Marco Aurélio meditaçoes

Meditações de Marco Aurélio: O Imperador Filósofo

As Meditações de Marco Aurélio são uma série de escritos filosóficos pessoais do imperador romano Marco Aurélio, que reinou de 161 a 180 d.C. Esses escritos foram concebidos como um tipo de diário para si mesmo e refletem as ideias do estoicismo, uma escola de filosofia que enfatiza a ética pessoal e a busca da virtude.

Marco Aurélio, além de parecer nome de super-herói, foi um filósofo estoico e imperador que governou roma entre 161 e 180 d.c. Seu império ficou marcado na história, tanto que ele ficou conhecido como um dos “cinco bons imperadores” da Dinastia Antonina – época  de ouro para o império romano, com a estabilidade e a prosperidade dando às caras.

O mais surpreendente é que Marco Aurélio não apenas escreveu essa obra, mas tentou governar seguindo os princípios do estoicismo. Imagina aplicar filosofia na administração de um império? 

O coração das suas ideias estão, justamente, nas famosas Meditações. Essa obra é uma coleção dos pensamentos mais íntimos dele, onde ele soltava o verbo sobre ética, moral, autocontrole, e outros assuntos. Ou seja, é um guia sobre como viver uma vida virtuosa, encarar as dificuldades de cabeça erguida e cultivar a sabedoria. É claro que essas reflexões não ficaram só na época dele – até hoje elas são lidas e estudadas como uma fonte valiosa de sabedoria filosófica. 

➜ Caso esteja gostando de conhecer as Meditações de Marco Aurélio, também convido para se inscrever nas nossas redes sociais, Canal do Youtube, Instagram e Canal do Telegram, para acompanhar textos como esse em primeira mão. Além disso, saiba que, ao adquirir algum livro pelos links e botões dentro do texto, você ajuda o nosso blog.

Sobre as Meditações 

Essa obra é um verdadeiro tesouro filosófico, sendo caracterizada por um conjunto de escritos pessoais e reflexões que Marco Aurélio fez durante seu reinado e cuja obra é dividida em 12 capítulos. 

Mesmo sendo imperador, este autor conseguiu também se dedicar a criar essas reflexões, o que é algo incrível. Fato é que essas reflexões foram encontradas e foram parar em um livro que a gente tem até hoje, e que é considerado uma das obras mais importantes da filosofia estóica. 

O mais interessante é que esses escritos não eram para serem publicados, não. Eram como se fossem o diário secreto do Marco Aurélio, onde ele registrava seus pensamentos, observações e conselhos para si mesmo. Tudo sobre como viver uma vida virtuosa e encarar os perrengues da existência.

Os temas que ele aborda são: ética, autodomínio, aceitação das circunstâncias, dever, empatia, busca da virtude, sempre lembrando a importância de viver de acordo com a razão, aceitar o que não dá pra controlar e correr atrás da moralidade

Análise Das Lições

meditacoes marco aurelio

Pela própria natureza da obra, esse é um livro que você vai precisar ler aos poucos.

Lembre-se, isso não é um romance, e as frases que estão aqui precisam ser lidas com bastante cuidado para que você tire bastante proveito, ou seja, é necessário refletir bastante sobre as frases do livro. 

Para entender mais sobre o estilo de pensamento de Marco Aurélio, selecionei seis pensamentos dele presentes no livro que demonstram um pouco de como esse imperador encarava a vida. 

Sinceramente, não faço ideia se essas são as frases mais famosas dele, mas foram as que mais me tocaram no meu próprio momento de vida. 

1 – Aceitar o Que Não Controlamos

"Aquelas coisas, o que quer que sejam, que não estão no poder e na jurisdição apropriados de tua vontade para contornar ou evitar, se propuseres para ti mesmo que qualquer uma delas é boa ou má, deve decorrer que, em concordância, deves, ou cair naquilo que consideras mau, ou deixar passar desapercebido aquilo que consideras bom; então estás preparado tanto para reclamar dos deuses quanto para odiar aqueles que seriam de fato a causa, ou dos quais virias a suspeitar serem a causa, de deixares passar uma coisa ou de caíres na outra. de fato, deve decorrer que cometeremos muitas perversidades se nos inclinarmos a uma dessas coisas, mais ou menos, com uma opinião de diferença. mas, se imaginamos como más ou boas e importamo-nos apenas com aquelas coisas que dependem completamente de nossas vontades, não haverá mais ocasião pela qual devemos murmurar contra os deuses ou estar em inimizade com qualquer pessoa." (Pág. 85).

Neste trecho, a mensagem que Marco Aurélio tenta passar é a de que a gente não deve rotular as coisas que acontecem com a gente. 

Quando colocamos demasiada importância aos fatores que não controlamos, pode ser que a gente cometa ações impulsivas e comece a culpar todo mundo indiscriminadamente por nossos problemas. 

A solução é focar nas coisas que estão totalmente ao nosso controle. Ou seja, é uma abordagem de aceitação para aquilo que não controlamos, centrando-nos em nossas próprias decisões e evitando a criação de conflitos desnecessários.

Resumindo, é uma espécie de receita para uma mente tranquila.

2 – Não Sofrer Por Antecipação

"Não deixes que coisas futuras perturbem-te. Se a necessidade requer que venham a acontecer, tu estarás provido (em qualquer momento que seja) para elas com a mesma razão pela qual qualquer coisa agora presente torna-se para ti tanto tolerável quanto aceitável." (Pág. 94).

Ou seja,  nessas meditações, Marco Aurélio está dizendo para não sofrermos por antecipação. Se algo está destinado a acontecer, a gente vai estar preparado para encarar isso quando chegar, assim como enfrentamos as coisas que estão acontecendo atualmente. É como se ele desse um conselho para não gastarmos nossa energia em preocupações desnecessárias.

3 – Tudo é Como Você o Percebe

"Se a dor é um mal, ou ela o é em relação ao corpo (e isso não pode ser, porque o corpo é, por si mesmo, razoável), ou em relação à alma. mas está em poder da alma preservar a própria paz e tranquilidade e não supor que a dor é má. pois todo julgamento e deliberação; todo prosseguimento ou aversão vêm de dentro, para onde o sentido do mal não pode penetrar (a menos que lhe seja permitido entrar pela opinião." (Pág 118). 

Aqui, Marco Aurélio está dizendo que, na verdade, as coisas em si não são boas ou ruins – o que importa é como nós as enxergamos. Ele destaca que a dor, por exemplo, não é intrinsecamente má, mas é a nossa opinião sobre ela que pode torná-la boa ou má. Ou seja, o modo como interpretamos e reagimos às situações influencia se as consideramos positivas ou negativas. A mensagem dele é que temos o poder de controlar nossas perspectivas e, assim, moldar a nossa experiência do mundo.

4 – Não se Abale Por Problemas Que Não São Seus

"Não é o teu pecado, mas o de outra pessoa. Por que deveria te perturbar? Deixa que cuide do seu próprio pecado quem o cometeu." (Pág. 136).

Em termos simples, ele está sugerindo que não devemos nos deixar abalar pelos erros ou falhas dos outros. Se não é algo que fizemos, não há razão para ficarmos perturbados. Afinal, cada pessoa é responsável por lidar com suas próprias ações e equívocos.

Marco Aurélio nos lembra de focar em nossas próprias responsabilidades e não nos deixarmos afetar desnecessariamente pelos problemas alheios. Essa é uma abordagem de manter a paz interior ao não carregar o fardo emocional de terceiros.

5 – Nós Somos os Responsáveis Por Nossas Vidas

"As coisas em si mesmas, as quais, para conquistar ou evitar, te colocas em tanto tormento, elas não vêm a ti; mas tu, de certa forma, vais a elas." (Pág. 170)

Em termos mais simples, essa frase nos lembra de que muitas das preocupações e tormentos que enfrentamos são resultado das nossas próprias escolhas e perspectivas.

Dessa forma, muitas vezes, somos nós que nos envolvemos em situações difíceis ao buscar conquistar ou evitar algo. Assim, a mensagem é sobre a importância de examinarmos nossas próprias atitudes e escolhas, reconhecendo que, em muitos casos, somos os arquitetos do nosso próprio desconforto. Essa reflexão nos convida a ter mais consciência sobre como abordamos as situações e como nossas próprias decisões influenciam nosso bem-estar.

6 – Seja Uma Pessoa Boa Por Dentro

"Alguém me desprezará? Que ele o examine sobre os motivos pelos quais o faz; meu cuidado será para que eu nunca me encontre fazendo ou dizendo algo que possa realmente merecer desprezo.

Alguém me odiará? Que ele o examine. quanto a mim, serei gentil e amoroso com todos, e inclusive com aquele que me odeia, quem quer que seja, estarei disposto a lhe demonstrar seu erro, não por meio de exprobração e ostentação da minha paciência, mas franca e mansamente, assim como era o famoso focião, se não é que fingisse.

Pois é internamente que essas coisas devem ser; de tal forma que os deuses, que olham para dentro, não para a aparência externa, possam olhar uma pessoa verdadeiramente livre de toda indignação e aflição. Porque, qual prejuízo pode haver para ti a partir do que quer que alguém faça, desde que tu faças o que é próprio e adequado à tua própria natureza? Não queres tu (uma pessoa totalmente designada para ser tanto o "que" quanto o "como" que o bem comum pode requerer) aceitar aquilo que é agora oportuno para a natureza do universo?

Eles desprezam uns aos outros e, ainda assim, buscam agradar uns aos outros; e, enquanto buscam ultrapassar um ao outro em pompa e grandeza mundanas, eles vilificam e prostituem a si mesmos em sua melhor parte um para o outro." (Pág. 171)

Aqui, Marco Aurélio está dando um conselho para a vida. Ele diz algo como: se alguém não gostar de você, em vez de brigar, veja se você não deu motivo. E, o mais importante, faça sua parte para não dar razões legítimas para o desprezo.

Se alguém te odeia, seja legal com essa pessoa. Se precisar corrigir alguma coisa, faça isso com calma, sem arrogância.Dessa forma, não se preocupe muito com a aparência externa. O importante é ser uma pessoa boa por dentro. 

Por fim, ele observa como as pessoas não gostam uma das outras ao mesmo tempo que querem agradar umas às outras. É tipo uma competição por atenção e status, tentando impressionar alguém com quem você nem se importa.

Conclusão

Então, Melhores Leitores, ler ao menos uma vez na vida essa incrível obra Meditações de Marco Aurélio é algo que você deve fazer para ter uma ferramenta a mais para enfrentar os desafios da vida. 

Esses textos oferecem um guia atemporal para uma vida ética, sábia e centrada no autoaperfeiçoamento. Suas reflexões continuam a inspirar leitores em busca de significado e equilíbrio em suas vidas.

Gostou de conhecer as Meditações de Marco Aurélio? Veja também outros artigos recentes do blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *