Ordem dos Livros de Trono de Vidro

A série de fantasia Trono de Vidro é uma ótima pedida para quem ama aventura, personagens com histórias profundas, mitologia e ação.

Os livros da escritora americana Sarah Janet Maas são famosos por uma viagem para um mundo fantástico. Ela começou a escrever aos 16 anos a história do Trono de Vidro, que eram contos publicados em um site, depois de um tempo houve o interesse de uma editora na sua história e ela passou então a escrever os livros da saga Trono de Vidro. A autora também possui outras sagas bem sucedidas, como, por exemplo, os livros de Corte de Espinhos e Rosas.

A ordem de lançamento dos livros acaba não sendo a melhor ordem de leitura. Para melhor entendimento da história e de todo o enredo, recomenda-se que você acompanhe a ordem dos livros de Trono de Vidro conforme a sequência abaixo.

A lâmina da assassina: Histórias de Trono de Vidro

A lâmina da assassina: ordem dos livros de Trono de Vidro.

Comece por A lâmina da assassina na sua ordem dos livros de Trono de Vidro. O livro foi lançado posteriormente às outras obras da série, mas possui acontecimentos anteriores a elas, portanto vamos tratá-lo como volume zero. O livro conta a história da protagonista da saga, a impiedosa Caleana Sadothien, uma assassina temida por todo o reino do trono de vidro, Erilea, antes de sua partida para as Minas de Sal de Endovier.

Caleana trabalha para a Guilda de Assassinos, está entre os 7 principais que formam o círculo de Guilda,e é a preferida para ocupar o lugar do Rei dos Assassinos do Norte. Seu mentor e mestre desde criança quando seus pais foram mortos é Arobynn.

A assassina não confia em ninguém no mundo, apenas em seu melhor amigo e primeiro amor, o Sam. O jovem rapaz é seu grande parceiro e acompanha ela em busca de vingança após a morte de vários integrantes da Guilda por um pirata. Mesmo contra a orientação de seu mestre, Caleana vai ao encontro do suposto assassino e descobre uma rede de mentiras em torno da Guilda e intenção dos Arobynn de matá-la.

Ao retornar, Caleana é severamente punida e torturada pelo seu mestre e resolve fugir de lá junto com Sam. Os dois durante a fuga aceitaram um trabalho arriscado no qual Sam foi morto e Caleana presa e enviada para Endovier.

Trono de vidro (Vol. 1)

ordem dos livros de Trono de Vidro 1

Esse é o volume 1 de leitura na ordem dos livros de Trono de Vidro pela sequencia de publicação, mas recomenda-se fortemente que comece a sua leitura pelo livro A lâmina da assassina. começa com a história do cruel Rei Adarlan de Erilea, que após conquistar muitos inimigos, cria um torneio para escolher o seu melhor assassino, escolhendo o melhor entre a escória da sociedade.

O filho do rei, Dorian, nunca concordou com os métodos do pai e vai até Endovier, uma mina de sal que é ao mesmo tempo uma prisão sem escapatória, e procura pela maior assassina do reino, Celaena Sardothien, que está presa lá. Conhecemos a história dela no livro anterior.

Dorian propôs a Caleana um acordo, que ela precisaria ganhar o torneio e servir ao reino durante 4 anos, depois disso ela seria livre. Ela prontamente aceita o acordo e vai para Adarlan começar seu treinamento.

Caleana precisa se preparar para enfrentar e vencer 23 assassinos treinados ou conseguir fugir do castelo. Seu treinamento e planos de fuga foram adiados com a notícia da morte sangrenta e misteriosa de alguns competidores. 

A magia foi banida pelo rei há muitos anos, mas as mortes aparentavam terem sido causadas por magia proibida. Caleana apesar de ser uma assassina possui um código de honra e procura resolver esse mistério.

O torneio começa e ao mesmo tempo Caleana descobre os segredos por trás dos assassinatos e triunfa na competição e se torna a Campeã Do Rei.

Trono de Vidro: Coroa da meia-noite (Vol. 2)

ordem dos livros de Trono de Vidro: Coroa da meia-noite

Esse é o volume 2 de leitura na ordem dos livros de Trono de Vidro.

Após se tornar a Campeã do Rei, Caleana começa uma grande amizade com Chaol, o guarda do Rei, o que não agrada ao príncipe Dorian. As missões de Caleana são principalmente matar pessoas do reino, o que o código moral dela não permite, fazendo com que ela finja a morte dessas pessoas e as ajude a fugir.

O próximo trabalho de Caleana é encontrar um rebelde chamado Archer, um velho conhecido de seu passado, que está em busca de Aelin Galathynius, herdeira de Terrasen, que seria capaz de destronar o rei tirano.

Caleana não se sente mais sozinha no mundo, agora ela tem Chaol como par romântico e Nehemia como sua amiga, mas como tudo na vida dela é envolto por surpresas ruins, Chaol é sequestrado e Caleana descobre que nenhuma pessoa no reino realmente é o que parece ser.

Para obter mais informações sobre a rebelião, Caleana ajuda a proteger Archer enquanto sai para salvar Chaol. Ela consegue libertá-lo e, ao voltarem para o castelo, dão de cara com os corpos dos guardas de e de Nehemia no chão. Caleana fica desesperada e culpa Chaol por não tê-la avisado que a amiga corria perigo e ataque ele, julgando que ele é o responsável por aquilo.

Dorian aparece e usa magia para parar o tempo e prender Caleana nas masmorras, depois de um tempo ela é libertada, mas está em profunda depressão e sede de vingança por Nehemia. Ela reparou a semelhança das mortes dos guardas com as mortes pelo assassino Graves, o encontra e tortura-o até a morte.

No quarto de Nehemia, Caleana encontra pistas e um enigma e conta com ajuda de uma bruxa para decifrá-lo. Após ser atacada pela bruxa, ela descobre um portal nas anotações de Nehemia e consegue abri-lo e conversar com a amiga morta.

Nehemia avisa sobre os perigos do portal, diz que tudo está caminhando para queda do Rei e enquanto Archer está escondido observando tudo e confronta Caleana.  Archer admite que Nehemia fazia parte do grupo de rebeldes e que havia abandonado eles por não concordar com os métodos e por isso Archer mandou Graves matar ela.

Tomada uma fúria, Caleana ataca Archer e durante a briga ela abre sem querer um portal e criaturas monstruosas aparecem, eles tentam lutar contra esse portal maligno e Dorian e Chaol chegam para ajudar.

O portal revela a verdadeira identidade de Caleana, um ser Feérico de fogo e Chaol sabe que precisa esconder ela do rei. Ao enviar Caleana para o último refúgio Feérico, ele se dá conta que Caleana é a precisa Aelin, Herdeira legítima ao trono e maior ameaça ao rei Adarlan.

Trono de Vidro: Herdeira do fogo (Vol. 3)

ordem dos livros de Trono de Vidro: Herdeira do fogo (Vol. 3)

Esse é o volume 3 de leitura na ordem dos livros de Trono de Vidro.

Ao chegar em Wendlyn, Caleana está depressiva com a morte de Nehemia e quer entender mais sobre sua origem e por isso marca uma reunião com a Rainha Maeve, com quem tem um parentesco distante e pode ajudar.

Os Feéricos normalmente possuem aparência animalesca, mas no entanto Caleana aparenta ser humana. Ela conhece Rowan, um feérico que a ajuda com a rainha Maeve. A rainha ordena que Caleana controle seus poderes antes de tudo e Rowan a ajuda nessa missão.

Enquanto isso, Chaol está em busca da verdade sobre o rei e descobre como foi que ele baniu a magia de Erilea e descobre também que o rei está criando monstros/demônios chamados Valgs para atacar Wendlyn. Dorian encontrou Sorscha e está tentando entender seus poderes enquanto vive um romance com ela.

Juntamente com os rebeldes, surgem três clãs de bruxas dispostas a derrubar o rei. Cada uma pode escolher um dragão para treinar, e uma bruxa chamada Manon Blackbeak é uma das mais poderosas entre elas.

O treinamento de Caleana começa a mostrar resultados, já que agora ela consegue controlar seu poder e alternar entre a forma humana e feérica. A relação entre ela e Rowan começa a estreitar, porém Rowan ainda está de luto por sua esposa e Caleana sente falta de Chaol.

Em um ataque surpresa, o rei envia os seus monstros para matar os feéricos e Caleana se mostra muito poderosa ao defender a cidade com sua forma feérica, Rowan se une a ela e ambos matam os Valgs depois vão até a Rainha que ao ver a evolução de Caleana conta a ela sobre o segredo das chaves dos amuletos que podem abrir portais.

Caleana teme que o rei esteja a procura destas chaves e Maeve desconfia que a jovem saiba o paradeiro delas e vá se tornar muito poderosa. A rainha ataca Rowan para ameaçar Caleana, que logo começará a usar seu poder e pode incendiar a cidade caso ela não pare e pega uma das chaves que Maeve possui, um anel.

Maeve revela que está à procura das chaves há séculos e traiu todos que amava para encontrá-las.

Enquanto isso, o Rei Adarlan descobre que Aelin está viva e furioso convoca Dorian, Sorscha, Chaol e Aedion (primo da herdeira Aelin) para descobrir qual deles está traindo o reino e eles jogam a culpa em Aedion, mas o rei sabe que é Sorscha a espiã e a degola. Dorian se enfurece e usa sua magia para deter o rei, mas é surpreendido e Adarlan coloca um colar no filho que permite que ele controle todos os seus passos.

Caleana se sente motivada a derrotar Adarlan e os rebeldes veem nela a esperança do novo reino. Ela precisa achar seu primeiro mestre, quem ela lembra de ter pegado um colar que possivelmente é outra chave. Rowan se oferece para ir com ela, mas ela recusa e diz que mandará buscá-lo quando for a hora.

Trono de vidro: Rainha das sombras (Vol. 4)

Rainha das sombras (Vol. 4)

Esse é o volume 4 de leitura na ordem dos livros de Trono de Vidro.

O quinto livro começa com pedaços da infância de Caleana, ela se recorda de Arobynn, que foi seu mestre e cuidou dela após a trágica morte de seus pais. Arobynn retirou dela um colar herdado da sua mãe sem saber que era uma das chaves.

Anos mais tarde, Arobynn envia Caleana e Sam, o melhor amigo e paixão dela, para uma missão suicida. Sam foi morto e Caleana foi presa.

Agora depois de tanto tempo, Caleana está em busca de seu antigo mestre e traidor para recuperar seu colar e travar a batalha contra o rei Adarlan e ocupar o seu trono de direito.

Chegando em sua antiga cidade, Caleana encontra Arobynn e ele propõe a ela um acordo: se ela conseguir capturar um dos monstros do rei e entregar para ele, ele a ajuda a recuperar o colar.

Como prova da boa vontade, Arobynn indica a localização de Chaol e Caleana vai até ele que hoje é um foragido para pôr fim ao romance. O encontro dos dois é desastroso e eles brigam de vez.

Arobynn envia uma mensageira para o apartamento de Caleana, com a intenção de matá-la, mas Lysandra compartilha dos mesmos interesses de Caleana e elas se unem contra ela.

Mesmo brigada com Chaol, Caleana, ele e Lysandra planejam invadir o castelo e salvar o primo Aedion. Dorian está sendo controlado por demônios a pedido de seu pai através do colar e Caleana teme que precise matá-lo para salvar Aedion.

No dia da execução, Caleana entra disfarçada no palácio e consegue salvar Aedion, mas na hora da fuga é impedida por Dorian, que está completamente dominado pelo demônio. Caleana tenta ver se há algum sinal da consciência do Dorian, mas como não consegue, pega a espada para matá-lo e é impedida rapidamente, no impulso, ela, Chaol, e Aedin conseguem fugir e deixam Dorian vivo.

Voltando para a cidade, Celaena reencontra Rowan, que foi atrás dela para ajudá-la e ela descobre sentimentos profundos por ele, que reluta contra seus sentimentos em respeito à rainha. 

Rowan conta para Caleana que seu pai é um grande feérico Gavriel e que Lysandra é um metamorfo preso em um corpo humano. Juntos eles vão em busca de um Valg para entregar a Arobynn.

O monstro/demônio revela que é controlado pelo rei por uma anel, assim como todos os outros iguais a ele. Rowan mata o demônio e rouba o anel,e vai até Arobynn com para trocar o Valg pelo colar e Arobynn tenta controlar Caleana com um golpe, roubando o anel, mas ela sabendo da índole dele trocou por um falso e fingiu estar sob o poder dele.

Lysandra entra na calada da noite mata Arobynn, que deixa toda a sua fortuna para Caleana, que agora tem dinheiro para construir o exército para lutar contra o rei. 

O plano inicial é destruir a torre do palácio, onde Chaol acredita ser a fonte do bloqueio da magia no reino. Mas antes de irem até lá, descobrem que Lysandra foi presa e por ser metamorfo seu destino é cruel e resolvem salvá-la.

Mas no caminho elas veem os clãs das bruxas indo até o castelo e se surpreendem com Dorian recebendo as bruxas, e ainda controlado pelo demônio, ele tenta flertar com a bruxa principal a Manon Blackbeak, na tentativa de que ela o mate para ele se libertar.

Chaol vendo a cena, se compadece e decide matar Dorian para livrá-lo do sofrimento, mas é impedido por Manon e Dorian foge. Caleana impede que Chaol mate Manon, o que a torna grata a ela.

Caleana finge estar do lado do rei para invadir o castelo e age como a Campeã do Rei, entregando o fugitivo Chaol, e entram no quarto do rei, onde ele está esperando juntamente com Dorian. Chaol entra em uma luta com o rei Adarlan e é atacado com magia negra.

Dorian e Caleana estão em uma batalha poderosa contra gelo, o poder de Dorian e fogo, o poder de Caleana, o rei surge e conta que matou Chaol. Dorian em um momento de fúria reúne forças e expulsa o demônio de dentro dele e une forças com Caleana e ambos matam o rei e destroem a torre do castelo de vidro, libertando a magia.

Pouco antes de sua morte, o rei revela os motivos pelo qual bloqueou a magia e diz que Duke Perrington irá caçar Dorian por conta de seu poder. 

Caleana, agora assumidamente Aelin Galathynius assume o poder.

Trono de Vidro: Império de Tempestades (Vol. 5)

Império de Tempestades (Vol. 5)

Esse é o volume 5 de leitura na ordem dos livros de Trono de Vidro.

Mesmo sendo a herdeira oficial ao trono, o passado de assassina atrapalha a aceitação do povo dela como rainha, mas ela tem problemas maiores no momento. Uma guerra se aproxima, muitos reinos que foram atingidos pelo bloqueio da magia estão dispostos a invadir Erilea e começar uma guerra entre humanos, demônios, bruxas e feéricos pelo poder. 

Aelin viaja junto com Rowan, Aedion e Lysandra para uma reunião com os lordes para discutirem sobre a guerra. Ao mesmo tempo, Manon se reúne com outros inimigos que querem a cabeça de Dorian.

Os lordes decidiram que Aelin não é a rainha e sim uma princesa, e querem obrigar ela a aceitar ou será interpretado como ato de guerra. Uma das soluções apresentadas foi Aelin casar-se com um rei estrangeiro.

Enquanto estavam na reunião, um grupo resolve atacar o reino e Rowan era o único mais próximo de lá que poderia proteger, mas não chegou a tempo.

Manon, contrariando o seu clã, salva Dorian de um ataque, matando algumas bruxas. A bruxa foi julgada e condenada por trair seu clã e matar bruxas.

Lysandra, Aelin e Aedion vão em busca de soluções para conter a guerra, enfrentam diversos inimigos no caminho e suspeitam que os deuses estão interferindo e ajudando a rainha Maeve, agora inimiga de Aelin.

No dia do julgamento, Manon para salvar a sua vida e de sua pupila Asterin, ataca a rainha do clã, a sua avó, que revela que Manon é a última herdeira das bruxas da coroa e antes mesmo que pudesse pensar, a avó tentar arrancar o estômago de Manon.

Aelin segue os conselhos de seu ancestral feérico e tenta achar as chaves para a magia e tenta se aliar a um pirata, com quem tem um passado turbulento, mas que aceita a aliança pois sabe que os montros/dêmonios irão atacar seu povo.

Em uma batalha, Aelin une forças com uma das chaves e sem querer invoca uma deusa, a Deanna que quase mata a todos. Rowan questiona a deusa que lhe diz que Aelin precisa procurar nos pântanos.

Manon consegue sobreviver ao ataque e durante sua fuga encontra com Aelin e seus amigos. Aelin usa seu poder para salvar Manon, mas atrai seus inimigos para perto.

Após lutar contra uma parte de seus inimigos, Aelin está esgotada e vê a tropa de Maeve se aproximando, e Dorian em uma tentativa desesperada dá a ideia de Aelin e Manon precisam se juntar e tocarem ao mesmo tempo em um amuleto, elas obedecem e são transportadas para o passado e veem a origem de tudo.

A antepassada de Aelin, Elena, enganou o pai para seguir seu coração e enfureceu os deuses que queriam matá-la, mas Gavin tentando proteger seu amor, barganhou e conseguiu negociar a dívida de Elena forjando uma fechadura mágica que uma pessoa do futuro usaria. Duas crianças nasceram com essa fechadura e muito poderosas, Aelin e Dorian.

Ao voltarem para a realidade, eles estavam na presença de Maeve, que ataca ferozmente Aelin e deixa Manon escapar. 

Maeve prende Aelin em uma caixa de ferro onde ela não pode recarregar seus poderes, Manon procura Dorian e o convoca para derrotar Maeve.

Lysandra transforma sua aparência para ficar igual Aelin e embarca com uma frota para Terrasen.

Trono de Vidro: Reino de Cinzas (Vol. 6)

Reino de Cinzas (Vol. 6)

Esse é o volume 6 de leitura na ordem dos livros de Trono de Vidro.

Reino de cinzas é o livro de conclusão do Trono de Vidro, onde os desfechos acontecem, mas existem alguns livros em paralelo a história que explicam alguns personagens do universo.

Aelin arriscou tudo para salvar seu povo, mas isso não impediu que ela fosse capturada pela rainha Maeve e trancada em uma caixa de ferro impossibilitada de usar seus poderes. Aelin luta para permanecer forte e resistir às torturas de Maeve, pois sabe que a sobrevivência de seu povo depende disso.

Enquanto isso, os demais aliados dela se dividiram. Rowan, Gavriel, Lorcan e Elide, sem saber para onde Aelin foi levada e os horrores que ela estava enfrentando, tentam desesperadamente localizá-la e descobrir uma forma de resgatá-la de Maeve. 

Já Dorian, Manon e outras bruxas partiram em busca da última chave do portal e de uma potencial aliança com o reino de direito de Manon, suas inimigas do clã Crochan.

E Aedion e Lysandra, se passando por Aelin, marcharam para reunir o exército que tinham em Terrasen e tentar defender o território dos ataques do inimigo.

No entanto, Chaol retorna com ajuda. Mas apoio do que esperava conseguir. Ele leva consigo Yrene Towers, uma mulher que ele conheceu, se apaixonou e casou e um exército cedido pelo kaghan e as habilidosas curandeiras da Torre Cesme. Era muito mais do que Chaol sonhava conseguir quando partiu para o sul. Porém, ao retornar, ele percebe que poderia acontecer de nem mesmo o exército que estava levando ser o suficiente para mudar os rumos daquela guerra.

Rowan está perdido, cada hora ele recebe uma mensagem diferente sobre o paradeiro de Aelin, mas promete não deixar de procurar por ela.

Maeve descobre que Lysandra está se passando por Aelin e manda seus capangas capturarem ela. Aelin é levada para encontrar com Maeve e consegue feri-la e descobre que seu sangue é preto, característica Valg.

Aelin reúne todas as suas forças e consegue transmitir uma onda de energia aos seus amigos que identificam finalmente seu paradeiro.

Maeve consegue colocar memórias falsas em Aelin, confundindo ela e revela a ela sua história, seu passado e sua intenção, ela não quer destruir o mundo, quer salvá-lo. 

Lysandra se passando por Aelin uma batalha e levanta suspeitas ao não usar seus poderes, enquanto Manon e Dorian brigam entre si, mas encontram as outras bruxas.

Aelin será queimada viva dentro da caixa de ferro, Rowan sente o perigo e planeja invadir o território de Maeve.

Com ajuda do seu poder de fogo, Aelin consegue escapar da prisão e sem querer vai na direção contrária a de Rowan, mas acabam se encontrando no meio do caminho e ele a ajuda a se recuperar depois de meses presa.

Aedion e Lysandra enganam o exército enquanto podem e veem o exército inimigo cada vez maior e se aproximando. Lysandra entra em uma batalha empunhando uma espada, mas acaba sendo envenenada e Aedion tenta socorrer ela o quanto antes, mas ela não consegue manter a aparência e todos descobrem que ela não é Aelin.

O exército inimigo chega até Rowan e Aelin, que surge usando uma armadura dourada e usando espada e não seus poderes ainda.

Chega aos ouvidos de Manon que a guerra está se aproximando e ela convoca todo o clã para ajudar, e tenta propor uma aliança com Dorian através de um casamento, mas ele se recusa.

Maeve revela a Dorian ser a rainha Valg e graças a algumas cartas de Aelin, o povo se revoltou contra Maeve, mas ela fez alianças com outros povos e pretende destruir Aelin.

Dorian promete se juntar a Maeve e pede ajuda para encontrar a chave do portal antes de Aelin. Mas na verdade era um plano de Dorian para controlar a mente de Maeve e encontra as três chaves.

Ele vai até onde está Chaol, Rowan e Aelin e juntos eles resolvem se unir para criar a fechadura mágica, que começa a se formar e sugar o poder deles, quase matando-os. O poder de Aelin é quase todo drenado e ela usa o restante para selar os portões dos dois mundos.

O romance de Lysandra e Aedion ganha força a guerra também. Aelin aparece onde eles estão junto com um exército, mas Aedion acaba morrendo em uma batalha.

Maeve e o outro inimigo de Aelin chegam e Aelin tenta colocar um contra o outro, mas é em vão, então Maeve usa seu poder para tentar controlar a mente de todos e fazer com que Aelin faça um pacto de sangue com ela, mas Aelin consegue se livrar e matar Maeve e se despede de Dorian e Chaol.

Gostou de conhecer a ordem dos livros de Trono de Vidro? Veja outros posts recentes do blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.