Neste artigo vamos falar sobre a criação mais notória de Joe Abercrombie. Um escritor britânico e um dos maiores representantes do gênero da literatura de fantasia adulta na atualidade. Aqui, você vai conhecer a ordem dos livros de A Primeira Lei e se empolgar com a história.
A Primeira Lei é uma fantasia que estreou no mercado editorial em 2006, com a publicação do primeiro volume, O Poder da Espada. O livro fez grande sucesso e teve os direitos vendidos para 24 países. No Brasil, chegou através da Editora Arqueiro em 2013.
Este universo fictício criado por Abercrombie é extremamente rico em narrativas para se consumir. Além da trilogia principal, há uma série de Spin-Offs, uma antologia de contos e uma outra trilogia que se passa quase 30 anos depois dos acontecimentos da original.
Portanto, este mundo épico pode te proporcionar muitas e muitas horas de entretenimento.
>>> Antes de conhecer a ordem dos livros de A Primeira Lei, gostaria de fazer uma recomendação: se você gosta dos conteúdos do nosso blog, se inscreva nas nossas outras redes de comunicação para receber cada novo post em primeira mão → Canal do Telegram, Canal do Youtube e Instagram.
1 – O Poder da Espada
O ano é 575 e, em um cenário medieval, os ânimos estão alterados. Uma guerra está prestes a eclodir. Ameaças externas são preocupantes e, enquanto a União mobiliza seus exércitos, conspirações internas aumentam as tensões e a instabilidade no reino.
É neste contexto que conhecemos 3 personagens que iremos acompanhar durante a narrativa: Sand dan Glokta, Jezal dan Luthar e Logen Nove Dedos.
Glokta é um ex-prisioneiro de guerra que passou dois anos sob tortura. Ironicamente, agora ele é um carrasco implacável que trabalha a serviço da coroa.
Nove Dedos é um guerreiro temido, conhecido por jamais deixar um inimigo viver tanto tempo. Porém, ele está decidido a mudar, pois não quer ser lembrado apenas pelas atrocidades que cometeu.
Por outro lado, temos Jezel, um mulherengo vaidoso que aspira vencer o campeonato de esgrima e conquistar a glória. Além disso, um cargo importante no governo lhe garantiria uma vida tranquila e financeiramente invejável.
Todavia, um homem que se apresenta como o lendário bayaz, o Primeiro dos Magos, retornando depois de séculos, promete tornar a jornada dos protagonistas muito mais difícil.
Nesta trama, a linha que separa os vilões dos heróis é quase imperceptível. Além do mais, os protagonistas não são nem um pouco parecidos com os mocinhos padrões que observamos na maioria das fantasias. Ao invés disso, são considerados por muitos até como anti-heróis.
Uma outra característica incrível do livro é a riqueza de personagens bem trabalhados. Além destes 3 que, de certa forma, estão no centro da narrativa. Temos muitos outros personagens que são muito bem explorados pelo autor, como o próprio mago Bayaz, o major West, entre outros. São 741 páginas de uma narrativa muito bem elaborada!
2 – Antes da Força
O Poder da Espada conquistou fervorosamente o mercado editorial e, então, no ano seguinte, Abercrombie publicou o segundo livro na ordem da série A Primeira Lei.
Antes da Força é uma sequência à altura do primeiro volume. Nesta narrativa, logo nos deparamos com a União tendo de se preocupar com 3 frentes de batalha. E, como de costume, forças internas também são uma ameaça.
Glokta, mais do que nunca, está na frente de grandes conflitos, pois agora ele se tornou o todo poderoso de Dagoska e precisa defender a cidade, que não está nem um pouco preparada para uma guerra, além de ter de lidar com conspirações no governo.
Neste volume, acompanhamos os principais personagens ao redor do mundo, numa narrativa que se alterna entre os pontos de vista. Apesar deles estarem bem longe e vivendo aflições distintas, observamos frequentemente elementos que ligam a trajetória dos 3, desenhando o enredo principal.
O major West tem a indesejável missão de proteger o príncipe no campo de batalha; tanto dos inimigos, quanto da sua própria estupidez!
Bayaz, o Primeiro dos Magos, atravessa o continente em direção à borda do mundo, levando um grupo de viajantes através de terras amaldiçoadas para encontrar uma relíquia do Tempo Antigo conhecida como a Semente. O artefato poderia pôr fim à guerra, ao exército de comedores que cresce assustadoramente ao Sul e aos bandos de Shankas que atacam pelo Norte.
Mais um livro grande, de muitos acontecimentos… São quase 800 páginas de batalhas sangrentas, tensões, diálogos quentes e personagens complexos.
3 – O Duelo dos Reis
Este é o terceiro volume na ordem dos livros de A Primeira Lei. Em O Duelo dos Reis, a trilogia chega ao fim. Um fim sangrento, surpreendente e magnífico!
Aqui, nos deparamos com a União no auge da guerra. Pelo Norte, o major West consegue recuperar a fortaleza de Dunbrec com suas tropas. No entanto, o rei dos nórdicos jamais irá se render e essa batalha não parece estar perto do fim.
Logen Nove Dedos atrai novamente os holofotes da narrativa. Ele não queria mais ser aquele ser brutal, mas, diante das circunstâncias, o Nove Dedos sangrento que existe dentro dele precisa ressurgir. O problema é que a fera adormecida não escolhe lado; só quer matar!
No interior do reino, uma revolução camponesa provoca ainda mais instabilidade e é o papel de Jezal dan Luthar lidar com a situação, diplomaticamente ou com o uso da força, se preciso for.
Na capital, aproveitando da fragilidade da coroa, jogos políticos e de interesses compõem uma corrida oculta, a qual Glokta precisa sobreviver e combater. Após ter escapado de Dagoska, ele vai precisar usar de suas habilidades mais aperfeiçoadas para sair por cima nessa trama.
No Sul, o clima de tensão não é diferente. Tropas se movem em direção a Adua dispostas a travar uma guerra santa, capturar o Primeiro dos Magos e levá-lo a julgamento. Para salvar o mundo, o Bayaz precisa primeiro salvar a si mesmo, mas mexer com magia sempre traz consequências enormes. E nada pode trazer consequências piores do que quebrar a Primeira Lei!
Outros Livros do Universo de A Primeira Lei
Como já havia dito na introdução, além desta trilogia composta de livros relativamente grandes, o mundo de A Primeira Lei conta com mais alguns outros livros canônicos.
Contudo, todos esses outros livros ainda não têm adaptação para o PT-BR.
Livros autônomos
Estes são livros com narrativas independentes que se passam no universo criado por Abercrombie.
- Best Served Cold
- The Heroes
- Red Country
- Sharp Ends (Antologia de Contos)
A outra trilogia de A Primeira Lei (The Age of Madness)
Esta é uma trilogia recente escrita pelo autor em questão (o primeiro volume foi lançado em 2019). O início da narrativa se passa cerca de 28 anos após os acontecimentos finais da trilogia A Primeira Lei.
- A Little Hatred
- The Trouble With Peace
- The Wisdom of Crowds
Conclusão
Bom… Esta foi a obra que decidimos trazer para o blog hoje. É interessante ressaltar que, talvez, essa seja uma das obras mais próximas de Game of Thrones que há no mercado editorial atualmente.
São livros extensos, épicos, com muitos elementos fantásticos, uma narrativa muito rica em personagens e cenários, além de ser intercalada em vários pontos de vista.
Para finalizar, gostaria de citar o que George R. R. Martin — autor de A Guerra dos Tronos — disse a respeito da obra de Joe Abercrombie: “Você não vai conseguir parar de virar as páginas.”
Enfim… Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos para ajudar o projeto a crescer cada vez mais. E se acha que faltou algo de relevante no texto, deixe nos comentários abaixo, pois isso ajuda muito no aprimoramento do nosso conteúdo.
Gostou de conhecer a ordem dos livros de A Primeira Lei? Veja também outros artigos recentes do blog!
considerado uma das melhores sagas de fantasia por muito booktubers gringos, uma pena que recebeu um péssimo tratamento aqui no Brasil.
Uma pena que a editora Arqueiro jogou na latrina várias series de fantasia, não se dando ao trabalho de continuar algumas, ou simplesmente não lançando novas edições para os livros que se acabaram.