido pela editora de Jordan – sua esposa, Harriet McDougal – para completar o volume final, mais tarde expandido para três livros.

Neste romance épico, a série internacional de best-sellers de Robert Jordan começa sua dramática conclusão. Rand al’Thor, o Dragão Renascido, luta para unir uma rede fragmentada de reinos e alianças em preparação para a Última Batalha. Enquanto ele tenta impedir a invasão de Seanchan ao norte – desejando que ele pudesse formar pelo menos uma trégua temporária com os invasores – seus aliados assistem aterrorizados a sombra que parece estar crescendo dentro do coração do próprio Dragão Renascido.

Egwene al’Vere, a Residência de Amyrlin da rebelde Aes Sedai, é uma prisioneira da Torre Branca e sujeita aos caprichos de seu líder tirânico. Enquanto os dias se aproximam do ataque Seanchan que ela sabe que é iminente, Egwene trabalha para manter unidas as facções díspares de Aes Sedai, ao mesmo tempo em que fornece liderança em face da crescente incerteza e desespero. Sua luta provará a coragem das Aes Sedai, e seu conflito decidirá o futuro da Torre Branca – e possivelmente do próprio mundo.

13. A Roda do Tempo: As Torres da Meia Noite (tradução livre)

torres da meia noite robert jordan

Em Towers of Midnight, a Última Batalha começou. Os selos da prisão do Escuro estão desmoronando. O próprio Padrão está se desfazendo e os exércitos da Sombra começaram a ferver para fora da Praga.

O sol começou a se pôr na Terceira Era.

Perrin Aybara agora é caçado por espectros de seu passado: Whitecloaks, um matador de lobos e as responsabilidades da liderança. Enquanto isso, um inimigo invisível está lentamente puxando um laço apertado em volta do pescoço. Para prevalecer, ele deve buscar respostas em Tel’aran’rhiod e encontrar uma maneira – finalmente – de dominar o lobo dentro dele ou se perder para sempre.

Enquanto isso, Matrim Cauthon se prepara para o desafio mais difícil de sua vida. As criaturas além dos portões de pedra – o Aelfinn e o Eelfinn – o confundiram, zombaram dele e o deixaram enforcado, sua memória recheada com pedaços e pedaços da vida de outros homens. Ele esperava que seu último confronto com eles fosse o fim de tudo, mas a Roda tece como ela quer. Chegará a hora em que ele terá que dançar novamente com as Cobras e as Raposas, em um jogo que não pode ser ganho. A Torre de Ghenjei o aguarda e seus segredos revelarão o destino de um amigo há muito perdido.

Dovie’andi se tovya sagain. É hora de jogar os dados.

14. A Roda do Tempo: Uma Memória da Luz (tradução livre)

robert jordan a memory of light

A Roda do Tempo gira e as Eras vêm e vão, deixando memórias que se tornam lendas. A lenda se transforma em mito, e até mesmo o mito é esquecido há muito tempo quando a Era que o gerou volta novamente. Na Terceira Era, uma Era de Profecia, o Mundo e o Tempo estão em jogo. O que foi, o que será e o que é, ainda pode cair sob a Sombra.

Quando Robert Jordan morreu em 2007, todos temiam que essas cenas finais nunca fossem escritas. Mas trabalhando a partir de notas e parciais deixadas por Jordan, o escritor de fantasia Brandon Sanderson entrou em cena para completar a obra-prima. Com The Gathering Storm (Livro 12) e Towers of Midnight (Livro 13) atrás dele, ambos os quais foram bestsellers de capa dura do New York Times # 1, Sanderson agora recria a visão que Robert Jordan deixou para trás em A Memory of Light.

Editado pela viúva de Jordan, que editou todos os livros de Jordan, A Memory of Light irá encantar, encantar e satisfazer profundamente todas as legiões de leitores de Jordan.

Conclusão

Agora que você já conhece a ordem dos livros de A Roda do Tempo, aproveite também para conhecer outros livros do universo de A Roda do Tempo que são Warrior of the Altaii (Robert Jordan), The World of Robert Jordan’s The Wheel of Time (Robert Jordan e Teresa Patterson), The Wheel of Time Companion (Robert Jordan, Harriet McDougal, Alan Romanczuk e Maria Simons) e Patterns of the Wheel: Coloring Art Based on Robert Jordan’s The Wheel of Time (Robert Jordan and Amy Romanczuk).

Nós do blog estamos ansiosos para termos todas as versões em português… e vocês?

Crédito da imagem: Print do site da Editora Intrínseca.

Veja mais posts recentes do blog!

Crédito de imagem: Editora Intrínseca

7 comentários em “A Roda do Tempo: Ordem Dos Livros de Robert Jordan”

  1. Fiquei interessado nessa serie de livros após ver o live action da Amazon, espero que a Intrínseca não demore muito para traduzir e lançar os 7 livros restantes (e quem sabe a prequela New Spring)! Tradução do titulo do livro 12, não seria melhor Coletando/Colhendo a Tempestade? E espero que também tragam os quadrinhos que foram lançados lá fora! ~/o

  2. Olá,
    Eu já li duas vezes os seis primeiros livros traduzidos para o português!! (infelizmente eu não sei inglês para ler os outros!!),
    Simplesmente amoooo os livros dessa série! Robert Jordan é o máximo!
    Gostaria muito de saber mais sobre o final dos personagens principais!
    Por favor deem mais spoilers!!! Eu não ligo de saber antes da edição dos livros, tanto o porque até a Intrínsinca traduzi-los todos vai demorar um século!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *