o diario da empregada resenha

Resenha: O Diário da Empregada (Loreth Anne White)

Neste artigo, vamos fazer uma Resenha de O Diário da Empregada de Loreth Anne White.

O Diário da Empregada é um thriller policial escrito por Loreth Anne White, traduzido por Júlia Serrano, e publicado no Brasil em abril de 2024.

O livro tem foco em Kit Darling, uma empregada doméstica que tem um vício em bisbilhotar. Ou seja, é uma futriqueira de plantão, inclusive compartilhando artigos das casas de seus clientes em sua conta do instagram. Ela se considera “a garota invisível” e se intromete na vida de seus clientes ricos. 

Isso era um passatempo inofensivo até que ela descobre um segredo sombrio na casa de seus mais recentes empregadores, um casal que espera seu primeiro filho. Assim, esse segredo coloca Kit em perigo, transformando o casal em uma ameaça mortal para ela.

➜ Caso esteja gostando da nossa resenha de O Diário da Empregada, também convido para se inscrever nas nossas redes sociais, Canal do Youtube, Instagram e Canal do Telegram, para acompanhar textos como esse em primeira mão. Além disso, saiba que, ao adquirir algum livro pelos links e botões dentro do texto, você ajuda o nosso site.

Enredo

A detetive Mallory Van Alst é chamada para investigar uma cena de crime em uma mansão à beira do lago conhecida como a Casa de Vidro. Ela encontra evidências de um ataque brutal, mas não há corpo. Os proprietários desapareceram, e a empregada, Kit Darling, também está desaparecida. A única testemunha é uma vizinha idosa que ouviu gritos durante a noite e foi a última a ver Kit viva. 

Mallory lidera as investigações que pouco a pouco vao desvendar o segredo que conecta todos os envolvidos, ela percebe que nada é o que parece, e ninguém pode escapar do passado.

O Formato dos Capítulos

A história é contada a partir de múltiplas perspectivas, principalmente com as visões de Mal, Daisy, John, Kit e seu diário que narra as peripécias nas casas de seus clientes. 

Cada capítulo traz o nome do personagem foco com a data dos acontecimentos que estão ali sendo retratados e isso é muito importante para conseguir entender a história. Então, uma dica para entender bem o livro é: preste bastante atenção às datas. Os capítulos vão intercalando os personagens e a datas não necessariamente são sequenciais, o que faz com que seja necessário estar bem atento.  

Personagens Principais

Abaixo, vamos entrar nos principais personagens, cada um com suas próprias perspectivas e segredos, se entrelaçam para formar a trama intrigante e cheia de suspense de O Diário da Empregada.

Kit Darling

A protagonista Kit Darling é uma empregada doméstica com o vício peculiar de bisbilhotar a vida de seus empregadores e compartilhar suas descobertas em sua conta do Instagram. Sua curiosidade a coloca em uma situação perigosa quando descobre um segredo sombrio na casa de seus mais recentes patrões. Esse segredo está conectado com o seu próprio passado. 

Mallory Van Alst (Mal)

A detetive encarregada de investigar a cena do crime na Casa de Vidro. Determinada e perspicaz, Mal segue as pistas deixadas para trás, desvendando os segredos que ligam todos os envolvidos. É um dos poucos casos em thrillers policiais recentes em que, de fato, quem está liderando a investigação é a responsável por entender a trama completamente. 

Daisy

Um dos personagens cujas perspectivas são exploradas no livro. Sua conexão com a trama e os outros personagens é revelada gradualmente, contribuindo para a complexidade da história. É o esteriótipo da mulher de família rica que trabalha incansavelmente para limpar a barra do marido escroto.

Jon

Outro personagem chave que tem suas ações e motivações desvendadas ao longo do enredo. Ele é um esportista e ex-medalhista olímpico de caráter escancaradamente ruim e cujo passado se entralhaça com a protagonista. 

Beulah Brown

A única testemunha do suposto crime, ela ouviu gritos durante a noite e foi a última pessoa a ver Kit viva (atravésa da sua janela), fornecendo pistas cruciais para a investigação.

Benoit

Membro da polícia que ajuda Mal nas investigações. 

Avaliação

o diário da empregada

É precisa citar nessa resenha de O Diário da Empregada que esse é um livro legal, mas não é daqueles inesquecíveis. 

Até mais ou menos a página 250 eu estava pensando em desistir, não me conectava com a história ou com os personagens, mas é aí que as coisas começam a ficar interessantes. 

Algo que eu gostei é a forma como nos são apresentados os capítulos, na qual aos poucos você vai entendendo tudo o que está acontecendo que envolve esse crime bárbaro. 

Os personagens são, de fato, estereotipados, mas, mesmo assim, a obra é capaz de criar antagonistas, principalmente a Daisy e o Jon, que são pessoas terríveis – e quando uma obra é capaz de criar esses antagonistas é um mérito.

Por fim, o desfecho da história vai se tornando previsível, apesar de o livro conseguir prender a atenção do leitor. 

Portanto, recomendo esse livro apenas para fãs do gênero, não para os curiosos de plantão (que era o meu caso).

Conclusão

Para concluir, O Diário da Empregada é um thriller relativamente envolvente que mergulha profundamente nos segredos obscuros que podem ser escondidos atrás das portas fechadas. A narrativa habilmente entrelaçada e a perspectiva multifacetada dos personagens criam um enredo cheio de reviravoltas e suspense. Loreth Anne White nos traz uma história que não apenas entretém, mas também desafia o leitor a refletir sobre a moralidade, a privacidade e as consequências de nossas ações. Se você é fã de thrillers psicológicos com mistérios intrincados, este livro será uma leitura cativante.

Avaliação:

Especificações do Livro:

  • Título: O Diário da Empregada
  • Autor: Loreth Anne White
  • Tradutor: Júlia Serrano
  • Data de Publicação: 25 de abril de 2024
  • Editora: Excelsior
  • Número de Páginas: 400

Gostou de conhecer nossa resenha de O Diário da Empregada? Então, comente abaixo sua experiência com a obra e não esqueça de nos marcar nas redes sociais: @osmelhoreslivros!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *