Wayne de Gotham é um livro de ficção escrito por Tracy Hickman e publicado em 2015. Esta obra conta a história do famoso personagem da DC Comics, Bruce Wayne, também conhecido como Batman, e sua luta para descobrir segredos de seu passado familiar enquanto tenta impedir um ataque terrorista em Gotham City. Neste texto, vamos fazer uma resenha de Wayne de Gotham, demonstrando como essa é uma leitura empolgante para fãs do Batman e da DC Comics, combinando ação e mistério com um mergulho profundo na história do personagem.
No livro, Bruce Wayne é forçado a confrontar seu passado e mergulhar na história da sua família para entender melhor a si mesmo e suas motivações. Enquanto isso, ele deve enfrentar um novo vilão que ameaça a cidade que jurou proteger. A história se passa tanto no presente quanto no passado, com flashbacks para a época em que Thomas Wayne, pai de Bruce, ainda estava vivo.
Batman sem dúvida é um dos melhores heróis já criados no mundo fictício, e tendo em vista o amor incondicional de muitos fãs espalhados pelo mundo, podemos afirmar que ele não perderá a graça tão facilmente. Não importa o rumo que o milionário Wayne tome ou os inimigos que enfrenta com frequência no caminho, sempre haverá uma história a ser contada, principalmente se essa história envolver os pais do cobiçado Bruce, e até mesmo seu temível avô: Patrick Wayne.
➜ Caso esteja gostando do nossa resenha de Wayne de Gotham, também convido para se inscrever nas nossas redes sociais: Instagram; Canal do Telegram e Canal do Youtube, para acompanharem resenhas como essas em primeira mão! Você também ajuda o blog se adquirir o livro através deste link!
O Passado do Homem Por Trás do Morcego
Tanto nos quadrinhos, como no mundo do cinema e nos videogames, o homem morcego já ganhou diversas formas e personalidades. Comportando-se em algumas narrativas como um homem completamente popular e prestigiado nas mídias de Gotham City e em outros agindo com uma postura mais taciturna e inteiramente afastada da sociedade, chegando muitas vezes a forjar sua própria morte para conseguir paz ou proteger a cidade do crime que a assola sem fim.
Essa segunda postura é considerada no livro Wayne de Gotham de Tracy Hickman, onde Bruce decide fingir ser um homem inválido e ranzinza que nunca quer sair da mansão e vive acompanhado de Alfred, seu fiel mordomo e única família que lhe restou após o infeliz incidente envolvendo seus pais. Essa escolha de atitude chega a dar tão certo que o jovem Wayne consegue facilmente vagar pela cidade à hora que desejar sem ser reconhecido.
Porém, nesse livro, Hickman narra uma história inteiramente diferente e que nunca antes fora contada com tamanho detalhe quanto o “gatilho” que assombra Bruce Wayne desde a infância e que o traumatizou a ponto de transformá-lo em um herói mascarado que vaga pelas sombras em busca de justiça: o brutal assassinato de seus pais – Thomas e Martha Wayne. A única família do garoto, restando-lhe um mero esboço de uma vida que poderia ter sido feliz, e também uma vaga lembrança de horror.
Esse acontecimento o fez precocemente se tornar um homem, mas não é isso que interessa nessa história. Bruce em Wayne de Gotham já é um homem envelhecido e experiente, mas depende muito de suas tecnologias que o tornam extremamente forte e superior à força natural humana. Sem os apetrechos, veículos e uniformes altamente preparados para cada situação, o mestre Wayne não conseguia mais lidar com a movimentação, peso, equilíbrio e rapidez com a mesma facilidade e naturalidade que lidava na juventude.
A Busca Pela Verdade Que Entrelaça Gerações
Nessa obra, a ação não é o foco principal, e sim o lado mais detetive do maior detetive do mundo, o que se tornou a cereja do bolo de muitos fãs. O cavaleiro das trevas finalmente corre atrás da maior charada de sua vida (uma que seu entediante rival, o Charada, nunca conseguiria lhe entregar); Wayne passa finalmente a investigar a morte de seus pais.
No meio da investigação, ele descobre diários de Thomas Wayne, um médico recém formado e extraordinário com sonhos e planos para melhorar a tão amada Gotham City e suas tentativas de torná-la uma cidade sem crime. Além do seu amor secreto por sua vizinha de sempre, a boêmia Martha Kane, no qual nunca cria coragem o suficiente para revelar seus sentimentos mais profundos e íntimos.
No fim, toda essa perseguição pela verdade que entrelaça os eventos do passado com o presente onde Bruce Wayne quebra a cabeça tentando identificar as grandes motivações do pai se tornam uma terrível e dolorosa realidade que o herdeiro do império Wayne sofre na própria pele.
Narrativa Visual e Personagens Marcantes: O Brilho do Livro
No decorrer do livro, observamos muitos cortes e mudanças temporais, sendo os capítulos divididos e apresentados pelos Wayne Thomas e Bruce. Do mesmo modo, você avista longas descrições de coisas simples e por vezes desnecessárias como por exemplo o luxuoso carro que Thomas ganhou de seu pai, e as tecnologias que nela se encontram já na época em que vivia, o que torna a leitura pouco fluida e cansativa de vez em quando. Todavia, isso não tira a essência do livro.
O grande trunfo desse livro e o que torna tudo mais interessante é a jogada que Tracy fez ao descrever as cenas de tal modo a fazer o leitor às construir em sua imaginação. Ao ler, você elabora uma cena digna das salas de cinema, o que é uma grande vantagem divertida. (Principalmente nas poucas cenas em que o homem morcego luta corpo-a-corpo com algum bandido ou tradicional vilão).
Além do mais, grandes personagens originais são apresentados na narrativa, são eles Jim Gordon, Lucius Fox, Coringa, Arlequina, entre outros nomes e sobrenomes de grande peso no universo do morcegão.
Conclusão da Resenha de Wayne de Gotham
Concluímos nossa resenha de Wayne de Gotham ressaltando que este não é apenas um livro obrigatório para todos os fãs do Batman, como também é um ótima obra a ser apreciada. Rodeado de mistérios até o fim, o leitor vai virar até a última página para descobrir até a última incógnita em forma de palavras nessas folhas de papel recheadas de segredos obscuros.
Essa narrativa desconstrói a magnificência da família Wayne, mostrando a Bruce o quanto seus pais e o próprio avô eram seres humanos que cometeram falhas atrás de mais falhas, e não os seres perfeitos que cresceu imaginando serem. Como esculturas que são apreciadas por olhos inteiramente atentos para a arte, desfazendo aos poucos o véu espesso preso aos olhos do herdeiro.
Observamos o conflito interno que Bruce passa a sentir no decorrer da história, as fraquezas que quase nunca as expõe, mas que as deixa escapar por conta do extremo cansaço que sente pelo rumo que sua vida tomou, somado a história e passado conflitantes. Com o passar do tempo, o leitor avista um homem cada vez mais abatido e assustado, mas que prossegue com a investigação porque sabe muito bem que é um segredo que deve descobrir para conseguir entender a si mesmo… Afinal, é o passado de sua família que está lhe causando tanta dor e sofrimento.
Não é apenas Bruce Wayne quem esconde segredos, afinal de contas. Então, em quem se deve confiar? Às vezes ninguém conhece uma pessoa 100%, não de verdade. Essa pessoa só conhece o que a outra quer que você conheça.
Detalhes da edição brasileira:
- Título: Wayne de Gotham
- Editora: Casa Da Palavra
- Autor: Tracy Hickman
- Número de páginas: 272 páginas
- Data da publicação: 1 janeiro 2013
Gostou da nossa resenha de Wayne de Gotham? Caso goste de livros de super-heróis, você pode conhecer também os HQs de Black Hammer.