clube do crime das quintas feiras

O Clube do Crime das Quintas-Feiras: Ordem Dos Livros

Se tivéssemos que fazer uma lista dos maiores fenômenos literários recentes, esta série de que vamos falar agora, com certeza, teria o seu lugar de destaque. O Clube do Crime das Quintas-Feiras — livro lançado originalmente em 3 de setembro de 2020 — está fazendo um sucesso estrondoso. Apenas nos 3 primeiros dias, o primeiro volume já tinha vendido mais de 45 mil cópias e, então, se tornou best-seller número 1 na lista do Sunday Times, o mais famoso jornal britânico de circulação nacional. A saga leva o nome do primeiro livro, portanto abaixo você conhecerá toda a ordem dos livros de O Clube do Crime das Quintas-Feiras.

A série de Richard Osman se iniciou em meados de 2020 e, em virtude do grande sucesso, os leitores já têm 3 volumes garantidos em 2022. Além disso, a Amblin Entertainment, produtora de filmes estadunidense fundada por Steven Spielberg, venceu a concorrência entre 14 estúdios que disputavam a aquisição dos direitos para a produção de uma adaptação cinematográfica.

O Clube do Crime das Quintas-Feiras é o maior fenômeno editorial britânico desde Harry Potter. Fã de romances policiais, o autor é um famoso produtor e apresentador de TV, no entanto, seria absolutamente injusto dizer que este foi o maior motivo pelo grande sucesso da obra. Richard, temendo que sua criação se tornasse apenas mais um livro de celebridade, investiu muito tempo na escrita da história e o resultado de sua dedicação é uma trama incrivelmente original, com um enredo diferente e maravilhoso e uma narrativa que, por vezes cômica, é muito legal de ler. Portanto, Osman conquistou a crítica e o público do Reino Unido, chegando a ganhar o prêmio de autor do ano no British Book Awards.

O Clube do Crime das Quintas-Feiras, que chegou ao Brasil através da renomada Editora Intrínseca, é protagonizado por um grupo de 4 idosos (todos com mais de 70 anos). Eles se reúnem todas as quintas em um retiro para aposentados no sudeste do país. Os assuntos das reuniões, ao contrário do que todos pensam, não envolvem assuntos da Ópera Japonesa. Invés disso, Ibrahim, Joyce, Elizabeth, e Ron se reúnem para discutir casos policiais antigos que não tiveram solução, com a intenção de trazer a justiça para as vítimas de algumas das atrocidades cometidas no passado.

>>> Está gostando de conhecer a ordem dos livros de O Clube do Crime das Quintas-Feiras? Para você não perder mais nenhum conteúdo que venhamos postar, inscreva-se no nosso canal do Telegram e no nosso Instagram e você será notificado sempre que sair algo novo aqui. Além disso, fique ligado no nosso canal no Youtube.

1 – O Clube do Crime das Quintas-Feiras

O Clube do Crime das Quintas-Feiras ordem

O Clube do Crime das Quintas-Feiras é realmente uma obra prima de Richard Osman. Este livro nos faz refletir de maneira profunda sobre a velhice, nos apresentando novas maneiras de enxergar os idosos. A sociedade tende a subestimar a galerinha da terceira idade, pois normalmente são considerados inocentes e inábeis, mas o autor ironiza e brinca com esse pensamento de uma maneira incrível, apresentando justamente o contrário disso. Elizabeth, Ibrahim, Joyce e Ron são incansáveis e cheios de vida.

É muito interessante ver uma obra em que os protagonistas são idosos fazer tanto sucesso, pois normalmente os velhinhos são apenas coadjuvantes. Na maioria das vezes, as narrativas são protagonizadas por adolescentes e jovens adultos.

Os 4 protagonistas já estão aposentados, já criaram seus filhos e agora vivem num retiro de alto padrão para idosos. Um lugar projetado para proporcionar paz e sossego, mas eles estão acostumados mesmo é a lidar com situações de fortes emoções. Joyce foi enfermeira durante muito tempo, Ibrahim foi um psiquiatra que lidou com situações complicadíssimas, Ron era um reconhecido líder sindical e Elizabeth, apesar de ser a única que não tem sua profissão bem esclarecida, sabemos que assassinatos e redes de contatos sigilosas não são uma novidade para ela.

A trama se inicia quando o dono de um empreendimento local bem sucedido, Ian Ventham, começa a querer expandir seu negócio, comprando um terreno ao lado que, no passado, já foi parte de um convento. A questão é que ele acaba incomodando pessoas de um lado obscuro da sociedade e, por isso, é assassinado em sua própria casa.

É, então, que o Clube do Crime começa a investigar o caso e, ao seguir as pistas, se depara com uma série de segredos de cair o queixo. Mortes do presente se interligam com mortes do passado, o que pode ser a chave para a solução de mistérios antigos.

Além de serem super capacitados, o grupo de idosos conta ainda com algumas vantagens: ninguém desconfia de idosos inofensivos; eles não são nem um pouco convencionais e não fazem questão de seguir as regras. É divertido ver como eles estão sempre um passo à frente da polícia.

A narrativa apresenta dois pontos de vista: um é em terceira pessoa e o segundo é através do diário escrito por Joyce.

Enfim… Este livro é um show de criatividade, os personagens são muito carismáticos, a narrativa é extremamente irônica e o enredo é simplesmente sensacional!

2 – O Homem Que Morreu Duas Vezes

O Homem Que Morreu Duas Vezes

O Homem Que Morreu Duas Vezes é o segundo volume da ordem dos livros de O Clube do Crime das Quintas-Feiras.

Desde o primeiro livro, a série revelava-se com um grande contingente de personagens secundários enriquecendo a história. Neste novo volume, nos deparamos novamente com alguns já conhecidos, que vão sendo mais lapidados pelo autor, mas também podemos contemplar a entrada de novos personagens na narrativa.

A relação acolhedora com os detetives da polícia acabou se tornando uma forte amizade e o prestativo Bogdan continua à disposição. O segundo livro da série apresenta uma nova gama de criminosos que prometem contribuir para uma trama de mistério eletrizante e, mais uma vez, com a perspicácia dos 4 velhinhos.

A trama começa quando um velho amigo de Elizabeth (talvez mais do que isso) aparece procurando por sua ajuda desesperadamente. O ex-agente do serviço secreto tem uma longa história com nossa querida ex-espiã. Ele foi acusado de roubar um valor monstruoso em diamantes e está foragido.

Então, a primeira morte acontece e fica claro que o descanso do Clube do Crime vai ter que esperar. Esse foi apenas o primeiro assassinato! Os protagonistas agora enfrentam um assassino implacável que nunca hesitaria em matar 4 setentões. Dessa forma, ou nossos “velhos” amigos pegam ele ou ele os pegará. Enquanto aos diamantes? Onde será que estão? 

Neste novo enredo trazido pelo ilustre Richard Osman, o que não falta são mistérios para serem desvendados. Um livro tão inteligente e envolvente quanto o primeiro!

3 – The Bullet That Missed

The Bullet That Missed

The Bullet That Missed é a terceira obra na ordem dos livros de O Clube do Crime das Quintas-Feiras. Tanto o primeiro quanto o segundo livro foram grandes sucessos no mercado editorial, o que nos faz criar muito boas expectativas para o terceiro volume. A publicação do livro está marcada para 20 de Setembro de 2022.

Logicamente, ainda não temos uma adaptação para o Português — por isso mantivemos o título original —, todavia, a Intrínseca tem tratado esta série de maneira bem dinâmica por conta da alta procura, o que nos leva a crer que logo, logo o livro estará sendo comercializado no Brasil pela editora.

Após a trama eletrizante do livro anterior, Elizabeth, Joyce, Ibrahim e Ron estão diante de uma quinta-feira normal, se preparando para longos dias de paz. Só que não! Se tratando dos velhinhos mais queridos da literatura recente, sabemos que os problemas nunca estão longe.

Em The Bullet That Missed, Osman presenteia a narrativa com mais uma gama de personagens. Uma turma da pesada vai se unir a Elizabeth — que foi presenteada com uma missão mortal.

Seus novos amigos indesejáveis incluem estrelas de TV, lavadores de dinheiro e ex-chefes da KGB. Todos agora estão diante de um grande e perigoso mistério e as opções de Elizabeth se resumem a matar ou morrer.

Conclusão

Gostaria de reforçar que esta obra de Richard Osman é um verdadeiro fenômeno literário. Rapidamente conquistou o Reino Unido e, em cerca de 2 anos, já tomou uma tremenda proporção mundial. 

A tendência é que as buscas pelos livros da série continuem crescendo. Aliás, a procura deve aumentar ainda mais quando for lançado o filme, que deve ser produzido pela Amblin Entertainment, principalmente se o longa-metragem seguir os passos dos livros e apresentar uma adaptação digna de grande arrecadação em bilheterias.

Enfim… Acho que este texto não deixa dúvidas de que O Clube do Crime das Quintas-Feiras é uma excelente recomendação de leitura. Peça logo seus exemplares e garanta muitas horas de fino entretenimento com os velhinhos mais tops da literatura.

Se você gostou da proposta dos livros, compartilhe este texto com seus amigos. Quem não gosta de uma boa recomendação de livros?

E se você acha que faltou alguma informação relevante, deixe nos comentários abaixo. Seu feedback é muito importante para o crescimento do projeto Os Melhores Livros.

Obrigado por ter permanecido até aqui. Forte abraço!

Gostou de conhecer a ordem dos livros de O Clube do Crime das Quintas-Feiras? Veja outros posts recentes do blog!

Crédito de Foto: Intrínseca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.