trilogia divergente

Livro Divergente | Entenda esse universo e conheça a trilogia

Entenda agora o universo de Divergente, livro escrito por Veronica Roth. Vai ser lançado o 4? Confira essas informações e mais ao decorrer do artigo.

A história da trilogia Divergente se passa num período futurista em Chicago, cidade a qual supostamente havia sido destruída por guerras.

Em virtude da sobrevivência da sociedade, a mesma foi dividida em facções, que são grupos nomeados de acordo com uma característica específica desses grupos.

  • Abnegação (facção da protagonista Beatrice): esse é o grupo das pessoas que se distanciam totalmente do egoísmo, considerando que as necessidades alheias estão acima das necessidades pessoais.
  • Erudição: valoriza o conhecimento; neste grupo estão os estudiosos, cientistas, médicos etc. Eles são os maiores contribuintes para os avanços da sociedade.
  • Audácia: estes são os valentes, guerreiros, defensores… Sob sua responsabilidade está a segurança e a guarda da cidade. Desprovidos de medo, também podem ser imprudentes.
  • Franqueza: esta é a facção formada pelos donos da verdade; eles acreditam que a verdade deve estar acima de todas as coisas, até porque acreditam que a mentira era a maior causadora dos desastres que havia acontecido.
  • Amizade: Estes já valorizam a paz, conformidade e harmonia. São simpáticos e pacíficos. Todavia, não têm tanta influência nas decisões da cidade.

Livro Divergente

livro divergente

Nessa sociedade fictícia, os indivíduos ao completarem 16 anos precisam passar por um teste de aptidão, onde são sujeitos a passar por certas situações a fim de descobrir em que facção cada um se encaixa.

Após isso, há uma cerimônia na qual os adolescentes devem escolher de que facção fazer parte, podendo-se mudar da sua facção de origem, todavia, se isso for necessário, viverão longe de suas famílias para sempre.

No primeiro livro, Beatrice, a protagonista, nascida na Abnegação, completa seus 16 anos. Chegou a hora de passar pelo teste de aptidão. Chegado o momento, Beatrice descobre que é uma Divergente.

Divergentes são pessoas que se encaixam em mais de uma facção e são considerados perigosos para a sociedade, pois não podem ser controlados.

É aí que o enredo do livro começa a ficar interessante, pois Beatrice decide fazer parte da Audácia, ficar longe de todos que conhece e mudar de nome, para esconder o fato de que é uma Divergente. Ela passou a se chamar Tris.

Ao desenrolar da história, a “Tris” começa a descobrir que existem muitos segredos, e que nos bastidores, coisas obscuras estão se passando. Por exemplo: a Erudição trama destruir a Abnegação e governar Chicago.

Livro Insurgente

livro insurgente

Após a Erudição controlar alguns membros da Audácia para enfrentar a Abnegação, eles assumiram o comando, estabelecendo um grande caos na futurística Chicago.

Destruição, mortes e muitas tragédias protagonizaram o momento. Em meio a toda essa confusão, muitas pessoas ficaram sem facções, o que começa a trazer um enredo bem interessante para o livro.

Apesar de muitas dessas pessoas estarem, agora, desmotivadas e sem saber qual é o sentido da sua existência, alguns que também ficaram sem facções se organizaram de forma inteligente com o objetivo de destruir o sistema implantado e tomar o poder.

Paralelamente, a Beatrice tem que lidar com a morte dos seus pais e do seu melhor amigo, o qual foi morto pelas suas próprias mãos. Mesmo que tenha sido em legítima defesa, isso a enche de remorso.

O livro Insurgente é bem mais intenso e dinâmico que o Divergente. Também possui uma característica chamativa de mostrar o lado obscuro dos personagens.

A busca pelo conhecimento se torna extremamente importante em um ambiente tão hostil, onde a polarização é extrema. Aliás, existe uma informação que pode mudar tudo.

Livro Convergente

livro convergente

Este é o terceiro livro da trilogia. Neste livro temos uma verdadeira explanação de toda a verdade sobre a fundação e existência da cidade de Chicago.

Após a revelação do vídeo de Edith Prior, os sem facção reivindicam seu lugar na sociedade e passam a governar Chicago liderados por Evelyn.

Todavia, um grupo se une com o objetivo de restabelecer o sistema de facções. Eles se autodenominam Os Leais.

Os Leais também procuram saber o que há do lado de fora da fechada Chicago. A “Tris” e o Tobias se unem a um grupo que pretende ultrapassar os limites da cidade.

Do lado de fora eles conseguem descobrir muitas coisas sobre a realidade de Chicago, esclarecendo muitas coisas na mente dos protagonistas.

Há quem diga que o Livro Convergente é mais monótono do que os demais, no entanto, para quem já leu os outros livros da trilogia Divergente será difícil não querer saber o que o terceiro livro revela.

Leia também: Top 12 melhores livros para jovens e adolescentes!

Vai ter continuação da trilogia Divergente?

Ao que tudo indica, o Convergente foi o último volume da história. É possível chegar a essa conclusão observando o aspecto de despedida do 3º livro.

No entanto, há um outro livro que faz parte do mesmo universo, porém não é bem uma continuação.

Quatro

quatro livro divergente

Quatro, esse é o nome de um outro livro da Veronica Roth, que faz parte do mesmo universo da trilogia Divergente.

2 anos antes da Beatrice completar 16 anos e passar por aquele processo, foi a vez do Tobias, que tem uma história parecida com a da Beatrice. A narrativa do livro é feita através da perspectiva dele.

Tobias também mudou de facção e passou a ser chamado por outro nome: “Quatro”. Daí o nome do livro.

Na verdade, esse livro é um combo com 4 histórias envolvendo o personagem: “A transferência”, “A iniciação”, “O filho” e “O traidor”.

Este 4º volume dá um preenchimento muito satisfatório a trilogia Divergente, por isso, para os fãs da saga é recomendável a leitura.

Veronica Roth

A Veronica Roth, nascida em New York (1988) ficou conhecida pela sua maior obra, que foi o universo de Divergente. Seus livros fizeram tanto sucesso que foram transformados em filmes cujos lançamentos obtiveram grandes valores em bilheteria.

Ela conta que sua paixão por livros começou desde criança, pois sua mãe lia histórias para ela todas as noites. A escritora fez curso de escrita criativa na Northwestern University.

A Verônica é filha de uma famosa fotógrafa chamada Barbara Ross que mora em Barrington, local onde a escritora passou boa parte da sua juventude. Ela é a mais nova entre os 3 filhos de Barbara.

Veja o sucesso que suas obras fizeram:

Roth foi indicada ao Goodreads Choice Award 2011 e ganhou em 2012 nas categorias Jovem Adulto Fantasia & Ficção Científica e Melhor Autora. Ela escreveu o primeiro durante suavolume da séria de livros Divergente nas férias de inverno enquanto fazia curso superior na Universidade Northwestern. Sua carreira decolou com o sucesso de seu primeiro romance, tendo os direitos do romance vendidos para o cinema antes mesmo de se formar.

Conclusão

Bom, a trilogia Divergente é uma saga que mistura Ficção Científica, Romance, Fantasia, Drama, e ainda outras coisas…

Os Livros dessa Saga são muito aceitos entre os jovens. Acredito que é porque os tipos de emoções despertadas na história atingem bem a este público.

Vou fechar o artigo com uma frase muito interessante que há no livro 1 da trilogia Divergente:

” O abismo serve para nos lembrar que há um limite tênue entre a coragem e a estupidez “

Conheça também outros posts relacionados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.