livros de mario sergio cortella

12 Melhores Livros de Mario Sergio Cortella

[cn-social-icon]

Neste artigo, você conhecerá a nossa lista com 12 dos melhores livros de Mario Sergio Cortella, um dos filósofos mais famosos no Brasil, conhecido por suas falas marcantes, suas palestras motivacionais e, claro, seus livros que alcançam milhões de pessoas.

Com uma escrita única e ousada, o autor expõe pensamentos reflexivos e surpreendentes. Os assuntos vão desde política até questões da vida pessoal, profissional e discussões filosóficas sobre a existência.

Além de filósofo, escritor e palestrante, Cortella também é professor universitário. Nascido em Londrina, no interior do Paraná, concluiu sua graduação em 1975 na Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira. Em 89, concluiu seu mestrado em Educação pela PUC-SP. Mais tarde, em 1997, concluiu seu doutorado também em Educação pela PUC-SP.

Quero ressaltar que, dentre as obras que serão apresentadas a seguir, também serão colocados livros de Cortella em co-criação com outros autores.

>>> Antes de você conhecer os 12 melhores livros de Mário Sergio Cortella, gostaria de fazer uma recomendação: se você gosta dos conteúdos do nosso blog, se inscreva nas nossas outras redes de comunicação para receber cada novo post em primeira mão → Canal do Telegram, Canal do Youtube e Instagram.

1 – Por Que Fazemos o Que Fazemos? 

Por Que Fazemos O Que Fazemos? 

Por Que Fazemos O Que Fazemos é um dos melhores livros de Mario Sergio Cortella. Uma obra de cunho motivacional que busca responder questões importantes do nosso dia a dia profissional.

Com 20 capítulos recheados de ensinamentos, o filósofo procura mostrar a importância de se ter uma vida com propósito, motivação em tempos difíceis, valores e lealdade. Assim, Cortella passeia por diversas questões que, comumente, assolam a rotina das pessoas.

A falta de tempo tem te desanimado? As segundas-feiras são desagradáveis? Perdeu o prazer do dia a dia? Você não sabe qual é o sentido da sua vida? Por que fazemos o que fazemos? Este é um livro muito importante para quem almeja grandes realizações profissionais sem sufocar a vida pessoal.

2 – Felicidade: Modos de Usar

Felicidade: Modos de Usar cortella

É muito fácil entender porque esta obra fez tamanho sucesso. Três dos maiores filósofos brasileiros da atualidade se reúnem em um papo profundo sobre um dos temas que mais comovem os seres humanos: a felicidade.

Cortella, Karnal e Pondé se reúnem em uma conversa durante uma hora e meia para discutir assuntos como: o que é felicidade? O que ela significa? Que caminhos podem nos levar a sermos pessoas mais felizes?

Com o grande repertório e conhecimento que têm, eles citam outros pensadores e filósofos para exemplificar suas colocações. No fim, mostram que ser feliz é possível para todos, mesmo que não o tempo todo.

3 – A Sorte Segue a Coragem! Oportunidades, Competências e Tempos de Vida

A Sorte Segue a Coragem

Este, sem dúvida, merece estar entre os melhores livros de Mario Sergio Cortella. A obra é como um tapa na cara de um pensamento comum entre as pessoas, o pensamento que atribui o insucesso aos fatores externos.

O livro procura dar uma resposta a afirmações como: “Eu tento, tento e não funciona”; “não tenho sorte”; “não dou pro negócio”; “por mais que eu ande, não saio do lugar”; “não fico fazendo marketing pessoal”.

Em vinte capítulos o autor discute comportamentos, características e hábitos comuns e mostra caminhos para que cada um cultive a própria sorte.

4 – Viver em Paz Para Morrer em Paz

mario sergio cortella Viver em Paz para Morrer em Paz

Em Viver em Paz para Morrer em Paz, Mario Cortella discute o que é realmente importante na vida. Em um mundo dinâmico, onde as pessoas estão a todo tempo correndo atrás de algo, alimentadas pelos desejos comuns da atualidade, o autor levanta uma questão tocante que passa despercebida pela maioria das vezes.

Então, uma pergunta chave conduz boa parte da ideia do livro: se você não existisse, que falta faria?

Cortella afirma, através de argumentos inteligentes e uma escrita fina, que o que é realmente importante não é acumular riquezas, em uma obsessão consumista, mas sim ser importante para alguém. Fazer a diferença na vida de alguém!

5 – Qual é a Tua Obra? Inquietações Propositivas Sobre Gestão, Liderança e Ética

Qual é a Tua Obra livro de cortella

Entre os melhores livros de Mario Sergio Cortella não poderia faltar este: “Qual É A Tua Obra?” talvez um dos mais importantes do autor com tema corporativo. Isso porque ele trata de um assunto muito aflorado no dia a dia de muitas pessoas — a maioria tem o trabalho como um castigo, algo penoso.

A maioria das pessoas detestam as segundas-feiras, porque tem o trabalho como um sacrifício. Cortella acredita que essa ideia deve ser substituída pelo conceito de realizar uma obra. É preciso enxergar um significado maior no que se faz e desenvolver melhor a espiritualidade no meio corporativo.

O autor define que um líder espiritualizado é aquele que reconhece a própria obra e a edifica, buscando incessantemente o significado das coisas.

6 – Viver, a Que se Destina? 

Viver, a Que se Destina

Esta é mais um dos livros de Cortella em conjunto com Leandro Karnal. Os dois filósofos se reúnem para discutir um assunto que sempre cativou a humanidade: o sentido da vida.

Por que estamos aqui? Destino? Escolha? As ciências, religiões e a arte têm oferecido inúmeras possibilidades de respostas, mas parece nunca haver algo conclusivo. Assim, os dois autores discutem algumas destas respostas para tirarem sua conclusão. Afinal, é intimidador pensar que não há nenhum sentido, destino ou algo assim.

Por outro lado, parece libertador pensar que não existe nenhum propósito na vida, que não devemos cumprir qualquer predestinação e que podemos viver conforme desejamos. Será que os caminhos já estão desenhados, ou a estrada é o resultado de um esboço que pintamos a cada dia?

7 – Quem Sabe Faz a Hora! 

Quem Sabe Faz a Hora! 

Quem Sabe Faz a Hora entra na nossa lista de melhores livros de Mario Sergio Cortella. No contexto da pandemia global que assolou a humanidade recentemente, o autor volta suas atenções para o meio corporativo.

É inegável que o mundo sofreu um impacto muito grande. A pandemia veio para alterar significativamente as relações interpessoais e profissionais, acelerando alguns processos que já se mostravam como tendência — como o trabalho a distância — antes do Lockdown.

Impulsionado por esse evento marcante da história do mundo, Cortella, com sua narrativa inspiradora, discorre sobre as competências certas em tempos incertos. Ele aborda questões decisivas para profissionais que ocupam posições de liderança.

8 – Filosofia: E Nós Com Isso? 

Filosofia: e nós com isso? 

Com esta obra, Mario Cortella mostra porque é um dos grandes nomes da Filosofia no Brasil. Já tendo conquistado uma grande legião de seguidores com suas palestras e livros provocativos, agora o autor se preocupa em mostrar porque a Filosofia é tão importante na vida de todos.

Nas palavras do próprio autor, “A principal contribuição da Filosofia é criar obstáculos, de modo a impedir que as pessoas fiquem prisioneiras do óbvio, isto é, que circunscrevam a sua existência dentro de limites estreitos, de horizontes indigentes e de esperanças delirantes. Em outras palavras, a Filosofia estende a nossa consciência e fortalece nossa autonomia.”

9 – Não Nascemos Prontos: Provocações filosóficas 

Não Nascemos Prontos

Neste livro, Mario Cortella desafia cada leitor a resistir à sedução do repouso, pois nascemos para caminhar. Segundo o escritor, devemos estar sempre buscando mais, aprendendo mais e sempre buscando novas perspectivas para observarmos o mundo e a nós mesmos.

Ele ressalta a insatisfação como um sentimento fundamental para a construção de uma história muito mais significante. Quem assume o compromisso de levar uma vida menos confortável e acomodada tem como resultado uma existência gratificante!

10 – Nem Anjos Nem Demônios: A Humana Escolha Entre Virtudes e Vícios 

Nem Anjos Nem Demônios

O que você acha dos seres humanos? Nós somos piedosos, justos e gentis? Ou será que nós somos cruéis, intolerantes e gananciosos? Mario Cortella se une a Monja Coen — a primeira mulher e a primeira pessoa de origem não japonesa a ocupar a Presidência da Federação das Seitas Budistas do Brasil — em uma conversa acolhedora e espiritual.

Eles discutem diversos temas ao admitirem as próprias fragilidades: o que torna alguém virtuoso? O que faz o homem são as circunstâncias? Por que devemos ser bons se isso não for garantia de bons retornos? Há limite para o perdão?

Anjos ou demônios? Essa é uma escolha individual!

11 – Ainda Dá!: A Força da Persistência 

Ainda Dá!: A Força da Persistência 

Entre os melhores livros de Mario Cortella da nossa lista, está esta parceria que o filósofo fez com Paulo Jebaili. Ainda Dá é um livro que tem a ver com esperança, persistência e competência. 

Em uma reunião de aspectos muito importantes, os dois tratam da busca por excelência, por ir além e fazer melhor do que foi feito até então. Tudo demanda energia e tempo, por isso, quem almeja uma vida gratificante deve fazer o melhor uso possível desses dois recursos preciosos.

Cortella inspira os leitores com sua escrita refinada e motivacional, enquanto Jebaili os motiva com incríveis histórias reais de pessoas que correram atrás dos seus sonhos.

12 – Descartes: A Paixão Pela Razão 

Descartes: A Paixão Pela Razão 

Este livro entra na lista dos livros de Mario Sergio Cortella porque, aqui, o autor dedica seus estudos a um dos maiores filósofos da história da humanidade: o francês René Descartes. Este nome é tão difundido nas ciências que virou símbolo para uma série de coisas. Por vezes chamado de pai da “Filosofia Moderna” e da “Matemática Moderna”, Descartes também é conhecido por sua argumentação singular e por sua concepção sobre o pensar como fundante da realidade.

Para se ter noção de tamanha importância, “cartesiano” passou a ser sinônimo de obcecado pela razão.

Com este livro, em meios às reflexões e atividades, Cortella se direciona aos jovens que se sentem em processo de crescimento para ajudá-los a se situar num mundo de novas ideias e decisões.

Gostou de conhecer os melhores livros de Mario Sergio Cortella? Veja também outros artigos recentes do blog!

1 comentário em “12 Melhores Livros de Mario Sergio Cortella”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *