Se você se encantou com a série A Roda do Tempo do Prime Vídeo e ficou curioso sobre as principais diferenças da adaptação para os livros, você chegou ao lugar certo.
Aqui neste texto, vamos fazer uma comparação com as 9 principais diferenças entre a primeira temporada de A Roda do Tempo e o livro O Olho do Mundo, que é o primeiro da saga.
Eu sou o Rafa e estou de volta aqui para falar sobre a Roda do Tempo, essa incrível saga de fantasia que começou a ser desenvolvida na década de 90 por Robert Jordan e tem 14 livros, todos bem pequenos, rsrs, com mais de 500 páginas.
Como vamos falar de diferenças entre série e livros, é possível que tenhamos informações que podem ser consideradas como spoilers.
➜ Caso esteja gostando de conhecer mais sobre as diferenças da série A Roda do Tempo em relação aos livros, também convido para se inscrever nas nossas redes sociais, Canal do Youtube, Instagram e Canal do Telegram. Dessa forma você poderá acompanhar textos como esse em primeira mão. Além disso, saiba que, ao adquirir algum livro pelos links e botões dentro do texto, você ajuda o nosso site.
- 1 – Idade Dos Personagens
- 2 – Perrin Não é Casado
- 3 – A Série Tem Mais Cenas de Ação
- 4 – Diminuição de Importantes Personagens Secundários
- 5 – Shadar Logoth
- 6 – O Ponto de Encontro Dos Personagens no Livro é Camilyn
- 7 – Mudanças na Linha do Tempo
- 8 – Mat Não Fica Para Trás Nos Caminhos
- 9 – Rand e Moraine Não Vão Sozinhos ao Olho do Mundo
- Conclusão Sobre as Mudanças da Série A Roda do Tempo em Relação Aos Livros
1 – Idade Dos Personagens
Bom, a primeira mudança da série a Roda do Tempo é em relação a idade dos personagens: nos livros, nosso quinteto de Campo de Emond é bem mais novo, todos eles na adolescência. Como na série eles queriam explorar mais os romances, acabaram elevando a idade dos personagens para aí poderem explorar mais esse tipo de cena que, a gente sabe, tem bastante importância nas adaptações em vídeo.
2 – Perrin Não é Casado
A segunda mudança muito importante da série A Roda do Tempo é que nos livros o Perrin não é casado, pelo contrário, ele é um adolescente, se não me engano de 15 anos.
Assim, todo aquele remorso que ele enfrenta na série por ter matado a própria esposa com um machado durante a invasão dos trollocs não existe. Isso é tudo exclusivo da série.
3 – A Série Tem Mais Cenas de Ação
Uma terceira mudança muito importante são as cenas de ação. Vou dar dois exemplos aqui: o primeiro é na travessia que nossos personagens fazem na Barca do Taren. Na série, temos a impressão que os trollocs e os desvanecidos estão logo atrás deles. Como se fossem alguns metros atrás e eles os estão vendo.
Bem, nos livros, eles também estão sendo perseguidos pelos trollocs, mas não há a possibilidade de contato visual ali. Os trollocs estão alguns quilômetros atrás deles. Ah, e no fim da travessia a Moraine também não mata o Torrealta, ela só afunda a barca, mas ele não está dentro.
Um outro exemplo é quando a trupe de Campo de Emond entra em Shadar Logoth. Na série também temos a impressão que os trollocs estão quase pegando nossos personagens principais, e só não encontram eles porque têm medo de entrar em Shadar Logoth, mas nos livros, eles também não estão tão perto.
Então, dá para entender que a intenção das pessoas que adaptaram a série era de colocar bem mais cenas de ação nessa adaptação.
4 – Diminuição de Importantes Personagens Secundários
A quarta mudança da série A Roda do Tempo, que para mim foi a que mais me incomodou, é a omissão ou a diminuição de personagens super importantes. Tudo bem, dá para entender, claro, que não seja possível colocar os mais de 2 mil personagens nomeados durante os livros na tv, mas esses que eu vou citar são importantes demais para ter seu papel reduzido.
Por exemplo, o menestrel Thom Merrilin tem um papel totalmente secundário na série, Nos livros ele é super importante no desenvolvimento da história do Rand e do Mat. Tem mais dois exemplos, que é o Elyas que nem apareceu na série (muito embora o ator que vai representá-lo já tenha sido contratado para a segunda temporada).
No livro, o Elyas é humano com os olhos amarelos. É ele quem conta para o Perrin que os lobos conseguiam se comunicar com ele. Além disso, ele é super importante no arco tanto do Perrin quanto da Egwene para aproximá-los do Povo Errante.
Por fim, é importante citar também o Padan Fain, os mascate. Na série, fica claro que ele está envolvido nas travessias dos trollocs pelos caminhos, mas no livro ele tem bem mais destaque e ele jura de pé junto que estava sendo obrigado a fazer aquelas coisas pelo tenebroso. pela maneira como termina o livro 1, tenho uma forte impressão que esse personagem será relevante também no livro 2 que é a grande caçada.
5 – Shadar Logoth
A quinta diferença super importante é a explicação da sombra em Shadar Logoth. Aqui, na minha opinião, foi a pior adaptação entre tudo o que eu mencionei.
No livro, há um habitante nessa cidade que se chama Mordeth, um ser maligno que precisa convencer alguém a retirá-lo da cidade para se libertar (ele dominaria a mente da pessoa que fizesse isso). pois bem, a Moraine tem a possibilidade de colocar uma magia que afasta Mordeth e também a Mashadar (aquela sombra que persegue os nossos personagens).
Mas o Mat está convencido que deveriam haver tesouros escondidos naquela cidade, e convence Perrin e Rand a perambular por ali para descobrir os tesouros. Mordeth os encontra, e isso acaba por se desenvolver nos eventos que vimos na série que acaba separando os nossos personagens. Isso porque eles deliberadamente decidiram estar fora da zona de proteção da Moraine.
6 – O Ponto de Encontro Dos Personagens no Livro é Camilyn
A sexta diferença é que o ponto de encontro dos nossos personagens é em Camilyn, a capital do reino de andor (onde todos esses personagens vivem) e não em Tar Valon.
Isso inclusive é bem importante para manter os nossos personagens a salvo, porque é em Camilyn que o Dragão Falso está sendo exposto e, como ele é o mais forte em milhares de anos, há uma peregrinação de jovens de todas as regiões do reino para ver o Logain sendo apresentado como Dragão Falso ali naquele reino. Então, eles conseguem usar desta peregrinação para chegar sozinhos até Camilyn e, algumas vezes, se disfarçarem no meio da multidão, principalmente no arco do Rand e do Mat.
7 – Mudanças na Linha do Tempo
A sétima diferença importante da série A Roda do Tempo é que a série mudou a linha do tempo, ou seja, alguns personagens que não aparecem no primeiro livro já aparecem na primeira temporada, o exemplo mais claro aqui são todas as Aes Sedai além da Moraine, praticamente. No primeiro livro conhecemos apenas uma outra Aes Sedai além da Moraine, que é a Elaida.
8 – Mat Não Fica Para Trás Nos Caminhos
A oitava diferença importante da série A Roda do Tempo que eu quero citar aqui é talvez o maior spoiler. Mas aqui não tem como não citar: o Mat não fica para trás no caminho. Ele vai junto. Vejam, ele precisa ir até Tar Valon para ser curado pelas Aes Sedai da mácula que ele tem por ter carregado a adaga de Shadar Logoth, então ele não pode ficar para trás. Isso não pararia em pé no livro.
9 – Rand e Moraine Não Vão Sozinhos ao Olho do Mundo
A nona e última mudança é bem importante também. Nos livros, todos os 5 adolescentes de Dois Rios vão até o Olho do Mundo junto com Moraine e com o Lan, enquanto na série o Rand se autoproclama o dragão renascido e vai sozinho com a Moraine. E, apesar dos dois saberem que ele é o Dragão Renascido, não fica totalmente claro, principalmente para Egwene e para a Sabedoria que ele o é. Somente o guardião, a Moraine, o Perrin, o Mat e o próprio Rand o sabem.
Conclusão Sobre as Mudanças da Série A Roda do Tempo em Relação Aos Livros
Então pessoal, essas são as principais mudanças que eu percebi entre o primeiro livro de A Roda do Tempo e a primeira temporada da série. Estou bem ansioso para ver como vai ser a adaptação da segunda temporada e espero ver novos personagens sendo introduzidos, como o próprio Elyas que ficou de fora e também a princesa de Camilyn, a Elayne.
Por fim, queria ouvir de vocês quais as principais diferenças que notaram entre livro e série. comentem abaixo para eu ver se não esqueci de nada.
É isso, se você gostou, compartilhe e mande para amigos que estão ansiosos para a nova temporada!
Gostou de saber mais sobre as mudanças da série A Roda do Tempo em relação aos livros? Então, comente abaixo o que você achou da obra e não esqueça de nos marcar nas redes: @osmelhoreslivros!