Hoje você vai conhecer a ordem dos livros de A Espiã da Realeza, de Rhys Bowen. Esta série é uma aposta da Editora Arqueiro que chegou ao Brasil em fevereiro de 2022, apesar de originalmente ter sido publicada em 2007. Uma aposta que deu bons resultados em vendas neste primeiro ano em circulação no país.
Sob o pseudônimo de Rhys Bowen, a autora Janet Quin-Harkin traz um estilo de suspense investigativo mais leve do que estamos acostumados. Levando os leitores para as primeiras décadas do século XX, os mesmos têm a chance de descobrir se essa mistura de intrigas, mistério, romance e humor tem capacidade para fisgar a atenção e cativar tanto quanto os thrillers mais densos e sangrentos que apaixonam a muitos desde sempre.
É claro que tudo passa pela habilidade da escritora de nos envolver em suas tramas, o que no caso de Rhys parece ser uma qualidade presente, a julgar pelo número de críticas positivas sobre o primeiro livro da série:
“Uma combinação perspicaz de mistério clássico, sátira e comédia.” – Jacqueline Winspear
“Brilhante. Este livro vai muito além de um assassinato misterioso. Tem uma história de amor, comentários sociais, humor e perigo. Totalmente instigante.” ― Louise Penny, autora da série Inspetor Gamache
Bom… É importante dizer que cada livro tem uma narrativa independente das demais e, por isso, podem ser lidos separadamente. No entanto, como de praxe, a recomendação é que a leitura seja feita na ordem correta, pois caso contrário a experiência pode ser comprometida.
A série de A Espiã da Realeza conta com 16 livros, todavia, apenas 3 foram publicados no Brasil até o momento. E é nestes 3 livros que vamos focar neste texto, adicionando os próximos assim que forem publicados em português.
➜ Caso esteja gostando de conhecer a ordem dos livros de A Espiã da Realeza, também convido para se inscrever nas nossas redes sociais, Canal do Youtube, Instagram e Canal do Telegram. Dessa forma, você poderá acompanhar textos como esse em primeira mão.
1 – A Espiã da Realeza
Neste primeiro livro, cujo título nomeia a série, Rhys Bowen leva os leitores para um cenário um tanto inspirador para trabalhos literários: Londres. A capital sempre foi palco para grandes obras da literatura, como Boneco de Pano, por exemplo, que fez um tremendo sucesso após seu lançamento recente.
Contudo, o ambiente em A Espiã da Realeza é da década de 30. De início, conhecemos a protagonista Lady Victoria Georgiana Charlotte Eugenie de Glen Garry e Rannoch — vamos chamá-la de Georgie —. Além de ser apenas a 34ª na linha de sucessão do trono inglês, ela está completamente falida.
Diante das circunstâncias, para se manter, Georgie se vê dividida entre se casar com um príncipe com cara de peixe ou virar acompanhante de uma tia idosa e reclusa. Assim, não aceitando nenhum desses destinos medíocres, a lady decide ir “na cara e na coragem” sozinha para Londres em busca de emprego e liberdade.
Mas, antes que pudesse correr atrás de garantir seu sustento na metrópole, a protagonista recebe uma missão inegável. Isto é: quem é que negaria um pedido da própria rainha? Agora, Georgie terá de bancar a espiã e investigar o príncipe de Gales e sua amante americana.
Diante de um momento já conturbado em sua vida, enquanto serve a rainha como espiã e ainda tenta arrumar um trabalho remunerado, Georgie chega em casa e encontra um cadáver em sua banheira: o francês que estava reivindicando a posse da propriedade ancestral dos Glen Garry e Rannoch.
Certamente, ela nunca imaginou que obter habilidades investigativas seria tão importante para si. Para provar sua inocência e limpar o sobrenome de sua família, a jovem ainda terá de contar com um avô de sangue nada azul, uma amiga da época de escola e um irlandês encantador de linhagem nobre, porém, tão falido quanto ela.
2 – O Caso da Princesa da Baviera
Este é o segundo volume na ordem dos livros de A Espiã da Realeza. Em O Caso da Princesa Baviera, observamos Gorgie em mais um emaranhado de contratempos, enquanto tenta solucionar mais um cabuloso mistério.
O ano é 1932 e Victoria Georgiana continua com os bolsos vazios, trabalhando secretamente como faxineira para se manter. Então, quando a rainha lhe pede para que hospede Hanni, a princesa da Baviera, a protagonista entra em desespero.
Claramente, Georgie não tem condição nenhuma de hospedar alguém tão nobre em sua humilde moradia; ela não tem empregados e seu dinheiro contado não pode oferecer nada que seja digno da realeza.
Assim, Georgie coloca seu avô e sua vizinha para se passarem por criados, enquanto se ocupa de vigiar Hanni, que, por sinal, dá um grande trabalho: ela tem o péssimo hábito de praticar pequenos furtos, cair na bebedeira e se envolver com rapazes nem um pouco dignos de alguém de tal posição social.
E é através de um desses caras que as duas encontram a problemática desta narrativa. Um rapaz convida a princesa para conhecer a biblioteca onde ele trabalha. Lady Georgiana relutou até concordar em ir junto. Então, quando chegam ao local, o rapaz está morto diante delas, que se tornam as principais suspeitas do crime.
Dessa forma, a nossa investigadora autodidata terá muito trabalho para provar não apenas sua inocência, mas também a da sua hóspede um tanto quanto inconsequente. Além disso, precisa lidar com os sentimentos despertados sempre que um certo irlandês está por perto.
3 – A Caçada Real
A Caçada Real é o terceiro livro na ordem da série A Espiã da Realeza. A 34ª na linha de sucessão do trono real se envolve em mais uma trama de mistério de tirar o fôlego e precisará de todo seu conhecimento de espionagem adquirido até aqui.
Georgie continua tocando secretamente seu empreendimento de faxina em Londres, porém, quando sua clientela de alta classe se manda para o campo, a nossa querida lady tenta começar um novo negócio: um serviço de acompanhantes para jantares e peças de teatro.
Logo de cara, seu primeiro cliente — um homem bruto e arrogante — tem uma ideia totalmente errônea de suas atribuições. Por isso, Georgie tem de ser salva pelo belo irlandês por quem morre de amores.
Por conta do escândalo, a lady Georgiana precisa voltar para a Escócia, onde fica sob a tutela do seu irmão — que é tão falido quanto ela — e a esposa rabugenta dele.
No entanto, mesmo longe de Londres, está muito perto da sua próxima missão de espiã: a rainha lhe pede para que impeça que o príncipe de Gales caia de vez nos braços da americana durante a temporada de caça.
O pedido da rainha é uma ordem, mas isso não significa que a protagonista não vai ter que se preocupar com outras problemáticas durante a narrativa. Ela ainda precisa ajudar Scotland Yard, que quer que ela vigie todos os convidados para descobrir qual deles planeja alvejar um membro da família real.
Gostou de conhecer a ordem dos livros de A Espiã da Realeza? Veja também outros artigos recentes do blog!